AfroEmpreendedorismo
Feira Afro Criativa reúne afroempreendedores no Cabula
Nesta sexta-feira (07), das 14 às 22h; sábado (08) e domingo (09), das 9 às 22h, acontece a 2ª edição da Feira Afro Criativa. Será na Rua Silveira Martins, nº 119, no estacionamento do supermercado Assaí Atacadista do Cabula.
O evento contará com uma grade de atrações musicais, sorteio de brindes e promoções, com entrada gratuita. A Feira tem o intuito de fomentar a cultura e a economia dos moradores do bairro do Cabula e adjacências. Terá discussões sobre o empreendedorismo preto, com destaque para o protagonismo feminino. Na ocasião, serão apresentadas jovens empreendedoras que transformam e restauram a vida de famílias na Bahia
Estarão presentes 38 expositores e atrações musicais e culturais.
Na sexta-feira (07), a partir das 17h30, a pick up do DJ Raffa Maciel comandará o happy hour. Já no sábado (08), é a vez da banda Raça Pura, a partir das 16h, animar o público. E o domingo (09) será de samba na Feira, a partir das 12h, com apresentação do Pagode do Muniz e às 16h, Grupo de Outra Forma.
SERVIÇO:
O QUE: 2ª Feira Afro Criativa
QUANDO: de sete a nove de julho de 2023
6ª feira, das 14 às 22h e sábado e domingo, das 9 às 22h
ONDE: Rua Silveira Martins, nº 119, no estacionamento do supermercado Assaí, no bairro Cabula, Salvador/ Bahia,
QUANTO: Entrada gratuita
CLASSIFICAÇÃO: Livre
AfroEmpreendedorismo
Expo Afro reúne afroempreendedoras no Centro de Salvador
De 05 a 07 de dezembro, ações voltadas aos afroempreendedores ganham destaque no Memorial das Baianas, na Praça da Cruz Caída, durante a 2ª Expo Afro. A iniciativa, realizada pela Rede Mundial de Empreendedorismo Étnico Afro (Rede EMUNDE) em parceria com o Sebrae Bahia e a Associação Nacional das Baianas de Acarajé (ABAM), fortalece o empreendedorismo negro e evidencia o potencial criativo, econômico e cultural de afroempreendedoras baianas.
Aberto ao público, o evento reúne expositoras dos segmentos de moda, saúde, beleza, bem-estar, artes, música, gastronomia e negócios de matriz africana.
A programação inclui palestras, oficinas, rodas de conversa e desfiles de moda afro, em um ambiente pensado para circulação de saberes, conexões e oportunidades.
A feira marca também a proposta de criação do Hub Afro, um espaço permanente de fortalecimento do afroempreendedorismo, voltado à capacitação, inovação, acesso a crédito e ampliação de mercados — uma articulação estruturante da Rede EMUNDE para apoiar empreendedores e empreendedoras negras no estado.
A primeira edição da Expo Afro aconteceu em novembro de 2024, na Cidade Baixa, e reuniu público em atividades formativas, espaço de vendas e passarela de moda afro. Para 2025, a expectativa é fortalecer a cadeia produtiva, ampliar parcerias e aumentar a circulação de recursos entre as participantes.
Além do Sebrae Bahia, apoiam a segunda edição da Expo Afro o Governo do Estado, Instituto Inovação e Sustentabilidade, Agô Empreende, Cative Públicos Estratégicos, Laize Mercês – Empreendedorismo Digital e Africanidade Afromeji.
SERVIÇO:
2ª Edição da Expo Afro
05 a 07 de dezembro de 2025
10h às 19h
Memorial das Baianas de Acarajé – Praça da Cruz Caída, Salvador/BA
Entrada gratuita
AfroEmpreendedorismo
Negros 50+ já são 31,5% dos afroempreendedores no Brasil
Aos 50 anos, Andreia Fernandes decidiu transformar uma experiência de discriminação em impulso para mudar de vida. Após ser ignorada durante uma reunião de trabalho no setor elétrico, buscou capacitação no Senai e mergulhou em uma nova carreira. Hoje, é empresária da área de energia solar, instrutora e idealizadora do projeto Mulheres Trabalhando no Telhado, que incentiva mulheres em situação de vulnerabilidade a ocuparem espaços na área elétrica.
Andreia faz parte dos 31,5% dos negros 50+ que são donos de negócios entre os 16 milhões de afroempreendedores brasileiros, segundo dados do Sebrae. Sua trajetória reflete um movimento crescente de pessoas maduras que reinventam suas carreiras por meio da educação e do empreendedorismo.
Ao lado do marido, Andreia comanda a RF Energi Solar, em São Paulo, empresa especializada na instalação de placas solares. Para ampliar seus conhecimentos e impulsionar o negócio, ela participou do programa Salto Aceleradora, iniciativa do Salto Inclusão Produtiva, que oferece capacitação gratuita a micro e pequenas empreendedoras com aulas, mentorias e redes de apoio.
“O programa foi um marco na minha história. Expulsei a impostora da minha mente e comecei a acelerar minha carreira. Hoje me sinto confiante pessoal e profissionalmente. Elaborei metas para alcançar meus objetivos e estou conquistando cada uma delas”, celebra.
Desde que concluiu o curso, Andreia expandiu seus horizontes: além de empresária, tornou-se instrutora do Senai Cambuci, conselheira de Meio Ambiente da Subprefeitura da Casa Verde e Embaixadora pelo Clima na Secretaria de Mudanças Climáticas de São Paulo.
O Salto Aceleradora é reconhecido como a maior formação empreendedora gratuita do Brasil, com mais de 10.600 empreendedores impactados em oito anos. O projeto atua em estados como São Paulo, Bahia, Santa Catarina, Amazonas e Mato Grosso, e deu origem à empresa Salto Inclusão Produtiva, referência em formação e aceleração de negócios com foco em mulheres negras, refugiados e territórios periféricos.
“Muito se fala sobre jovens empreendendo, mas existe uma geração que está reescrevendo sua história. Fomentar o desenvolvimento de empreendedoras negras é uma questão de justiça econômica e inteligência social. Quando elas têm acesso a redes e formação, o retorno é exponencial, não apenas para seus negócios, mas para suas comunidades”, afirma Camila Oliveira, gestora do Salto Inclusão Produtiva.
Ao longo de quase uma década, o Salto estabeleceu parcerias com mais de 30 grandes empresas e instituições, consolidando-se como uma das principais plataformas de impacto produtivo do país.
AfroEmpreendedorismo
AJE Bahia realiza VI Vozes do Afroempreendedorismo
O Vozes do Afroempreendedorismo, realizado pela AJE Bahia, chega a sua 6ª edição no dia 12 de novembro, propondo diálogo, formação e conexão entre empreendedores negros, lideranças sociais, criadores e agentes de inovação da Bahia e do Brasil. Com o tema “Afroempreender para Transformar: Potências Negras, Futuros Possíveis”, o evento acontece no auditório do Sebrae Bahia, localizado no bairro Costa Azul, em Salvador.
O Vozes 2025 propõe uma reflexão sobre o afroempreendedorismo como força criadora de novas realidades. A proposta é destacar o papel de empreendedores e empreendedoras negras na transformação de mercados, na geração de impacto social e no fortalecimento de uma economia mais inclusiva e representativa.
“O Vozes nasceu como um espaço de visibilidade e fortalecimento do protagonismo negro nos negócios. Em 2025, queremos reafirmar que afroempreender é criar caminhos próprios e coletivos, transformando ideias em impacto real”, destaca Jaqueline Oliveira, presidente da AJE Bahia e fundadora do Vozes.
Entre os palestrantes confirmados está Douglas Vidal, fundador da conferência nacional Future in Black, referência no debate sobre inovação, tecnologia e diversidade.
A programação acontece das 17h às 21h30 e contará com palestra magna, painéis, talks, estandes da Feira Preta e o tradicional Prêmio Mário Nelson de Carvalho, que homenageia quatro personalidades negras — duas mulheres e dois homens — por suas contribuições pela transformação social, cultural e econômica do país.
Também haverá sorteios de brindes, oferecidos por marcas parceiras.
Eixos
Entre os eixos que nortearão os debates estão: inovação e tecnologia afrocentrada, finanças e sustentabilidade econômica, economia criativa e narrativas negras, liderança e impacto social, e políticas públicas e ecossistema de apoio ao afroempreendedorismo.
O evento é gratuito, e as inscrições podem ser realizadas pela plataforma Sympla.
Serviço:
Vozes do Afroempreendedorismo 2025
Data: 12 de novembro de 2025
Horário: 17h às 21h30
Local: Auditório do Sebrae Bahia – Costa Azul, Salvador
Ingressos: Gratuitos (disponíveis pelo Sympla)
Redes oficiais: @ajebahia
-
Opinião9 anos atrás“O incansável e sempre ativo pau grande e afetividade do homem negro” – Por Kauê Vieira
-
Literatura9 anos atrásDavi Nunes e Bucala: uma literatura negra infantil feita para sentir e refletir
-
Literatura8 anos atrásA lírica amorosa da poetisa Lívia Natália em “Dia bonito pra chover”! – Por Davi Nunes
-
Formação7 anos atrásConheça cinco pensadores africanos contemporâneos que valem a pena
-
Audiovisual2 anos atrásFilme “Egúngún: a sabedoria ancestral da família Agboola” estreia no Cine Glauber Rocha
-
Cultura2 anos atrásOrquestra Agbelas estreia em Salvador na festa de Iemanjá
-
Música2 anos atrásEx-The Voice, soteropolitana Raissa Araújo lança clipe da música “Aquele Momento”
-
Carnaval3 anos atrásBloco Olodum libera venda do primeiro lote de abadás com kit promocional


