Connect with us

Uncategorized

Samba Trator celebra 10 anos na Senzala do Barro Preto

Jamile Menezes

Publicado

on

Realizado no dia 11 de junho, na Senzala do Barro Preto, no Curuzu, o “Niver do Samba Trator – 10 anos” levou à população baiana muito samba duro junino, contando com diversos convidados: Grupo Movimento, Nivaldo do Tchaco, Swing do Fora, Miller, dentre outros. O Samba da Bahia ecoa durante todo o ano em nosso estado.

A cultura baiana vem sempre se mostrando para o cenário nacional e internacional, com inovações e valorizando as raízes da cultura baiana. E o Samba Trator traz essa marca de inovação e ao mesmo tempo de valorização das raízes do samba duro junino baiano.

A festa contou com a presença de personalidades, artistas, produtores da cena baiana. A Senzala do Barro Preto foi um território do samba da Bahia e de festejos desse grupo, que leva brilho e muito samba junino. Viva os 10 anos do Samba Trator!

O evento contou com apoio institucional do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Fomento ao Turismo SUFOTUR e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SECULT-BA.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Uncategorized

Olodum comemora 45 anos com Varanda Cultural

Amanda Moreno

Publicado

on

Olodum comemora 45 anos com Varanda Cultural
Olodum comemora 45 anos com Varanda Cultural

_Grupo festeja aniversário com música para seus fãs em apresentação na frente da Casa do Olodum, no Pelourinho_

 

O Olodum comemora nesta 45 anos com Varanda Cultural nesta quinta-feira (25). Para celebrar a data, o grupo programou a Varanda Cultural, na Casa do Olodum, Pelourinho. O encontro das percussões com as vozes dos seus cantores é aberto ao público e acontece a partir das 19h.

No dia, serão relembrados os momentos mais marcantes da trajetória do grupo, que teve início em 1979 e continua a encantar multidões até os dias de hoje. A Varanda Cultural também contará com a apresentação do tema do Carnaval 2025 do Bloco Olodum.

O evento será uma viagem pela rica história do Olodum, desde os seus primórdios até os dias atuais. Da festa para o rei negro ao povo Wodaabe. Do Egito dos Faraós a Cuba. Do Nordeste do Saara ao Nordeste Brasileiro. O grupo trará a memória dos seus antigos carnavais aos dias atuais.

Sobre o Olodum

Considerado como um movimento musical que foi o divisor de águas da música baiana nos anos 80, o Olodum perpassa gerações. Nas suas canções, músicas de rua, do Carnaval, cultuam a paz, o amor, a luta contra todos os tipos de preconceito, a exemplo do machismo e racismo, além de propagar a cultura de povos africanos.

Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia, o Olodum traz o seu samba-reggae uma roupagem moderna, mantendo as características percussivas, mas com forte referência da atual produção musical africana, utilizando diversos elementos como o Afrobeat, dub, raggamuffin e reggaeton como inspiração. O repertório terá novas canções e também os grandes sucessos que consagraram o grupo, como: Faraó Avisá la, Rosa, Deusa do Amor, Protesto Olodum e Vem Meu Amor e a música de trabalho em 2024 Vou descer de Olodum.

Na sua trajetória já se apresentou na Argentina, EUA, Chile, Canadá, França, Bélgica, Alemanha, Inglaterra, África do Sul, Gana, Costa do Marfim, estando em mais de 45 países, uma das bandas percussivas de maior sucesso no Brasil e no exterior. No Brasil já esteve em todos os estados em cidades como São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, Macapá e Belém.

Agenda

Aniversário do Olodum 45 anos 
Data – 25 de abril de 2024(quinta-feira)
Horário – 19 horas
Local – Casa do Olodum

Endereço – Rua Gregório de Mattos, 22 – Pelourinho
Evento Gratuito

Continue Reading

Uncategorized

Negafyah encena “Fyah do Ódio ao Amor” no Gregório de Mattos

Jamile Menezes

Publicado

on

Negafyah fala de mulher preta em espetáculo gratuito

Conhecida pela performance impactante de suas poesias e pelo trabalho para o fortalecimento da literatura de mulheres negras através do Slam das Minas Bahia, Fabiana Lima, a Negafyah, estreia neste sábado (23), o espetáculo “Fyah do Ódio ao Amor”, no Teatro Gregório de Mattos. Música, dança, audiovisual e poesia conduzem o espetáculo que será gratuito, integrando a programação do Festival Boca de Brasa Centro.

Com textos autorais e sob direção de Negafyah e Merry Batista, o espetáculo narra a trajetória da artista como mulher preta, nascida na periferia de Salvador e o seu encontro com a arte, religiosidade, coletividade e afeto como ferramentas para organização dos sentimentos e reconhecimento de seu potencial mobilizador.

Será abordado o enfrentamento às violências que atravessam o seu corpo e a liberdade do amor entre pessoas pretas: o dengo, ubuntu e a construção da intimidade em comunidade.

Vice-campeã do Slam BR (2016) e do internacional Rio Slam Poetry (2018), ela sobe ao palco do Festival Boca de Brasa em um espetáculo construído para mostrar a multiplicidade de sua arte através da denúncia da violência que atravessa corpos pretos, do fortalecimento da comunidade negra e do amor preto como ferramenta de cura.

A distribuição dos ingressos será feita momentos antes do início do espetáculo.

Este projeto é viabilizado pela bolsa-estímulo da Escola Criativa Boca de Brasa – Polo Criativo Centro 2023, fruto do Termo de Colaboração 002/2022 firmado entre Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, e a Associação Sociocultural Nubas, através dos recursos do Edital 004/2022 – Polos Criativos Boca de Brasa.

SERVIÇO

Espetáculo Poético-Teatral “Fyah do Ódio ao Amor”
Data: 23 de março (sábado)
Horário: 15 horas
Local: Teatro Gregório de Mattos
Entrada: Gratuita

Continue Reading

Uncategorized

Talentos Negros: guia lista comunicadores da Bahia

Jamile Menezes

Publicado

on

Agências baianas criam guia Talentos Negros com fornecedores negros na comunicação

Três agências de comunicação baianas lançaram um documento chamado Talentos Negros: guia de fornecedores negros na comunicação corporativa da Bahia. Lançada no último dia do novembro negro, a iniciativa é o resultado de uma parceria das agências Comunicativa, Asminas e Carla Piaggio Design.

O documento catalogou mais de 150 profissionais e microempreendedores negros da cadeia produtiva da comunicação corporativa. São designers, ilustradores, maquiadores, produtores de conteúdo, profissionais de marketing e eventos que atuam no mercado baiano.

“Empoderamento começa pela inclusão financeira e pela visibilidade dessas e desses profissionais. Foi pensando nisso que criamos o Guia. Não pretendemos que esse seja um documento definitivo e sabemos que é uma pequena contribuição, mas entendemos que era urgente fazer algo para que não tenhamos mais que ouvir que não foram incluídos profissionais negros nas ações porque eles não existem.” – Moisés Brito, sócio-diretor da Comunicativa.

“Nosso propósito com a divulgação deste Guia é propagar o talento e potência dos profissionais baianos que seguem resistindo, criando e gerando resultados” – CEO da agência Asminas, Dayane Oliveira.

“Ser parceira nesta iniciativa é para nós parte do nosso propósito. Entendemos que dentro da comunidade negra é poderoso priorizarmos contratações e recomendações entre nós, exercendo ativamente o Black Money” – designer e empreendedora Carla Piaggio.

O guia Talentos Negros está disponível nas redes sociais e sites das agências e será atualizado periodicamente através da colaboração de profissionais do mercado. Para conhecer o material é só clicar no link: https://encurtador.com.br/ijzV6

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA