Connect with us

Audiovisual

Roteirista Hela Santana traz representatividade para TV

Jamile Menezes

Publicado

on

Foto Gabriel Fonseca

 

“Pessoas como eu, pretas no geral, não tem muita chance. Trans, então, tem menos chances ainda.”  Essa é uma realidade vivenciada pela roteirista Hela Santana, mulher trans negra, baiana, radicada em São Paulo. Em meio às batalhas diárias de inserção no mercado audiovisual, Hela tem colhido os frutos de poder contar suas histórias na TV brasileira.

A roteirista integra a equipe da antologia ‘Histórias (Im)possíveis da Rede Globo, que exibiu ‘Falas de Orgulho’, na Semana do Orgulho LGBTQIAPN+. O episódio ‘Sísmicas’ contou a história de amor e resistência de Kátia, mulher trans, interpretada pela atriz Kika Sena, e Lena, mulher cis interpretada pela atriz Ana Flávia Cavalcanti.

“Pode parecer uma coisa muito sútil, mas que pra gente que é trans ou LGBT no geral sabe o que significa realizar mudanças de casa o tempo todo, porque às vezes a gente não tem família e vive se mudando. Eu, depois que fui expulsa de casa, morei em muitos lugares e não foi por escolha. Você fica um tempo em uma casa e de repente tem que ir pra outro lugar. Te abrigam por um tempo, depois você precisa ir e isso acaba gerando um trauma, porque parece que você não pertence a lugar nenhum.”  

Hela também faz parte de time de roteiristas da série ‘Encantados 2’, que é a continuidade da série de comédia que está sendo exibida atualmente na TV Globo. A previsão é que em 2024, chegue aos cinemas de todo o Brasil o seu primeiro filme de longa-metragem como roteirista, ‘Pajubá’, um documentário sobre pessoas trans.

Dos textões das redes sociais para a TV

Hela Santana teve seu primeiro contato profissional com o audiovisual ao encantar o realizador Gil Baroni com sua resenha crítica feita no Facebook para o EP da Jup do Bairro. Depois disso, passou a trabalhar na comunicação do filme queer ‘Alice Júnior’. Após vivenciar a rotina nesse mercado, veio a pandemia e as coisas pareciam impossíveis para ela. Mas, o seu sonho de adolescente de trabalhar com audiovisual foi retomado ao ingressar em laboratórios de roteiros e autores, que aconteciam no formato online.

Em 2020, participou do LANANI – Laboratório de Narrativas Negras e Indígenas para Audiovisual dentro da programação do FLUP – Festa Literária das Periferias. Em 2021, escreveu para a série de animação “Os pequenos Crononautas”, pouco antes de ser contratada pela TV Globo para compor as salas de roteiro da antologia ‘Histórias (Im)possíveis’, e a 2ª temporada do sitcom “Encantado’s”.

“De repente, eu estava trabalhando com pessoas que eu estava estudando literalmente porque eu estudava muito sobre roteiro. A Renata Martins, uma das criadoras do ‘Histórias (Im)possíveis’, é  a maior cineasta desse país pra mim e aí eu estava trabalhando com ela, além de outras realizadoras inspiradoras, como Grace Passô e Thais Fujinaga.”

Audiovisual

Artista do Nordeste de Amaralina é lançado pelo Favellê Music

Amanda Moreno

Publicado

on

Artista do Nordeste de Amaralina
Artista do Nordeste de Amaralina (Foto: Bruno Mocottó)

Artista do Nordeste de Amaralina é lançado pelo Favellê Music.  É do Nordeste de Amaralina que sai  o novo lançamento do Favellê Music, selo que aposta no lançamento de conteúdos audiovisuais de artistas das periferias de Salvador.

“Resistência e Poder” é o nome da música interpretada por Moura X e que tem sua célula embrionária conectada a Marivaldo (idealizador do Favellê e que assina a composição da música junto com Moura X). Ouça em https://ingrv.es/resistencia-e-poder-nmc-7 e assista em https://www.youtube.com/watch?v=mDo_hFNbFtc.

A parceria de Moura X e Marivaldo é inspirada na pauta racial, um convite à união na luta contra o racismo e à reflexão sobre o tema.

“A gente se dedicou ao máximo para fazer algo realmente fantástico e impactante, onde as pessoas consigam entender a mensagem da música. Em alguns momentos é uma mensagem triste, porém fala sobre a realidade, além de ser a mão que levanta a cabeça do meu povo, para aqueles que se encontram tristes e desanimados. O intuito maior é salvar vidas, mudar mentes, quero ser o despertar. Tudo começa agora com resistência e poder”, fala Moura.

Favellê Music

O novo selo musical nasceu em Salvador já reunindo gigantes da música brasileira. “Favellê Music” é do multi-instrumentista baiano Marivaldo dos Santos, e firmou uma parceria com a Virgin Music Group – divisão da Universal Music, principal parceiro mundial de selos e artistas independentes – e Nas Nuvens Catalog, uma empresa brasileira independente líder na gestão e aquisição de catálogos musicais, que tem como presidente um dos mais consagrados produtores musicais do país, Liminha.

Marivaldo dos Santos é músico, produtor musical, nascido e criado nas periferias de Salvador (BA). Hoje, vive na ponte-aérea entre Brasil e Nova York, onde reside há mais de 20 anos. Ao longo de sua carreira realizou trabalhos com artistas como STING, Lauryn Hill, Fugees, Joshua Bell, Ceelo Green e muitos outros. Atualmente, está terminando a produção do filme “Música”, pela AMAZON USA, como diretor musical e performático ao lado de Rudy Mancuso.

Veja mais informações em https://www.instagram.com/favellemusic/.

Continue Reading

Audiovisual

Tia Má dubla personagem em série de animação

Amanda Moreno

Publicado

on

Tia Má dubla personagem
Tia Má dubla personagem

Tia Má dubla personagem em série na segunda temporada da animação “Aventuras de Amí”, emprestando sua voz à personagem Dora, mãe da protagonista, uma menina de 8 anos, que usa a imaginação para lidar com os desafios do dia a dia ao lado do cachorro Balú e do amigo Tim.

A série baiana é produzida pela Lanterninha Produções, com co-produção da Movioca Content House. Em exibição no Canal Futura, TV Rá Tim Bum e Globoplay, o desenho retrata o processo de crescimento das crianças, abordando os ritos de pass.agem e a dificuldade em lidar com novas responsabilidades.

“É incrível trabalhar para o público infantil. E mesmo no papel de mãe, é voltar a ser criança um pouco. Ao mesmo tempo, sinto como se fosse uma vitória. É ter um produto que minha filha pode me assistir e me reconhecer e se reconhecer”, comemora.

Aos 43 anos, a artista, jornalista e escritora Maíra Cristina Dias Azevedo desponta em uma carreira promissora na TV e no streaming. Conhecida como Tia Má, ela soma mais de um milhão de seguidores em suas redes sociais. Somente em 2023, a artista participou de sete produções audiovisuais.

Além de Tia Má dubla personagem em série de animação “Aventuras de Amí”, Maíra compôs o elenco de “Humor Negro” e fez uma participação especial em “Dra Darci”, ambos humorísticos do Multishow; ela viveu a Carol, em “Rensga Hits!”, da Globoplay, na segunda e terceira temporada; interpretou Trombeta, mãe de Mia, a protagonista de “O Dia em que a Minha Vida Mudou”, do Gloob; e atuou em “Toda Família Tem”, da Prime Video, como Deise.

Continue Reading

Audiovisual

Carnaval da Bahia 2024 – 50 anos dos Blocos Afro

Jamile Menezes

Publicado

on

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA