Connect with us

Audiovisual

Instituto Audiovisual Mulheres de Odun realiza imersão “Cinema e Pensamento: Narrativas Negras”

Jamile Menezes

Publicado

on

 

 

Desta segunda (3) até 5 de abril (quarta-feira), será realizada a imersão “Cinema e Pensamento: Narrativas Negras”, evento que vai inaugurar o Instituto Audiovisual Mulheres de Odun (iAMO), no bairro Fazenda Grande IV, em Salvador. A Instituição funcionará como uma residência artística audiovisual na comunidade de Coqueiro Grande, Fazenda Grande IV e adjacências, e tem como propósito desenvolver estratégias e ações de formação, difusão e produção de conteúdos audiovisuais capazes de contribuir com a democratização de acesso à bens culturais atentas às equidades de gênero e raça.

Haverá oficinas de roteiro, direção e atuação para cinema, voltadas exclusivamente para jovens da comunidade e entorno; e à noite sessões abertas ao público, com exibição de filmes e palestras com profissionais do mercado audiovisual. “Experimentação é tecnologia ancestral disponível às juventudes negras e periféricas” será o primeiro debate, e contará com palestra da historiadora, pesquisadora e referência do movimento feminista negro, Valdecir Nascimento.

 

Viviane Ferreira

“Acreditamos que a realização da conferência por parte de uma ativista familiar à comunidade será de fundamental importância para fortalecermos o ideal de um território capaz de prospectar futuros mais igualitários. Ser uma alma criativa e sonhadora no Coqueiro Grande é o comum. Nosso bairro é cercado por territórios vizinhos pulsantes de vida e arte cotidiana, em um vetor que está no centro da Estrada Velha do Aeroporto conectado de São Cristóvão à Pirajá. Noutro vetor está conectado à Cajazeiras, numa ponta, e Itapuã noutra . E as juventudes dessa região merecem um espaço estruturado para dar vazão às suas experimentações, invenções e criatividade, sempre em diálogo com outras experiências no mundo”, destaca Viviane Ferreira, fundadora do Instituto e idealizadora da formação.

Sessões e bate-papos

As exibições serão realizadas nas noites dos três dias de imersão, sempre das 18h às 21h, seguida dos bate-papos. Estão confirmadas as presenças dos/das realizadores/as: Thiago Costa, Ranaya Dorea, Camila de Moraes, Bruna Andrade e Bruno Ribeiro. Pessoas interessadas em produção audiovisual também podem comparecer ao evento.

Ana Maria Gonçalves

Oficinas 
As oficinas serão fechadas e realizadas apenas nos dias 4 e 5, das 14h às 17h30. Todas as atividades serão direcionadas para jovens a partir de 14 anos de idade, que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio e que residam na comunidade e entorno. As facilitadoras serão as premiadas referências, a escritora Ana Maria Gonçalves, para a Oficina de escrita criativa e roteiro, a cineasta Viviane Ferreira, idealizadora da imersão, para a Oficina de direção, e a atriz Valdinéa Soriano, para a Oficina de atuação.

A conferência de encerramento também será realizada pela escritora Ana Maria Gonçalves com o tema “O cotidiano como fonte de fabulação”.

 

Informações:

O quê? “Cinema e Pensamento: Narrativas Negras”
Quando? 3, 4 e 5 de abril de 2023 (aberto ao público à noite)
03 de abril – 18h15 – Sessão 1: “Fall Into The Sky” e “Calunga Maior” + Bate Papo
04 de abril – 18h00 – Sessão 2: “Solmatalua”, “Patuá”, “Same Different”, “Antes que Seja Tarde”, “Beto” e “Jonkonnu Nunca Morre”
04 de abril – 19h30 – Sessão 3: “O Ovo”, “Mãe Solo”, “Flores Horizontais” e “Egúngún (Masquerade)” + Bate papo
05 de abril – 18h00 – Sessão 4: “Levanta Séc XXI”, “Manhã de Domingo” e “Nossos Passos Seguirão os Seus” + Bate papo | 20h30 – Pocket show
Onde? Avenida Aliomar Baleeiro, no 15 , Km 10, 5 , Fazenda Grande IV, Salvador/BA.

Audiovisual

SÃO JOÃO BAHIA 2025

Jamile Menezes

Publicado

on

 

 

Continuar lendo

Audiovisual

SÃO JOÃO BAHIA 2025

Jamile Menezes

Publicado

on

 

Continuar lendo

Audiovisual

“Filme Marginal” abre inscrições para produções audiovisuais independentes de todo o Brasil

Iasmim Moreira

Publicado

on

Filme Marginal

Estão abertas até o dia 18 de maio as inscrições para a 5ª edição da Mostra do Filme Marginal: Cinema de Luta, Arte de Libertação. O evento, que acontece em setembro no Rio de Janeiro, busca valorizar o cinema independente brasileiro com obras que abordem temas sociais, políticos e culturais marginalizados. Podem se inscrever realizadores de curtas, médias e longas-metragens de qualquer parte do país — inclusive Salvador — com filmes finalizados a partir de 2022. A participação é gratuita.

Voltada para a difusão de um cinema autoral, popular e crítico, a Mostra se define como um espaço de reflexão, estímulo e autoformação. A proposta é ampliar a visibilidade de produções que provoquem debates sobre injustiças e desigualdades, com temas como racismo, gênero, sexualidade, direitos das mulheres, meio ambiente, luta por moradia e questões indígenas.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente online, por meio do formulário disponível no site do festival: mostradofilmemarginal.com. A curadoria da mostra avaliará os filmes inscritos e a lista de selecionados será divulgada na primeira semana de agosto. A exibição dos filmes ocorrerá entre os dias 12 e 21 de setembro de 2025, no Rio de Janeiro.

Criada em 2017, a Mostra do Filme Marginal é organizada pela Corpo Fechado Produtora e conta, nesta edição, com apoio do Pró-Carioca Audiovisual 2024 – Edital de Apoio à Produção de Mostras e Festivais de Audiovisual, via Lei Paulo Gustavo e Rio Filme. O evento cresceu significativamente nos últimos anos: da primeira edição com 36 filmes inscritos, saltou para mais de 400 em 2024.

“Estamos abertos à multiplicidade de vozes e experiências do cinema independente contemporâneo brasileiro”, afirma o idealizador da mostra, Uilton Oliveira.

SERVIÇO

📽️ 5ª Mostra do Filme Marginal: Cinema de Luta, Arte de Libertação
📅 Inscrições gratuitas: de 1º a 18 de maio de 2025
📍 A mostra acontece em setembro, no Rio de Janeiro
🔗 Formulário de inscrição: clique aqui
🌐 Site: mostradofilmemarginal.com
📱 Instagram: @mostradofilmemarginal

Continuar lendo

EM ALTA