Audiovisual
Mostra de Cinemas Negros Mahomed Bamba exibe filmes nacionais e internacionais
A edição especial da Mostra de Cinemas Negros Mahomed Bamba exibe filmes nacionais e internacionais a partir do dia 30 de outubro, na plataforma de streaming Wolo TV. Os curtas brasileiros “Quantos Mais” e “O Último Grão de Areia” e o moçambicano “Nkwama” são algumas das obras que compõem a mostra. A programação completa estará disponível no site da MIMB.
O público poderá conferir as obras até o dia 10/11, gratuitamente, em www.wolo.tv. A escolha da plataforma tem como objetivo a construção de pontes, como explica Daiane Rosário, diretora executiva da MIMB.
“A hospedagem da MIMB Olhares Periféricos na Wolo TV representa o fortalecimento mútuo de iniciativas pretas. Nessa conexão construímos não só janelas de exibições para produções, mas potencializamos o consumo e o acesso a streamings gerenciados e exclusivos para conteúdo preto. A circularidade do mercado negro e visibilidade das nossas produções dependem de consumirmos os produtos dos nossos, seja ele uma pipoca ou a assinatura de uma plataforma virtual”, argumenta Daiane.
Com realização da produtora “Rosários Produções Artistícas”, a MIMB atravessa as barreiras sociais, raciais e do regionalismo que ainda estruturam a cadeia do cinema nacional e internacional. Cinco realizadoras negras seguem resistindo e protagonizando a cena do cinema, da Bahia para o mundo. Daiane Rosário, Loiá Fernandes, Kinda Rodrigues, Taís Amordivino e Júlia Moraes estão à frente de direção, produção, roteiro e programação.
Audiovisual
Produtora baiana ‘Gran Maître Filmes’ foca em narrativas negras
Quatro cineastas baianos fundaram uma produtora com nome inspirado em religião de matriz africana: a Gran Maître Filmes. No contexto do vodu haitiano, “Gran Maître” é considerado o criador do cosmos, do céu e da terra, e a sua presença está no topo da hierarquia espiritual. Com projetos de destaque nacional e internacional, o intuito é ressignificar questões sociais através de histórias e narrativas interessantes, promovendo um espaço de criação audiovisual inclusivo e diverso para comunidades negras e grupos sub-representados.
O objetivo inicial era reunir pessoas interessadas em produzir seus próprios curtas-metragens de forma colaborativa, mas os projetos foram crescendo a ponto dos diretores Marcos Alexandre e Wesley Rosa e das produtoras Susan Rodrigues e Gabriela Correia, formados pela Unijorge e Universidade Federal da Bahia e com diversas especializações no setor, decidirem lançar a produtora especializada no desenvolvimento de projetos artísticos para cinema, televisão e plataformas digitais. A Gran Maître tem planos de expandir as ações para outras regiões do país no próximo ano, criando um ambiente propício de negócios e produções com América Latina, África e Europa.
“Os projetos refletem profundamente os valores da Gran Maître Filmes, pois através de cada filme propomos novos olhares para o cinema baiano. Buscamos contar histórias que dialoguem diretamente com as experiências das comunidades negras e outros grupos sub-representados. Acreditamos que essas narrativas podem alcançar novas audiências no país inteiro e também no exterior”, complementa Gabriela Correia.
Já consolidada no mercado, a produtora realiza parcerias e fomenta trabalhos autorais de co-produtores, cineastas, criadores e artistas emergentes que buscam um espaço inclusivo, além de curadores, players e organizadores de festivais comprometidos com a diversidade e inclusão. “Nossas narrativas priorizam as comunidades negras e grupos sub-representados, seja para cinema, TV, internet ou iniciativas formativas, desde a concepção criativa até a execução. Também promovemos a diversidade nas equipes e incentivamos um espaço criativo colaborativo e acolhedor”, afirma Marcos Alexandre, um dos fundadores.
Novidades nas telas
Em circulação em diversos festivais nacionais está o curta-metragem “Caluim”, que retrata o racismo velado. O filme também foi licenciado para o Canal Curta! e VOD Streaming e também será apresentado em festivais internacionais no México, Colômbia, Uruguai, Chile e Argentina. Além disso, o sci-fi afrofuturista “Meu Pai e a Praia”, entrou em processo de distribuição internacional e está previsto para estrear ainda esse ano. A Gran Maître iniciou as gravações em Belo Horizonte do documentário “Preguiça: a trajetória de uma Mestra”, que celebra a trajetória de Cleonice Damasceno, primeira e única mulher a receber o prestigiado lenço branco da Capoeira Regional.
Outra novidade é a parceria inédita com a Open Television (OTV), premiada plataforma de streaming internacional e incubadora de mídia, e em co-produção com a Portátil e a DiALAB, para a realização do programa “Brave Futures”, que desafia cineastas soteropolitanos a criar, produzir e finalizar um curta-metragem de 3 a 7 minutos, em até 48h, usando a capital baiana como tela; e ainda o desenvolvimento do do longa-metragem “Alex” que além de ter tido importantes participações em laboratórios nacionais e internacionais, está sendo co-produzido com a Portátil para dar vida a história de um jovem bailarino negro de Salvador e a relação com sua mãe.
Audiovisual
“Enquanto meu coração bater” narra vida de liderança negra
A trajetória e a luta de Ivannide Santa Bárbara é contada no documentário “Enquanto meu coração bater”, um filme de média-metragem de 60 minutos. Através do registro de seu cotidiano, o enredo narra a história de uma das maiores lideranças negras de Feira de Santana e do Brasil. Ivannide teve sua vida pautada na busca do protagonismo negro na vida pública, sendo dirigente Nacional do MNU – Movimento Negro Unificado, ajudando a construir a Marcha das Mulheres Negras em 2015, além do seu importante papel na luta pela instituição da política de cotas nas universidades brasileiras.
A ideia do filme surgiu em meados de 2015 e as gravações iniciaram em 2022, através do financiamento coletivo e apoio de amigos, sendo possível registrar uma parte do cotidiano de Ivannide, entretanto, neste ano com os recursos disponibilizados através da Lei Paulo Gustavo, o filme está em andamento e seguirá para a sua conclusão. O Diretor do filme David Aynan, afirma ser uma honra falar sobre Ivannide. “Fazer um filme da história de Ivannide é um desafio, porque você está falando de uma personalidade importante da história da Bahia. Então é um desafio grande contar a história de uma personalidade como essa, num filme com essas características. Tenho ficado feliz com o resultado”, declara Aynan.
“Essa filmagem vai ficar na história e irá mostrar que o povo negro continua na luta desde quando foi sequestrado da África. Isso me dá um misto de orgulho, de felicidade e de dever cumprido. Eu me sinto muito bem, muito feliz com essa oportunidade de estar sendo personagem protagonista desse filme”, disse Ivannide Santa Bárbara.
O documentário produzido pela Palenque Filmes busca construir, através do afeto, um diálogo entre a personagem Ivannide, sua família e as pessoas presentes na sua história de vida. Para a protagonista deste filme, a história contada não será apenas sobre a sua luta, mas será mais uma página do livro do povo negro na diáspora. Ainda em construção, essa obra tão importante propõe uma reflexão sobre o papel histórico da mulher negra na formação da luta política no Brasil.
Este projeto foi contemplado pela Prefeitura de Feira de Santana, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal. Mais informações no link.
Sobre o diretor
David Aynan é graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Atua na área de direção, designer de som, roteiro e montagem . É membro fundador do Movimento de Cinema Negro Tela Preta. Foi Conselheiro da APAN (Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro) e ministra oficinas de edição, roteiro e sonorização no cinema com foco em narrativa sonora.
Sobre a produtora
A produtora Palenque Filmes criada por David Aynan, foi constituída legalmente há 11 anos, com sede na cidade de Feira de Santana BA.
Audiovisual
LAB PRODUTIVA seleciona para consultoria em audiovisual
O Laboratório Imersivo de Produção Executiva – LAB PRODUTIVA, abre inscrições nesta terça-feira (24) para selecionar seis projetos cinematográficos em fase de desenvolvimento. Inédito na Bahia, a formação terá quatro meses de duração (entre outubro de 2024 e janeiro de 2025), destinada majoritariamente a mulheres cis, pessoas trans, não-binárias, negras, indígenas e pessoas com deficiência, que trabalham na área de produção executiva de cinema e tenham no case projetos de longa-metragem de ficção ou documentário. Serão selecionados projetos de todo estado que passarão por desenvolvimento estratégico no âmbito da produção, através de consultorias, masterclasses em diferentes frentes e treinamento de pitching. As inscrições vão até 14 de outubro e devem ser realizadas através do site https://www.
Com mais de 70 horas horas de formação, 11 masterclasses e 03 consultorias, o objetivo do laboratório é não só promover aceleração de carreira para produtoras e produtores, como instrumentalizar seus projetos, possibilitando que sejam contemplados pelo mercado audiovisual após encerramento da imersão. Segundo Daiane Rosário, fundadora da Rosários Produções e co-idealizadora do LAB PRODUTIVA, o foco é oferecer consultorias especializadas para que produtoras e produtores aprimorem suas estratégias.
“Profissionais renomadas do mercado acompanharão de perto os projetos, oferecendo análises detalhadas e exercícios práticos que visam amadurecer tanto a proposta criativa, quanto a carreira e sua relação com o mercado. Cada projeto receberá atenção dedicada durante as consultorias, que acontecerão de forma virtual, em três encontros de até três horas. Essas sessões serão essenciais para desenvolver um planejamento estratégico robusto e adaptado às necessidades do setor audiovisual. O objetivo é capacitar os participantes para navegar com segurança e inovação pelo mercado”, afirma Daiane.
Já as masterclasses reunirão especialistas, abordando temas cruciais para o sucesso de qualquer produção audiovisual, desde planejamento estratégico e financiamento, até mecanismos de fomento e estratégias de coprodução internacional. Co-idealizadora do LAB PRODUTIVA, Flávia Santana, que também é diretora da Mulungu Realizações Culturais, ressalta o caminhar solitário de muitas produtoras executivas. “Muitas vezes a gente vai traçando nossas estratégias de uma forma intuitiva, empírica, a partir de tentativas, erros e acertos.
Esta é uma oportunidade para estar em rede, pensando em novas estratégias, amadurecendo nossos projetos e moldando perspectivas que só um espaço como um laboratório pode proporcionar”. Flávia destaca ainda que é uma oportunidade de emergir em um espaço de trocas com profissionais da Bahia e outros estados do Brasil, e até profissionais de outros países, que trazem diferentes olhares e experiências para os projetos, tornando-os mais competitivos e possibilitando preparo para captar recursos para a etapa de produção.
O projeto LAB PRODUTIVA foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022. A ação é realizada pela Rosários Produções Artísticas e Mulungu Realizações Culturais.
Conteúdo
Mais de 30 profissionais estão envolvidos na construção do laboratório, que contará com consultoras experientes do mercado audiovisual. As atividades complementares e coletivas, no formato de masterclasses, com profissionais das áreas de planejamento estratégico, plano de financiamento, captação, coprodução nacional e internacional, eventos de mercado, plano de produção/execução, execução financeira, consultoria de acessibilidade, além de distribuição e desenho de audiência. Entre os nomes confirmados estão Verônica Villa, Raphaela Leite, Cláudia Gonçalves, Solange Lima, Cíntia Santos, Erika Candido, Keyti Souza, Verônica Aquino, Marina Tarabay e Talita Arruda.
As produtoras e produtores selecionados ainda passarão por uma consultoria de pitching, onde irão treinar a venda e defesa de seus projetos, pensando em uma audiência composta por players do mercado audiovisual, como fundos, investidores e coprodutores. O laboratório imersivo é 95% online, mas promove um encontro presencial em Salvador (BA), no encerramento do projeto.
Aula Aberta
Quem não for contemplado com uma vaga na formação completa ainda terá oportunidade de participar da primeira Masteclass do LAB PRODUTIVA, que acontecerá no dia 17 de outubro, em formato online. Abordando o papel da produtora executiva de cinema, a partir de suas responsabilidades tanto como gestora do projeto, quanto como peça criativa fundamental no processo de realização de uma obra cinematográfica, durante a masterclass serão apresentadas como a produção executiva ocupa um papel estratégico e criativo em diferentes etapas de realização de um filme. Aberta ao público e totalmente gratuita, a primeira aula do laboratório, que tem como tema “Produção Executiva Criativa”, será ministrada por Daiane Rosário e Flávia Santana, com transmissão pelo Youtube e Instagram. Para mais informações consultar www.instagram.com/
Inscrições
As inscrições para o LAB PRODUTIVA serão realizadas através de um formulário online disponível no site do laboratório (https://www.
SERVIÇO
O quê: Inscrições para o LAB PRODUTIVA
Quando: de 24/09 a 14/10
Quem: Majoritariamente a mulheres cis, pessoas trans, não-binárias, negras, indígenas e pessoas com deficiência
Site oficial: https://www.