Connect with us

Audiovisual

Atrizes Eddy Veríssimo e Juliana Monique lançam projeto “Sobejo: Processo Indeferido” no Youtube

Jamile Menezes

Publicado

on

 

Foto Juarez Andaluz

 

No dia de todas as mulheres – 8 DE MARÇO – as atrizes e produtoras Eddy Veríssimo e Juliana Monique lançam o projeto “Sobejo: Processo Indeferido”, uma série audiovisual homônima com cinco episódios em torno das formas de violência tipificadas na Lei Maria da Penha. A exibição dos episódios será no canal do Youtube Sobejo e será seguida da exibição do espetáculo SOBEJO, que inspirou a série.

Os episódios falam de como as violências são constantes nos lares e muitas vezes difíceis de serem detectadas. Além das exibições, haverá, ainda, um webinário que abordará “O processo criativo e o papel da arte na denúncia das mazelas crônicas da sociedade”, além de uma live com especialista no combate à violência doméstica e feminicídio.

A série reúne Eddy Veríssimo, Indaiá Oliveira, Juliana Monique, Thais Grecco e Denise Correia, e para colaborar no ecoar de vozes femininas silenciadas pela violência doméstica e feminicídio o elenco conta com a participação dos atores Cláudio Nyack, Israel Barreto e Luiz Buranga, que também assina o roteiro.

“O objetivo da série é evidenciar e promover educação e reflexão sobre um tema sensível, mas que precisa chegar na sociedade cada vez mais frequente, por isso, os cinco episódios evidenciam as consequências da violência sobre a vidas das mulheres”, afirma a atriz Juliana Monique.

“A importância é a de fomentar na sociedade o questionamento do lugar onde a mulher é colocada, a rejeição e a subvida que lhe é permitida e também ao cerceamento dos seus direitos básicos. Buscamos através da arte rejeitar todo e qualquer processo que queira destinar o resto para nós, mulheres”, completa a atriz Eddy Veríssimo.

Esse projeto foi contemplado pelo Prêmio Riachão – Projetos de Pequeno Porte, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, destinado pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Serviço:
SOBEJO: PROCESSO INDEFERIDO
Quando: 8 de março, 19h
Onde: Canal do Youtube Sobejo

 

Audiovisual

SÃO JOÃO BAHIA 2025

Jamile Menezes

Publicado

on

 

 

Continuar lendo

Audiovisual

SÃO JOÃO BAHIA 2025

Jamile Menezes

Publicado

on

 

Continuar lendo

Audiovisual

“Filme Marginal” abre inscrições para produções audiovisuais independentes de todo o Brasil

Iasmim Moreira

Publicado

on

Filme Marginal

Estão abertas até o dia 18 de maio as inscrições para a 5ª edição da Mostra do Filme Marginal: Cinema de Luta, Arte de Libertação. O evento, que acontece em setembro no Rio de Janeiro, busca valorizar o cinema independente brasileiro com obras que abordem temas sociais, políticos e culturais marginalizados. Podem se inscrever realizadores de curtas, médias e longas-metragens de qualquer parte do país — inclusive Salvador — com filmes finalizados a partir de 2022. A participação é gratuita.

Voltada para a difusão de um cinema autoral, popular e crítico, a Mostra se define como um espaço de reflexão, estímulo e autoformação. A proposta é ampliar a visibilidade de produções que provoquem debates sobre injustiças e desigualdades, com temas como racismo, gênero, sexualidade, direitos das mulheres, meio ambiente, luta por moradia e questões indígenas.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente online, por meio do formulário disponível no site do festival: mostradofilmemarginal.com. A curadoria da mostra avaliará os filmes inscritos e a lista de selecionados será divulgada na primeira semana de agosto. A exibição dos filmes ocorrerá entre os dias 12 e 21 de setembro de 2025, no Rio de Janeiro.

Criada em 2017, a Mostra do Filme Marginal é organizada pela Corpo Fechado Produtora e conta, nesta edição, com apoio do Pró-Carioca Audiovisual 2024 – Edital de Apoio à Produção de Mostras e Festivais de Audiovisual, via Lei Paulo Gustavo e Rio Filme. O evento cresceu significativamente nos últimos anos: da primeira edição com 36 filmes inscritos, saltou para mais de 400 em 2024.

“Estamos abertos à multiplicidade de vozes e experiências do cinema independente contemporâneo brasileiro”, afirma o idealizador da mostra, Uilton Oliveira.

SERVIÇO

📽️ 5ª Mostra do Filme Marginal: Cinema de Luta, Arte de Libertação
📅 Inscrições gratuitas: de 1º a 18 de maio de 2025
📍 A mostra acontece em setembro, no Rio de Janeiro
🔗 Formulário de inscrição: clique aqui
🌐 Site: mostradofilmemarginal.com
📱 Instagram: @mostradofilmemarginal

Continuar lendo

EM ALTA