Connect with us

Audiovisual

Documentário sobre últimas décadas do teatro baiano estreia na TVE

Jamile Menezes

Publicado

on

Valdineia Soriano

Nesta quarta-feira (14), às 21h30, estreia na TVE o documentário 50 Anos em Cena, que narra a trajetória das últimas décadas do teatro baiano. Com autoria e roteiro de Alan Miranda e direção de Pola Ribeiro, o documentário narra a trajetória do teatro na Bahia, percorrendo os principais espetáculos de cada temporada.

A obra traz depoimentos de artistas, roteiristas, diretores, cenógrafos, maquiadores, figurinistas e outros profissionais que transitam pela cena do teatro da Bahia e que ajudaram a construir essa história.

Espaços como o Teatro Castro Alves e o Teatro Vila Velha são registrados na fotografia de Claudio Antônio. O filme contará com entrevistas com nomes como Lázaro Ramos, Wagner Moura, Harildo Deda, Valdinéia Soriano, Fernanda Júlia, Lelo Filho, Hebe Alves, Fernando Guerreiro e Márcio Meirelles.

Lázaro Ramos

 

A produção executiva é de Bruno Ramos, Keyti Souza e Carla Copello, com produção de Shirlei Silva e Paula Hazin. A direção de arte é de Edvan Neves e a direção musical é de Yacoce Simões.O documentário terá reprise nos dias 17, às 20h30, e 27, às 20h.

Audiovisual

Ogunjá Filmes lança curta metragem “Buzú, o curta” na Sala de Arte da UFBA

Ana Paula Nobre

Publicado

on

Foto: Divulgação

Na próxima quinta-feira, 6 de fevereiro, estreia o primeiro curta metragem da cineasta Lindiwe Aguiar, que dirige e roteiriza “Buzu, o curta”, retratando histórias vividas no transporte público de Salvador. A sessão será para convidados, na Sala de Arte Cinema da UFBA (Canela), a partir das 9h30.

O filme chega ao público trazendo um olhar sensível sobre as vivências cotidianas dentro de um ônibus na cidade, em uma narrativa que acompanha a rotina de passageiros que compartilham o mesmo trajeto. Ao longo da viagem, eles criam laços, compartilham histórias e enfrentam desafios. Sob o olhar atento do cobrador Antônio, interpretado pelo ator Sérgio Laurentino, o filme se desenrola entre encontros, afetos e reviravoltas.

Foto: Divulgação

“Buzu” destaca personagens que representam a diversidade e a riqueza cultural da cidade, com um elenco de peso e nomes como Cássia Valle, Jamile Alves, Sara Barbosa e Paula Moura, dentre outros ícones do audiovisual baiano. O público vai assistir uma jornada por cenários emblemáticos de Salvador, iniciando no final de linha de Paripe e atravessando o Subúrbio Ferroviário até o Porto da Barra, em um desfecho marcado por belas paisagens e fortes emoções. Após estreia, o filme segue jornada por festivais pelo país.

O filme é uma produção da Ogunjá Filmes e foi contemplado pelo edital SalCine, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal. Tem o Apoio Cultural do Espaço Xisto Bahia, da Integra – Plataforma Transportes, IGLULOC – Locadora de Equipamentos Audiovisuais e Estúdio, Elu Cinema, da Bahia Grip, do Portal Soteropreta, da Dê um Sinal e da FACED – Ufba.

ELENCO

Sérgio Laurentino – Antônio

Nadson de Jesus – Júnior

Jamile Alves – Lúcia

Kadu Fragoso – Luís

Jau Menezes – Renato

Allyssa Anjos – Tiffany

Sara Barbosa – Luciene

Cássia Valle – Marinalva

Paula Moura – Dona Judite

Dhi Santos – Fábio

Julio Cesar Mello – Seu Manoel

Rívisson Zürc – Milton

Dandara Rodrigues – Kátia

 

Serviço

O quê: Lançamento de “Buzu, o curta” – sessão para convidados

Quando: 6 de fevereiro de 2025

Horário: 9h30

Local: Sala de Arte Cinema da UFBA

Continue Reading

Audiovisual

Mostra CineAfro: jovens negros exibem curtas quinta (30)

Ana Paula Nobre

Publicado

on

Foto: Amanda Chung

O Teatro Sesi Casa Branca se transformará em uma verdadeira sala de cinema inclusiva, diversa e representativa com a Mostra CineAfro: Narrativas em Movimento, nesta quinta-feira (30), das 13h30 às 19h. O evento gratuito vai exibir 14 curtas-metragens produzidos por cinco profissionais do audiovisual brasileiro e nove jovens negros e indígenas de Salvador que estão dando seus primeiros passos na sétima arte. Além das exibições, o público também poderá participar de rodas de conversa com os diretores dos filmes e aproveitar um show de encerramento com o cantor e compositor baiano Zéu Lobo.

A Mostra CineAfro marca a última etapa do Circuito de Produção Audiovisual para Novos Cineastas Negros (Cinerê), projeto idealizado pela Pé de Erê Produções, uma produtora independente e multicultural baiana. O Cinerê visa promover e ampliar o alcance de cineastas negros soteropolitanos por meio da capacitação técnica, produção e difusão de obras audiovisuais.

Foto: Amanda Chung

Com interpretação em Libras, a Mostra contará com três sessões. Ao final de cada sessão, haverá um bate-papo com diretores dos filmes. Entre eles, está Dário Barreto, jovem contemplado pelo projeto responsável pelo curta DinoAnimais, uma animação que narra a história de três amigos que se transformam em dinossauros super-heróis para ajudar crianças a enfrentarem problemas do dia a dia.

 “A ideia foi usar algo que crianças acham divertido. A animação tem o poder de entreter enquanto transmite ensinamentos importantes sobre perseverança, trabalho em equipe e a importância de nunca desistir, mesmo diante das dificuldades”, explica Dario.

Da periferia para as telas

A primeira etapa do Circuito, chamada Laboratório Cinerê, realizou uma seleção pública para jovens dos bairros Cidade Baixa, Subúrbio Ferroviário, Cajazeiras, Brotas e Mussurunga. Dez jovens foram escolhidos e receberam o valor de R$5.000 para desenvolver seus curtas. Segundo Rafa Martins, idealizador do projeto, “além de impulsionar o acesso de jovens periféricos ao audiovisual, o Cinerê também fomenta a produção de obras de baixo custo”.

Além dos dez selecionados, o Laboratório envolveu mais 135 jovens em seis atividades de capacitação realizadas em julho de 2024. Foram sete dias de oficinas e três de workshops sobre Roteiro, Direção Audiovisual, Direção de Fotografia, Produção, Edição e Montagem de Filme, e Preparação e Direção de Elenco, ministrados por cineastas renomados como Ana do Carmo, Rogério Sagui e Heraldo de Deus.

Inspirando novas gerações

Após as oficinas, os jovens participaram da segunda etapa do projeto, onde receberam mentoria de profissionais da área como Rafa Martins, Mirian Fonseca, Luan Santos, Rogério Sagui e Mateus Anjos. Nessa etapa, além de desenvolverem suas obras audiovisuais, os jovens contaram com acompanhamento em todas as fases de produção, desde o roteiro até a pós-produção.

Foto: Amanda Chung

No total, 214 pessoas participaram diretamente da produção dos curtas-metragens, além de 32 integrantes da equipe do projeto. A jovem cineasta indígena Mamirawá, que produziu o curta de drama YMBURANA, destacou: “O Cinerê foi uma grande oportunidade de fortalecimento da minha carreira, a partir do incentivo e do contato com profissionais da área”.

Em novembro, a última etapa do projeto levou os curtas para estudantes do ensino fundamental e médio de três escolas estaduais em Mussurunga, Cajazeiras e Brotas. Em cada uma delas, os jovens também ministraram os workshops “Mobigráfia: a formação da identidade no processo criativo”, “Como produzir um curta: Passo a Passo” e “Produzindo Animação com Ferramentas Acessíveis”.

O Cinerê – Circuito de Produção Audiovisual para Novos Cineastas Negros é uma realização da Pé de Erê Produções, que contou com apoio do Teatroescola e a assessoria especializada em inclusão e diversidade Dê Um Sinal.

Programação

13h30: Chegada do público

13h50 às 14h10: Mediação e apresentação da mostra e do projeto com Rafa Martins

14h20 às 18h20: Mostra e bate papo com os diretores dos curtas

18h30: Show voz, violão e percussão

Serviço

O quê: Mostra CineAfro: Narrativas em Movimento

Quando: 30 de janeiro (quinta-feira), das 13h30 às 19h

Onde: Teatro SESI Casa Branca – Cidade Baixa

Quanto: Gratuito

 

Continue Reading

Audiovisual

Luana Assiz e Kenya Sade apresentam Festival de Verão Salvador

Ana Paula Nobre

Publicado

on

Foto: Divulgação

Os espectadores de todo o Brasil poderão acompanhar neste domingo (26), logo após o “Big Brother Brasil”, os “Melhores Momentos” do Festival de Verão Salvador, com apresentação de Luana Assiz e Kenya Sade. Com o tempero e a energia da Bahia, o maior festival de verão do país desembarca na programação da TV Globo. O festival acontece nos dias 25 e 26, na capital baiana.

Apresentadora da afiliada da Globo na Bahia, Luana Assiz vem construindo uma carreira sólida no entretenimento, especialmente nos projetos musicais. Em 2024, mediou a mesa sobre música no Festival Negritudes Salvador, foi jurada do Prêmio Multishow pelo segundo ano consecutivo e ancorou as transmissões ao vivo do Festival de Inverno Bahia (Vitória da Conquista) e Viva Salvador, que celebrou o aniversário da cidade. A jornalista e compositora apresenta o Conexão Bahia, exibido aos sábados, e o Conversa Preta, exibido por temporadas e premiado pela TV Globo. Também em 2024, participou de um intercâmbio global de jornalistas nos EUA, a convite do Departamento de Estado do país, durante 21 dias.

Jornalista especializada em música e experiente na apresentação dos principais festivais (Rock in Rio, Lollapalooza, The Town, entre outros) pelo Multishow, Kenya Sade vem se destacando na TV aberta. Ganhou forte projeção na TV Globo na transmissão do show de Madonna ao lado de Marcos Mion, em 2024, mesmo ano em que assumiu a apresentação da quarta temporada do The Masked Singer, ao lado de Ivete Sangalo. Em 2025, segue na atração, dessa vez ao lado de Eliana. Reconhecida também pela fluência em inglês, a jornalista, que morou durante um ano e meio na Irlanda para aprimorar o idioma, viralizou com entrevistas com nomes internacionais como Viola Davis e Demi Lovato.

Onde assistir ao vivo

Além da exibição dos “Melhores Momentos” do Festival de Verão na TV Globo, haverá transmissão exclusiva do Multishow e Globoplay.

Como “Onde Tem Show, Tem Multishow”, a marca que é sinônimo de música transmite dois dias seguidos das atrações que vão agitar o “Festival de Verão de Salvador”, no sábado, 25, a partir das 16h15, e no domingo, 26, a partir das 16h35. O Globoplay terá acesso liberado para não assinantes. Já na TV Globo, no domingo, 26, o público poderá acompanhar os “Melhores Momentos” da festa, com apresentação de Kenya Sade e Luana Assiz, logo após o “Big Brother Brasil”. O Multishow exibe ainda um especial com os melhores momentos das apresentações nos dias 28, às 19h15, e 31, às 18h30 e às 19h15.

Diretamente do Parque de Exposições, em Salvador, Dedé Teicher, Felipe Velozo e Laura Vicente comandam a transmissão, com entrevistas com artistas, bastidores e comentários no Multishow e no Globoplay. Nas redes, TV Globo, Globoplay, Multishow e gshow preparam uma cobertura completa.

A diversidade de estilos e gerações chega para brilhar nos palcos Cais e Ponte. No sábado (25), o line-up conta com os encontros de Pitty e Melly, Ana Castela e Xamã, Só Pra Contrariar e Alcione. O público ainda poderá dançar e cantar ao ritmo de Bell Marques, Alok, Daniela Mercury, Timbalada e Natiruts, apresentando os hits em sua turnê de despedida.

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA