Connect with us

Música

Lilica Rocha emociona público no Domingão com Huck

Jamile Menezes

Publicado

on

Lilica Rocha

 

 

Quem assistiu o programa Domingão com Hulk no último domingo (11) se emocionou e torceu muito pela pequena Lilica Rocha, de apenas 8 anos, que encantou o apresentador e toda plateia com sua graça e talento. Com seus pais na plateia, Lilica foi convidada por Huck para cantar e tocar piano no palco, coisas que Lilica mais ama fazer. Com muita emoção e beleza, a pequena cantou “Leãozinho”, de Caetano Veloso.

 

“Não imaginava que Hulk ia parar do meu lado para me convidar para se apresentar. É um programa que eu vejo aos domingos com a minha família. Estou muito feliz de poder mostrar a minha arte para o Brasil inteiro. Um sonho realizado!”, contou Lilica.

Conta do Instagram bloqueada 

Com a projeção nacional, a conta de Lilica Rocha no Instagram (@eulilicarocha) foi derrubada e mais de 50 perfis fakes foram criados, inclusive com tentativas de golpes. As medidas cabíveis já estão sendo tomadas, como informam os pais Donminique Santos. No entanto, até o resgate da conta oficial, a família orienta que denunciem os perfis falsos. Veja o vídeo do pai de Lilica, Leo Rocha sobre a questão.

 

Quem é Lilica?

Expoente na cena musical, a pequena Lilica Rocha, é cantora, atriz, compositora, apresentadora e multi-instrumentista.

De maneira espontânea, criativa e potente, os vídeos da baianinha, tocando e interpretando grandes canções da Música Popular Brasileira  fazem sucesso nas redes sociais e, alguns deles, já contam com mais de 1 milhão de visualizações, a exemplo da interpretação da música “Comida” da banda Titãs (veja aqui). Outro viral é o vídeo no qual Lilica canta e toca a música “Ain’t Got No, I Got Life” de Nina Simone (veja aqui). Lilica recentemente encantou a web cantando e tocando “Riacho do Navio” de Luiz Gonzaga (veja aqui).

No cinema, Lilica acabou de encerrar as gravações do filme “Diário dos Super-Heróis Secretos”, no qual é protagonista. No teatro, está ensaiando a peça “Zacimba, a menina que encrespou a história”, oriunda do livro de mesmo nome, que tem como autores Leo Rocha e Donminique Santos, pais de Lilica. A montagem estreia, em Salvador, no segundo semestre de 2022. No momento, Lilica está em estúdio gravando seu segundo disco.

 

REDES SOCIAIS

Instagram: @eulicarocha 

Facebook: Lilica Rocha

Youtube

Música

Banda Mel apresenta em jantar beneficente do Martagão Gesteira

Iasmim Moreira

Publicado

on

Banda Mel

Nesta quinta-feira (22), a solidariedade e a música baiana se encontram na VI edição do Jantar do Bem, evento beneficente em prol do Hospital Martagão Gesteira. A noite, que marca os 60 anos da instituição, acontece na Pupileira e terá como atração principal um show acústico da Banda Mel, em comemoração aos 40 anos da Axé Music.

Comandada por Márcia Short e Robson Morais, a Banda Mel é uma das precursoras do samba-reggae e referência na música da Bahia. No repertório, clássicos como “Baianidade Nagô” e “Prefixo de Verão”, eleitos entre os maiores sucessos do gênero por premiações como Band Folia, Bahia Folia e Correio Folia.

“Será uma noite simbólica para a música e para a solidariedade. Estamos honrados em participar desse momento”, afirma Robson. “Preparamos um repertório especial com clássicos da nossa história”, completa Márcia.

Produzido por Licia Fabio, o jantar reunirá gastronomia de excelência, com um menu assinado por chefs renomados: Fabrício Lemos e Lisiane Arouca (Origem), Dante e Katrin Bassi (Manga), e Edinho Engel (Amado). Os três restaurantes figuram entre os melhores do Brasil e da América Latina, segundo publicações como a revista Exame e o ranking 50 Best.

Outro destaque da noite será a participação do artista plástico Vik Muniz, que assina a arte dos pratos que serão entregues como lembrança aos convidados. Reconhecido internacionalmente, Vik tem obras em acervos de museus como o MoMA (Nova York), o MASP (São Paulo) e o Victoria and Albert Museum (Londres).

Toda a renda arrecadada será revertida para o Martagão Gesteira, referência no atendimento 100% SUS a crianças e adolescentes de toda a Bahia. O hospital atua em 27 especialidades médicas, com destaque para oncologia, neurologia e cardiologia. É também o único da Bahia a realizar transplante de medula óssea pediátrico pelo Sistema Único de Saúde.

SERVIÇO

VI Jantar do Bem – Hospital Martagão Gesteira
Quando: Quinta-feira, 22 de maio, 19h

Local: Pupileira, Av. Joana Angélica, 79 – Tororó
Igressos: https://bileto.sympla.com.br/event/105034 

Continuar lendo

Música

Kaila Barreto, Bruno Kroz e Alfão vencem o Acelera RAP

Iasmim Moreira

Publicado

on

Acelera RAP

Kaila Barreto, Bruno Kroz e Alfão são os vencedores da primeira edição do Programa Acelera RAP na Bahia. Cada um dos três artistas receberá R$ 5 mil em investimento direto para acelerar sua carreira ou lançar um novo produto musical, marcando um importante passo para a cena independente da capital.

Com trajetórias ligadas ao movimento de base, os artistas se destacaram durante todo o processo formativo do programa, que reuniu 30 participantes de diferentes municípios baianos entre março e maio. A seleção final considerou critérios como criatividade, originalidade, engajamento com a cena e desenvolvimento técnico.

Idealizado para fortalecer o RAP baiano e oferecer estrutura profissional a MCs, DJs e produtores, o Acelera RAP foi responsável por conectar artistas emergentes com ferramentas fundamentais de atuação no mercado musical. A formação incluiu temas como cultura Hip-Hop, direitos autorais, distribuição digital, comunicação, marketing e gestão de carreira.

“Kaila, Bruno e Alfão representam o que há de mais pulsante na cena underground da cidade. São vozes que nascem da rua, que carregam verdade e potência”, afirma Well Santiago, coordenador do projeto. “Essa é só a primeira de muitas edições. A cultura Hip-Hop da Bahia merece e precisa de cada vez mais espaços como esse.”

A primeira edição do programa recebeu 240 inscrições de cerca de 40 municípios baianos, mostrando o quanto a cultura urbana está viva e ativa em diversas regiões do estado. O Acelera RAP é uma aposta concreta na profissionalização da arte periférica e no fomento de novas narrativas dentro do Hip-Hop nacional.

Confira os vencedores no Instagram oficial do projeto: @acelerarap.

Continuar lendo

Música

Oficina de mbira acontece na Casa do Benin em celebração ao Dia da África

Iasmim Moreira

Publicado

on

Mbira

Em homenagem ao Dia Mundial da África, celebrado em 25 de maio. a Casa do Benin, no Pelourinho, será palco do projeto Vivências em Músicas de Mbira, com uma oficina gratuita que acontece de 23 a 25 de maio, propondo uma imersão na tradição da África Austral por meio da mbira — instrumento melódico ancestral típico de países como Zimbabwe e Moçambique.

Idealizado pelo músico e etnomusicólogo baiano Thon Nascimêmtos, o projeto oferece três dias de aulas voltadas a pessoas a partir de 16 anos, mesmo sem experiência musical. Os encontros acontecerão na sexta (13h às 17h), sábado (9h às 12h) e domingo (15h às 17h), sendo que o último dia será marcado por uma apresentação pública de encerramento, em celebração à data que reverencia o legado do continente africano.

Durante o encerramento, duas mbiras do tipo nyunganyunga, fabricadas artesanalmente em Maputo (Moçambique) especialmente para o projeto, serão sorteadas entre os participantes. As inscrições podem ser feitas gratuitamente por meio do perfil oficial do projeto no Instagram: @mbira.brasil.

A oficina em Salvador marca a continuidade do Vivências em Músicas de Mbira, que teve sua primeira edição há um ano na capital baiana. Agora com fomento da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB-BA), o projeto ganha estrutura ampliada e circula por diferentes cidades da Bahia. A oficina já passou por Santo Amaro, dentro da programação do Bembé do Mercado, e segue para Porto Seguro (27 a 29 de maio), na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Outras etapas incluem ações na Escola de Música da Ufba (3, 5 e 6 de junho) e na Casa da Música, em Itapuã (22 a 24 de agosto).

Com uma trajetória acadêmica profundamente ligada à ancestralidade africana, Thon Nascimêmtos é doutorando em Música, Cultura e Sociedade pela Unicamp e mestre em Etnomusicologia pela Ufba, além de possuir mestrado em Ensino em Relações Étnico-Raciais pela Uesb. Atualmente, integra o corpo docente da Universidade Federal do Tocantins (UFT), atuando no curso de Educação do Campo.

A oficina representa uma oportunidade rara de vivenciar a força da música tradicional africana em território baiano, estreitando laços entre culturas irmãs por meio da arte e do conhecimento ancestral.

SERVIÇO
O quê: Oficina “Vivências em Músicas de Mbira”
Quando: 23 a 25 de maio

  • Sexta-feira, das 13h às 17h

  • Sábado, das 9h às 12h

  • Domingo, das 15h às 17h (com apresentação pública)
    Onde: Casa do Benin – Pelourinho
    Quanto: Gratuito
    Inscrições: @mbira.brasil

Foto: Pamela Siqueira

Continuar lendo
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA