Música
Liniker retorna à Concha Acústica com show Índigo Borboleta Anil
Em 16 de setembro, 19h, Liniker apresenta o seu primeiro álbum-solo “Índigo Borboleta Anil” na Concha Acústica do Teatro Castro Alves.
No show, que tem direção musical assinada pela própria Liniker ao lado de Julio Fejuca, a artista interpreta as novas canções, como “Baby 95”, “Mel” e “Diz Quanto Custa”, e também músicas que marcaram sua carreira.
Agora, em seu primeiro disco-solo, intitulado “Índigo Borboleta Anil”, a cantora e compositora compartilha as suas vivências do agora. O álbum tem participação de Milton Nascimento, Tássia Reis, DJ Nyack, Tulipa Ruiz, Orquestra Jazz Sinfônica, de Letieres Leite e da Orkestra Rumpilezz. Sobre o álbum, lançado em 2021 e vencedor do Grammy Latino 2022, na categoria “Melhor Álbum de Música Popular Brasileira”, Liniker descreve: “é um álbum de groove, um trabalho preto que circula bem no hip hop e, ao mesmo tempo, tem uma orquestra que poderia estar em um filme da Pixar”.
Liniker
Liniker é uma cantora, compositora e performer brasileira conhecida por sua voz poderosa e comovente, bem como por sua cativante presença de palco. Liniker nasceu em 17 de janeiro de 1986, em Araraquara, São Paulo, Brasil. Ela ganhou reconhecimento significativo na cena musical brasileira e além, com sua mistura única de influências de soul, MPB (Música Popular Brasileira) e R&B.
O nome completo de Liniker é Liniker de Barros Ferreira Campos, e ela se identifica como uma pessoa não binária, usando os pronomes eles/eles. Sua arte está profundamente enraizada em temas de identidade, diversidade e empoderamento, o que é evidente tanto em sua música quanto em sua presença pública.
Ingressos
Arquibancada:
Pessoas trans* (lote limitado): R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia)
1º lote: R$ 140 (inteira) e R$ 70 (meia)
2º lote: R$ 160 (inteira) e R$ 80 (meia)
Camarote:
1º lote: R$ 240 (inteira) e R$ 120 (meia)
2º lote: R$ 260 (inteira) e R$ 130 (meia)
Música
Núcleo de Ópera da Bahia apresenta “Cantigas de Candomblé em Ópera”
O Núcleo de Ópera da Bahia (NOP) finaliza sua temporada artística de 2024 com um concerto que une o canto ancestral do candomblé à técnica refinada do canto lírico.
Intitulado “Cantigas de Candomblé em Ópera”, o espetáculo será apresentado nos dias 29 de novembro e 6 de dezembro, às 19h, na Casa do Benin, no Pelourinho, em Salvador. O evento é gratuito.
O projeto, idealizado pelo NOP e apresentado originalmente na França em 2019, faz agora sua aguardada estreia no Brasil.
O repertório traz cantigas de candomblé e músicas sincréticas, como, por exemplo: Ogum/Santo Antônio. As cantigas puras de tradição africana são apresentadas numa mistura de duas e três vozes que produzem um novo encantamento sem renunciar à energia de sua origem.
No palco, as vozes de Josehr Santos (também babalorixá), Irma Ferreira, Graça Reis e Milla Franco mergulham no universo sagrado do candomblé, reinterpretando suas cantigas com a técnica do canto lírico.
Essa fusão proporciona uma experiência intensa e profunda, conectando o público às raízes da ancestralidade africana.
Acompanhadas pela percussão de Brenda Silva, Luan Badaró e Alin Gonçalves, as vozes líricas dialogam com a energia vibrante dos ritmos tradicionais, em uma celebração de fé e arte que transcende fronteiras culturais.
Sob a concepção e supervisão artística de Aldo Brizzi, o espetáculo reflete o compromisso do Núcleo de Ópera da Bahia em promover a ópera de raiz afro, consolidando sua trajetória como uma companhia única no cenário artístico brasileiro. Fundado em 2016, o NOP se dedica a explorar as conexões entre a música clássica e as tradições afro-brasileiras.
Sobre o apoio institucional
O projeto “Temporada 2024 do Núcleo de Ópera da Bahia” foi contemplado pelo edital Gregórios – Ano III, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador, e da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e Governo Federal.
Música
Nayri lança novo single AIYÊ que fala de ancestralidade
A artista Nayri apresenta sua nova música, Aiyê, em uma celebração à ancestralidade negra, no dia 29 de novembro. Gravada no Black Monster Studio, em Brasília, sob direção do produtor musical BM Ally Akin, a canção reflete a conexão com a fé.
Aiyê surgiu em uma tarde de primavera na casa de sua mãe, quando Nayri, começou a solfejar os versos iniciais: “E eu agora vou cantar no pé do orixá pra ver você chegar, e eu agora vou dançar no pé de Oxalá pra trazer fé”.
A melodia, formada inicialmente no ukulele, foi registrada inicialmente em um gravador de celular. A letra de Aiyê surge naturalmente a partir da lembrança do seu caminhar pelas ruas de Salvador e da sensação de que independente do tempo, o que for pra ser seu, será.
Sobre Nayri
Premiada no Prêmio Luiz Melodia de Canções Afro-Brasileiras pela Fundação Cultural Palmares, Nayri é uma multiartista baiana: cantora, compositora, escritora, poeta, multi-instrumentista, modelo, atriz, pesquisadora e produtora cultural.
Ela combina a poesia e musicalidade baiana com influências de jazz, R&B, neo soul e MPB. Atualmente Nayri é embaixadora no Women’s Music Event e vinculada a Academia de Letras da Bahia. Acompanhe nas redes sociais @nayribam.
Música
Zé Atunbí lança primeiro EP em carreira solo “Se Mova” quinta (28)
O artista Zé Atunbí lança seu primeiro EP em carreira solo intitulado “Se Mova”, com sete faixas autorais e inéditas que chegam às plataformas de música a partir desta quinta-feira (28). O trabalho chega cinco meses depois do anúncio do seu voo solo e do lançamento do single “Só de Boca”, lançado em junho. O trabalho traz muito da essência artística e pessoal de Atunbí, evidenciando a sua conexão com a cultura hip hop e com as estéticas sonoras do rap. A tríade movimento, ressignificação e pertencimento impulsiona suas escolhas. Ouça o EP “Se Mova” aqui.
“‘Se Mova’ é um chamado para ação e traz muito do meu momento de inquietude atual, desse movimento de transição de carreira, de reformatação pessoal e artística, e toca em temas importantes pra mim e que sempre vão permear o meu trabalho como questões sociais e geopolíticas, espiritualidade ancestral, lifestyle, pegação e vivências com skate”, resume Zé Atunbí.
Músicas
O EP traz beats, samples e arranjos de Marley Bass, Topeira Sounds, Yaan e Marcelo Santana, que também assina a produção musical e a pós-produção. Entre as sete inéditas, todas lançadas com visualizers, estão: “Os pivete é liso”, um drill que na letra traz referências ao lifestyle do skate, do futebol e do videogame e ao dialeto das periferias; “Nesse filme”, uma crítica à indústria cinematográfica racista e elitista; “Respeita meus piva”, composição que fala sobre a saudade da perda de um amigo, um parceiro, para a violência.
Em “Se Mova”, faixa-título do EP, que diz muito sobre o momento de Zé Atunbí, de movimento e transição. A música ganhou tons de sonoridades do Oriente Médio e conta com participação de Ian Santana, no violão turco; em “Tô passando mal”, um jersey mais romântico que traz uma metáfora sobre o relações calorosas; “Morada provisória”, um trap mais introspectivo e espiritualista sobre a transitoriedade desse plano em que vivemos; e “Império Babilônico”, que faz uma crítica ao controle geopolítico do capital neoliberal frente aos países em desenvolvimento.
Solo
Trazendo a ancestralidade no nome e o renascimento na alma, que Zé Atunbí estreou em carreira solo em junho. Dos 15 anos dedicados à música, 12 deles foram vividos na banda Afrocidade, onde ele era MCDO, compositor e vocalista. Em junho, lançou seu primeiro single “Só de Boca”, e em setembro fez a sua estreia nos palcos com apresentações no Festival da Primavera, no Rio Vermelho, e abrindo o show da turnê “Da Lama ao Caos – 30 anos”, da Nação Zumbi, na Concha Acústica de Salvador.