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Artes

Cinelab Blackout abre inscrições para formação de mulheres periféricas

Jamile Menezes

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Idealizado pelos cineastas e roteiristas Danilo Stael (@danilostael) e Nane Sacramento (@nanesacramento), o “Cinelab Blackout: Mulheres Periféricas” é uma iniciativa de formação audiovisual para qualificação técnica de pessoas para o mercado cinematográfico,  Pra começar, o tema será “Mulheres Periféricas”, público abarcado pela formação.

O projeto propõe a qualificação técnica audiovisual de mulheres oriundas de regiões periféricas, criando oportunidades para novos talentos femininos. Os cursos são: Produção Executiva; Roteiro de Cinema; e Direção Cinematográfica. Todos os cursos serão online, através da plataforma zoom.

Serão selecionadas 12 mulheres para participarem de cada curso que terá uma carga horária de 10 horas, divididas em 4 encontros online. Todas as aulas serão ministradas por mulheres. Em todos os cursos, será reservado, dentro das 10 horas de conteúdo específico (produção, direção e roteiro), uma hora composta por atividades ligadas ao desenvolvimento profissional.

As inscrições vão até o dia 15 de fevereiro e as aulas serão ministradas entre 3 a 24 de março de 2022. Para se inscrever basta preencher o formulário disponível no site: http://cinelabblackout.com

 

 

 

 

 

SERVIÇO

O quê: ação de formação para mulheres periféricas da Bahia. Cursos de direção cinematográfica; roteiro audiovisual e produção executiva.

Quando: 03/03 a 24/03/2022

Onde: online, através da plataforma zoom

Carga horária dos cursos: 10 horas

Data das inscrições: online, até 15/02, através do link http://cinelabblackout.com

 

CURSOS

Produção Executiva

Data: 03 a 05/03 das 18h às 21h (com Nina Novaes); e 07/03 das 19h às 20h  (com Kelly Vilela);

A proposta deste curso é trabalhar os métodos introdutórios de produção executiva audiovisual, visando capacitar o aluno em todo processo da produção executiva de um projeto audiovisual explorando os conceitos e as práticas de como gerir e gerar um filme longa-metragem, passando pela elaboração e gestão do orçamento, captação, financiamentos e leis de incentivo até a distribuição e comercialização do projeto. O método de trabalho da produção cinematográfica, equipe técnica e suas funções, mercado e regulação. Relação com a locação. Respeito ao meio-ambiente, fundamentos do processo de produção para diferentes gêneros e formatos de obras audiovisuais, lógica do mercado audiovisual para ser aplicada a projetos, desde a comercialização a preparação para um pitching.

Roteiro Cinematográfico

Data: 14 a 16/03 das 18h às 21h (com Ceci Alves); e 17/03 das 19h às 20h  (com Kelly Vilela);

O curso pretende introduzir as etapas de criação de um roteiro audiovisual. Como exercícios práticos de criação, desenvolvimento de personagens, criação de diálogos e tramas, elaboração de argumento, sinopse de séries e etc. Curso também pretende fazer uma rápida explanação do mercado audiovisual para o roteirista cinematográfico para que este se compreenda no mercado de trabalho.

Direção Cinematográfica

Data: 08/03 das 19h às 22h, 09 a 10/03  das 18h às 21h (com Camila de Moraes); e 11/03 das 19h às 20h  (com Kelly Vilela);

Este curso pretende oferecer o entendimento do papel do diretor no setor audiovisual,  os processos de pré-produção, produção e pós-produção de um projeto cinematográfico, análises de filmes, a compreensão do diretor nas diferentes áreas audiovisual (filmes, séries, documentários, tv), direção nas diferentes plataformas (salas de cinema, tv, internet, redes sociais, mobile, etc), tradução do roteiro em imagens ( metáforas, analogias, subtextos etc), processo de decupagem (principais planos, enquadramentos, ângulos, movimentos de câmeras), relação do diretor com a produção e o mercado audiovisual.

Artes

Curta-metragem baiano de Midi Alves é selecionado para o Festival de Cannes

Iasmim Moreira

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Midi Alves

A artista baiana Midi Alves conquistou um importante reconhecimento internacional: seu curta-metragem ‘Nó’ foi selecionado para integrar a Coleção Cine Malagasy, dentro do catálogo de marketing do SFC | Short Film Corner | Rendez-vous Industry, espaço oficial dedicado ao mercado de curtas-metragens no Festival de Cannes, na França. A edição de 2025 do festival acontece entre os dias 13 e 24 de maio, na Riviera Francesa.

Para viabilizar sua ida ao festival e participar da programação oficial do Short Film Corner, Midi Alves lançou uma vaquinha online na plataforma Vakinha. Interessados em apoiar a presença da artista em Cannes podem acessar o link disponível em seu perfil nas redes sociais ou diretamente pela plataforma clicando AQUI.

Lançado em 2022 com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFBA (PROEX), é um curta experimental que propõe uma reflexão sobre a historicidade das tranças e suas relações com identidade, corpo e tecnologias. A obra é fruto do percurso acadêmico de Midi Alves, que atualmente cursa o Bacharelado Interdisciplinar em Artes na Universidade Federal da Bahia.

A seleção marca não apenas uma conquista pessoal da artista, mas também um avanço simbólico para o cinema negro baiano, em um ano especialmente significativo: em 2025, o Brasil será o país homenageado no Festival de Cannes.

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Artes

Filme sobre Riachão tem exibição gratuita na Sala Walter da Silveira

Iasmim Moreira

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Riachão

Nesta sexta-feira (10), a Sala Walter da Silveira, no bairro dos Barris, recebe mais uma edição do Cineclube GeraSol com programação gratuita dedicada ao samba, à infância e ao cinema baiano. O destaque é a exibição do documentário Samba Riachão em cópia restaurada em 4K, marcada para as 17h30.

Dirigido por Jorge Alfredo e lançado originalmente em 2001, o filme homenageia o sambista Riachão, ícone da música popular baiana. A nova versão restaurada devolve brilho e nitidez ao longa, após a perda do negativo original e a deterioração de cópias durante a pandemia. O documentário foi premiado no Festival de Brasília e exibido em diversos países, como Alemanha, França, Cuba e Portugal.

“Chorei que nem um bobo quando vi o filme restaurado em casa. Tudo é muito bonito. Que sorte a minha ter conseguido rodar esse filme!”, comentou o diretor sobre a nova versão.

A programação começa às 15h com a Sessão Infantil, que traz contação de histórias com Danielle Andrade e a exibição de três curtas-metragens voltados ao público infantil. As produções abordam temas como memória, identidade e amizade.

O Cineclube GeraSol segue com sessões gratuitas até agosto de 2025, promovendo encontros voltados à formação de público e à valorização da produção audiovisual brasileira.

SERVIÇO


O quê: Cineclube GeraSol – Sessão Infantil + Exibição do documentário Samba Riachão (restaurado em 4K)
Quando: Sexta-feira, 10 de maio de 2025
Horários: 15h – Sessão Infantil | 17h30 – Samba Riachão
Onde: Sala Walter da Silveira – Rua General Labatut, 27, Barris, Salvador
Quanto: Gratuito
Classificação indicativa: Livre

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Artes

Filme baiano é selecionado para AfroCannes e festival latino nos EUA

Iasmim Moreira

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Filme baiano

O curta-metragem “Meu Pai e a Praia”, da produtora baiana Gran Maître Filmes, foi selecionado para dois importantes festivais internacionais de cinema: o AfroCannes, na França, e o Philadelphia Latino Arts & Film Festival (PHLAFF), nos Estados Unidos. Com direção e roteiro de Marcos Alexandre, o filme traz uma narrativa afrofuturista centrada na ausência paterna e nas relações de afeto em famílias negras.

O filme baiano será exibido na abertura do AfroCannes 2025, evento que acontece paralelamente ao Festival de Cannes, de 15 a 19 de maio, com a temática “Afro-Futurismo: Um Diamante Bruto”. A proposta do festival é promover diversidade no setor audiovisual global e ampliar a visibilidade de talentos negros da diáspora africana.

Filme baiano

Cena do Filme ‘Meu Pai e a Praia’

“Embora seja uma história pessoal, o filme é fruto de um trabalho coletivo que pensou uma Salvador futurista e não convencional para tratar de um tema sensível e recorrente em famílias negras periféricas”, afirma o diretor Marcos Alexandre.

Além da França, o filme também integra a programação do PHLAFF 2025, nos Estados Unidos, entre 25 de maio e 6 de julho. O festival celebra o cinema latino e selecionou o curta entre mais de 180 inscritos.

Produzido pela Gran Maître Filmes em parceria com a Sujeito Filmes, o filme baiano reafirma o compromisso com a valorização de narrativas negras e a construção de espaços mais diversos e inclusivos dentro e fora das telas. A Gran Maître é formada por Marcos Alexandre, Gabriela Correia, Wesley Rosa e Susan Rodrigues, e atua no desenvolvimento de projetos para cinema, TV e plataformas digitais.

Nesta edição do Festival de Cannes, o Brasil também recebe destaque ao ser nomeado “País de Honra” pelo Marché du Film, principal mercado da indústria cinematográfica mundial.

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