Connect with us

Formação

Com lançamento de livro, iniciativa Opará Saberes promove debate sobre “Ações afirmativas e cotas raciais”

Jamile Menezes

Publicado

on

opara_saberes

 

opara_saberes2

Nesta sexta (14) a iniciativa Opará Saberes, idealizada pela intelectual baiana Carla Akotirene, realizará debate com o tema “Ações afirmativas e cotas raciais“, um ato em homenagem aos 10 anos da Lei nº 12.711/12 (Cotas Raciais), que prevê a reserva de 50% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas autodeclarados negros (pretos e pardos) e indígenas.

O objetivo da iniciativa é apoiar pessoas negras interessadas em ingressar em programas de mestrado e doutorado. O debate terá a participação da Dra. Cássia Maciel, Pró Reitora de Ações Afirmativas da UFBA; da professora de Literatura da UFBA e líder do Projeto de Remição de Pena por Leitura Corpos Indóceis e Mentes Livres no sistema prisional baiano, há 12 anos, Dra Denise Carrascosa; e da Dra. Lívia Sant’Anna Vaz – que na ocasião também fará o lançamento do seu livro “Cotas Raciais”, da coleção Feminismos Plurais. A mediação do evento será realizada por Gabriela Monteiro, Coordenadora Executiva da Opará Saberes.

“Nos dez anos da Lei de Cotas, iniciativas como Opará Saberes nos apresentam algumas lições fundamentais. A primeira delas é que ainda temos um longo caminho pela frente para construir justiça racial. Dez anos de lei de cotas não dão conta de quase 400 anos de escravização de pessoas negras. Para além disso, é preciso compreender que o brado dos movimentos negros “nada sobre nós sem nós” não é mera retórica. É sobre sermos parte da solução, é sobre deixamos de ser “negro-tema”, para sermos “negro-vida”, é sobre deixarmos der ser objeto de políticas públicas para sermos protagonistas dos nossos destinos. E Opará Saberes é justamente sobre isso. Sobre regatarmos nossos saberes para, com eles, construirmos o nosso afrofuturo ancestral.”, afrima Dra. Livia Vaz.

Na ocasião, estarão presentes representantes de algumas das instituições parceiras de Opará Saberes. Integram a mesa de saudação: Janiele de Paula, da Fundação Lemann; Dra. Márcia Tavares, professora e coordenadora do programa de pós-graduação em estudos interdisciplinares sobre mulheres, gênero e feminismo da UFBA; e a jornalista Midiã Noelle Santana, líder de Comunicação do Projeto SETA – ActionAid.

O projeto recebeu mais de 500 inscrições de pessoas negras interessadas em programas de mestrado e doutorado e que agora terão acesso a cursos de formação e mentoria oferecidos pela iniciativa.

Serviço:
O quê: Aula Inaugural “Ações afirmativas e cotas raciais” e lançamento do livro “Cotas Raciais”, da autora Lívia Vaz.
Local: Auditório Américo Simas. Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia. Federação – Salvador, Bahia.

Formação

Último dia para inscrições no programa que conecta moda baiana ao mercado francês

Iasmim Moreira

Publicado

on

programa

Hoje (17/04) é o último dia para se inscrever no Programa Création Brasil de Aceleração de Negócios da Moda, iniciativa que busca impulsionar a internacionalização de empreendedores baianos do setor. A ação é realizada pelo hub de inovação Vale do Dendê, em parceria com a Embaixada da França no Brasil, e tem como embaixadora a estilista baiana Isa Silva, fundadora da marca Isaac Silva.

Com foco em negócios dos segmentos de vestuário, acessórios, têxtil, criação e confecção, o programa oferece mentorias especializadas e premiará a empresa finalista com um curso de francês na Aliança Francesa e uma viagem à França, com passagens, hospedagem e alimentação custeadas.

programa

Isa Silva | Foto: Divulgação

“Ser Embaixadora da Aceleração é uma honra que recebo com muito carinho e alegria. Poder compartilhar meus conhecimentos com empreendedores do meu Estado é uma forma linda de retribuir o amor que tenho por Salvador”, afirmou Isa Silva.

Conhecida pelo lema “Acredite no seu axé”, ela também irá ministrar a masterclass “Da Bahia para o mundo: criatividade e diversidade como negócio”.

Segundo Paulo Rogério Nunes, cofundador da Vale do Dendê, a 18ª edição do programa se diferencia pela proposta de internacionalização.

“Vamos selecionar empresas com potencial de expansão global. Esta parceria com a Embaixada da França vai nos ajudar a abrir portas importantes para o mercado de moda da Bahia alcançar o cenário internacional”, destacou.

Para participar, é necessário ter CNPJ ativo como Pessoa Jurídica ou MEI, com CNAE principal relacionado à moda. A seleção contará com uma curadoria que irá pré-selecionar 20 perfis com base nos documentos e portfólio apresentados. Os escolhidos passarão por uma rodada de pitch de negócios, e 10 empreendedores serão selecionados para as capacitações.

O ciclo formativo inclui treinamentos jurídicos voltados à internacionalização, planejamento financeiro, acesso a linhas de financiamento e programas de apoio, além de mentorias sobre moda sustentável, economia circular, marketing e branding global.

O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis no site www.valedodende.org.

Continue Reading

Formação

Marcha de Mulheres Negras promove formação sobre racismo e sistema penal

Iasmim Moreira

Publicado

on

Marcha de Mulheres Negras

O Comitê Impulsor da Região Nordeste da Marcha de Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver promove no dia 29 de abril, às 19h, o encontro formativo virtual “Desencarceramento, Reparação e Bem Viver”, com o objetivo de ampliar o debate sobre as violações enfrentadas por mulheres negras privadas de liberdade e fortalecer ações de enfrentamento ao racismo e às desigualdades de gênero no sistema penal.

Realizado pela plataforma Google Meet, o evento é voltado para mulheres negras do Nordeste interessadas em contribuir com a construção coletiva da Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver. As inscrições são gratuitas e estão abertas até às 12h do dia 28 de abril, por meio de formulário online.

Reparação histórica

A formação proposta pela Marcha de Mulheres Negras parte da premissa de que a reparação histórica é um passo essencial para enfrentar os impactos da escravidão, do racismo estrutural e do patriarcado, por meio de mudanças que garantam direitos, redistribuam recursos e fortaleçam políticas públicas para populações historicamente marginalizadas.

Foto de arquivo pessoal

O encontro contará com a participação de duas referências na luta por justiça social e direitos humanos: Iza Negratcha, articuladora do Desencarcera Sergipe e da Agenda Nacional pelo Desencarceramento, arte-educadora, rapper, escritora e presidenta da Frente Navio de Mulheres no Hip Hop.

 

Também participa Jéssica Taylor, mulher trans negra, fundadora da Associação de Travestis Unidas na Luta pela Cidadania, sobrevivente do sistema prisional e ativista pelos direitos da população LGBTQIA+ e das pessoas privadas de liberdade.

Foto de arquivo pessoal

A iniciativa reforça a importância do diálogo interseccional sobre gênero, raça e encarceramento, além de fomentar estratégias de mobilização política conduzidas por mulheres negras da região.

SERVIÇO

Evento: Encontro Formativo “Desencarceramento, Reparação e Bem Viver”
Data: 29 de abril de 2025 (terça-feira)
Horário: 19h
Plataforma: Google Meet
Inscrições: até 12h do dia 28/04, por formulário online

Continue Reading

Formação

Podcast Geração Mil une educação popular e preparação para o ENEM para juventude periférica

Iasmim Moreira

Publicado

on

Podcast Geração Mil

Com conteúdos gratuitos voltados principalmente para jovens das periferias, o Podcast Geração Mil aposta na união entre educação, cultura e representatividade para combater desigualdades sociais e raciais por meio do conhecimento.

Voltado para estudantes que sonham com o acesso à universidade, o podcast oferece podAULAS com temas o ENEM, atualidades, cidadania e cultura — tudo em uma linguagem dinâmica, com humor, música e referências do cotidiano. A ideia é ampliar os espaços de aprendizagem e transformar o formato tradicional das aulas, utilizando o universo digital para alcançar mais jovens de forma democrática e envolvente.

O podcast foi criado com a ideia de exibição de um episódio semanal, continuamente, todas as terças-feiras, às 19h, com novas temporadas a cada Enem. A periodicidade, inicialmente, será de um episódio por semana, mas há a possibilidade de novos episódios serem acrescentados futuramente.

Serão convidados professores das mais diversas áreas do conhecimento, dois a cada episódio, para falar dos assuntos mais relevantes para o Enem. Nosso intuito é preparar o aluno com uma vasta gama de conhecimento, inclusive deixando clara a visão interdisciplinar das matérias abordadas, para solidificar o aprendizado. Assim, serão discutidos temas variados, desde os mais comumente abordados no Enem, até temas mais atuais, como hidrogênio verde e inteligência artificial (IA), preparando os alunos também para novas possibilidades de questionamentos no Exame.

Tem baiano na equipe

Um dos destaques do Podcast  Geração Mil é o professor Iuri Lessa, conhecido como Professor Xelão. Negro, baiano, licenciado em Geografia, Xelão tem se tornado referência por sua forma inovadora de ensinar, que rompe com os padrões tradicionais e valoriza a afetividade, a representatividade e a cultura das quebradas.

O educador transforma pagodão baiano e danças populares em ferramentas pedagógicas, criando pontes entre o conteúdo escolar e a vivência dos estudantes.

Quanto mais a educação aumenta, mais a violência diminui. A gente tem que ser vetor dessa transformação”, afirma Xelão, que agora leva essa abordagem também para o ambiente digital.

Ao ocupar o espaço da mídia com vozes negras e periféricas, o podcast também reforça o papel da comunicação como aliada da educação antirracista e transformadora. A estreia do primeiro episódio será ao vivo, e os próximos conteúdos estarão disponíveis nas plataformas digitais de áudio.

Acompanhe o Geração Mil:

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA