Audiovisual
Pesquisa mapeia medos, dores, desafios e potências dos meninos

No próximo dia 10 de agosto, será aberta a pesquisa “Meninos: Sonhando os homens do futuro”, fruto de mais uma parceria entre PapodeHomem, Instituto PDH e Natura. O projeto é uma grande escuta dos meninos de 13 a 17 anos, que será feito por meio de pesquisa qualitativa e quantitativa, para traçar com profundidade o perfil de hoje e suas perspectivas, identificando suas dores, potências e sonhos.
Quais são os principais desafios dos meninos no processo de amadurecimento para se tornarem homens adultos? São educados em casa ou na rua? Como se veem diante das expectativas das meninas, das mulheres, de outros homens e até mesmo de suas famílias? Como esses meninos absorvem as mudanças sociais que ocorrem tão velozmente? Essas e tantas outras questões nos levaram a uma pergunta-chave: “Do que os meninos mais precisam, hoje, para apoiar seu desenvolvimento e amadurecimento como homens?”.
Estas são perguntas a que se propõe responder a pesquisa, que tem previsão de seguir até setembro. Todos os resultados da pesquisa, assim como a base de dados, serão tornados públicos para que quaisquer outras pessoas ou instituições possam ter acesso e gerar novas análises.
De quais meninos estamos falando?
O estudo trará um olhar interseccional e inclusivo, dialogando com uma grande diversidade de meninos, mas também com meninas, com pais e mães de meninos e com mulheres e homens acima dos 18 anos. Na salvaguarda desse projeto, de âmbito internacional, PapodeHomem e Instituto PDH contam com um grande time de profissionais do Brasil, Argentina, México, Austrália e Estados Unidos, envolvendo especialistas em questões de raça e gênero, educadores, psicólogos, especialistas em saúde mental (entre outros).
A pesquisa tem como foco o Brasil, mas vai incluir amostragens também de México e Argentina, além de buscar diálogo com especialistas de outros países.
Para responder à pesquisa, é só clicar no link https://pt.surveymonkey.com/r/projetomeninos
Documentário
A pesquisa é intensa e contínua e os resultados serão insumo para o desenvolvimento de uma ferramenta pedagógica a ser levada para escolas, espaços educativos diversos e de acolhimento. Assim como nos projetos anteriores, será produzido um filme documental para e sobre meninos, que será desenvolvido pela Bravo Filmes.
Audiovisual
SÃO JOÃO BAHIA 2025
Audiovisual
SÃO JOÃO BAHIA 2025
Audiovisual
“Filme Marginal” abre inscrições para produções audiovisuais independentes de todo o Brasil

Estão abertas até o dia 18 de maio as inscrições para a 5ª edição da Mostra do Filme Marginal: Cinema de Luta, Arte de Libertação. O evento, que acontece em setembro no Rio de Janeiro, busca valorizar o cinema independente brasileiro com obras que abordem temas sociais, políticos e culturais marginalizados. Podem se inscrever realizadores de curtas, médias e longas-metragens de qualquer parte do país — inclusive Salvador — com filmes finalizados a partir de 2022. A participação é gratuita.
Voltada para a difusão de um cinema autoral, popular e crítico, a Mostra se define como um espaço de reflexão, estímulo e autoformação. A proposta é ampliar a visibilidade de produções que provoquem debates sobre injustiças e desigualdades, com temas como racismo, gênero, sexualidade, direitos das mulheres, meio ambiente, luta por moradia e questões indígenas.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente online, por meio do formulário disponível no site do festival: mostradofilmemarginal.com. A curadoria da mostra avaliará os filmes inscritos e a lista de selecionados será divulgada na primeira semana de agosto. A exibição dos filmes ocorrerá entre os dias 12 e 21 de setembro de 2025, no Rio de Janeiro.
Criada em 2017, a Mostra do Filme Marginal é organizada pela Corpo Fechado Produtora e conta, nesta edição, com apoio do Pró-Carioca Audiovisual 2024 – Edital de Apoio à Produção de Mostras e Festivais de Audiovisual, via Lei Paulo Gustavo e Rio Filme. O evento cresceu significativamente nos últimos anos: da primeira edição com 36 filmes inscritos, saltou para mais de 400 em 2024.
“Estamos abertos à multiplicidade de vozes e experiências do cinema independente contemporâneo brasileiro”, afirma o idealizador da mostra, Uilton Oliveira.
SERVIÇO
📽️ 5ª Mostra do Filme Marginal: Cinema de Luta, Arte de Libertação
📅 Inscrições gratuitas: de 1º a 18 de maio de 2025
📍 A mostra acontece em setembro, no Rio de Janeiro
🔗 Formulário de inscrição: clique aqui
🌐 Site: mostradofilmemarginal.com
📱 Instagram: @mostradofilmemarginal
-
Opinião9 anos atrás
“O incansável e sempre ativo pau grande e afetividade do homem negro” – Por Kauê Vieira
-
Literatura9 anos atrás
Davi Nunes e Bucala: uma literatura negra infantil feita para sentir e refletir
-
Literatura8 anos atrás
A lírica amorosa da poetisa Lívia Natália em “Dia bonito pra chover”! – Por Davi Nunes
-
Audiovisual2 anos atrás
Filme “Egúngún: a sabedoria ancestral da família Agboola” estreia no Cine Glauber Rocha
-
Formação6 anos atrás
Conheça cinco pensadores africanos contemporâneos que valem a pena
-
Cultura1 ano atrás
Orquestra Agbelas estreia em Salvador na festa de Iemanjá
-
Carnaval3 anos atrás
Bloco Olodum libera venda do primeiro lote de abadás com kit promocional
-
Música2 anos atrás
Olodum realiza Femadum 2023 no Pelourinho