Opinião
#Opinião – Um salve às Prós Rô! – Por Mirtes Santa Rosa

Na semana passada, meu filho que cursa o 3º ano me fez um pedido: estava chegando o Dia dos Professores e ele queria dar para a professora algo do Esporte Clube Vitória. Achei engraçado e perguntei o motivo desse presente, que me pareceu inusitado, e ele simplesmente respondeu que precisava alegrar a professora que sofre por torcer pro Vice. Me contou que a maioria de seus amigos na sala são Bahia, como ele, mas a professora sempre diverte ele e os amigos falando do Vitória, das vitórias do Vitória, das futuras vitórias do Vitória e de que todos podem torcer pro time que quiser.Que o importante é respeitar as escolhas que cada torcedor faz.
A primeira vez que João descobriu que alguns amigos dele torciam para o Vitória ele chorou, era mais novo e me disse que não entendia porque fulano torcia pro time que não era campeão brasileiro. Em casa conversamos com ele, mas percebo que o melhor ensinamento ele teve na sala de aula, com uma professora que faz de seu ofício uma devoção para ensinar, através de seus exemplos a importância de pensar, escolher e respeitar o direito de todos. Este ano não tem sido fácil para meu filho: uma pandemia atravessou sua alfabetização, criou feridas que ele muitas vezes tem dificuldades em externar em seu aprendizado, principalmente quando o assunto é a leitura de textos longos.
Eu como uma mãe da vida real e não instagramável nesse assunto, fico feliz de contar com uma professora que tem sempre um sorriso enorme ao receber seus alunos em sua sala, que trata cada um deles como príncipes que são capazes de vencer suas dificuldades e assim semear novas conquistas e aprendizados. João ama a pró Rô. Ama por ela sempre enxergar o melhor dele, por incentivar cada passo, por bater palma por cada sucesso alcançado e por também chamar ele na “chincha” como diz o ditado, quando ele resolve que não vai fazer a prova de História porque não tá a fim de escrever e nem de ler. Ele tirou nota baixa, ficou triste e Pró Rô, através do exemplo dessa prova, ensinou a ele que o que aconteceu foi escolha dele, mas que essa situação não definia ele nem seu sucesso na matéria.
Que bastava ele continuar lendo, compreendendo e perguntando sobre o que aprendeu que a matéria História ia fazer sentido para ele. O diário de João todos os dias tem uma declaração de amor, dela para ele e dele para ela. E essas declarações de amor são de corações desenhados coloridos a desenhos que pergunto o que significam e ele me responde que explicou à pró quando ela olhou o diário na hora de escrever seu comportamento. Tem dias que me cobro tanto por não estar sempre presente que choro ao ver o diário no final do dia. A emoção me toma, pois fico agradecida por esse amor que cresceu e que toma meu filho, ao ponto dele confiar e amar, que o ajuda a se tornar um menino melhor e que me faz lembrar de como minha mãe foi uma pró Rô. Uma pró amada por todos. Dos pais aos alunos.
Até hoje encontro com amigos da escola que me perguntam não por minha mãe e sim por Pró Janete. Que contam causos de como ela incentivava a todos, que dançava na sala, que sabia rir e dizia que todos eram capazes de serem o que quisessem ser. Eu muitas vezes odiava ser filha de professora, eu fui uma boa aluna, mas nunca fui flor que se cheirasse tanto, pois sempre gostei de ser do contraditório, e isso muitas vezes me causava sermões ou mesmo aqueles beliscões escondidos e olhares que diziam “em casa vamos conversar, Mirtes”.
Esses olhares me faziam tremer nos dois anos que fui aluna dela. Mas ela, apesar de ser mãe, tinha esse lado aflorado do ensinar. Então, tinha o chamar pra realidade e incentivar seus filhos a descobrirem do que gostavam e assim incentivar o seu desenvolvimento. Hoje quando eu digo nas reuniões de domingo que mainha fazia isso comigo, ela sempre argumenta: eu tinha 3 filhos bolsistas e não podia perder esse benefício, já tinha outros problemas e meus filhos ainda me arrumam outros. O pau ou o sermão comia, mainha me ensinava que tudo tinha limites, inclusive, dizia: “Na escola sou sua professora e não sua mãe”.
Claro que eu também tive minha Pró Rô. Lembro de duas professoras com bastante carinho, de Pró Selma e Pró Silvana. A primeira foi minha professora de alfabetização no sistema Casinha Feliz. E a segunda foi minha professora que incentivava as ciências no segundo ano primário. E pró Cássia, que não foi minha professora mas era muito amiga de mainha. As lembranças que tenho dela são ligadas à luta nas greves dos professores que aconteciam nos meados dos anos 80 aqui na Bahia. Ela era um exemplo pra mim, pois muitas vezes, os filhos dos professores participavam das reuniões dessa categoria em busca de melhores salários e condições de trabalho. Ela era uma professora querida e que, quando se reunia com seus pares, sempre defendia que a escola não vivia sem eles.
E essa força que elas transmitiam em seus argumentos fazia meus olhos brilharem. Eu já apresentava tendências para o Português e a Comunicação, então a aula de Ciências era chata e nunca passava. Isso se perpetuou e piorou quando a Química entrou em minha vida, mas isso é tema para outro texto no futuro. Mas, depois de todas essas lembranças, o que desejo dizer apenas é que um professor apaixonado pelo que faz nos ajuda a construir um país melhor. Um país que desde pequeno aprende a importância do respeito, a importância de assumir sua responsabilidade na construção de seu aprendizado, que aprende com os seus pequenos e que os faz ter as melhores futuras lembranças da escola. Que bom que meu filho tem sua Pró Rô, sua Pró Poli, que é a coordenadora que atende as ligações dos pais, quando ficam ansiosos, e que fará com que ele não esqueça de sua potência em todas as matérias e vivências que acontecem hoje e das que estão por vir.
Que todas as Prós Rô, Poli e Janetes tenham um dia especial neste 15 de outubro. Que elas se sintam acolhidas e amadas por todos que entendem essa profissão que parece clichê, mas é a que ensina todas as outras profissões e que forma cidadãos livres.
Ah, e o presente do Vitória já está garantido.
Mirtes Santa Rosa é publicitária e especialista em Comunicação e Gerenciamento de Marcas e também trabalha com planejamento estratégico comunicacional de projetos culturais, no qual pode mesclar suas duas maiores habilidades profissionais: gestão e comunicação. É umas das idealizadoras e apresentadoras do Umbu Podcast.
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Opinião
#Opinião: “Entre a neve e o milho branco, chegamos a Kwanzaa” – por Patrícia Bernardes Sousa

E no Brasil desbravador de 2024, educadores e gestores públicos rodam em círculos como num grande Xirê (Siré) onde não existem competências e habilidades, previstas na Constituição Federal de 1988 e na Base Nacional Comum Curricular, para que o conhecimento dance e faça os seres apresentados como humanos na Terra, evoluírem. Sim, é sobre isso. Entre a neve e o milho branco, estabeleceu-se a cultura do ódio religioso para que o culto ecumênico da fé em Papai Noel fosse tão demonizado quanto aqueles que acreditam que seu “bom velhinho” é Papai Oxalá.
Não existem artigos previstos na Constituição de 1988, bem como também não existem competências e habilidades na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que “troque a bença” ou “abençoe com óleo ungido” o culto ao ódio, ao assassinato, à violência psicológica, física e patrimonial vivenciada pelos povos originários e comunidades tradicionais no Brasil.
O menino Jesus, testado e humilhado diversas vezes num deserto com orientações espirituais de seu pai, nosso Senhor Jesus Cristo jamais entenderia o porque que todas as tábuas dos mandamentos escritos por seu leal discípulo Moisés, iriam respaldar as bocas e as escrevivências de “espíritos de engano” que fazem da gestão escolar, da coordenação pedagógica e do planejamento estratégico anual de professores uma “fogueira da inquisição” junto à crucificações diárias para além das paredes das salas de aula.
Viver Nosso Senhor Jesus é amor.
Viver Pai Oxalá é amor.
Viver Tupã é amor.
No culto ao ego adoecido, criamos um outro tipo de Deus: o “Deus do Ódio” que facilmente encontrou e encontra abrigo em corações sujos dentro e fora de Terreiros, Igrejas e Templos das mais diversas religiões onde o dinheiro está num “altar” ainda maior que o conhecimento legítimo da nossa ancestralidade e dos nossos antepassados.
Papai Noel não deseja sangue na neve. Ele conta a história de onde ele veio.
O menino Jesus não quer sangue na Terra. Ele conta a história de onde ele veio.
Papai Oxalá não quer sangue na Terra. Ele conta a história de onde ele veio.
Tupã não quer sangue na Terra. Ele conta a história de onde ele veio.
A BNCC também prevê a habilidade EF03HI03, que consiste em identificar e comparar pontos de vista sobre eventos significativos, condições sociais e grupos culturais, com destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes. A Lei nº 10.639/03, por sua vez, torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira em especial nas áreas de artes, literatura e história. Na BNCC, quando aparece o termo “Educação das Relações Étnico- Raciais”, é para fazer menção à legislação que trata da obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena nos currículos da Educação Básica.
E quando a Kwanzaa chega? Como entender e valorizar algo tão maior que os princípios do eu, do outro e do nós, dentro das previsões da BNCC que estruturam as competências e habilidades de se poder andar de carro, de metrô, de avião ou a pé da forma que desejarmos nos vestir e cultuar o deus que cremos?!
O que dizer aos educadores adoecidos na arte de lecionar e estão próximos da sua aposentadoria?
O que dizer para lavar com “águas de paz” gestores escolares e coordenadores pedagógicos, também adoecidos por enraizar ainda mais fundo a semente da perseguição do plano de aula diário do educador em sala de aula?
O que dizer à mãe solo que não prevê o Menino Jesus como o Senhor e Salvador, pois a única referência masculina que ela teve repetiu o ciclo tóxico vivenciado pela sua família ao perceber que a sua gravidez não seria acolhida numa manjedoura de amor e sim palavras de escárnio e tapas na cara anunciando as dores para os seus próximos anos de vida, com um filho no braço e muitas coisas pra dar conta sozinha.
A neve não encanta, o milho branco não traz paz e a Kwanzaa não anuncia e nem anunciará nada para estas milhões de “Marias” que não tiveram a base forte de um companheiro como seu “Salvador” e ainda estão aos pés da cruz em busca de milho branco para se alimentar de paz. Não diga a uma mulher indígena que ela foi estuprada por um bem maior que foi colonizar o Brasil. Tupã, o criador do mundo, não se faz presente nisso. Ampliar o foco dos currículos para a diversidade cultural e racial, valorizar a pluralidade étnica, prevenir preconceitos, estereótipos e estigmas e formar cidadãos com compreensão de mundo e relações sociais deveriam ser nossos mandamentos, mas não são.
Kwanzaa se anuncia com amor. Umoja, Kujichagulia, Ujima, Ujamaa, Nia, Kuumba, Imani são princípios que, para além de sermos dizimistas, moldam a nossa fé sem armas com tiros à queima-roupa na nossa dignidade salarial, sanidade mental e expansão de nosso conhecimento.
Quando se refere às aprendizagens essenciais e não inclui uma pauta antirracista entre as prioridades, a BNCC desconsidera a realidade social brasileira, que é racista, preconceituosa e segregadora. No Brasil, o Kwanzaa já é celebrado em estados como São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O ódio, substantivo masculino, já estava sendo praticado antes mesmo nas disputas entre os homens das cavernas. Em 2024, ele percorre corações adoecidos dentro e fora das salas de aula. O campo de experiência “O eu, o outro e o nós” da Base Nacional Comum Curricular aborda habilidades como conhecer e respeitar regras de convívio social, respeitar a diversidade, desenvolver a identidade e até mesmo facilitar a socialização dos povos originários e as comunidades tradicionais. É como um “dever de casa” que nunca fica pronto.
Vivemos ainda com aqueles avisos colados com durex e escritos em folhas de ofício na horizontal dizendo:
“Não derrube o Menino Jesus da manjedoura”; ” Ser índia não é fetiche sexual”; “Torço/Ojá não é pra esconder drogas e passar em alfândegas de aeroportos”; “Milho branco alimenta e traz paz”; “Mulheres Negras não são souvenir de Carnaval”; “Minha conta de orixá não é da sua conta”.
Derretemos a neve para afogar Papai Noel e fazermos dos adeptos religiosos do Deus Tupã e Pai Oxalá uma piada para racistas recreativos anualmente.
Deus é fiel! Olorum é luz! Tupã é resgate à natureza humana.
2025 está logo ali.
Patrícia Bernardes Sousa é jornalista, redatora e integra projetos de impacto social, letramento, educação e cultura.
Opinião
#Opinião: Dando rum na educação construindo pontes sem dó – Por Patrícia Bernardes Sousa

Sim! Nem só o orixá toma “rum” no barracão da sua vida pessoal e profissional. Desde o início destes festejos do Novembro Negro 2024, a Bahia do poeta Castro Alves permitiu que a sua “concha acústica sonora” desse “rum” aos gestores de cultura, empresas privadas e simpatizantes empresariais da educação, letramento, teatro e arte-educação na capital baiana e no mundo.
Não deu “Dó” e ninguém deu “Ré” na compra de ingressos para vislumbrar o verdadeiro espetáculo vindo da troca de couros sagrados tocados pelos maestros dos mais diversos grupos culturais de Salvador. Com respeito e determinação legítima, ogãs, filhas de santo, ebomis, abiãs e yawos levaram a sua comunidade à visibilidade máxima ao entender que identidade racial e cultura identitária nasce na troca do couro e no lapidar na madeira para que o atabaque ecoe a nossa súplica.
Neste caso, a súplica foi ecoada sobe a batuta das águas de Oxalá e Nosso Senhor do Bonfim, que permitiram que a paz durante os eventos do G20, do cinquentenário do “Mais Belo dos Belos”, o Bloco Afro Ilê Aiyê e da cadência das Orquestras Afrobaianas, chegassem como perfume suave aos nossos ancestrais. Ninguém limpa couro com água salgada e é por isso que a alegria dos erês se fez e se faz presente em cada sorriso de vitória dos maestros Ubiratan Marques e Carlos Prazeres.
Não se tem como ecoar “Mi-mi-mi” diante da grandiosidade na excelência dos ensaios e preparações com a cabaça de conhecimento presente na vida destes maestros. A Orquestra Afrosinfônica da Bahia e a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) dão “rum” a quem acredita que somos subnotificação e que não existe qualidade nos ouvidos musicais e musicados de quem não tem dinheiro pra comprar nem um violino, um trombone ou até mesmo um simples cotonete.
A fome cultural e orgânica de pessoas carentes de acolhimento estrutural em Salvador oferta o ilá (grito) que nos alerta da importância de mobilizar, sensibilizar e deliberar políticas públicas de captação de recursos que ofereçam “cabaças” de possibilidades de realização de sonhos educacionais e profissionalizantes ao invés de “cuias” que limitam o abastecimento de água para limpeza do corpo e da hidratação humana diária através destes projetos.
Crianças, jovens e adultos formam um “coro” regido por “couros” devidamente abençoados por pembas de lucidez e o suor salgado das águas que curam e libertam cabeças que não tinham sonhos seja na Liberdade, Itapuã, Candeal, Bairro da Paz, Pelourinho, Subúrbio Ferroviário e muitos outros pela Bahia e pelo Brasil.
Com espetáculos como “Sinfonia Terra Brasilis”, “Ponte Para a Comunidade – Orquestras Afrobaianas” e “ OSBArris”, as políticas sociais de Salvador ensinam aos seus gestores que a educação musical também é pioneira na arte ancestral dos ensinamentos orais que legitima a direção (rum) que são passados de mães solo, em sua maioria, para seus filhos, filhas e filhes.
Para atender ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, a Bahia vai precisar sair dos atuais 37% para 43% agora em 2024, chegando a 50% em 2025. A meta é alcançar 80% de sucesso até 2030. Subnotificações que chegam aos nossos ouvidos sem “dó” e quase obrigando gestores culturais como os maestros Ubiratan Marques e Carlos Prazeres a dar “ré” na hora de colocar as suas apresentações com carência profunda como uma concha nas profundezas do mar da Baía de Todos os Santos. 34 mil estudantes, entre 18 e 24 anos são analfabetos na Bahia, segundo dados do IBGE.
Das cordas e dos couros de instrumentos musicais ainda podemos promover notas musicais e notas máximas que ecoem aprovações de crianças e jovens carentes pelo Brasil. Na Bahia, 77 em cada 100 crianças e adolescentes vivem na pobreza em suas múltiplas dimensões, afirma o Unicef. Esse sim é o verdadeiro espetáculo que vislumbramos aplaudir: a erradicação da fome e da pobreza através do “rum” na gestão pública sucateada de nosso país. Uma verdadeira proclamação da República de Direitos Humanos.
Patrícia Bernardes Sousa é jornalista, redatora e integra projetos de impacto social, letramento, educação e cultura.
Opinião
#Opinião: Novembro Negro e o Mito da Meritocracia: Um Convite à Reflexão – Por Luciane Reis

O Novembro Negro nos convida, anualmente, a revisitar a história, reavaliar estruturas e reafirmar lutas pela igualdade racial. Nesse contexto, a discussão sobre a meritocracia se torna urgente, pois essa ideia, muitas vezes celebrada como símbolo de justiça social, carrega as marcas de um pensamento colonial que perpetua desigualdades.
A meritocracia pressupõe que todos partem do mesmo ponto na corrida pelo sucesso, ignorando as distâncias impostas por séculos de exclusão. É como esperar que dois corredores compitam em igualdade enquanto um carrega o peso da história em suas costas. No Brasil, onde a escravidão moldou as bases econômicas, sociais e culturais, a meritocracia funciona mais como uma cortina que esconde privilégios do que como um mecanismo de equidade.
Esse sistema, aparentemente neutro, ignora que o acesso à educação, saúde e oportunidades profissionais sempre foi condicionado por cor e classe social. Para quem descende de uma trajetória de exploração, a realidade é outra: os degraus da mobilidade social são mais altos e escorregadios. O pensamento colonial que estruturou o Brasil não apenas determinou quem teria acesso à terra, ao poder e ao conhecimento, mas também deixou como legado uma lógica que naturaliza a exclusão.
Novembro Negro é um tempo para questionar essa narrativa. Quando celebramos Zumbi dos Palmares, Dandara e tantos outros ícones da resistência, estamos também desafiando a ideia de que as conquistas são individuais. O sucesso negro no Brasil nunca foi apenas mérito pessoal; é fruto de uma luta coletiva, travada contra um sistema que se reinventa para manter privilégios.
Superar o mito da meritocracia exige ir além de reconhecer desigualdades. Precisamos de políticas que reparem os danos históricos, ações afirmativas que nivelam o campo de oportunidades e, acima de tudo, coragem para repensar nossos valores. A verdadeira justiça não é um pódio onde poucos chegam, mas uma estrada onde todos podem caminhar juntos.
Que este Novembro Negro nos inspire a abandonar os mitos que aprisionam e a construir um país onde o mérito seja medido pela força do coletivo, e não pela manutenção de privilégios disfarçados de igualdade.
Luciane Reis é Comunicóloga, graduada em Publicidade e Propaganda pela UCSAL, especialista em Produção de Conteúdo para Educação e mestra em Desenvolvimento e Gestão pela UFBA e CEO Mercafro