Connect with us

Formação

Uma Jornada Com Três Homens Pretos acontece em Salvador

Jamile Menezes

Publicado

on

Uma Jornada com Três Homens Pretos acontece em Salvador: na foto um homem negro fala ao microfone e faz um gesto com a mão direita. Atrás outro homem negro escuta.

Salvador recebe, nos dias 01 e 02 de setembro de 2023, o evento: Uma Jornada Com Três Homens Pretos – Trauma, Ritual & a Promessa do Monstruoso. O encontro internacional contará com a presença do professor e filósofo, Bayo Akomolafe, do mestre em pensamento sistêmico, Orland Bishop, e do escritor e terapeuta, Resmaa Menaken.

Já estão disponíveis, na plataforma Sympla, os ingressos gratuitos para o evento. No 1º dia (01/09), a vivência sobre os temas abordados será realizada no Museu de Arte Moderna (MAM), com homens pretos, e, no dia 02 de setembro, a programação segue na Senzala do Barro Preto, com homens e mulheres pretos, sempre das 9 horas às 17 horas.

Eles desembarcam na capital baiana, e, juntos, irão promover uma série de vivências, destinadas à comunidade negra. O objetivo é debater e refletir sobre temas como a ancestralidade, a cura e o futuro das pessoas negras, incluindo a situação atual do Brasil, onde os negros são as maiores vítimas de crimes violentos (homicídio doloso, latrocínio, mortes por intervenção policial), segundo o 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em 2022.

Os três homens pretos estão realizando visitas, neste ano de 2023, em países de três continentes, numa rota diaspórica reversa, construindo em cada país visitado um processo de fortalecimento da negritude nos continentes e no mundo.

Estão entre as questões norteadoras que fazem parte das oficinas durante o evento Uma Jornada com Três Homens Pretos: Trauma, Ritual & a Promessa do Monstruoso: Como negros e negras enfrentam as crises do nosso tempo? Como podemos traçar estratégias para uma sobrevivência digna e com equidade? Como construir espaços emancipatórios de cura, exploração e descoberta, para sonhar com um futuro mais promissor?

 Sobre os três líderes negros

 ORLAND BISHOP

Orland Bishop é fundador e diretor da ShadeTree Multicultural Foundation, em Los Angeles, onde foi pioneiro em abordagens de apaziguamento urbano e orientação de jovens em situação de risco, que combinam novas ideias com modos tradicionais de conhecimento. A ShadeTree serve como uma comunidade intencional para mentores/as, idosos/as, professore/as, artistas, curandeiros/as e pessoas defensoras do desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. O trabalho de Orland com a cura e o desenvolvimento humano é orientado por um amplo estudo nos campos da medicina, naturopatia, psicologia e cosmologias indígenas, primariamente as do Sul e Oeste do continente africano.

RESMAA MENAKEM

Resmaa Menakem é um autor estadunidense e psicoterapeuta com especialização nos efeitos do trauma no corpo humano e a relação entre trauma, supremacia do corpo branco e racismo nos Estados Unidos. Ele é fundador da Justice Leadership Solution, uma firma de consultoria em liderança, onde ele dedica sua experiência no treinamento de líderes de conflitos civis, mudança organizacional e construção de comunidades. Menakem criou a Cultural Somatics, que utiliza o corpo e a resiliência como mecanismos de crescimento. Ele é autor best-seller do livro “My Grandmother’s Hands: Racializes Trauma and the Pathway to Mending Our Hearts and Bodies”, descrito por Krista Tippet, da On Being, como um trabalho que “ativa a sabedoria dos ancestrais e uma ciência muito nova, sobre como todos/as/es nós carregamos a história e os traumas por trás de tudo o que colapsamos na palavra ‘raça’ em nossos corpos”.

BAYO AKOMOLAFE

Bayo Akomolafe é o curador-chefe da The Emergence Network, palestrante, autor, intelectual público, pós-ativista, neomaterialista, fugitivo e poeta Iorubá. Ele é pai de Alethea e Kyah, parceiro de vida de Ej. Bayo é professor universitário, filósofo e criador dos conceitos “pós-ativismo”, “transracialidade” e “ontofugitividade”, Bayo é aclamado internacionalmente como palestrante, professor, intelectual público, ensaísta e autor de dois livros – “These Wilds Beyond our Fences: Letters to My Daughter on Humanity’s Search for Home” e “We Will Tell our Own Story: The Lions of Africa Speak”. Ele também é apresentador do curso on-line pós-ativista, ‘We Will dance with Mountains’. Para saber mais, acesse: www.bayoakomolafe.net

 

SERVIÇO:
O quê:
Jornada Com Três Homens Pretos – Trauma, Ritual & a Promessa do Monstruoso

Quando:
– 01 de Setembro de 2023 |  das 9h às 17h | para homens pretos
Onde: Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) – Av. Lafayete Coutinho, s/n – Comércio, Salvador – BA
Ingressos – https://bit.ly/Jornada01-09

– 02 de setembro de 2023 | das 9h às 17h | para homens e mulheres pretos
Onde: Senzala do Barro Preto – Rua Direta do Curuzu, 228 – Curuzu, Salvador – BA
Ingressos – https://bit.ly/Jornada02-09

Entrada Gratuita  (Ingressos no Sympla) https://bit.ly/457JuTX

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Formação

Inscrições abertas para a Mentoria de Direitos Autorais e Contratos

Ana Paula Nobre

Publicado

on

Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para a Mentoria de Direitos Autorais e Contratos, do projeto “Educar com Hip-Hop”, que acontece no dia 13 de fevereiro (quinta-feira), das 14h às 16h, na Casa do Hip-Hop Bahia, localizada no Largo Quincas Berro D’Água, Pelourinho. Com inscrição gratuita e direito a certificado, a mentoria é voltada para artistas e empreendedores e será ministrada pela advogada Naila Trindade, especializada em propriedade intelectual, entretenimento, marcas, direito autoral e contrato. Serão disponibilizadas 30 vagas e as inscrições podem ser feitas no link.

A mentoria irá apresentar aspectos relevantes da legislação de propriedade intelectual e afins, sob a perspectiva do mercado, através de exposição, análise, discussão de temas diversos e entender os principais conceitos teóricos e práticos dos direitos autorais, abordando temas como seus fundamentos, obras protegidas, direitos morais e patrimoniais, limitações, contratos e suas cláusulas essenciais envolvendo direitos autorais, de imagem e questões inerentes no ambiente digital, entre outros.

O projeto “Educar com Hip-Hop” que tem o objetivo de contribuir com a construção da política de educação em diálogo com a arte irá trabalhar com atividades de formação na área de produção, comunicação, empreendedorismo e tecnologia da informação e inovação, desenvolvendo mentoria, estratégias de promoção, workshop e ações culturais e esportiva.

Idealizado pela CMA HIP-HOP – Comunicação, Militância e Atitude Hip-Hop e realizado pela Casa do Hip-Hop Bahia, nesta primeira edição o projeto conta com a parceria da Escola de Formação Luiza Mahin, da NT Advocacia – Propriedade Intelectual e Entretenimento, da Laboratório da Notícia, da Polo Cultural, da Muntu Criativo, e apoio cultural do Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), Amô pelo Pelô, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) e Governo da Bahia.

Serviço

O quê: Mentoria de Direitos Autorais e Contratos
Quando: 13 de fevereiro (quinta-feira)
Horário: Das 14h às 16h
Onde: Casa do Hip-Hop Bahia / Presencial
Mentora: Naila Trindade

Mais informações:
Dj Branco
Contato: (71) 99151-0631
E-mail: educarcomhiphop@gmail.com/Instagram: @casadohiphopbahia

Continue Reading

Formação

Instituto Cultural Steve Biko abre inscrições para pré-vestibular

Ana Paula Nobre

Publicado

on

O Instituto Cultural Steve Biko abre inscrições para o processo seletivo do curso de preparação para o acesso ao ensino superior em formato híbrido. Estão sendo oferecidas 75 vagas para pessoas negras com Ensino Médio completo ou que estejam cursando o Ensino Médio exclusivamente em escolas da rede pública. Interessados devem acessar o edital do processo seletivo e preencher o formulário até o dia 14 de fevereiro de 2025, disponível no site. A taxa de inscrição é no valor de R$ 20,00 (vinte reais).

O processo seletivo será composto de quatro etapas (Inscrição, Avaliação Escrita, Entrevista e Conhecimento Institucional). As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 21h30, e aos sábados, das 13h15 às 17h40. Também poderão ocorrer aos domingos e feriados.

Sobre Instituto Steve Biko

É uma organização do movimento negro que já tem 32 anos de atuação no campo da educação antirracista. Tem como missão promover a ascensão político-social da população negra por meio da educação e valorização da sua ancestralidade. Sendo considerado o primeiro quilombo educacional do Brasil, sua matriz curricular merece destaque pelo ensino afroreferenciado, no qual a disciplina de Cidadania e Consciência Negra permeia todas as suas atividades pedagógicas.

Serviço

O quê: Processo seletivo do Curso Pré-vestibular Steve Biko 2025

Quando: Até dia 14 de fevereiro de 2025

Quanto: R$ 20,00 (vinte reais)

Onde: Através do site  (Inscrições online)

Endereço da sede:  Rua do Passo, nº 04 – Largo do Carmo, Santo Antônio – Pelourinho

 

Continue Reading

Formação

Escola Maria Felipa abre inscrições para “Decolônia de Férias”

Ana Paula Nobre

Publicado

on

Foto: Nti Uirá

A Escola Afro-brasileira Maria Felipa está com as inscrições abertas para o programa “Decolônia de Férias”, que vai de 6 a 10 de janeiro de 2025, com atividades culturais, brincadeiras afro-indígenas e oficinas de dança, capoeira, rimas e improvisos, aulas de história afrodiaspóricas, entre outras ações. Abraçando a diversidade, a proposta é para todas as crianças, tanto alunos como a criançada de fora, proporcionando um momento para que pais possam conhecer a instituição de ensino. As atividades irão ocorrer nas instalações da própria Escola Afro-brasileira Maria Felipa, localizada na Rua Comendador José Alves Ferreira, n°60, no Garcia, em Salvador.

Os pais interessados podem inscrever a criançada por dia através do perfil do Instagram @escolamariafelipa e o valor da diária (9h às 15h30) é de R$150, com direito às atividades e almoço. O primeiro dia de atividades, em 6 de janeiro, terá pela manhã o “Teatro com histórias afro-encantadoras”, com a obra ‘’Lua e a Magia dos Ventos’’. Pela tarde, terá a vivência “Histórias e oficinas de bonecas Abayomi”.

Na manhã do dia 7 de janeiro, ocorre a “Ciranda do brincar com brincadeiras africanas e indígenas”. Pela tarde, será a vez da oficina “Histórias afro-encantadoras com a mitologia de Iemanjá”, com direito a banho de mangueira e piscina. Já no dia 8 de janeiro, pela manhã, ocorre a Oficina de Dança Afro-brasileira com a pró Val Ribeiro.

Na quinta-feira, 9 de janeiro, pela manhã, será realizada a Oficina de Circularidade Ancestral | Oxumaré – Movimento e transformação, uma linda viagem ao reino Daomé. Pela tarde, as crianças participam de uma Oficina de Reciclagem Artística, para a produção do Império Ashanti e o reinado de Yaa Asantewaa. O último dia de Decolônia de Férias, 10 de janeiro, inicia pela manhã com a Oficina de Rimas e Improvisos, com o professor Gabriel Bispo, pela manhã.

Neste mesmo dia, pela tarde, numa gira ancestral, a Decolônia de Férias encerra com a Vivência de Capoeira, com o professor Negrete. A prática fará uma imersão nas histórias de Mestre Pastinha, responsável pela difusão da Capoeira Angola, e o Mestre Moa do Katendê, compositor, percussionista, artesão, educador e mestre de capoeira de Angola da Bahia, que dá nome a Lei que obriga as instituições de ensino do Estado a inclusão de aulas de capoeira no currículo, prática realizada na Escola Afro-brasileira Maria Felipa desde sua criação em 2019.

Foto: Dante Vicenzo

Sobre a Escola Afro-brasileira Maria Felipa

Localizada em Salvador, a Escola – que está também com as matrículas abertas para o ano letivo de 2025 – tem uma política pedagógica de ensino antirracista, afroafetiva e que valoriza as culturas africanas e indígenas. A idealizadora, Bárbara Carine (vencedora do Prêmio Jabuti, pelo livro “Como ser um educador antirracista”), explica que a instituição faz um resgate aos conhecimentos ancestrais, com o objetivo de combater o eurocentrismo e a colonialidade do ser, do poder e do saber, inovando a educação com uma metodologia decolonial e afrocentrada.

Ao se comprometer com a valorização da herança africana e indígena na sociedade brasileira, a Escola Afro-brasileira Maria Felipa se enquadra nas leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que torna obrigatório o Ensino das histórias e culturas afro-indígenas. “Diretamente, estamos nos comprometendo a combater um problema social, que é o racismo. A Maria Felipa é uma escola para todes – crianças pretas, indígenas, brancas, entre outras. Abraçamos a diversidade dos corpos”, descreve Maju Passos, sócia da Maria Felipa.

A instituição oferece uma educação infantil de ensino fundamental 1 e trilíngue (português, inglês e libras). Dentro da sua metodologia, a Escola desenvolve ainda uma série de atividades didática-pedagógicas afroreferenciadas, como “Afrotech – Feira de Ciência Africana e Afrodiáspórica”, “Mariscada – Mostra artístico-cultural decolonial”, “Formatura no Quilombo”, “Decolônia de Férias” (ações durante o período de férias escolares), “Festival artístico educacional Avante Maria Felipa”, entre outros.

Programação

  • 06/01 – Segunda-feira

– Teatro com histórias afro-encantadora, ‘’Lua e a Magia dos Ventos’’

– Oficinas de bonecos com material reciclável (com a Diretora Cris)

– Oficina de bonecas Abayomi com contação de histórias

  • 07/01 – Terça-feira

– Brincadeiras africanas e indígenas

– Histórias afro-encantadora com a mitologia de Iemanjá.

– Banho de mangueira e piscina

  • 08/01 – Quarta-feira

– Oficina de dança (com a Prof. Val Ribeiro)

  • 09/01 – Quinta-feira

– Oficina de circularidade ancestral: Oxumaré – Movimento e transformação: Uma linda viagem no tempo ao antigo e potente reino Daomé

– Oficina e produção do Império Ashanti e o reinado de Yaa Asantewaa a partir de material reciclável

  • 10/01 – Sexta-feira

– Oficina de rimas e improvisos (com Prof. Gabriel Bispo)

– Oficina de Capoeira (com Prof. Negrete)

Serviço 

O quê: Decolônia de Férias na Escola Maria Felipa

Quando: De 6/01/25 a 10/01/25, das 9h às 15h30

Onde: Rua Comendador José Alves Ferreira, 60 – Garcia

Investimento: R$150,00/diária

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA