Connect with us

Audiovisual

Cineasta e roteirista Júnior Figueiredo traz projeto Clube do Pensamento a Salvador

Jamile Menezes

Publicado

on

 

Junior Figueiredo

 

Em sua quinta temporada, o projeto Clube do Pensamento do cineasta e roteirista Júnior Figueiredo chega à capital baiana com foco em inventivos pretos e trans, oriundos de comunidades periféricas.

Com produção geral da Suburbanos, produtora do ator Rodrigo Sant’anna, o projeto conta com apoio e parceria da Netflix.

Desta união, serão indicados 5 criadores entre 18 e 26 anos para construir do zero um projeto de série a partir das trocas que acontecerão durante cinco meses em encontros semanais presencialmente e on-line com Júnior e profissionais da área.

Com curadoria assinada pelo diretor Gil Alves, o ator Thiago Almasy, o cineasta Alequine Sampaio a e o agitador cultural Uran Rodrigues, que também assina a produção local, o projeto contará entre os selecionados com um aluno da Universidade Federal da Bahia e da TV Pelourinho, local onde acontecerão os encontros.

Junior é baiano da cidade de Eunapolis, radicado no Rio há mais de 15 anos e já assinou projetos como Tô de graça o Filme, O dono do Lar, Tô de Graça a série e Os Suburbanos.

Confira entrevista:

Como surgiu a ideia de criar o projeto?

Junior – Quando saí da Bahia pra estudar roteiro no sudeste, me deparei com uma mercado  elitista e preconceituoso. As histórias, em geral, eram contadas por um pequeno grupo de pessoas, quase sempre brancas, com padrão financeiro elevado e bem relacionadas, que em nada se assemelham com a grande maioria dos brasileiros.

A quem se destina essa nova edição do  Clube do Pensamento?

Junior – O Clube do Pensamento foi feito para  todos e todas que não se enquadram nesse perfil. Para que possam contar outras e novas histórias através de suas vivências e visão de mundo. Um ganho não só para novos artistas, mas pra toda a indústria.

Por que escolher Salvador?

Junior: Nada mais justo trazer o meu projeto pra minha Bahia. Mas, para além disso, é até clichê falar da potência artística do nosso estado. Seja na literatura, nas artes dramáticas, na música, ou no cinema, temos baianos entre os melhores. Mas a cultura ainda está longe de ser valorizada como merece aqui, principalmente depois da catástrofe do último governo.  Agora estamos vivendo um sonho. Temos Margareth Menezes, uma mulher preta, baiana e artista representando a cultura no país. É um momento de alegria e de plantio. O momento ideal do Clube do Pensamento em Salvador.

O que procura entre os selecionados?

Junior: Jovens criadores diversos, criativos, empenhados e que gostem de trabalhar em grupo. O resto vamos aprender juntos nesses 5 meses.

Audiovisual

Artista do Nordeste de Amaralina é lançado pelo Favellê Music

Amanda Moreno

Publicado

on

Artista do Nordeste de Amaralina
Artista do Nordeste de Amaralina (Foto: Bruno Mocottó)

Artista do Nordeste de Amaralina é lançado pelo Favellê Music.  É do Nordeste de Amaralina que sai  o novo lançamento do Favellê Music, selo que aposta no lançamento de conteúdos audiovisuais de artistas das periferias de Salvador.

“Resistência e Poder” é o nome da música interpretada por Moura X e que tem sua célula embrionária conectada a Marivaldo (idealizador do Favellê e que assina a composição da música junto com Moura X). Ouça em https://ingrv.es/resistencia-e-poder-nmc-7 e assista em https://www.youtube.com/watch?v=mDo_hFNbFtc.

A parceria de Moura X e Marivaldo é inspirada na pauta racial, um convite à união na luta contra o racismo e à reflexão sobre o tema.

“A gente se dedicou ao máximo para fazer algo realmente fantástico e impactante, onde as pessoas consigam entender a mensagem da música. Em alguns momentos é uma mensagem triste, porém fala sobre a realidade, além de ser a mão que levanta a cabeça do meu povo, para aqueles que se encontram tristes e desanimados. O intuito maior é salvar vidas, mudar mentes, quero ser o despertar. Tudo começa agora com resistência e poder”, fala Moura.

Favellê Music

O novo selo musical nasceu em Salvador já reunindo gigantes da música brasileira. “Favellê Music” é do multi-instrumentista baiano Marivaldo dos Santos, e firmou uma parceria com a Virgin Music Group – divisão da Universal Music, principal parceiro mundial de selos e artistas independentes – e Nas Nuvens Catalog, uma empresa brasileira independente líder na gestão e aquisição de catálogos musicais, que tem como presidente um dos mais consagrados produtores musicais do país, Liminha.

Marivaldo dos Santos é músico, produtor musical, nascido e criado nas periferias de Salvador (BA). Hoje, vive na ponte-aérea entre Brasil e Nova York, onde reside há mais de 20 anos. Ao longo de sua carreira realizou trabalhos com artistas como STING, Lauryn Hill, Fugees, Joshua Bell, Ceelo Green e muitos outros. Atualmente, está terminando a produção do filme “Música”, pela AMAZON USA, como diretor musical e performático ao lado de Rudy Mancuso.

Veja mais informações em https://www.instagram.com/favellemusic/.

Continue Reading

Audiovisual

Tia Má dubla personagem em série de animação

Amanda Moreno

Publicado

on

Tia Má dubla personagem
Tia Má dubla personagem

Tia Má dubla personagem em série na segunda temporada da animação “Aventuras de Amí”, emprestando sua voz à personagem Dora, mãe da protagonista, uma menina de 8 anos, que usa a imaginação para lidar com os desafios do dia a dia ao lado do cachorro Balú e do amigo Tim.

A série baiana é produzida pela Lanterninha Produções, com co-produção da Movioca Content House. Em exibição no Canal Futura, TV Rá Tim Bum e Globoplay, o desenho retrata o processo de crescimento das crianças, abordando os ritos de pass.agem e a dificuldade em lidar com novas responsabilidades.

“É incrível trabalhar para o público infantil. E mesmo no papel de mãe, é voltar a ser criança um pouco. Ao mesmo tempo, sinto como se fosse uma vitória. É ter um produto que minha filha pode me assistir e me reconhecer e se reconhecer”, comemora.

Aos 43 anos, a artista, jornalista e escritora Maíra Cristina Dias Azevedo desponta em uma carreira promissora na TV e no streaming. Conhecida como Tia Má, ela soma mais de um milhão de seguidores em suas redes sociais. Somente em 2023, a artista participou de sete produções audiovisuais.

Além de Tia Má dubla personagem em série de animação “Aventuras de Amí”, Maíra compôs o elenco de “Humor Negro” e fez uma participação especial em “Dra Darci”, ambos humorísticos do Multishow; ela viveu a Carol, em “Rensga Hits!”, da Globoplay, na segunda e terceira temporada; interpretou Trombeta, mãe de Mia, a protagonista de “O Dia em que a Minha Vida Mudou”, do Gloob; e atuou em “Toda Família Tem”, da Prime Video, como Deise.

Continue Reading

Audiovisual

Carnaval da Bahia 2024 – 50 anos dos Blocos Afro

Jamile Menezes

Publicado

on

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA