Audiovisual
Lucas de Matos entrevista Mira Silva em live nesta terça (30)

Da primeira diretora negra de TV aberta na Bahia à primeira diretora negra de entretenimento da Rede Globo, Mira Silva é entrevistada pelo comunicador e poeta Lucas de Matos numa live transmitida pelo Instagram nesta sexta (30) às 19h. A trajetória da profissional, que conta com mais de 20 anos de atuação, será o tema do encontro.
Mira integra a equipe de direção do programa Encontro. Antes disso, deixou sua marca na TV baiana em muitos programas memoráveis como o Aprovado, Conexão Bahia, Conversa Preta, além de participar da TV Salvador. Também é roteirista de filmes, produtora cultural, curadora de festas literárias e amante dos esportes.
“Infelizmente, ainda estamos nessa ocupação de espaços aos poucos. Eu espero que, daqui a um tempo, possa dizer que existem várias diretoras negras”, comenta. A transmissão acontece pelo perfil @_lucasdematos.
O quê: Live – Lucas de Matos entrevista Mira Silva
Quando: 30 (terça) às 19h
Onde: Instagram @_lucasdematos
Audiovisual
Websérie “Comida de Terreiro – Alimento por Inteiro” será lançada

Será lançada a segunda temporada da websérie “Comida de Terreiro – Alimento por Inteiro”, na qual a yalorixá Mãe Rosa de Oyá conversa com a nutricionista e historiadora Leila Sousa sobre os benefícios dos principais ingredientes utilizados nos preparos de pratos ancestrais do Candomblé. Os quatro novos episódios desta temporada serão exibidos no Oyá Ladê Inan Ponto de Cultura, em Alagoinhas, no dia 22 de março (sábado), às 20h, com entrada gratuita, e em seguida disponibilizados no Canal Oyá Ladê Inan no Youtube, de 23 a 26 de março, sempre às 20h.
Com direção e edição de Nando Zâmbia, os quatro episódios reúnem momentos e conversas entre essas duas mulheres negras em um passeio pelas ruas de Alagoinhas, na compra de ingredientes na feira da cidade, na preparação de receitas na cozinha do terreiro, até a confraternização em torno da mesa.
Esta temporada enaltece a comida ancestral pelo seu potencial de alimentar corpo e espírito, além de fortalecer os vínculos comunitários. “A nossa comida é rica em energia e em história, mas também em nutrientes que alimentam o corpo, não precisamos buscar em outras culinárias comida para o povo de Axé”, afirma Mãe Rosa, alertando para que a cozinha do Candomblé mantenha as suas tradições, resistindo às pressões de uma sociedade que consome cada vez mais produtos ultraprocessados.

Foto: Divulgação
A mensagem é reforçada pela nutricionista Leila Sousa que destaca a importância de consumir produtos in natura. “A base da comida do axé são grãos, raízes, cereais, carnes, vegetais, ou seja, ingredientes que podem ser comprados nas feiras, que não foram processados, nem passaram por alterações”, explica Leila. Ela destaca ainda o valor nutricional do coco e do azeite de dendê, ricos em minerais, vitaminas e antioxidantes, fazendo apenas a ressalva de que devem ser consumidos com parcimônia por serem ingredientes calóricos.
A web série “Comida de Terreiro – Alimento Por Inteiro” foi contemplada nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.

Yalorixá Mãe Rosa de Oyá e nutricionista e historiadora Leila Sousa | Foto: Divulgação
Sobre Oyá Ladê Inan
Reconhecido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) como Ponto de Cultura, o Ilê Axé Oyá L’adê Inan desenvolve, desde a sua inauguração em 2008, ações de resgate, preservação, celebração e visibilidade da cultura negra afro-brasileira, em Alagoinhas. Através de criações e apresentações teatrais, musicais, de dança, performances e artes integradas, o terreiro tem sido um pólo de construção e realização das artes negras referenciadas no território Litoral Norte e Agreste Baiano.
Serviço
O quê: Lançamento da 2ª temporada da websérie ‘Comida de Terreiro – Alimento Por Inteiro’
Mãe Rosa de Oyá conversa com a nutricionista Leila Sousa
Exibição no Oyá Ladê Inan Ponto de Cultura
Quando: Dia 22 de março (sábado), às 20h
Onde: Santa Terezinha, Alagoinhas – Ba
Transmissão no canal Oyá Ladê Inan no Youtube
Dias 23, 24, 25 e 26 de março (domingo a quarta) – 20h
Canal Oyá Ladê Inan no Youtube
Audiovisual
Aiace lança mini-doc com bastidores de turnê no México

Será lançado no dia 20 de março (quinta-feira), um mini documentário apresentando os bastidores da cantora e compositora baiana Aiace, em sua última turnê internacional no México. O mini doc ‘Aiace em “Eu Andava Como Se Fosse Voar” no México’ é produzido e dirigido por Vini Ribeiro e acompanha a artista e sua equipe em uma jornada musical, revelando os desafios encontrados pelo caminho e cenas de emoção com o público e em momentos marcantes nos palcos. O lançamento acontece no Cinema da UFBA, às 19h, com um pocket show de Aiace. A entrada é gratuita.
O doc registra a passagem de Aiace e dos músicos Maurício Pazz (guitarra afro-atlântica), Ricardo Braga (percuteria) e Spike (guitarra), em novembro de 2024, por quatro cidades mexicanas: Aguascalientes, Cidade do México, Zacatecas e Xalapa. O projeto contou com o apoio do programa Ibermúsicas, através da Funarte.

Foto: Vini Ribeiro
Levando sua sonoridade afro-baiana a novas plateias, Aiace apresenta o repertório do seu segundo álbum “Eu Andava Como Se Fosse Voar”, misturando ritmos como ijexá, vassi, coco e baião a influências do jazz, MPB, rock e rap. O filme mostra momentos especiais da turnê, incluindo viagens entre cidades, interações nas ruas, passagens de som e bastidores dos shows.
“A partir do olhar sensível de Vini Ribeiro, o público poderá conferir as aventuras e os perrengues que é realizar uma turnê como artista independente, incluindo um grande imprevisto no palco que se transformou em um dos momentos mais emocionantes da viagem”, destaca Aiace.
O diretor do filme ressalta que a ideia inicial do projeto era apenas registar a turnê em fotos e vídeos curtos. “Passar 12 dias com a artista e sua banda, compartilhando não apenas os palcos, mas também o cotidiano, os momentos de descontração e as conversas profundas, criou uma intimidade que serviram de combustível para dar vida ao documentário. Assim surgiu uma narrativa sensível e autêntica sobre a turnê”, afirma Vini Ribeiro.
O mini-doc também busca inspirar outros artistas independentes a expandirem seus horizontes. “Sem romantizações, espero que vejam que é possível levar sua arte ao mundo e que o público em geral sinta curiosidade em conhecer a cultura mexicana e de outros territórios da América Latina”, afirma Aiace.

Foto: Vini Ribeiro
Intercâmbio Cultural Brasil-México
Durante a turnê, a artista e sua equipe percorreram diferentes territórios mexicanos, fortalecendo conexões com a cultura local e estabelecendo laços entre a música brasileira e latina. “Foi impressionante sentir o carinho com que os mexicanos nos recebiam. Eles compartilhavam seu conhecimento sobre o Brasil e reagiam energicamente aos shows, mesmo quando abordávamos temas sensíveis como machismo e racismo”, conta Aiace.
Para Aiace, a turnê reforça o objetivo de seu projeto musical: utilizar a música como ponte entre culturas. “Acredito que, ao reconhecermos o quanto somos parecidos, construiremos uma sociedade mais empática e consciente. Minhas canções provocam essa reflexão, sem renunciar à ternura e às conexões que nos unem”, destaca.
Lançamentos: Show e Videoclipe
Aiace segue cheia de planos para o próximo mês. No dia 02 de abril a artista lança o videoclipe da música “Jornada do Prazer”, releitura de uma composição de Gonzaguinha. O videoclipe tem direção, filmagem e edição de Vini Ribeiro e será lançado em seu canal no youtube.
Já no dia 06 de abril (domingo), Aiace apresenta o show “Conexión”, no Cineteatro 2 de Julho, às 17h. O show é gratuito e celebra os 19 anos de carreira da artista, passando por canções que fizeram parte dos seus três álbuns solo e da última turnê no México. O show tem o apoio financeiro do Selo Educadora Independente.
Serviço
O quê: Lançamento do Mini Doc: ‘Aiace em “Eu Andava Como Se Fosse Voar” no México’
Quando: 20 de março (quinta-feira), às 19h
Onde: Cinema da UFBA – Av. Reitor Miguel Calmon, s/n, PAC Vale do – Canela
Quanto: Entrada gratuita
Duração: 15 min
Pocket Show e bate-papo com Aiace e Vini Ribeiro
Audiovisual
Nêssa lança audiovisual pelo Ubaque Conteúdo Musical

A cantora, compositora e ilustradora, Nêssa, lançou um audiovisual gravado durante o Festival Ubaque. Os vídeos estão presentes no canal do Ubaque Conteúdo Musical no Youtube e as faixas nas plataformas de áudio. Dona de hits como “Aquele Swing”, música que faz parte da trilha sonora do filme “Ó PAÍ, Ó 2”, a artista possui mais de 2 milhões de execuções no Spotify, representando a genuína música popular contemporânea da Bahia. No projeto, ela apresenta as canções “Eta”, “Taça de Vinho”, “Sorrisinho”, “Slow Time Remix”, “Ligação”, “Gostosinho”, “Amor é Mar”, além do single de trabalho “Ponteiro”.
“Eu acho que as pessoas vão curtir o lançamento, especialmente o single, que é uma música diferente do tipo de música que eu estou acostumada a lançar. É uma música que fala de amor, de desilusão. Acho que as pessoas não estão esperando essa versão minha, que sempre trouxe músicas mais agitadas e com o intuito de diversão. Nessa vou para um lado mais contemplativo, que fala mais de experiências pessoais de desilusão, em uma mistura do arrocha com o eletrônico. Estou muito entusiasmada para o lançamento de ‘Ponteiro’”, contou a artista, que já dividiu palco com Léo Santana, Psirico, Iza, Carlinhos Brown e Pabllo Vittar.

Foto: Vini Soares
A primeira edição do Festival Ubaque movimentou o Jardim dos Namorados, em Salvador. O festival reuniu um line-up formado por ÀTTØØXXÁ, Nêssa, DJ Pureza, Felipe Barros, Migga, Cabuloso Trio, DJ Felipe Poeta, Vandal, Letícia, Gibi, DJ Creator Beats e Dja Luz, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Salvador e Devassa. A realização foi da Join Entretenimento e Tha House Co.