Connect with us

Audiovisual

“Odoyá”, curta baiano, é selecionado para Festival Nacional Cine.ema

Jamile Menezes

Publicado

on

Curta metragem em animação odoyá trata de preservação ambiental e traz a personagem jana

O curta-metragem baiano Odoyá, de Cristhyane Ribeiro e Victor Cayres, é um dos 16 selecionados para o Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo, o Cine.Ema.  O Festival acontece presencialmente entre os dias 18 e 22 de setembro em Vargem Alta/ ES e conta também com uma mostra online  de 17 de setembro a 18 de outubro.

A obra foi uma das escolhidas entre 299 filmes de todo o território nacional e pode ser premiada através de voto popular.

O curta mostra a relação da menina Jana com sua avó, Aduke, e os ensinamentos da mais velha sobre o cuidado com a natureza. Após salvar um peixe “diferente”, a garota recebe uma concha que lhe permite respirar debaixo d’água e descobrir a importância de preservar o meio ambiente.

“A ideia de Odoyá surgiu de Cristhyane Ribeiro, da Sinergia Games que tem uma linha de jogos relacionados à cultura de matriz africana, com uma perspectiva de possibilitar uma maior representatividade e fomentar a educação. Ela, Joe Santos e eu nos juntamos para desenvolver esse universo ficcional e reunimos nossas três empresas na coprodução do projeto”, conta Victor Cayres, roteirista do curta.

O curta possui ainda uma continuação em game que será lançado em breve.

Ficha Técnica

Direção: Cristhyane Ribeiro e Victor Cayres

Argumento e Roteiro: Victor Cayres

Produção executiva: Victor Cayres

Direção de Arte: Joe Santos

Conceito visual ilustração e modelagem de cenários e personagens: Joe Santos

Diretor de animação: Leonardo Silva

Rigger: Flavio Castello

Gravação das vozes: Estúdio BASE e Estúdio JS

Supervisão de Som (dublagem): Eduardo Joffily Ayrosa

Técnico de Som: Daniel Suino

Trilha Original: Heitor Dantas e Marcos Santos

Ruído de sala e Mixagem: Heitor Dantas

Jana: Ariane Souza

Clione: Ariane Souza

Aduke: Rejane Maya

Serena: Clara Paixão

Soldado: Victor Cayres

Iemanjá: Maria Souza

Animação e pós-produção: Mantra Filmes

Animadores: Dandara de Oliveira, Willian Licarião, Fernanda Dattoli, Tiago Santos

Pós-produção e Efeitos Visuais: Lucas Ferraz

Produtora de Linha: Geisa Andrade

Universo transmídia criado por Cristhyane Ribeiro, Joe Santos e Victor Cayres a partir do jogo Lodô: a filha de Iemanjá, da Sinergia Games. Uma produção Unique Entretenimento Digital, Sinergia Games e Victor Cayres: Soluções Lúdicas e Narrativas Transmídia.

Audiovisual

SÃO JOÃO BAHIA 2025

Jamile Menezes

Publicado

on

 

 

Continuar lendo

Audiovisual

SÃO JOÃO BAHIA 2025

Jamile Menezes

Publicado

on

 

Continuar lendo

Audiovisual

“Filme Marginal” abre inscrições para produções audiovisuais independentes de todo o Brasil

Iasmim Moreira

Publicado

on

Filme Marginal

Estão abertas até o dia 18 de maio as inscrições para a 5ª edição da Mostra do Filme Marginal: Cinema de Luta, Arte de Libertação. O evento, que acontece em setembro no Rio de Janeiro, busca valorizar o cinema independente brasileiro com obras que abordem temas sociais, políticos e culturais marginalizados. Podem se inscrever realizadores de curtas, médias e longas-metragens de qualquer parte do país — inclusive Salvador — com filmes finalizados a partir de 2022. A participação é gratuita.

Voltada para a difusão de um cinema autoral, popular e crítico, a Mostra se define como um espaço de reflexão, estímulo e autoformação. A proposta é ampliar a visibilidade de produções que provoquem debates sobre injustiças e desigualdades, com temas como racismo, gênero, sexualidade, direitos das mulheres, meio ambiente, luta por moradia e questões indígenas.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente online, por meio do formulário disponível no site do festival: mostradofilmemarginal.com. A curadoria da mostra avaliará os filmes inscritos e a lista de selecionados será divulgada na primeira semana de agosto. A exibição dos filmes ocorrerá entre os dias 12 e 21 de setembro de 2025, no Rio de Janeiro.

Criada em 2017, a Mostra do Filme Marginal é organizada pela Corpo Fechado Produtora e conta, nesta edição, com apoio do Pró-Carioca Audiovisual 2024 – Edital de Apoio à Produção de Mostras e Festivais de Audiovisual, via Lei Paulo Gustavo e Rio Filme. O evento cresceu significativamente nos últimos anos: da primeira edição com 36 filmes inscritos, saltou para mais de 400 em 2024.

“Estamos abertos à multiplicidade de vozes e experiências do cinema independente contemporâneo brasileiro”, afirma o idealizador da mostra, Uilton Oliveira.

SERVIÇO

📽️ 5ª Mostra do Filme Marginal: Cinema de Luta, Arte de Libertação
📅 Inscrições gratuitas: de 1º a 18 de maio de 2025
📍 A mostra acontece em setembro, no Rio de Janeiro
🔗 Formulário de inscrição: clique aqui
🌐 Site: mostradofilmemarginal.com
📱 Instagram: @mostradofilmemarginal

Continuar lendo

EM ALTA