Connect with us

Audiovisual

“Na Rédea Curta” estreia nos cinemas dia 17 de novembro

Jamile Menezes

Publicado

on

 

Com quase 400 mil inscritos no YouTube, a websérie “Na Rédea Curta”, dos atores baianos Sulivã Bispo e Thiago Almasy, vai virar filme. Júnior e Mainha são as estrelas do longa-metragem de comédia “Na Rédea Curta”, que tem estreia nacional no próximo dia 17 de novembro. Mãe e filho deixam o cenário da internet direto para as telonas pelo olhar da dupla de diretores Glenda Nicácio e Ary Rosa (“Café com Canela”, “Ilha”, “Até o Fim”).

O filme chega em praças do Nordeste, como Bahia, Pernambuco e Ceará, além do eixo Rio-São Paulo, mostrando a dupla numa situação inédita, quando Júnior, criado apenas pela mãe, terá que descobrir como ser pai após saber da gravidez de sua namorada.

“Quando soubemos que Glenda e Ary queriam conversar com a gente, ficamos super empolgados. Marcamos então uma reunião onde fomos apresentados à uma ideia inicial do argumento: Júnior engravida Keylane e decide conhecer seu pai biológico, e é Mainha quem o leva à Cachoeira nesta busca. Foi a primeira coincidência, pois eu já havia dito à Sulivã que, caso a websérie um dia se tornasse filme, seria um road movie. Amo cinema de gênero. Daí em diante fomos mantendo uma constância de reuniões, mergulhamos na escrita de forma colaborativa e chegamos ao primeiro tratamento a partir do argumento bolado por Ary. Foi um processo de muita troca, criatividade e disciplina, e também a minha primeira experiência com uma sala de roteiro”, conta Almasy.

As gravações aconteceram em Salvador (Lapinha) e nas cidades de Cachoeira, São Félix e Muritiba. A comédia conta com nomes como Zezé Motta e Jackson Costa em seu elenco, e participações especiais como a da jornalista e apresentadora Rita Batista. O roteiro fica por conta de Ary Rosa, Camila Gregório, Glenda Nicácio, Sulivã Bispo, Thiago Almasy e Tidi Eglantine.

 “Levar o ‘Na Rédea Curta’ para as telas de cinema é ver exaltada a potência da periferia, da negritude e a força das nossas verdadeiras histórias. O filme é uma comédia que conta nossa história e fala bem da gente, sem depreciar a nossa imagem. Nós exaltamos a mulher negra, a mãe preta, através da construção de uma família diferente dos padrões que estão impostos na sociedade, com humor leve, de cotidiano, com referências do sitcom, de teatro e mesclando essas fontes”, comenta Sulivã.

Audiovisual

SÃO JOÃO BAHIA 2025

Jamile Menezes

Publicado

on

 

 

Continuar lendo

Audiovisual

SÃO JOÃO BAHIA 2025

Jamile Menezes

Publicado

on

 

Continuar lendo

Audiovisual

“Filme Marginal” abre inscrições para produções audiovisuais independentes de todo o Brasil

Iasmim Moreira

Publicado

on

Filme Marginal

Estão abertas até o dia 18 de maio as inscrições para a 5ª edição da Mostra do Filme Marginal: Cinema de Luta, Arte de Libertação. O evento, que acontece em setembro no Rio de Janeiro, busca valorizar o cinema independente brasileiro com obras que abordem temas sociais, políticos e culturais marginalizados. Podem se inscrever realizadores de curtas, médias e longas-metragens de qualquer parte do país — inclusive Salvador — com filmes finalizados a partir de 2022. A participação é gratuita.

Voltada para a difusão de um cinema autoral, popular e crítico, a Mostra se define como um espaço de reflexão, estímulo e autoformação. A proposta é ampliar a visibilidade de produções que provoquem debates sobre injustiças e desigualdades, com temas como racismo, gênero, sexualidade, direitos das mulheres, meio ambiente, luta por moradia e questões indígenas.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente online, por meio do formulário disponível no site do festival: mostradofilmemarginal.com. A curadoria da mostra avaliará os filmes inscritos e a lista de selecionados será divulgada na primeira semana de agosto. A exibição dos filmes ocorrerá entre os dias 12 e 21 de setembro de 2025, no Rio de Janeiro.

Criada em 2017, a Mostra do Filme Marginal é organizada pela Corpo Fechado Produtora e conta, nesta edição, com apoio do Pró-Carioca Audiovisual 2024 – Edital de Apoio à Produção de Mostras e Festivais de Audiovisual, via Lei Paulo Gustavo e Rio Filme. O evento cresceu significativamente nos últimos anos: da primeira edição com 36 filmes inscritos, saltou para mais de 400 em 2024.

“Estamos abertos à multiplicidade de vozes e experiências do cinema independente contemporâneo brasileiro”, afirma o idealizador da mostra, Uilton Oliveira.

SERVIÇO

📽️ 5ª Mostra do Filme Marginal: Cinema de Luta, Arte de Libertação
📅 Inscrições gratuitas: de 1º a 18 de maio de 2025
📍 A mostra acontece em setembro, no Rio de Janeiro
🔗 Formulário de inscrição: clique aqui
🌐 Site: mostradofilmemarginal.com
📱 Instagram: @mostradofilmemarginal

Continuar lendo

EM ALTA