Connect with us

Diversão

Série Humor Negro estreia no Multishow e Globoplay

Jamile Menezes

Publicado

on

Foto dos humoristas do Humor Negro. São 6 comediantes negros .

Maíra Azevedo (Tia Má), Sulivã Bispo, Jhordan Mateus, Niny Magalhães, Guilherme Júnior, Evaldo Macarrão e convidados como a atriz Luana Xavier, o ator Hélio de La Peña e os humoristas Matheus Buente e Tiago Banha. Esse é o elenco que dá vida ao Humor Negro – a série, que estreia na próxima segunda, dia 21, às 18h, no Multishow e Globoplay. Ao todo serão 10 episódios, divididos em 2 blocos de 5, sendo que o segundo estará disponível já no dia 28.

“Primeiro o especial, agora a série. É a concretização de um sonho que foi pensado por mim e realizado por muitas mãos pretas. Hoje eu posso entender a grandiosidade do projeto, que também veio acompanhada de muita responsabilidade. Eu, junto com minha equipe, entregamos o melhor que pudemos, honrando e pedindo licença a todas as nossas personalidades que ajudaram a construir a história da arte do país, para que pudéssemos estar aqui hoje. Alcançamos o que parecia inalcançável”, destaca Val Benvindo, idealizadora do Festival Humor Negro, que deu origem à série.

A série Humor Negro é produzida pela Conspiração, com a direção de Rodrigo França e roteiro de Renata di Carmo. Traz uma mistura entre esquetes e apresentações de stand up, resultado da maratona de gravações que aconteceu em maio, em Salvador.

“Nesta série os nossos comediantes ganham um espaço de convivência, somada a um palco e todas as dependências de um teatro. Um programa que vai mostrar as delícias de estarmos juntos, como uma família de artistas, nas dores e na delícia de ser negro neste país. A cada episódio, teremos um comediante convidado e um tema central que ligará a dramaturgia ao stand up comedy”, compartilha o diretor Rodrigo França.

 

 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Diversão

Encantos pro Mar terá atrações pretas na Ribeira

Jamile Menezes

Publicado

on

Encantos pro Mar terá Jann Souza

No dia 3 de fevereiro (sábado), a partir das 16h, as ruas da Ribeira terão atração cultural e gratuita com a primeira edição do evento Encantos pro Mar. A data de 3 de fevereiro foi escolhida como uma extensão da festa de Iemanjá.

Participam da edição de estreia os artistas baianos Jann Souza, Maya, Samba do Pretinho e DJ Belle. O projeto Encantos Pro Mar foi contemplado pelo edital Territórios Criativos, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Entre as atrações confirmadas no Encantos pro Mar, Jann Souza é uma mulher negra, cantora, compositora e musicista da Nova MPB, que tem o ukulele e o Foot Drum (bateria) como principais parceiros para acompanhar suas apresentações em formato solo. Já Maya, dona de uma voz marcante, é uma artista que consegue passear por todas as vertentes da black music, mesclando entre R&B, Trap, Pop e o Pago Trap, pelos quais apresenta seus versos certeiros e temperados com beats contemporâneos, urbanos e diaspóricos, baseados em um discurso forte sobre suas vivências enquanto mulher preta.

Com 10 anos de estrada, a banda O Pretinho, da produtora Brilho Estrelar, é formada por Junior Black no vocal, Ivan no cavaquinho, Michael no violão, Mário e Júnior na percussão e Marcílio na bateria. Seu trabalho se caracteriza pela mistura de ritmos, como MPB, Sertanejo, Forró e Axé, embora o gênero primordial seja o samba.

E o Encantos pro Mar ainda vai ter o line-up da DJ Belle, que traz consigo a essência de onde nasceu, o subúrbio ferroviário de Salvador. Integrante do Selo Nsabas, que procura potencializar a produção artística feminina da Bahia, e do Coletivo Hip Hop Pernambués, ela consegue, através da música e cultura, produzir ações beneficentes na comunidade, além de auxiliar no processo de ressocialização por meio do projeto Ressocializando Arte e Cultura nas penitenciárias do estado.

SERVIÇO:

Encantos pro Mar – 1ª Edição

Onde: Avenida Beira Mar, Ribeira, Salvador (próximo ao Bar da Torre)

Quando: 3 de fevereiro (sábado), a partir 16h

Entrada Gratuita (evento de rua)

Continue Reading

Diversão

Festival do Parque terá show do Olodum e Filhos de Jorge

Jamile Menezes

Publicado

on

mulher negra do Olodum está vestida de africana tem chapéu como uma coroa dourada e faz gesto de dança com as mãos na cintura.

O Festival do Parque volta a acontecer neste fim de semana. Na programação, shows gratuitos de Olodum e Filhos de Jorge, atividades infantis e feira de empreendedorismo e gastronômica ocupam a área como uma opção de lazer para toda a família.

No sábado (20), a programação infantil é o destaque, com atividades de lazer para crianças com a animadora e atriz Mabele e com Tio Paulinho. Às 15h30, a banda Nata do Samba se apresenta no gramadão do Parque da Cidade. No domingo (21), o dia começa com o show do Olodum às 9h da manhã, celebrando o aniversário de 45 anos do grupo.

Às 11h30, a programação é no gramado, com o DJ Nukemookey. Às 14h, a banda Filhos de Jorge começa o show no anfiteatro. Às 15h30, Ruan Santana assume o comando da festa com um show no gramado. Durante todo o final de semana, a Feira da Cidade estará no local.

Encerrando a programação, no dia 28 de janeiro a banda Bailinho de Quinta apresenta as marchinhas de Carnaval, no mesmo dia em que Tomate também sobe ao palco e promete repetir o sucesso do show que apresentou na edição 2023 do projeto, que marcou seu retorno ao palco depois da pandemia, com lotação máxima da área e a gravação de um audiovisual – assista aqui.

O Festival do Parque tem patrocínio da Claro e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, e apoio da Solar Coca-Cola. Confira a programação completa e mais informações aqui.

Continue Reading

Diversão

Conceição Evaristo é tema de concurso da Fundação Palmares

Jamile Menezes

Publicado

on

Escritora Conceição Evaristo sorri para a foto, com uma blusa branca e cabelos grisalhos presos em um coque. Atrás, aparece uma foto e um texto da autora.

Selecionar três obras literárias inéditas que abordem o gênero afrofuturismo, além de incentivar a produção de novos talentos e valorizar a carreira de escritores já consagrados. Além de celebrar a escritora Conceição Evaristo.

Esse é o objetivo do Prêmio Conceição Evaristo de Literatura Afrofuturista, promovido pela Fundação Palmares, entidade vinculada ao Ministério da Cultura.

Três autores serão selecionados com obra de, no mínimo, 29 páginas. E receberão prêmios individuais de R$ 30 mil. Para participar, os interessados devem encaminhar formulário digital, anexar documentação exigida e a obra em formato PDF. As inscrições se encerram em 25 de setembro.

O candidato pode escrever em qualquer gênero, técnica ou estilo literário, desde que “contenham características fundamentais das narrativas afro futuristas como tema principal ou em elementos que remetam a essa estética”.

Homenageada

Linguista, Conceição Evaristo é a celebrada escritora afro-brasileira que inspira o concurso. Aos 76 anos, ela tem um acervo de livros de romance, poema e contos. Em 2015, faturou um dos mais importantes prêmios brasileiros, o Jabuti, na categoria contos e crônicas.

Maria da Conceição Evaristo de Brito nasceu em Belo Horizonte, em 1946. De origem humilde, migrou para o Rio de Janeiro na década de 1970. Graduada em Letras pela UFRJ, trabalhou como professora da rede pública de ensino da capital fluminense. É Mestre em Literatura Brasileira pela PUC do Rio de Janeiro, com a dissertação Literatura Negra: uma poética de nossa afro-brasilidade (1996), e Doutora em Literatura Comparada na Universidade Federal Fluminense, com a tese Poemas malungos, cânticos irmãos (2011), na qual estuda as obras poéticas dos afro-brasileiros Nei Lopes e Edimilson de Almeida Pereira em confronto com a do angolano Agostinho Neto.

Formulário no site do MinC.

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA