Connect with us

Audiovisual

Filme “Terras que Libertam – histórias dos Cupertinos” coleciona prêmios

Jamile Menezes

Publicado

on

 

A liderança dos irmãos Júlio Cupertino e Jaime Cupertino no território negro quilombola na Chapada Diamantina (Bahia) é o fio condutor do filme “Terras que Libertam – histórias dos Cupertinos”. O trabalho, que lança luz sobre os conflitos e as resistências pelo direito às terras ancestrais negras, foi premiado no mês de outubro como Melhor Documentário do FIVE CONTINENTS INTERNATIONAL FILM FESTIVAL – FICOCC 5-8  (Venezuela) e em julho foi premiado  Melhor Documentário Sul Americano no International Documentary Film Awards (Eslováquia). Além da conquista de Melhor Documentário, o FICOCC premiou o filme nas categorias Melhor Documentário com Trilha Original, assinada pelo multi-instrumentista Mauricio Lourenço e Menção Especial no Prêmio de Melhor Cinematografia ao diretor de fotografia Chico Soares.

   O filme “Terras que Libertam – histórias dos Cupertinos” (veja trailer no final) conquistou também indicações em outros concursos internacionais: foi finalista do  Boden International Film Festival (BIFF) e semifinalista no Stockholm Film & Television Festival (SFTF), ambos na Suécia. Em outubro, o documentário foi selecionado para participar do 7º  FestiFrance Brasil (Festival Internacional de Cinema de Belo Horizonte).

Quando o geógrafo Diosmar Filho, pesquisador e roteirista do filme, pisou pela primeira vez no Território Quilombola de Vazante, em 2007, mergulhou na trajetória da família dos Cupertinos na defesa da comunidade contra a construção da Barragem Baraúnas e como a consciência negra sustentou essa luta territorial e social.  Anos depois, com o falecimento de Seu Júlio Cupertino, em 21 de novembro de 2014, aos 74 anos, Diosmar Filho deu início em 07 de fevereiro de 2015 às gravações do documentário com seu parceiro cinegrafista Chico Soares, fazendo o registro da memória que tem como horizonte central a história dos Cupertinos e a luta quilombola. A direção de “Terras que Libertam – histórias dos Cupertinos” é de Harisson Araújo e Diosmar Filho, com realização da Ajayô Filmes.

Narrado por Seu Jaime Cupertino, familiares de Seu Julio Cupertino, amigas e amigos da luta negra, o documentário traz também às memórias dos quilombolas em vida e luta nas terras dos territórios de Vazante, Baixão Velho, Agreste e Mocambo e Cachoeira (Seabra-BA), rompendo com a ideia de disputa silenciosa pela qual negros e negras travam para manter a ancestralidade negra e os direitos de permanecer no território. “Esse documentário não é o primeiro registro sobre quilombola no país, mas sua ideia avança na forma de memorizar a história em contemporaneidade da luta por liberdade negra quilombola no país, sendo uma importante contribuição para nosso cinema negro, ressalta Diosmar Filho.

Audiovisual

SÃO JOÃO BAHIA 2025

Jamile Menezes

Publicado

on

 

 

Continuar lendo

Audiovisual

SÃO JOÃO BAHIA 2025

Jamile Menezes

Publicado

on

 

Continuar lendo

Audiovisual

“Filme Marginal” abre inscrições para produções audiovisuais independentes de todo o Brasil

Iasmim Moreira

Publicado

on

Filme Marginal

Estão abertas até o dia 18 de maio as inscrições para a 5ª edição da Mostra do Filme Marginal: Cinema de Luta, Arte de Libertação. O evento, que acontece em setembro no Rio de Janeiro, busca valorizar o cinema independente brasileiro com obras que abordem temas sociais, políticos e culturais marginalizados. Podem se inscrever realizadores de curtas, médias e longas-metragens de qualquer parte do país — inclusive Salvador — com filmes finalizados a partir de 2022. A participação é gratuita.

Voltada para a difusão de um cinema autoral, popular e crítico, a Mostra se define como um espaço de reflexão, estímulo e autoformação. A proposta é ampliar a visibilidade de produções que provoquem debates sobre injustiças e desigualdades, com temas como racismo, gênero, sexualidade, direitos das mulheres, meio ambiente, luta por moradia e questões indígenas.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente online, por meio do formulário disponível no site do festival: mostradofilmemarginal.com. A curadoria da mostra avaliará os filmes inscritos e a lista de selecionados será divulgada na primeira semana de agosto. A exibição dos filmes ocorrerá entre os dias 12 e 21 de setembro de 2025, no Rio de Janeiro.

Criada em 2017, a Mostra do Filme Marginal é organizada pela Corpo Fechado Produtora e conta, nesta edição, com apoio do Pró-Carioca Audiovisual 2024 – Edital de Apoio à Produção de Mostras e Festivais de Audiovisual, via Lei Paulo Gustavo e Rio Filme. O evento cresceu significativamente nos últimos anos: da primeira edição com 36 filmes inscritos, saltou para mais de 400 em 2024.

“Estamos abertos à multiplicidade de vozes e experiências do cinema independente contemporâneo brasileiro”, afirma o idealizador da mostra, Uilton Oliveira.

SERVIÇO

📽️ 5ª Mostra do Filme Marginal: Cinema de Luta, Arte de Libertação
📅 Inscrições gratuitas: de 1º a 18 de maio de 2025
📍 A mostra acontece em setembro, no Rio de Janeiro
🔗 Formulário de inscrição: clique aqui
🌐 Site: mostradofilmemarginal.com
📱 Instagram: @mostradofilmemarginal

Continuar lendo

EM ALTA