Connect with us

Uncategorized

Samba Trator celebra 10 anos na Senzala do Barro Preto

Jamile Menezes

Published

on

Realizado no dia 11 de junho, na Senzala do Barro Preto, no Curuzu, o “Niver do Samba Trator – 10 anos” levou à população baiana muito samba duro junino, contando com diversos convidados: Grupo Movimento, Nivaldo do Tchaco, Swing do Fora, Miller, dentre outros. O Samba da Bahia ecoa durante todo o ano em nosso estado.

A cultura baiana vem sempre se mostrando para o cenário nacional e internacional, com inovações e valorizando as raízes da cultura baiana. E o Samba Trator traz essa marca de inovação e ao mesmo tempo de valorização das raízes do samba duro junino baiano.

A festa contou com a presença de personalidades, artistas, produtores da cena baiana. A Senzala do Barro Preto foi um território do samba da Bahia e de festejos desse grupo, que leva brilho e muito samba junino. Viva os 10 anos do Samba Trator!

O evento contou com apoio institucional do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Fomento ao Turismo SUFOTUR e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SECULT-BA.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Uncategorized

NegaFyah é semifinalista do Prêmio Oceanos 2025

Jamile Menezes

Published

on

NegaFyah

A multiartista, escritora e performer baiana, NegaFyah,  está entre os 50 semifinalistas do Prêmio Oceanos 2025, o mais prestigiado reconhecimento da Literatura em língua portuguesa. Seu livro “Fyah: Do Ódio ao Amor” (Editora Malê) foi selecionado entre mais de mil obras inscritas, oriundas do Brasil, Portugal, África e demais comunidades lusófonas ao redor do mundo.

Na obra, NegaFyah entrelaça poesia, memória e experiência coletiva em uma narrativa que transita entre oralidade, escrita e performance. O livro repercute os tambores das quebradas de Salvador e dialoga com a tradição da literatura negra, feminina e diaspórica. A conquista reafirma sua trajetória de mais de uma década como criadora de projetos culturais, fundadora do Slam das Minas – Bahia e referência na arte e na educação popular.

“Estar entre os semifinalistas do Oceanos é afirmar que a palavra preta, feminina e periférica é combustível e rompe barreiras. É Ubuntu — sobre mim, mas também sobre nós”, declara a autora.

O anúncio dos finalistas será feito nos próximos meses, reunindo escritores de diferentes gerações e estilos.

NegaFyah é poeta, escritora, performer, MC, atriz e produtora cultural. Fundadora do Slam das Minas – BA, atua em Salvador e em circuitos literários e artísticos nacionais e internacionais. Já representou o Brasil em competições mundiais de poesia falada e lançou trabalhos em diferentes formatos: livro, espetáculo, EP, audiobook e videoclipes. Fyah: Do Ódio ao Amor, publicado pela Editora Malê, vem conquistando leitores e críticos pela força de sua escrita e pelo diálogo com a tradição da oralidade afro-diaspórica.

Continue Reading

Uncategorized

Rapper Ravi Lobo lança collab com Edi Rock do Racionais MC’s

Jamile Menezes

Published

on

Com mais de uma década de trajetória no rap, Ravi Lobo se firmou como uma das vozes mais potentes e autênticas do hip-hop contemporâneo.

Após lançar o álbum Shakespeare do Gueto II, o rapper baiano Ravi Lobo apresenta agora o videoclipe de Fogo e Disciplina, colaboração com Edi Rock, integrante dos Racionais MC’s. Produzido por Raonir Braz, o clipe reforça a conexão entre a nova geração do rap periférico e um dos maiores ícones do gênero no Brasil.

O encontro cria uma ponte entre Salvador e São Paulo, entre o presente das periferias baianas e o passado de luta e denúncia dos Racionais.

“Essa conexão com Edi Rock é histórica para o rap baiano e para o rap brasileiro. Ele faz parte do maior grupo de rap do Brasil, do mundo, que é o Racionais MC’s. Estar lado a lado com ele mostra que podemos realizar nossos sonhos, por mais difíceis que pareçam”, afirma Ravi.

Fogo e Disciplina reflete o propósito artístico e social do rapper baiano:

“A música fala sobre realizações, labuta, disciplina e paciência. Mais do que uma honra, é um trabalho que sei que vai salvar a vida de muita gente. Essa é a intenção da música rap, e também do Shakespeare do Gueto: salvar vidas através da arte”, diz.

O segundo álbum de Ravi Lobo, Shakespeare do Gueto II, foi para além do drill. No disco, o artista mistura rap, samba rock, samba reggae e outras vertentes, em colaborações com Majur, Ana Mazur, Shook, Lazzo Matumbi e o próprio Edi Rock.

“O primeiro disco foi só no estilo drill. Já o segundo veio com várias outras referências musicais e estilos diferentes. Essa evolução veio do amadurecimento e da troca com outros artistas, mais experientes e mais novos”, explica o rapper.

Sobre Ele

Com mais de uma década de trajetória no rap, Ravi Lobo se firmou como uma das vozes mais potentes e autênticas do hip-hop contemporâneo. À frente do grupo Rap Nova Era, lançou três discos e se consolidou como um dos nomes mais relevantes da cena baiana. Em carreira solo, vem alcançando projeção nacional com trabalhos que unem vivência real, discurso afiado e uma sonoridade que transita pelo drill, gangsta rap, jazz, sound systems e ritmos brasileiros, sempre preservando sua identidade.

 

Continue Reading

Uncategorized

SOBEJO Arte e Empoderamento chega no Espaço Cultural Alagados

Jamile Menezes

Published

on

SOBEJO Arte e Empoderamento chega no Espaço Cultural Alagados

A segunda edição do projeto “SOBEJO Arte e Empoderamento – As Vozes que ecoam na periferia” finaliza a sua circulação no Espaço Cultural Alagados, no bairro do Uruguai. Na quinta-feira (21), às 9h, haverá uma sessão de exibição da websérie “SOBEJO – Processo Indeferido” e, às 15h, um Sarau Poético com convidadas e microfone aberto.

Na sexta-feira (22), às 19h, acontece a apresentação do espetáculo solo “SOBEJO”, com tradução em LIBRAS, e às 20h, uma debate com mulheres que atuam na linha de frente do enfrentamento à violência de gênero. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

“Buscaremos instigar reflexões e discussões sobre o empoderamento feminino, pois, apesar da implementação da Lei Maria da Penha, as violências ainda afligem mulheres de todas as camadas sociais”, diz a atriz e idealizadora do projeto, Eddy Veríssimo.

O projeto já passou pelo Arenoso, Cajazeiras 5, Paripe e Coutos. A ideia e a direção são assinadas pela atriz e produtora Eddy Veríssimo e a coordenação técnica é realizada pelo ator, cenógrafo e figurinista Luiz Buranga.

Foto Diney Araújo

“SOBEJO” é um monólogo estrelado por Eddy Veríssimo e conta a história de Georgina Serrat, uma mulher que vê sua dignidade, felicidade e sonhos frustrados quando descobre no casamento a face violenta do marido. Há em sua proposta um chamamento ao público a não se calar perante a todas as formas de violência que uma mulher está suscetível: física, moral, sexual, patrimonial e psicológica.

Confira a programação gratuita:

21/08/25

LOCAL: Espaço Cultural Alagados

BAIRRO: Uruguai

9 às 12hs: Exibição da websérie SOBEJO: Processo indeferido

15 às 17hs: Sarau Poético

****************************************************************

22/08/25

19 às 21hs: Apresentação do espetáculo SOBEJO, seguido de debate.

Foto: Diney Araújo

Continue Reading

EM ALTA