Beleza
42ª Noite da Beleza Negra vai homenagear centenário de Mãe Hilda Jitolu
No próximo dia 28 de janeiro, a partir das 20h, na Senzala do Barro Preto, o bloco afro Ilê Aiyê realiza a 42ª Noite da Beleza Negra, com roteiro e direção geral do dramaturgo, diretor teatral e roteirista baiano Elísio Lopes Jr.
Com o tema “Iroko é Liberdade – Um espetáculo para festejar o tempo”, a festa irá homenagear os centenários de Mãe Hida Jitolu, matriarca do Ilê Aiyê, e de Agostinho Neto, herói nacional de Angola. A proposta é fazer um espetáculo de música preta brasileira. A cantora, compositora e dançarina Nara Couto vai começar as apresentações, seguida pelo grupo As Sublimes, com Isabel Filardis, Lilian Valeska, Karla Prietto, em sua formação original.
Para nós, muito além do concurso, essa noite aponta direções, pautas e estéticas da arte preta. Os artistas querem esse palco, comemoram quando são convidados, doam seu ofício. E nós honramos essa responsabilidade. É a história do Ilê e a nossa colaboração criativa para o enaltecimento da nossa cultura preta e da nossa ancestralidade.”, comenta Elísio Lopes Jr.
Duas vozes potentes da música baiana se apresentarão juntas no palco Senzala do Barro Preto: Patrícia Gomes e Alobened, que cantarão com a Band’Aiyê.
A apresentação da 42ª Noite da Beleza Negra é de Arany Santana, Val Benvindo e Sandro Telles. O trio conduzirá o desfile das candidatas, chamando uma a uma no palco para se apresentar e conquistar o voto do júri e do público. Esta edição da Noite da Beleza Negra é pioneira em inaugurar a presença de uma finalista trans, a esteticista Laís de Araújo Ferreira, de 26 anos.
Homenagem
A noite também será de homenagens: o centenário da matriarca do Ilê Aiyê, Mãe Hilda Jitolu será reverenciado com leitura de texto pelo ator Sulivã Bispo, canto da multi-instrumentista mirim Lilica Rocha e balé solo da coreógrafa e professora de dança Edilene Alves, deusa do Ébano de 2009, que fará uma interação com a representação do orixá Omolu.
O herói nacional de Angola, Agostinho Neto também terá seu centenário lembrado, com o ator Diogo Lopes Filho. Agostinho Neto tornou-se o primeiro presidente de Angola em 1975, após sua militância em prol da libertação de Angola. Ele é tema do Carnaval do Ilê este ano. A 42ª Noite da Beleza Negra marca a despedida da atual rainha Gleicy Ellen Teixeira que, em caráter inédito, reinou por três anos devido a não realização do concurso por dois anos consecutivos de pandemia.
Além da Banda Aiyê, a banda Afrocidade vai animar a noite e celebrar a vitória da nova Rainha do Ilê Aiyê.
SERVIÇO:
42ª Noite da Beleza Negra
Onde: Senzala do Barro Preto – Rua Direta do Curuzu, s/n, Liberdade
Quando: 28 de janeiro
Horário: A partir das 20h.
Atrações musicais: Band’Aiyê e Afrocidade
Ingressos AQUI.
Beleza
“Pretas têm Dendê” encerra com o Miss Black Federação
O bairro da Federação vai receber, neste sábado (27), o encerramento do evento sociocultural “Pretas têm Dendê”, com o concurso Miss Black Federação – 7ª Edição. O evento, realizado por membros da comunidade, acontece no Centro Social Urbano da Federação (CSU), neste sábado (27/07), a partir das 13h. A entrada é gratuita e sujeita a lotação.
O tema do desfile deste ano do “Pretas têm Dendê” é a Bahia, estado com uma rica herança cultural e histórica, especialmente no que diz respeito à cultura afro-brasileira. Salvador, a capital, é conhecida como a cidade mais negra fora da África, e a Bahia como um todo tem uma população majoritariamente negra, com uma forte presença de tradições africanas em sua música, dança, culinária e religião.
Acontecerá também o tradicional circuito moda praia, que antecede o principal. As modelos serão avaliadas por um time de jurados composto por especialistas reconhecidos por suas contribuições em suas respectivas áreas e por seu compromisso com a promoção da cultura e da diversidade.
Além do desfile, o Pretas tem Dendê contará com apresentação de samba de roda com o grupo de idosas Estrela, Banda Verbo Ativo, sessão de poesia com Wesley Guedes, e rodas de conversa sobre literatura e ancestralidade.
A proposta do Pretas têm Dendê é quebrar paradigmas e estereótipos na moda. Sejam pretas, brancas, lisas, crespas, gordas, trans, lésbicas, idosas, o “Miss Federação” homenageia e empoderar a manifestação da cultura e da beleza negra da comunidade da Federação.
“Este evento não é apenas um concurso de beleza, mas uma plataforma que destaca a riqueza da nossa herança cultural e promove a autoestima e a representatividade das mulheres negras” ressalta um dos idealizadores do evento, o produtor Daniel Silva.
A coordenadora do CRAS Federação e também idealizadora do projeto, Daianne Silva, afirma:
“O Pretas é possibilidade, o Pretas é o momento que nos permite a sonhar e acreditar que apesar das limitações cotidianas e principalmente econômica, podemos sonhar e acreditar que somos ilimitadas e que estaremos atentas e fortes uma ajudando às outras como acreditamos que deve ser. Um detalhe importante nos Pretas é que não estamos só””, diz.
O evento é produzido pela Idealize Produtora, em parceria com CRAS Federação.
Serviço:
O que: Pretas têm Dendê realiza Miss Black Federação 2023
Quando: 27 de Julho, a partir das 13h
Onde: Centro Social Urbano da Federação (CSU)
Beleza
Sussuarana elege princesa, príncipe e rainha Odara neste sábado (6)
O concurso Noite da Beleza Negra chega a sua 12ª edição neste sábado (6), às 19h, no CAPDEVER, na Rua Manoel Bispo, 54, Novo Horizonte/Sussuarana, com entrada gratuita. Candidatos com idade mínima de 12 anos irão competir nas categorias de princesa, príncipe e rainha Odara.
O projeto é realizado pelo Coletivo Negritude Sussuarana em parceria com o Núcleo Artístico de Favelas (NAF), Centro de Direitos Humanos Franco Pellegrini (CEDHU) e Centro de Pastoral Afro Pe. Heitor Frisotti (Cenpah), que formam a Rede Sociocultural de Favelas.
Os vencedores terão a oportunidade de representar suas comunidades ao longo de um ano, participando de diversos eventos e atividades que destacam a importância da cultura e história negra.
O evento celebra a resistência do povo negro em Sussuarana, oferecendo visibilidade e reconhecimento para os vencedores do concurso. Além do prestígio, os vencedores poderão receber prêmios que chegam a R$ 5 mil, variando conforme a categoria e desfilam na Caminhada da Consciência Negra, em novembro.
“Este é um momento de celebração e reconhecimento da beleza e representatividade negra. Além disso, é nossa contribuição para a desconstrução do processo histórico cruel que enfrentamos. Nossos antepassados também foram parte da nobreza, promovendo nosso empoderamento e autoestima”, diz Danubia Santos, coordenadora do Coletivo Negritude Sussuarana e idealizadora do evento.
A programação prevê dança, música e arte afro-brasileira, com público esperado de 500 pessoas. O corpo de jurados é formado por personalidades do cenário nacional e internacional, como Camila Morena, rainha do bloco Malê Debalê, e o professor de dança da Universidade da Flórida, Augusto Soledade.
Beleza
Noite da Beleza Negra abre inscrições em Sussuarana
Estão abertas as incrições para a 12ª edição da Noite da Beleza Negra, uma realização da Rede Sociocultural de Favelas, formada pelo Coletivo Negritude Sussuarana, NAF, Cedhu e Cenpah. Interessados terão até dia 1º de julho para se inscrever. A participação é destinada a candidatos com idade mínima de 12 anos, que poderão competir nas categorias de princesa, príncipe e rainha Odara.
O concurso tem como objetivo principal valorizar a beleza, cultura e identidade da comunidade negra. Os vencedores terão a oportunidade de representar suas comunidades ao longo de um ano, participando de diversos eventos e atividades que destacam a importância da cultura e história negra.
Haverá também o desfile na Caminhada da Consciência Negra, marcada para novembro. O evento celebra a resistência do povo negro em Sussuarana, oferecendo visibilidade e reconhecimento para os vencedores do concurso. Os vencedores poderão receber prêmios que chegam a R$ 5 mil, variando conforme a categoria.
Os interessados em participar da Noite da Beleza Negra poderão se inscrever de duas maneiras: pelo Instagram oficial do evento, @negritudesussuarana, ou presencialmente no Cenpah, na Rua Albino Fernandes, 59 C, Novo Horizonte/Sussuarana, de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Para mais informações, a organização disponibilizou o telefone: (71) 92001-0449.