Connect with us

Formação

Uma Jornada Com Três Homens Pretos acontece em Salvador

Jamile Menezes

Publicado

on

Uma Jornada com Três Homens Pretos acontece em Salvador: na foto um homem negro fala ao microfone e faz um gesto com a mão direita. Atrás outro homem negro escuta.

Salvador recebe, nos dias 01 e 02 de setembro de 2023, o evento: Uma Jornada Com Três Homens Pretos – Trauma, Ritual & a Promessa do Monstruoso. O encontro internacional contará com a presença do professor e filósofo, Bayo Akomolafe, do mestre em pensamento sistêmico, Orland Bishop, e do escritor e terapeuta, Resmaa Menaken.

Já estão disponíveis, na plataforma Sympla, os ingressos gratuitos para o evento. No 1º dia (01/09), a vivência sobre os temas abordados será realizada no Museu de Arte Moderna (MAM), com homens pretos, e, no dia 02 de setembro, a programação segue na Senzala do Barro Preto, com homens e mulheres pretos, sempre das 9 horas às 17 horas.

Eles desembarcam na capital baiana, e, juntos, irão promover uma série de vivências, destinadas à comunidade negra. O objetivo é debater e refletir sobre temas como a ancestralidade, a cura e o futuro das pessoas negras, incluindo a situação atual do Brasil, onde os negros são as maiores vítimas de crimes violentos (homicídio doloso, latrocínio, mortes por intervenção policial), segundo o 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em 2022.

Os três homens pretos estão realizando visitas, neste ano de 2023, em países de três continentes, numa rota diaspórica reversa, construindo em cada país visitado um processo de fortalecimento da negritude nos continentes e no mundo.

Estão entre as questões norteadoras que fazem parte das oficinas durante o evento Uma Jornada com Três Homens Pretos: Trauma, Ritual & a Promessa do Monstruoso: Como negros e negras enfrentam as crises do nosso tempo? Como podemos traçar estratégias para uma sobrevivência digna e com equidade? Como construir espaços emancipatórios de cura, exploração e descoberta, para sonhar com um futuro mais promissor?

 Sobre os três líderes negros

 ORLAND BISHOP

Orland Bishop é fundador e diretor da ShadeTree Multicultural Foundation, em Los Angeles, onde foi pioneiro em abordagens de apaziguamento urbano e orientação de jovens em situação de risco, que combinam novas ideias com modos tradicionais de conhecimento. A ShadeTree serve como uma comunidade intencional para mentores/as, idosos/as, professore/as, artistas, curandeiros/as e pessoas defensoras do desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. O trabalho de Orland com a cura e o desenvolvimento humano é orientado por um amplo estudo nos campos da medicina, naturopatia, psicologia e cosmologias indígenas, primariamente as do Sul e Oeste do continente africano.

RESMAA MENAKEM

Resmaa Menakem é um autor estadunidense e psicoterapeuta com especialização nos efeitos do trauma no corpo humano e a relação entre trauma, supremacia do corpo branco e racismo nos Estados Unidos. Ele é fundador da Justice Leadership Solution, uma firma de consultoria em liderança, onde ele dedica sua experiência no treinamento de líderes de conflitos civis, mudança organizacional e construção de comunidades. Menakem criou a Cultural Somatics, que utiliza o corpo e a resiliência como mecanismos de crescimento. Ele é autor best-seller do livro “My Grandmother’s Hands: Racializes Trauma and the Pathway to Mending Our Hearts and Bodies”, descrito por Krista Tippet, da On Being, como um trabalho que “ativa a sabedoria dos ancestrais e uma ciência muito nova, sobre como todos/as/es nós carregamos a história e os traumas por trás de tudo o que colapsamos na palavra ‘raça’ em nossos corpos”.

BAYO AKOMOLAFE

Bayo Akomolafe é o curador-chefe da The Emergence Network, palestrante, autor, intelectual público, pós-ativista, neomaterialista, fugitivo e poeta Iorubá. Ele é pai de Alethea e Kyah, parceiro de vida de Ej. Bayo é professor universitário, filósofo e criador dos conceitos “pós-ativismo”, “transracialidade” e “ontofugitividade”, Bayo é aclamado internacionalmente como palestrante, professor, intelectual público, ensaísta e autor de dois livros – “These Wilds Beyond our Fences: Letters to My Daughter on Humanity’s Search for Home” e “We Will Tell our Own Story: The Lions of Africa Speak”. Ele também é apresentador do curso on-line pós-ativista, ‘We Will dance with Mountains’. Para saber mais, acesse: www.bayoakomolafe.net

 

SERVIÇO:
O quê:
Jornada Com Três Homens Pretos – Trauma, Ritual & a Promessa do Monstruoso

Quando:
– 01 de Setembro de 2023 |  das 9h às 17h | para homens pretos
Onde: Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) – Av. Lafayete Coutinho, s/n – Comércio, Salvador – BA
Ingressos – https://bit.ly/Jornada01-09

– 02 de setembro de 2023 | das 9h às 17h | para homens e mulheres pretos
Onde: Senzala do Barro Preto – Rua Direta do Curuzu, 228 – Curuzu, Salvador – BA
Ingressos – https://bit.ly/Jornada02-09

Entrada Gratuita  (Ingressos no Sympla) https://bit.ly/457JuTX

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Formação

Steve Biko seleciona estudantes para pré-vestibular

Amanda Moreno

Publicado

on

Steve Biko seleciona estudantes
Steve Biko seleciona estudantes

Steve Biko seleciona estudantes para pré-vestibular. O Instituto Cultural Steve Biko torna público o edital de seleção para o curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As inscrições ficam abertas até às 23h59min do dia 02 de março de 2024. Os interessados poderão preencher o formulário que será disponibilizado exclusivamente no site do Instituto (www.stevebiko.org.br).

Para realização das inscrições, o/a candidato/a precisa ficar atento/atenta às especificações e documentação exigidas no edital. Steve Biko seleciona estudantes para pré-vestibular. Serão contemplados 75 estudantes que moram no Estado da Bahia e tenham concluído ou estejam cursando o ensino médio, exclusivamente em escolas públicas. As aulas serão ministradas no turno da noite, de segunda a sexta das 18h30 às 21h30 e aos sábados das 13h30 às 17h40.

Steve Biko seleciona estudantes

Steve Biko seleciona estudantes

Pré-vestibular

O nosso objetivo principal consiste em contribuir na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e formação em Cidadania e Consciência Negra (CCN), oportunizando jovens e adultos negros e negras, oriundos de escolas públicas a ingressar em diversos cursos, em especial, os cursos de Medicina e Direito, comumente de grande demanda por vagas nas seleções de ingresso nas universidades e considerados estratégicos em momentos de crise sanitária e de violações de direitos.

CRONOGRAMA DE SELEÇÃO

Lançamento do Edital: 26 de janeiro de 2024

Inscrições: 31 de janeiro 2024 a 02 de março 2024

Prova escrita: 10 de março 2024

Entrevistas + Conhecimento Institucional: 11 a 15 de março 2024

Resultado 1° lista: 18 de março 2024

Confirmação da matrícula: 18 a 20 de março 2024

Aula inaugural: 21 de março 2024

Segunda chamada: 08 de abril 2024

Continue Reading

Formação

Cristina Moura realiza oficina de atuação em Salvador

Amanda Moreno

Publicado

on

Cristina Moura realiza oficina
Cristina Moura realiza oficina

Cristina Moura realiza oficina de atuação em Salvador. Dando continuidade a sua prática regular de atividades formativas, o Vila promove, de 04 a 09 de março, uma oficina de atuação, criação e dramaturgias para o audiovisual com a diretora, intérprete, coreógrafa e preparadora de elenco, Cristina Moura, uma das profissionais mais experientes do país. Serão seis dias de trabalho com aprofundamento e investigação de práticas de atuação e dramaturgia para o audiovisual para atrizes e atores com experiência. A oficina propõe mergulhar em exercícios práticos com a câmera, partindo de textos diversos e de obras do audiovisual, estimulando prontidão, presença e jogo, criando um caleidoscópio de cenas. Ao fim de todo o processo, cada ator receberá este material individual editado. Inscrições através do Sympla AQUI.

Estão no conteúdo programático desses encontros provocar, estimular, exercitar a musculatura no trabalho de ator, expandir a disponibilidade para a cena e para o jogo cênico, aprofundar conhecimento de roteiro, dramaturgia, fotografia e relação com a câmera, além de investigar linguagem, criatividade e autoralidade, itens tão preciosos quando se fala de artistas contemporâneos.

A oficina abre também espaço para o compartilhamento de memórias e vivências, num jogo de autoficção e criação de narrativas, que sempre resultará em material para ser aproveitado nas pequenas criações em imagem.

A realização de ações e atividades formativas são uma prática regular do Vila desde a sua fundação, há 59 anos, em que vem prestando ininterruptamente serviços ao país, formando artistas, coletivos e estéticas, produzindo conteúdos inovadores, refletindo e debatendo questões urgentes da sociedade e construindo políticas culturais de inclusão e acesso, em parceria com comunidades, instituições, grupos e festivais de diversos municípios, estados e países.

O Teatro Vila Velha conta com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Oficina de Atuação, Criação e Dramaturgias para o audiovisual com CRISTINA MOURA

Duração: 6 dias – de 04/03 a 09/03

Horário: 14:30 às 19h / no sábado de 10h às 14h

Local: Teatro Vila Velha

Classificação: 18 anos

Inscrições através do Sympla AQUI

SAIBA MAIS SOBRE CRISTINA MOURA

Cristina Moura é diretora, coreógrafa e intérprete e atua na cena teatral e também no audiovisual. Já colaborou com diversos diretores, entre eles, Enrique Diaz, Lia Rodrigues, Marcio Abreu, Emilio de Mello, além de desenvolver seu trabalho de criação autoral (Agô, O pequeno herói preto, A mulher que matou os peixes, like na idiot). A artista trabalha como preparadora de elenco na Rede Globo onde preparou os elencos de “Todas as mulheres do mundo”, “Vai na Fé”, “Quanto mais vida melhor”, “Cara e Coragem”, “Encantado´s”, entre outros. Cristina Moura vive e trabalha no Rio de Janeiro.

Continue Reading

Formação

Vagas abertas para Curso de Gastronomia Sustentável

Amanda Moreno

Publicado

on

Vagas abertas para Curso
Vagas abertas para Curso (Foto: Freepik)

Vagas abertas para Curso de Gastronomia Sustentável. Um curso de gastronomia sustentável gratuito está com vagas abertas para pessoas de baixa renda da cidade de Salvador. O Instituto Capim Santo, organização social que democratiza o acesso à gastronomia sustentável, chega na capital da Bahia, após formar 2.700 alunos pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Itacaré e Trancoso. O curso é apoiado pelo Instituto Terra Firme e será ministrado na Universidade Salvador (UNIFACS).

Com uma carga horária de 200 horas, as aulas abrangem técnicas práticas e teóricas. Após a conclusão do curso, aproximadamente 80% dos formandos seguem carreiras na área da gastronomia, seja como funcionários ou empreendedores. As inscrições estão abertas até o dia 17 de fevereiro de 2024 e podem ser realizadas através do site: https://institutocapimsanto.org.br/portfolio-items/cozinha-do-amanha/.

O projeto Cozinha do Amanhã oferece formação profissional de excelência na área de gastronomia, incluindo conceitos sustentáveis, que considera valores como o uso integral dos alimentos, valor nutricional e ingredientes locais. As aulas também abordarão técnicas com carnes, peixes, ovos, massas, dentre outros conhecimentos para o dia a dia em uma cozinha profissional.

“Salvador, a primeira capital do Brasil, é uma explosão de cultura e a sua gastronomia é reconhecida mundialmente por sua originalidade e riqueza. Tendo o turismo como um dos principais vetores econômicos da cidade, os projetos do ICS irão dar oportunidade a muitos talentos, tornando-os protagonistas de suas próprias vidas. A gastronomia social, sustentável, brasileira e democrática do ICS encontrará, com toda certeza, um lugar acolhedor e cheio de energia para podermos impactar ainda mais vidas.”, conta Luccio Oliveira, Presidente do Instituto Capim Santo. Original de Ilhéus (BA), Luccio é gestor de empresas e formado em gastronomia com extensão na Espanha. Como baiano, está animado com a nova unidade na capital do estado.

Para Luísa Talento, coordenadora do Curso de Gastronomia da Universidade Salvador, integrante do Ecossistema Ânima Educação, “trata-se de um projeto de grande relevância na área social, que será realizado na UNIFACS. A nossa Instituição tem no seu DNA a responsabilidade social e esse projeto vem para agregar e fortalecer ainda mais esse pilar, através da realização do curso que será de curta duração, com aulas práticas e teóricas, onde o aluno vai poder estar na cozinha da UNIFACS, no nosso Centro de Práticas, que possui espaço para aula show de bebidas, cozinha quente e cozinha estilo aquário, colocando a mão na massa. Com o conhecimento teórico e prático adquirido, ele vai sair apto para atuar nas cozinhas dos restaurantes e bares da cidade”.

A iniciativa tem apoio do Instituto Terra Firme, que atua com educação, empreendedorismo, esporte, arte e cultura na Bahia. “O apoio à educação e ao empreendedorismo em Salvador é prioritário para o Instituto Terra Firme. Nossa meta é, ao lado dos parceiros, proporcionar ao mercado profissionais com sólida formação, além de um olhar voltado para valorização da identidade regional e para a promoção da sustentabilidade”, afirma a presidente do Instituto Terra Firme, Flávia Peres Lima.

As inscrições estão abertas até o dia 17/02 e podem ser realizadas através do site: https://institutocapimsanto.org.br/portfolio-items/cozinha-do-amanha/.

Sobre o Instituto Capim Santo

Criada em 2010 pela chef Morena Leite, o Instituto Capim Santo é uma organização não governamental que promove a democratização da gastronomia como ferramenta para gerar empoderamento e mobilidade social para pessoas em situação de vulnerabilidade. Com unidades nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Trancoso e Itacaré, com dois grandes projetos, Cozinha do Amanhã e Amor que Nutre, a organização já formou mais de 2.700 alunos na área da gastronomia social e sustentável, que considera a identidade brasileira na gastronomia, o valor nutricional dos alimentos, o combate ao desperdício, o diálogo com pequenos produtores, entre outros pilares. Também atua em rede com ONGs parcerias para mitigar a fome, onde já distribuiu mais de 400 mil marmitas.

“A nossa fome é de contribuir para que todos os seres humanos tenham uma oportunidade para se desenvolver como cidadãos inteiros e independentes” Para saber mais, acesse www.institutocapimsanto.org.br.

Sobre a UNIFACS

Fundada em 1972, a UNIFACS é integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. A Instituição oferta formação em todas as áreas do conhecimento. A universidade tem mais de 50 anos de investimentos constantes em educação e atenção às demandas sociais, na Bahia. Uma das principais instituições de ensino superior no Nordeste, também tem mais de 15 anos de atuação em Feira de Santana. A UNIFACS também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do estado. São mais de cinco décadas de muitas realizações e a universidade acredita que, nas próximas décadas, é possível fazer muito mais na Bahia e com a Bahia.

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA