Uncategorized
Samba Trator celebra 10 anos na Senzala do Barro Preto
Realizado no dia 11 de junho, na Senzala do Barro Preto, no Curuzu, o “Niver do Samba Trator – 10 anos” levou à população baiana muito samba duro junino, contando com diversos convidados: Grupo Movimento, Nivaldo do Tchaco, Swing do Fora, Miller, dentre outros. O Samba da Bahia ecoa durante todo o ano em nosso estado.
A cultura baiana vem sempre se mostrando para o cenário nacional e internacional, com inovações e valorizando as raízes da cultura baiana. E o Samba Trator traz essa marca de inovação e ao mesmo tempo de valorização das raízes do samba duro junino baiano.
A festa contou com a presença de personalidades, artistas, produtores da cena baiana. A Senzala do Barro Preto foi um território do samba da Bahia e de festejos desse grupo, que leva brilho e muito samba junino. Viva os 10 anos do Samba Trator!
O evento contou com apoio institucional do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Fomento ao Turismo SUFOTUR e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SECULT-BA.
Uncategorized
NegaFyah é semifinalista do Prêmio Oceanos 2025
A multiartista, escritora e performer baiana, NegaFyah, está entre os 50 semifinalistas do Prêmio Oceanos 2025, o mais prestigiado reconhecimento da Literatura em língua portuguesa. Seu livro “Fyah: Do Ódio ao Amor” (Editora Malê) foi selecionado entre mais de mil obras inscritas, oriundas do Brasil, Portugal, África e demais comunidades lusófonas ao redor do mundo.
Na obra, NegaFyah entrelaça poesia, memória e experiência coletiva em uma narrativa que transita entre oralidade, escrita e performance. O livro repercute os tambores das quebradas de Salvador e dialoga com a tradição da literatura negra, feminina e diaspórica. A conquista reafirma sua trajetória de mais de uma década como criadora de projetos culturais, fundadora do Slam das Minas – Bahia e referência na arte e na educação popular.
“Estar entre os semifinalistas do Oceanos é afirmar que a palavra preta, feminina e periférica é combustível e rompe barreiras. É Ubuntu — sobre mim, mas também sobre nós”, declara a autora.
O anúncio dos finalistas será feito nos próximos meses, reunindo escritores de diferentes gerações e estilos.
NegaFyah é poeta, escritora, performer, MC, atriz e produtora cultural. Fundadora do Slam das Minas – BA, atua em Salvador e em circuitos literários e artísticos nacionais e internacionais. Já representou o Brasil em competições mundiais de poesia falada e lançou trabalhos em diferentes formatos: livro, espetáculo, EP, audiobook e videoclipes. Fyah: Do Ódio ao Amor, publicado pela Editora Malê, vem conquistando leitores e críticos pela força de sua escrita e pelo diálogo com a tradição da oralidade afro-diaspórica.
Uncategorized
Rapper Ravi Lobo lança collab com Edi Rock do Racionais MC’s
Após lançar o álbum Shakespeare do Gueto II, o rapper baiano Ravi Lobo apresenta agora o videoclipe de Fogo e Disciplina, colaboração com Edi Rock, integrante dos Racionais MC’s. Produzido por Raonir Braz, o clipe reforça a conexão entre a nova geração do rap periférico e um dos maiores ícones do gênero no Brasil.
O encontro cria uma ponte entre Salvador e São Paulo, entre o presente das periferias baianas e o passado de luta e denúncia dos Racionais.
“Essa conexão com Edi Rock é histórica para o rap baiano e para o rap brasileiro. Ele faz parte do maior grupo de rap do Brasil, do mundo, que é o Racionais MC’s. Estar lado a lado com ele mostra que podemos realizar nossos sonhos, por mais difíceis que pareçam”, afirma Ravi.
Fogo e Disciplina reflete o propósito artístico e social do rapper baiano:
“A música fala sobre realizações, labuta, disciplina e paciência. Mais do que uma honra, é um trabalho que sei que vai salvar a vida de muita gente. Essa é a intenção da música rap, e também do Shakespeare do Gueto: salvar vidas através da arte”, diz.
O segundo álbum de Ravi Lobo, Shakespeare do Gueto II, foi para além do drill. No disco, o artista mistura rap, samba rock, samba reggae e outras vertentes, em colaborações com Majur, Ana Mazur, Shook, Lazzo Matumbi e o próprio Edi Rock.
“O primeiro disco foi só no estilo drill. Já o segundo veio com várias outras referências musicais e estilos diferentes. Essa evolução veio do amadurecimento e da troca com outros artistas, mais experientes e mais novos”, explica o rapper.
Sobre Ele
Com mais de uma década de trajetória no rap, Ravi Lobo se firmou como uma das vozes mais potentes e autênticas do hip-hop contemporâneo. À frente do grupo Rap Nova Era, lançou três discos e se consolidou como um dos nomes mais relevantes da cena baiana. Em carreira solo, vem alcançando projeção nacional com trabalhos que unem vivência real, discurso afiado e uma sonoridade que transita pelo drill, gangsta rap, jazz, sound systems e ritmos brasileiros, sempre preservando sua identidade.
Uncategorized
SOBEJO Arte e Empoderamento chega no Espaço Cultural Alagados
A segunda edição do projeto “SOBEJO Arte e Empoderamento – As Vozes que ecoam na periferia” finaliza a sua circulação no Espaço Cultural Alagados, no bairro do Uruguai. Na quinta-feira (21), às 9h, haverá uma sessão de exibição da websérie “SOBEJO – Processo Indeferido” e, às 15h, um Sarau Poético com convidadas e microfone aberto.
Na sexta-feira (22), às 19h, acontece a apresentação do espetáculo solo “SOBEJO”, com tradução em LIBRAS, e às 20h, uma debate com mulheres que atuam na linha de frente do enfrentamento à violência de gênero. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.
“Buscaremos instigar reflexões e discussões sobre o empoderamento feminino, pois, apesar da implementação da Lei Maria da Penha, as violências ainda afligem mulheres de todas as camadas sociais”, diz a atriz e idealizadora do projeto, Eddy Veríssimo.
O projeto já passou pelo Arenoso, Cajazeiras 5, Paripe e Coutos. A ideia e a direção são assinadas pela atriz e produtora Eddy Veríssimo e a coordenação técnica é realizada pelo ator, cenógrafo e figurinista Luiz Buranga.

Foto Diney Araújo
“SOBEJO” é um monólogo estrelado por Eddy Veríssimo e conta a história de Georgina Serrat, uma mulher que vê sua dignidade, felicidade e sonhos frustrados quando descobre no casamento a face violenta do marido. Há em sua proposta um chamamento ao público a não se calar perante a todas as formas de violência que uma mulher está suscetível: física, moral, sexual, patrimonial e psicológica.
Confira a programação gratuita:
21/08/25
LOCAL: Espaço Cultural Alagados
BAIRRO: Uruguai
9 às 12hs: Exibição da websérie SOBEJO: Processo indeferido
15 às 17hs: Sarau Poético
******************************
22/08/25
19 às 21hs: Apresentação do espetáculo SOBEJO, seguido de debate.
Foto: Diney Araújo
-
Opinião9 anos atrás“O incansável e sempre ativo pau grande e afetividade do homem negro” – Por Kauê Vieira
-
Literatura9 anos atrásDavi Nunes e Bucala: uma literatura negra infantil feita para sentir e refletir
-
Literatura8 anos atrásA lírica amorosa da poetisa Lívia Natália em “Dia bonito pra chover”! – Por Davi Nunes
-
Formação6 anos atrásConheça cinco pensadores africanos contemporâneos que valem a pena
-
Audiovisual2 anos atrásFilme “Egúngún: a sabedoria ancestral da família Agboola” estreia no Cine Glauber Rocha
-
Cultura2 anos atrásOrquestra Agbelas estreia em Salvador na festa de Iemanjá
-
Música2 anos atrásEx-The Voice, soteropolitana Raissa Araújo lança clipe da música “Aquele Momento”
-
Carnaval3 anos atrásBloco Olodum libera venda do primeiro lote de abadás com kit promocional


