Connect with us

Música

Bia Ferreira faz show na Casa da Mãe no Rio Vermelho

Jamile Menezes

Published

on

 

 

Na próxima quinta-feira, dia 9/02, a partir das 21h, sobe ao palco da Casa da Mãe pela primeira vez a cantora, compositora, multi-instrumentista Bia Ferreira. Compositora reconhecida por letras contundentes, busca facilitar a compreensão de temas importantes como necropolítica, cotas raciais, antirracismo, a luta pelos direitos das mulheres, da população lgbtqiap+ e a afetividade destes corpos.

O sucesso veio em março de 2018, quando foi lançado o seu registro (acústico) de “Cota Não É Esmola” pela equipe brasileira do Sofar Sounds e que, hoje, ultrapassa os 13 milhões de visualizações. Seu primeiro álbum foi um registro ao vivo pelo Estúdio Showlivre, publicado em novembro de 2018.

Bia esteve na Europa, sendo aclamada pelo público e pela crítica, sendo assim convidada a escrever uma coluna no Jornal O Público, em Portugal, e tem tocado nas rádios pela Europa afora. Bia tem adotado, em sua narrativa, letras mais focadas em oferecer soluções para os problemas que ela outrora denunciava. Inaugurando uma nova fase em sua carreira. Em novembro de 2022 lançou um novo disco intitulado Faminta.

Nesse álbum, a cantora e compositora traz 21 temas divididos em duas partes. Na primeira parte, intitulada MPSFN, ela traz 8 faixas, colocando o afeto afrocentrado como representação de cura, abundância e vida; na segunda parte, Bia traz o seu Evangelho de Libertação da Igreja Lesbiteriana, outras 13 canções que se encarregam de fazer uma análise de conjuntura política dos últimos 4 anos no Brasil, com intuito de pautar o acesso à informação e ao conhecimento como a maior arma contra a desinformação e abandono que se instaurou no país. Bia traz nesse álbum a linguagem pop das love songs, assim como investe no ritmo e poesia (RAP) como forma de alcançar novos ouvintes para sua pregação. A última vez que um artista brasileiro lançou um álbum de 21 músicas foi nos anos 2000.

Serviço :

Show de Bia Ferreira

Dia 9 de fevereiro, às 21h

Na Casa da Mãe, na Rua Guedes Cabral, 81, Rio Vermelho.

Couvert a R$ 30

 

Música

Jeremias Gomes confirma segunda edição do Baile do Rasta em Salvador

Kelly Bouéres

Published

on

Jeremias Gomes
Luciana Nascimento

O reggae baiano segue expandindo seus territórios, e o Baile do Rasta é a prova viva dessa potência. Depois de estrear na Concha Acústica do TCA, o projeto idealizado pelo cantor e compositor Jeremias Gomes chega à sua segunda edição no dia 11 de janeiro de 2026, na Chácara Baluarte, no histórico bairro do Santo Antônio Além do Carmo. Agora, o evento passa a integrar o calendário oficial do verão de Salvador, celebrando o gênero que pulsa história, identidade e resistência.

Idealizado por um dos nomes mais expressivos da nova geração do reggae nacional, o Baile do Rasta reafirma o compromisso de Jeremias com a força cultural e espiritual do reggae. A cada edição, o artista conecta grandes nomes da cena e novos talentos, fortalecendo um movimento que coloca o gênero nos palcos e espaços que sempre mereceu ocupar.

Nesta edição, o artista recebe Fauzi Beydoun (Tribo de Jah), Zeider Pires (Planta e Raiz) e Banda Cativeiro. Nos decks, o DJ Rás Seles completa a experiência sonora, garantindo uma celebração repleta de boas vibrações.

“É uma responsabilidade enorme ser parte da nova geração de um movimento tão grandioso como o reggae brasileiro. O Baile do Rasta une várias gerações. Esse projeto nasceu em Salvador e já me levou a ocupar espaços emblemáticos, como a Concha Acústica, marcando não apenas a minha trajetória, mas também a cena nacional”, afirma Jeremias Gomes.

Sobre Jeremias Gomes

Jeremias Gomes, cantor e compositor baiano de 33 anos, é filho do icônico Edson Gomes e cresceu cercado por música e referências do reggae. Em 2008, estreou nos palcos e foi eleito melhor intérprete em um festival musical, marcando o início de uma trajetória consistente.

Fundador da banda “Expressão e Liberdade” — mais tarde rebatizada como “Dilúvio” — Jeremias lançou em 2012 seu primeiro álbum, Régua e Compasso, consolidando sua identidade artística. Desde então, abriu shows de nomes como Dread Mar I e participou de eventos importantes como República do Reggae e Festival Canto da Rua.

Hoje, o cantor segue sua carreira solo e também atua como backing vocal na banda Cão de Raça, ao lado do pai, participando de grandes festivais como o Festival de Verão de Salvador e o Encontro das Tribos, em São Paulo. Com um repertório que transita entre o roots e o reggae dançante, Jeremias mantém viva a essência e o legado do gênero, renovando-o com personalidade e propósito.

SERVIÇO:

Baile do Rasta – 2ª Edição com Jeremias Gomes
11 de janeiro de 2026 (domingo), a partir das 14h
Chácara Baluarte – Santo Antônio Além do Carmo, Salvador
Convidados: Fauzi Beydoun (Tribo de Jah), Zeider Pires (Planta e Raiz), Banda Cativeiro e DJ Rás Seles
Classificação: 18 anos
Venda online em Bora Tickets – Baile do Rasta 2ª Edição

Continue Reading

Música

Varanda Quabales integra Salvador Capital Afro com programação gratuita

Kelly Bouéres

Published

on

Quabales Banda
Fernanda Mello

Nesta sexta-feira (14), o Centro Cultural Quabales, no Nordeste de Amaralina, será palco de mais uma edição da Varanda Quabales, que desta vez integra a programação do Festival Salvador Capital Afro. O evento gratuito acontece em frente ao espaço (Rua Aurelino Silva, 385) e promete transformar a rua em um grande palco a céu aberto, reunindo artistas, empreendedores e o público em uma celebração da música e da cultura afro-brasileira.

Durante o dia, a programação começa com atividades voltadas ao fortalecimento do afroempreendedorismo. Das 9h às 12h, acontece a imersão Afroestima – AfroEmpreendedora, com oficinas e cadastro de novas participantes. Já das 14h às 17h, será realizada a Formação Sou Salvador (Beleza e Trancistas), em parceria com a SEMDEC, além do SAC do Empreendedor. Todas as ações acontecem no próprio Centro Cultural Quabales, com inscrições limitadas disponíveis no Instagram @salvadorcapitalafro.

Encerrando o dia, a partir das 18h, a 6ª edição da Varanda Quabales levará ao público uma programação musical diversa, com apresentações de Quabales Banda, Samba Gringa, Rafa Chagas, Fê e Movimento Nagô Beets, DJ Sista Kátia, além de uma Jam Session Experimental com Marivaldo dos Santos e o desfile do Projeto Aconchego.

Idealizada pela Favellê Music, a Varanda Quabales nasceu inspirada nas tradicionais block parties — festas de rua realizadas nos Estados Unidos nos anos 1970 que uniam comunidades em torno da música. O conceito foi adaptado à realidade soteropolitana, promovendo um intercâmbio sonoro entre músicos da Quabales Banda e artistas da cena do jazz, além de abrir espaço para performances autorais e momentos de microfone aberto.

SERVIÇO:


Varanda Quabales – edição especial Salvador Capital Afro
Sexta-feira, 14 de novembro de 2025, a partir das 9h
Centro Cultural Quabales – Rua Aurelino Silva, 385, Nordeste de Amaralina
Entrada Gratuita
Inscrições: @salvadorcapitalafro

Continue Reading

Música

Festival de Samba Reggae agita feriado com Tonho Matéria

Kelly Bouéres

Published

on

Toninho Matéria
Skilo Coutinho

O feriado da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, promete ser de muita música e celebração no Pelourinho. A Praça Tereza Batista recebe, a partir das 14h, o Festival de Samba Reggae – Tonho Matéria Convida, evento que reúne arte, cultura e resistência.

Sob o comando do cantor e compositor Tonho Matéria, a tarde festiva contará com exposições de moda étnica e pinturas, além de oficinas e roda de capoeira. A programação de shows será aberta pela Banda Orisun. Em seguida, Tonho Matéria sobe ao palco com um repertório repleto de sucessos, como “Olodum Força Divina”, “Rum Bragadá”, “Ginga e Expressão”, “Menina Me Dá Seu Amor” e “Vieram Três Pra Bater No Negro”.

Durante a apresentação, o artista receberá os convidados Rafa Chagas, Marquinhos Marques e FDB, celebrando o ritmo que é símbolo da identidade afro-baiana.

O Festival de Samba Reggae é uma iniciativa do projeto Artes em Movimento, desenvolvido pela Associação Sociocultural e de Capoeira, Bloco Carnavalesco Afro Mangangá, reafirmando o compromisso com a valorização da cultura negra e da música percussiva da Bahia.

SERVIÇO:

Festival de Samba Reggae – Tonho Matéria Convida
20 de novembro (quarta-feira), a partir das 14h
 Praça Tereza Batista – Pelourinho, Salvador
 Acesso gratuito

Continue Reading

EM ALTA