Connect with us

Políticas

Vereadora Marta Rodrigues realiza Sessão Especial em comemoração aos 22 anos do Fórum de Entidades Negras da Bahia

Jamile Menezes

Published

on

Vereadora Marta Rodrigues
Convocada pela vereadora e presidente da Comissão de Direitos Humanos e de Defesa da Democracia Makota Valdina, Marta Rodrigues (PT), a Câmara Municipal de Salvador irá realizar uma sessão especial, na próxima segunda-feira (3), em comemoração aos 22 anos do Fórum de Entidades Negras da Bahia (Feneba), homenageando a luta da entidade contra o racismo por meio de ações de conscientização, pedidos de reparação e diálogo com a sociedade civil e o poder público.
O evento ocorrerá no plenário Cosme de Farias, às 18 horas, com transmissão ao vivo pela TV CAM (12.3) e pelas redes sociais do legislativo municipal (www.facebook.com/tveradiocam).
“O Feneba tem sido fundamental em cobrar reparação das elites e classes dominantes em relação aos povos que foram explorados e escravizados vindos da África. Também é um instrumento de denúncia para o planeta da imensa desigualdade e do racismo estrutural que existe no Brasil. Uma honra homenagear o Feneba na Câmara. É muita luta envolvida e neste ano, a imortalidade de Zumbi dos Palmares comemora 328 anos, será uma dupla comemoração”, disse a vereadora.
Para o atual dirigente do FENEBA, o filósofo e ativista do movimento negro Raimundo Bujão, a homenagem é motivo de orgulho.
“Essa data nos traz a memória da realização da Primeira Caminhada do Campo Grande à Praça da Sé, idealizada pelo MNU em 1980, e, anos depois, as polêmicas levantadas acerca da participação dos blocos afro. De lá para cá, muitas transformações ocorreram, e o FENEBA se fez presente, contribuindo com o seu pioneiro grito de reparação já, o que notabilizou a nossa existência enquanto coletivo de organizações fundamentais na luta contra o racismo na Bahia e no Brasil”, afirmou.

 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Políticas

Projeto do Nordeste de Amaralina é finalista do Periferia Viva

Kelly Bouéres

Published

on

Divulgação

A iniciativa “Ação de Prevenção às Violências no Complexo do Nordeste de Amaralina”, desenvolvida pelo Coletivo LGBTQIAPN+ Laleska d’Capri, foi selecionada como finalista do Prêmio Periferia Viva 2025, promovido pela Plataforma Nós Periféricos, do Governo Federal. O projeto está entre mais de 2.500 iniciativas inscritas em todo o país.

A partir desta terça-feira, 25 de novembro, às 18h (horário de Brasília), começa a etapa de votação popular, que definirá as 30 iniciativas mais votadas para a próxima fase do prêmio. A participação é aberta ao público e cada pessoa pode votar uma única vez, utilizando CPF.

Para votar, basta acessar o site da plataforma aqui, realizar login e selecionar a opção “Votar na minha favorita”. Em seguida, o público deve buscar pela iniciativa “Ação de Prevenção às Violências no Complexo do Nordeste de Amaralina”.

Continue Reading

Políticas

Setur-BA amplia ações de turismo em aldeias indígenas

Kelly Bouéres

Published

on

Setur-BA reforça ações para incremento do turismo comunitário em territórios indígenas
Laís Rocha

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) reforçou as ações para o fortalecimento do turismo comunitário em territórios indígenas durante a 7ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), realizado na área verde da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador. O evento, promovido pelo Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba), aconteceu de 2 a 6 de novembro e reuniu mais de dois mil indígenas de 55 municípios, com o tema “Clima e Território: duas lutas, um direito”.

Equipes da Setur-BA se reuniram com lideranças de diversas etnias para ouvir demandas e identificar novas oportunidades de roteiros turísticos em aldeias com potencial de visitação, especialmente na Costa do Descobrimento.

“O turismo de base comunitária tem uma atenção especial da nossa secretaria, que acompanha de perto o trabalho desenvolvido nas aldeias. No acampamento, ouvimos novas demandas dos indígenas, para reforçar as ações de incremento desse segmento turístico tão rico no estado, com a previsão de criação de novos roteiros”, afirmou o secretário de Turismo, Maurício Bacelar.

A superintendente de Políticas para os Povos Indígenas da Bahia, Patrícia Pataxó, destacou o avanço das discussões no evento. “Este ano, tivemos o maior ATL da história, que discutiu avanços para os povos originários, incluindo o fortalecimento do turismo em comunidades indígenas, promovido pela Setur-BA, como na Reserva da Jaqueira, em Porto Seguro, que é um exemplo para o Brasil, recebendo turistas do mundo inteiro. Um trabalho que é feito respeitando a cultura e a diversidade das aldeias.”

O Governo do Estado apoiou o evento e anunciou R$ 500 milhões em investimentos voltados a serviços essenciais para os povos originários.

SERVIÇO:

 7ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL) – ações de turismo comunitário da Setur-BA
2 a 6 de novembro de 2025
Área verde da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Salvador – BA
Realização: Mupoiba, com apoio do Governo do Estado da Bahia
Contato: www.setur.ba.gov.br

Continue Reading

Cultura

Festival Nosso Futuro celebra trocas entre Brasil, França e África

Kelly Bouéres

Published

on

Festival Nosso Futuro reúne artistas e gestores do Brasil, França e África em Salvador
Victor Fernandez

Salvador recebe até 8 de novembro o Festival Nosso Futuro Brasil–França: Diálogos com a África, que reúne mais de 300 jovens, artistas e gestores dos três continentes. A abertura oficial aconteceu nesta quarta-feira (5), no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), com a presença do presidente francês Emmanuel Macron, do governador Jerônimo Rodrigues e da ministra Margareth Menezes.

“A nova casa do mundo africano está sendo criada peça por peça, degrau por degrau, para mudar as coisas nesse triângulo para melhor”, afirmou Macron.

A noite contou com shows de Carlinhos Brown e Orkestra Rumpilezz, além das participações de Lazzo Matumbi, Senny Câmara e Larissa Luz.

Pela manhã, o Encontro Técnico de Prefeitos e Autoridades reuniu gestores da França, África e Brasil no Arquivo Público Municipal.

“Nossa meta é ir além do intercâmbio de ideias, com planos claros e ações concretas de cooperação”, disse Nathália Peixoto, da Prefeitura de Salvador.

A programação segue com debates, palestras e atividades que destacam conexões culturais entre Salvador, Paris e cidades africanas.

SERVIÇO
Festival Nosso Futuro – Brasil-França: Diálogos com a África
5 a 8 de novembro de 2025
Salvador, Bahia
Mais informações: www.francabrasil2025.com

Continue Reading

EM ALTA