Connect with us

Gastronomia

Caruru do Alvorada lota largo no Pelourinho

Jamile Menezes

Publicado

on

 

Foto: Fafá Araújo

 

A retomada dos eventos presenciais do bloco Alvorada foi marcada por muita animação e fomento ao empreendedorismo embalados com o samba tradicional, no Largo Tereza Batista, ontem. O evento gratuito Exposição de Matriz Africana inicia o ciclo de comemorações dos 48 anos da agremiação pioneira do gênero no Carnaval de Salvador.

A programação apresentada pelo ator Jorge Washington foi aberta com DJ Branco e contou ainda com shows dos grupos Movimento e Bambeia, com participações de Valdélio França e Marco Poca Olho. O evento é realizado pelo Instituto Alvorada e conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia.

Os associados e amantes do genuíno samba estavam ansiosos pelo retorno de eventos promovidos pelo bloco. “Muito bom poder curtir um evento do Alvorada, rever os amigos, comer um caruru gostoso e poder dançar muito”, disse Valeska Trindade. Já Marcelo Igor já espera pelo desfile em 2023. “A festa já é maravilhosa e, de graça, ficou melhor ainda. Hoje começo minha contagem regressiva para carnaval”.

Foto: Fafá Araújo

 

Público e organizadores aprovaram a primeira de uma série de festas que o Alvorada vai realizar até a tão espera Sexta-feira de Carnaval. “Para comemorar a retomada das nossas atividades presenciais para nosso associado fizemos uma festa de graça para matar a saudade do povo e a nossa também. Foi do jeito que a gente gosta e sabe fazer”, disse o presidente do Alvorada, Vadinho França.

O compromisso de fortalecer os pilares da cultura negra baiana a partir da gastronomia, música, dança e economia criativa foi garantido com a realização de mais uma feira de empreendedores. “Me sinto contente com a volta dos nossos encontros dos empreendedores e das festas que dão oportunidade de melhorar nossas vendas”, disse a comerciante Tânia Fialho. O acesso ao evento ocorreu com a exigência de apresentação do Certificado Covid – ConectSUS e documento de identificação com foto e respeitou o limite de ocupação do espaço.

Formação

Vagas abertas para Curso de Gastronomia Sustentável

Amanda Moreno

Publicado

on

Vagas abertas para Curso
Vagas abertas para Curso (Foto: Freepik)

Vagas abertas para Curso de Gastronomia Sustentável. Um curso de gastronomia sustentável gratuito está com vagas abertas para pessoas de baixa renda da cidade de Salvador. O Instituto Capim Santo, organização social que democratiza o acesso à gastronomia sustentável, chega na capital da Bahia, após formar 2.700 alunos pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Itacaré e Trancoso. O curso é apoiado pelo Instituto Terra Firme e será ministrado na Universidade Salvador (UNIFACS).

Com uma carga horária de 200 horas, as aulas abrangem técnicas práticas e teóricas. Após a conclusão do curso, aproximadamente 80% dos formandos seguem carreiras na área da gastronomia, seja como funcionários ou empreendedores. As inscrições estão abertas até o dia 17 de fevereiro de 2024 e podem ser realizadas através do site: https://institutocapimsanto.org.br/portfolio-items/cozinha-do-amanha/.

O projeto Cozinha do Amanhã oferece formação profissional de excelência na área de gastronomia, incluindo conceitos sustentáveis, que considera valores como o uso integral dos alimentos, valor nutricional e ingredientes locais. As aulas também abordarão técnicas com carnes, peixes, ovos, massas, dentre outros conhecimentos para o dia a dia em uma cozinha profissional.

“Salvador, a primeira capital do Brasil, é uma explosão de cultura e a sua gastronomia é reconhecida mundialmente por sua originalidade e riqueza. Tendo o turismo como um dos principais vetores econômicos da cidade, os projetos do ICS irão dar oportunidade a muitos talentos, tornando-os protagonistas de suas próprias vidas. A gastronomia social, sustentável, brasileira e democrática do ICS encontrará, com toda certeza, um lugar acolhedor e cheio de energia para podermos impactar ainda mais vidas.”, conta Luccio Oliveira, Presidente do Instituto Capim Santo. Original de Ilhéus (BA), Luccio é gestor de empresas e formado em gastronomia com extensão na Espanha. Como baiano, está animado com a nova unidade na capital do estado.

Para Luísa Talento, coordenadora do Curso de Gastronomia da Universidade Salvador, integrante do Ecossistema Ânima Educação, “trata-se de um projeto de grande relevância na área social, que será realizado na UNIFACS. A nossa Instituição tem no seu DNA a responsabilidade social e esse projeto vem para agregar e fortalecer ainda mais esse pilar, através da realização do curso que será de curta duração, com aulas práticas e teóricas, onde o aluno vai poder estar na cozinha da UNIFACS, no nosso Centro de Práticas, que possui espaço para aula show de bebidas, cozinha quente e cozinha estilo aquário, colocando a mão na massa. Com o conhecimento teórico e prático adquirido, ele vai sair apto para atuar nas cozinhas dos restaurantes e bares da cidade”.

A iniciativa tem apoio do Instituto Terra Firme, que atua com educação, empreendedorismo, esporte, arte e cultura na Bahia. “O apoio à educação e ao empreendedorismo em Salvador é prioritário para o Instituto Terra Firme. Nossa meta é, ao lado dos parceiros, proporcionar ao mercado profissionais com sólida formação, além de um olhar voltado para valorização da identidade regional e para a promoção da sustentabilidade”, afirma a presidente do Instituto Terra Firme, Flávia Peres Lima.

As inscrições estão abertas até o dia 17/02 e podem ser realizadas através do site: https://institutocapimsanto.org.br/portfolio-items/cozinha-do-amanha/.

Sobre o Instituto Capim Santo

Criada em 2010 pela chef Morena Leite, o Instituto Capim Santo é uma organização não governamental que promove a democratização da gastronomia como ferramenta para gerar empoderamento e mobilidade social para pessoas em situação de vulnerabilidade. Com unidades nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Trancoso e Itacaré, com dois grandes projetos, Cozinha do Amanhã e Amor que Nutre, a organização já formou mais de 2.700 alunos na área da gastronomia social e sustentável, que considera a identidade brasileira na gastronomia, o valor nutricional dos alimentos, o combate ao desperdício, o diálogo com pequenos produtores, entre outros pilares. Também atua em rede com ONGs parcerias para mitigar a fome, onde já distribuiu mais de 400 mil marmitas.

“A nossa fome é de contribuir para que todos os seres humanos tenham uma oportunidade para se desenvolver como cidadãos inteiros e independentes” Para saber mais, acesse www.institutocapimsanto.org.br.

Sobre a UNIFACS

Fundada em 1972, a UNIFACS é integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. A Instituição oferta formação em todas as áreas do conhecimento. A universidade tem mais de 50 anos de investimentos constantes em educação e atenção às demandas sociais, na Bahia. Uma das principais instituições de ensino superior no Nordeste, também tem mais de 15 anos de atuação em Feira de Santana. A UNIFACS também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do estado. São mais de cinco décadas de muitas realizações e a universidade acredita que, nas próximas décadas, é possível fazer muito mais na Bahia e com a Bahia.

Continue Reading

Gastronomia

Culinária Musical faz prévia do Carnaval no MUNCAB em fevereiro

Jamile Menezes

Publicado

on

Culinária Musical em fevereiro será no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB), no Centro Histórico.

Em novo endereço no mês do Carnaval, o Culinária Musical em fevereiro será no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB), no Centro Histórico. Será no primeiro domingo, 4 de fevereiro, das 12h às 17h e terá no cardápio a famosa Feijoada do Afrochefe Jorge Washington. O cardápio terá ainda Arrumadinho de Fumeiro e Feijão com legumes pra quem não come proteína animal. Ingressos podem ser adiquiridos antecipadamente.

No menu musical, Jorge convidou a cantora Denise Correia e a Banda Naveiadanega, parceira de longas datas do projeto, que vai trazer seu repertório especial recheado de música preta brasileira, baiana, além de preparar uma setlist de aquecimento pro Carnaval. Como convidados, a edição terá nada menos que Caboquinho, cantor do Grupo Movimento, levando muito samba para o público e o cantor e compositor Dão, com seu repertório black soul.

EMPREENDEDORAS – No Cantinho da Empreendedora, terá a Elas Terapia Holística, coletivo feminino que atua com Massoterapia, Estética e Bem Estar, saúde integrativa e produtos terapêuticos. Terá lançamento do “Livro Deusas e Bruxas: contos míticos de amor, maternidade e transgressão”, de Fernanda Bassani (RS). Fernanda é psicóloga, especialista em Mitologia Afro Brasileira, Doutora em Psicologia Social (UFRGS).

E ainda tarde de autógrafos do Livro “Afroturismo”, reunião de textos sobre os mais de cinco anos do Guia Negro.

SERVIÇO

O que: Culinária Musical

Quando: 4 de fevereiro (domingo), das 12h às 17h

Onde: Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira – MUNCAB (R. das Vassouras, 25 – Centro) Histórico)

Quanto: entrada R$30 (em espécie); pratos R$70/duas pessoas

Ingressos antecipados: Pix para (71)  99241-7068 (envio de comprovante)

Continue Reading

Cultura

Solar Gastronomia reúne ritmos no dia de Iemanjá

Jamile Menezes

Publicado

on

Solar Gastronomia prepara programação especial para saudar lemanjá.

Com Panteras Negras, Ellen Oléria e Ayana Amorim, Solar Gastronomia prepara programação especial para saudar lemanjá. O evento, que acontece a partir das 11h, também contará com cardápio especial e shows do Samba de Última Hora, Djs Queen & Slim, DJ Zimba Selektor e Dj Paulinha e EI Cabong.

Sob a direção executiva e curadoria da Chef Andrea Nascimento, a casa contará com um cardápio especial All Inclusive, oferecendo uma experiência gastronômica única, acompanhada por diversos pratos da casa, como a Feijoada de Frutos do Mar, drinks com gin e autorais, cerveja e bebidas não alcoólicas como água, refrigerante e chá gelado de hibisco, em um ambiente climatizado.

Com abertura a partir das 11h, o Solar Gastronomia também terá atrações musicais ao longo do dia. Iniciando com o som da DJ Paulinha, quem assume a festa a partir das 12h, o “Samba de Última Hora”, baile de samba e música popular brasileira, tendo influências de ritmos como forró, carimbó, MPB, frevo e o ijexá.

Como tradição, o espaço terá um momento reservado para o cortejo das oferendas, onde os clientes poderão levar seus presentes para lemanjá. A partir das 16h30, eles serão inseridos no balaio do Solar e levados ao mar, fazendo a entrega na praia mais próxima ao restaurante.

“Como chef e diretora executiva do Solar Gastronomia, é uma honra proporcionar mais uma edição desse evento especial, destacando não apenas nossa culinária excepcional,mas também a importância de preservar e respeitar tradições que enriquecem nossa cultura ancestral. Convido cada um de vocês a participar desse momento, trazendo seus presentes para lemanjá”, conta Andrea Nascimento.

Às 19h, o palco será tomado pelo espetáculo “Agolonã”, apresentado pelas pretas Panteras Negras, Ellen Oléria e Ayana Amorim. O repertório contará com músicas autorais e releituras de grandes artistas da música brasileira. A direção artística do show é de Ziati Comazi, também produtor da Banda Panteras Negras e direção musical de Line Santana, baterista da banda.

Os ingressos do primeiro lote podem ser adquiridos pelo Sympla, através do link.

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA