Artes
Escola dedicada à arte negra promove cursos livres em agosto


Cachalotte
Uma escola dedicada às práticas e estéticas das artes negras. É o resultado da união entre um grupo de artistas de Teatro, Dança e Artes Visuais, que dá vida à Pele Negra – Escola de Teatro(s) Preto(s), concebida em Salvador em abril de 2020.
Em agosto, a escola promove um ciclo de cursos livres em formato on line, com temáticas como Teatro do Oprimido e Negritude, com Licko Turle e Cachalote Mattos, Dança de expressão negra: um novo olhar sobre o tambor, com Edileuza Santos e Bira Monteiro, Pintando sentimentos: a luz em cena Nando Zâmbia, A escrita do artigo científico, com Gustavo Cerqueira Melo e Escrita Criativa, com Mônica Santana.
“Os cursos livres fornecem ao estudante negro e/ou pesquisador da arte e cultura negra, instrumentos para preencher as lacunas que os sistemas educacionais eurocêntricos subtraíram” – Gustavo Cerqueira Melo, coordenador pedagógico da Escola Pele Negra.
A Pele Negra – Escola da de Teatro(s) Preto(s) é fruto da inquietação de artistas e pesquisadores negros, que observaram as lacunas na formação nas áreas de Teatro e Dança. A iniciativa foi idealizada pela encenadora Onisajé, o ator e Prof. Dr. Gustavo Melo, o Prof. Dr. Licko Turle, o encenador, dramaturgo e produtor cultural Luiz Antônio Jr e a pesquisadora e atriz Juliane Monique.

Monica Santana Foto: Priscila Fulô
As atividades formativas integraram nomes da dramaturgia, performance, iluminação, arte drag, encenadoras e encenadores, que atuam no Brasil e exterior. Um expressivo volume de pessoas interessadas e cursos livres, aprofundando temáticas específicas, além de convidados das artes cênicas brasileiras, como Hilton Cobra, Lázaro Ramos, Taís Araújo, Grace Passô, Aldri Anunciação e Elísio Lopes Jr. Entre outros nomes. Os módulos já realizados e aulas-entrevistas estão disponíveis gratuitamente no Canal no Youtube Estudos em Teatro Negro.
Os Cursos Livres são voltados para pessoas interessadas nas artes cênicas e dança, bem como na pesquisa artística e escrita, também nos aspectos técnicos da cena. As inscrições estão abertas até o dia 05 de agosto e poderão ser feitas através do link: https://linktr.ee/escolapelenegra.
OS CURSOS
Curso: A escrita do artigo científico
Docente: Gustavo Melo Cerqueira
Período: 16 a 19 de agosto
Horário: 18h às 20h30min
Ementa: Estruturado em quatro encontros de duas horas e meia cada, o curso aborda estratégias para a escrita de artigos com vistas à publicação em periódicos acadêmicos. Voltado prioritariamente a estudantes e pesquisadores das artes negras da cena e de presença, o curso tem como eixo principal a importância da organização e estruturação de ideias. A publicação de artigos é um dos pilares para uma carreira acadêmica bem sucedida, tanto no Brasil quanto no exterior. Nos Estados Unidos, por exemplo, é comum que pesquisadores recordem uns aos outros sobre a importância da escrita e publicação de artigos acadêmicos através do ditado: “publish or perish”, quer dizer, “publique ou pereça”. Neste curso, abordaremos estratégias de escrita que vão desde a delimitação do tema até a estruturação geral de um artigo científico, com especial atenção às características fundamentais de cada uma de suas seções.
Curso: Teatro do Oprimido e Negritude
Docentes: Licko Turle e Cachalote Mattos
Período: 9 a 14 de agosto
Horário: 9h às 12h30min
Ementa: O curso pretende analisar pela perspectiva afro referenciada em um percurso teórico sobre a metodologia do Teatro do Oprimido desenvolvida pelo teatrólogo Augusto Boal e as suas possíveis aplicações na luta antirracista tendo como referências o grupo Cor do Brasil e o espetáculo O Pregador. Os principais conceitos e fundamentos do método serão abordados e cotejados com outros autores e autoras do Teatro Negro. Ainda, dentro do possível, serão propostos jogos e exercícios da estética do oprimido.
Curso: Dança de expressão negra: um novo olhar sobre o tambor
Docente: Edileuza Santos e Bira Monteiro
Período: 16 a 20 e 23 a 27 de agosto, das 16h às 18h.
Ementa: Estudos acerca do corpo em sua relação com a estética de matrizes negro africanas que visam à integrações teórico praticas, por meio de atividades de laboratórios (experimentações) e por meio de leituras e diálogos (entendimentos conceituais e críticos- interpretativos). Ênfase na investigação da dança de expressão negra propondo um novo olhar sobre o Tambor vinculado aos cincos sentidos, na escuta da embalada na perspectiva da ancestralidade africanas e afro-brasileiras.
Curso: Escrita Criativa
Docente: Mônica Santana
Período: 20, 21, 27 e 28 de agosto, das 19h às 20h30min
Ementa: Oficina de Escrita Criativa objetiva pensar a escrita como ato, como gesto, as pessoas participantes serão provocadas a exercitar a produção a partir do corpo e sua observação. Serão propostos exercícios de escrita a partir da observação do corpo, das águas e da respiração e tratar a escrita como performance.
Curso: Pintando sentimentos: a luz em cena
Docente: Nando Zâmbia
Período: às segundas, quartas e sextas-feiras, sendo de 25 de agosto a 6 de setembro no horário compreendido entre as 18h às 20h, e nos dias 8, 10 e 15 de setembro no horário de 18h às 21h.
Ementa: Voltada para atuantes, diretores, técnicos de luz, iluminadores e fotógrafos a ser realizada de forma virtual, explorará a realidade de criação diante de elementos e fontes de luz acessíveis nas casa dos atuantes, foco primordial para uma realização pratica da oficina em seu resultado. O universo da luz será discutido através de vídeos, fotografias, exemplos práticos e uma série de estratégias para uma fruição, entendimento e relação com a iluminação. A luz não funciona somente no universo proposto como ambientação, mas como interferência na construção da personagem, da voz, dos diálogos e das relações.
Artes
Curta-metragem baiano de Midi Alves é selecionado para o Festival de Cannes

A artista baiana Midi Alves conquistou um importante reconhecimento internacional: seu curta-metragem ‘Nó’ foi selecionado para integrar a Coleção Cine Malagasy, dentro do catálogo de marketing do SFC | Short Film Corner | Rendez-vous Industry, espaço oficial dedicado ao mercado de curtas-metragens no Festival de Cannes, na França. A edição de 2025 do festival acontece entre os dias 13 e 24 de maio, na Riviera Francesa.
Para viabilizar sua ida ao festival e participar da programação oficial do Short Film Corner, Midi Alves lançou uma vaquinha online na plataforma Vakinha. Interessados em apoiar a presença da artista em Cannes podem acessar o link disponível em seu perfil nas redes sociais ou diretamente pela plataforma clicando AQUI.
Lançado em 2022 com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFBA (PROEX), Nó é um curta experimental que propõe uma reflexão sobre a historicidade das tranças e suas relações com identidade, corpo e tecnologias. A obra é fruto do percurso acadêmico de Midi Alves, que atualmente cursa o Bacharelado Interdisciplinar em Artes na Universidade Federal da Bahia.
A seleção marca não apenas uma conquista pessoal da artista, mas também um avanço simbólico para o cinema negro baiano, em um ano especialmente significativo: em 2025, o Brasil será o país homenageado no Festival de Cannes.
Artes
Filme sobre Riachão tem exibição gratuita na Sala Walter da Silveira

Nesta sexta-feira (10), a Sala Walter da Silveira, no bairro dos Barris, recebe mais uma edição do Cineclube GeraSol com programação gratuita dedicada ao samba, à infância e ao cinema baiano. O destaque é a exibição do documentário Samba Riachão em cópia restaurada em 4K, marcada para as 17h30.
Dirigido por Jorge Alfredo e lançado originalmente em 2001, o filme homenageia o sambista Riachão, ícone da música popular baiana. A nova versão restaurada devolve brilho e nitidez ao longa, após a perda do negativo original e a deterioração de cópias durante a pandemia. O documentário foi premiado no Festival de Brasília e exibido em diversos países, como Alemanha, França, Cuba e Portugal.
“Chorei que nem um bobo quando vi o filme restaurado em casa. Tudo é muito bonito. Que sorte a minha ter conseguido rodar esse filme!”, comentou o diretor sobre a nova versão.
A programação começa às 15h com a Sessão Infantil, que traz contação de histórias com Danielle Andrade e a exibição de três curtas-metragens voltados ao público infantil. As produções abordam temas como memória, identidade e amizade.
O Cineclube GeraSol segue com sessões gratuitas até agosto de 2025, promovendo encontros voltados à formação de público e à valorização da produção audiovisual brasileira.
SERVIÇO
O quê: Cineclube GeraSol – Sessão Infantil + Exibição do documentário Samba Riachão (restaurado em 4K)
Quando: Sexta-feira, 10 de maio de 2025
Horários: 15h – Sessão Infantil | 17h30 – Samba Riachão
Onde: Sala Walter da Silveira – Rua General Labatut, 27, Barris, Salvador
Quanto: Gratuito
Classificação indicativa: Livre
Artes
Filme baiano é selecionado para AfroCannes e festival latino nos EUA

O curta-metragem “Meu Pai e a Praia”, da produtora baiana Gran Maître Filmes, foi selecionado para dois importantes festivais internacionais de cinema: o AfroCannes, na França, e o Philadelphia Latino Arts & Film Festival (PHLAFF), nos Estados Unidos. Com direção e roteiro de Marcos Alexandre, o filme traz uma narrativa afrofuturista centrada na ausência paterna e nas relações de afeto em famílias negras.
O filme baiano será exibido na abertura do AfroCannes 2025, evento que acontece paralelamente ao Festival de Cannes, de 15 a 19 de maio, com a temática “Afro-Futurismo: Um Diamante Bruto”. A proposta do festival é promover diversidade no setor audiovisual global e ampliar a visibilidade de talentos negros da diáspora africana.

Cena do Filme ‘Meu Pai e a Praia’
“Embora seja uma história pessoal, o filme é fruto de um trabalho coletivo que pensou uma Salvador futurista e não convencional para tratar de um tema sensível e recorrente em famílias negras periféricas”, afirma o diretor Marcos Alexandre.
Além da França, o filme também integra a programação do PHLAFF 2025, nos Estados Unidos, entre 25 de maio e 6 de julho. O festival celebra o cinema latino e selecionou o curta entre mais de 180 inscritos.
Produzido pela Gran Maître Filmes em parceria com a Sujeito Filmes, o filme baiano reafirma o compromisso com a valorização de narrativas negras e a construção de espaços mais diversos e inclusivos dentro e fora das telas. A Gran Maître é formada por Marcos Alexandre, Gabriela Correia, Wesley Rosa e Susan Rodrigues, e atua no desenvolvimento de projetos para cinema, TV e plataformas digitais.
Nesta edição do Festival de Cannes, o Brasil também recebe destaque ao ser nomeado “País de Honra” pelo Marché du Film, principal mercado da indústria cinematográfica mundial.