Connect with us

Audiovisual

Telefilme “Beleza da Noite” aborda estética negra e a representatividade feminina

Jamile Menezes

Publicado

on

 

Fernanda, Larissa, Véu Foto Bruna Castro

 

O telefilme Beleza da Noite (40 min.), criado e escrito por Gildon Oliveira e dirigido por Cecília Amado e Dayse Porto, tem estreia marcada para o dia 20 de novembro (domingo). 

O enredo está ambientado no bairro da Liberdade em Salvador (BA) e narra uma história que revela os resquícios do racismo estrutural na mente das crianças negras. Michellini (Larissa Luz) é uma babá que quando vai comprar uma boneca de presente para a filha de sete anos, chamada Suellen (Mayana Aleixo), percebe que a menina prefere uma boneca branca. Michellini se questiona sobre a beleza negra e as amigas Lulu Danada (Fernanda Silva) e Jaqueline (Véu Pessoa), a convencem de participar do Concurso da Beleza Negra do Ilê Aiyê, com o objetivo de transformar  a visão da filha sobre a estética negra.

A obra é uma realização da Globo Filmes e Movida Conteúdo, com apoio da TV Bahia.estará no ar às 23h, após o Fantástico, dentro da programação da TV Bahia. Logo depois estará disponível no Globoplay gratuitamente, para acessar basta fazer o cadastro na plataforma.

Mayana Aleixo | Foto Bruna Castro

 

Além de marcar as estreias de Larissa Luz como protagonista e da atriz mirim Mayana Aleixo, o telefilme conta com atrizes experientes como Edvana Carvalho, Fernanda Silva, Véu Pessoa, Iana Nascimento, Paula Lice, Evana Jeyssan e o ator, Diogo Lopes Filho. A direção de fotografia é de Maoma Faria.

“Foi incrível sonhar junto com essas mulheres de diferentes gerações. Foi uma imersão que provocou um aprendizado constante, a todo momento a gente revisitava as nossas histórias e a de outras mulheres e crescemos com isso. Foi um processo muito prazeroso e grandioso. Toda mulher preta tem um pouco esse sonho de ser a Deusa do Ébano, então eu também realizei um sonho vivendo isso na ficção. Então essa história é sobre isso, sobre encontros de mulheres, de histórias, de gerações, de sonhos e realizações”.- Larissa Luz

 

Foto Bruna Castro

A atriz Edvana Carvalho é a mãe de Michellini e conta como foi vivenciar essa narrativa tão presente no cotidiano de mulheres pretas.

“Desde que li o roteiro eu me vi representada em todas as mulheres que tem na história. Eu chorei quando eu peguei o roteiro para ler, chorei fazendo e chorei assistindo…então é muita emoção presente na beleza e do toque singelo dessa obra que eu espero que vire série! Beleza da Noite toca a alma de forma positiva, ainda mais por ser uma história que se passa também no bairro da Liberdade onde eu nasci e fui criada, e claro tudo isso mexe com o emocional da gente”, diz.

SERVIÇO

Telefilme: Beleza da Noite

Duração: 40 min

Exibição: 20 de novembro, às 23h, na TV Bahia

Disponível: Globoplay

 

 

Audiovisual

Artista do Nordeste de Amaralina é lançado pelo Favellê Music

Amanda Moreno

Publicado

on

Artista do Nordeste de Amaralina
Artista do Nordeste de Amaralina (Foto: Bruno Mocottó)

Artista do Nordeste de Amaralina é lançado pelo Favellê Music.  É do Nordeste de Amaralina que sai  o novo lançamento do Favellê Music, selo que aposta no lançamento de conteúdos audiovisuais de artistas das periferias de Salvador.

“Resistência e Poder” é o nome da música interpretada por Moura X e que tem sua célula embrionária conectada a Marivaldo (idealizador do Favellê e que assina a composição da música junto com Moura X). Ouça em https://ingrv.es/resistencia-e-poder-nmc-7 e assista em https://www.youtube.com/watch?v=mDo_hFNbFtc.

A parceria de Moura X e Marivaldo é inspirada na pauta racial, um convite à união na luta contra o racismo e à reflexão sobre o tema.

“A gente se dedicou ao máximo para fazer algo realmente fantástico e impactante, onde as pessoas consigam entender a mensagem da música. Em alguns momentos é uma mensagem triste, porém fala sobre a realidade, além de ser a mão que levanta a cabeça do meu povo, para aqueles que se encontram tristes e desanimados. O intuito maior é salvar vidas, mudar mentes, quero ser o despertar. Tudo começa agora com resistência e poder”, fala Moura.

Favellê Music

O novo selo musical nasceu em Salvador já reunindo gigantes da música brasileira. “Favellê Music” é do multi-instrumentista baiano Marivaldo dos Santos, e firmou uma parceria com a Virgin Music Group – divisão da Universal Music, principal parceiro mundial de selos e artistas independentes – e Nas Nuvens Catalog, uma empresa brasileira independente líder na gestão e aquisição de catálogos musicais, que tem como presidente um dos mais consagrados produtores musicais do país, Liminha.

Marivaldo dos Santos é músico, produtor musical, nascido e criado nas periferias de Salvador (BA). Hoje, vive na ponte-aérea entre Brasil e Nova York, onde reside há mais de 20 anos. Ao longo de sua carreira realizou trabalhos com artistas como STING, Lauryn Hill, Fugees, Joshua Bell, Ceelo Green e muitos outros. Atualmente, está terminando a produção do filme “Música”, pela AMAZON USA, como diretor musical e performático ao lado de Rudy Mancuso.

Veja mais informações em https://www.instagram.com/favellemusic/.

Continue Reading

Audiovisual

Tia Má dubla personagem em série de animação

Amanda Moreno

Publicado

on

Tia Má dubla personagem
Tia Má dubla personagem

Tia Má dubla personagem em série na segunda temporada da animação “Aventuras de Amí”, emprestando sua voz à personagem Dora, mãe da protagonista, uma menina de 8 anos, que usa a imaginação para lidar com os desafios do dia a dia ao lado do cachorro Balú e do amigo Tim.

A série baiana é produzida pela Lanterninha Produções, com co-produção da Movioca Content House. Em exibição no Canal Futura, TV Rá Tim Bum e Globoplay, o desenho retrata o processo de crescimento das crianças, abordando os ritos de pass.agem e a dificuldade em lidar com novas responsabilidades.

“É incrível trabalhar para o público infantil. E mesmo no papel de mãe, é voltar a ser criança um pouco. Ao mesmo tempo, sinto como se fosse uma vitória. É ter um produto que minha filha pode me assistir e me reconhecer e se reconhecer”, comemora.

Aos 43 anos, a artista, jornalista e escritora Maíra Cristina Dias Azevedo desponta em uma carreira promissora na TV e no streaming. Conhecida como Tia Má, ela soma mais de um milhão de seguidores em suas redes sociais. Somente em 2023, a artista participou de sete produções audiovisuais.

Além de Tia Má dubla personagem em série de animação “Aventuras de Amí”, Maíra compôs o elenco de “Humor Negro” e fez uma participação especial em “Dra Darci”, ambos humorísticos do Multishow; ela viveu a Carol, em “Rensga Hits!”, da Globoplay, na segunda e terceira temporada; interpretou Trombeta, mãe de Mia, a protagonista de “O Dia em que a Minha Vida Mudou”, do Gloob; e atuou em “Toda Família Tem”, da Prime Video, como Deise.

Continue Reading

Audiovisual

Carnaval da Bahia 2024 – 50 anos dos Blocos Afro

Jamile Menezes

Publicado

on

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA