Connect with us

AfroEmpreendedorismo

Ocupação Sound System acontece gratuitamente na Barroquinha

Jamile Menezes

Publicado

on

Banda Ministereo Público comanda primeira edição da Ocupação SOund System

A primeira edição do projeto Ocupação Sound System – Arte Urbana na Comunidade vai ser nos dias 30 de setembro e 1º de outubro (sábado e domingo), na Barroquinha, com show do grupo anfitrião e convidadas, em meio a uma feira de empreendedores, além de atividades formativas: um bate-papo e sete oficinas, que abrem inscrições em www.instagram.com/ministereopublico. Toda a programação é gratuita.

O sound system é, tecnicamente, um paredão de caixas de som. Semeada nos anos 1950 na Jamaica como uma saída de baixo custo para promover festas, esta prática se tornou revolucionária e ganhou tom de manifesto, da voz do povo, de ocupação de ruas, do direito à cidade, da inserção da arte no cotidiano de comunidades e do consumo direto da música popular sem intermédio das indústrias culturais.

Formado atualmente por DJ Raiz, DJ Pureza e o dubmaster Regivan Santa Barbara, o Ministereo Público foi pioneiro nesta atividade em terras baianas, criado em Salvador em 2005. Seu nascimento veio do desejo de alimentar um movimento que os representasse no cenário musical independente da cidade. Seu sound system possui um P.A. composto de seis subgraves duplos de 18 polegadas com 2 mil watts em cada caixa. O paredão tem cerca de 2 metros de altura e 5 metros de largura.

Esta potencialidade sonora vai se instalar no domingo, 1º de outubro, na escadaria da Barroquinha, a partir das 17h, totalmente aberta ao público. Junto com o Ministereo Público, também estarão as cantoras e compositoras de reggae Danzi e Jôh Ras como convidadas.

Danzi

Em paralelo ao baile de sound system, uma feira de empreendedores locais apresenta artesanato, vinis, roupas e acessórios, no pátio do Espaço Cultural da Barroquinha.

O projeto Ocupação Sound System – Arte Urbana na Comunidade foi contemplado pelo Edital Setorial de Música 2019 e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

OFICINAS E BATE-PAPO – As turmas das oficinas do Ocupação Sound System – Arte Urbana na Comunidade vão ocupar o Espaço Boca de Brasa Centro e o Café-Teatro Nilda Spencer, com carga horária de 4 horas e ministradas por especialistas de renome nas suas áreas.

Seis delas têm encontros no sábado, 30 de setembro: das 10h às 12h e das 13h às 15h, tem Oficina de Pesquisa Musical, com o DJ e produtor musical Telefunksoul; Oficina de Produção Musical, com a cantora, compositora e produtora musical Livia Nery; e Oficina de Stencil, com Marcio MFR. Das 15h às 19h, será hora de Oficina de DJ, com DJ Pureza, membro do Ministereo Público; Oficina de Graffiti, com Core; e Oficina de MC, com Suhhh. Já a Oficina de Montagem de Som, com o dubmaster Regivan Santa Barbara, também do Ministereo Público, será no domingo, 1º de outubro, das 12h às 16h.

Tematizando a relação entre imagem e som, o bate-papo acontecerá no sábado, das 19h às 21h, no Café-Teatro Nilda Spencer. A conversa será conduzida por Bruno Zambelli, o Zamba, diretor criativo do Afropunk Bahia e integrante do quadro de diretores de cena da produtora Surreal Hotel Arts, que tem base em São Paulo e Nova Iorque.

Jôh Ras

Jôh Ras

OCUPAÇÃO SOUND SYSTEM – ARTE URBANA NA COMUNIDADE

EDIÇÃO BARROQUINHA

 

Baile Sound System + Feira de Empreendedores

Com: Ministereo Público, Danzi e Jôh Ras

Quando: 1º de outubro (domingo), 17h às 20h

Onde: Escadaria da Barroquinha e pátio do Espaço Cultural da Barroquinha

Quanto: Gratuito

Bate-papo: relação entre imagem e som

Com: Bruno Zambelli

Quando: 30 de setembro, 19h às 21h

Onde: Café-Teatro Nilda Spencer (Ladeira da Barroquinha)

Quanto: Gratuito

 

Oficinas

= Oficina de Pesquisa Musical

Com: Telefunksoul | 30 de setembro, 10h às 12h e 13h às 15h

= Oficina de Produção Musical

Com: Livia Nery | 30 de setembro, 10h às 12h e 13h às 15h

= Oficina de Stencil

Com: Marcio MFR | 30 de setembro, 10h às 12h e 13h às 15h

= Oficina de DJ

Com: DJ Pureza | 30 de setembro, 15h às 19h

= Oficina de Graffiti

Com: Core | 30 de setembro, 15h às 19h

= Oficina de MC

Com: Suhhh | 30 de setembro, 15h às 19h

= Oficina de Montagem de Som

Com: Regivan Santa Barbara | 1º de outubro, 12h às 16h

Onde: Espaço Boca de Brasa Centro e Café-Teatro Nilda Spencer (Ladeira da Barroquinha)

Quanto: Gratuito

AfroEmpreendedorismo

Pré-Fórum Pacto das Pretas inscreve para webinar gratuito

Jamile Menezes

Publicado

on

Pré-Fórum Pacto das Pretas – Um pacto para todas as pessoas

 

No dia 25 de junho, das 16h às 18h, acontecerá o Pré-Fórum Pacto das Pretas – Um pacto para todas as pessoas, com o tema “Um pacto para o futuro: Uma só não basta!”. A discussão será sobre o papel vital das mulheres negras no mercado corporativo. O webinar será realizado via plataforma Youtube, com inscrição gratuita até o dia 20 de junho, por meio do link.

O evento contará com grandes nomes, como Ednalva Moura, Gerente de Relações Institucionais da Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial; Luana Ozemela, Embaixadora do Pacto das Pretas e VP de Impacto do Ifood; Claudia Silva, Gestora Sênior de Operações de Alto Nível na Cisco; Virgínia Brandão, assistente executiva do CEO e CFO da Siemens Mobility; Jadi Davi, Especialista em Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) e Cultura organizacional no SESI SENAI; Andreza Machado, Diretora de Diversidade e Inclusão na Ambev; Byna Ellitot, Diretora Geral no JP Morgan e Selma Moreira, Vice-presidente de Diversidade, Equidade e Inclusão no JP Morgan.

O Pré-Fórum Pacto das Pretas é um evento preliminar que antecede o Fórum Pacto das Pretas, programado para o dia 25 de junho de 2024. O foco central é criar um espaço de diálogo e troca de experiências, além de fortalecer as redes de apoio e colaboração de empresas comprometidas com a agenda de diversidade e inclusão e atuam em diversas áreas de atuação. O evento estima atingir a participação de 500 lideranças de grandes empresas.

 

Serviço:

Pré-Fórum Pacto das Pretas

Data: 25/06

Horário: 16h às 18h

Local: Webinar via Zoom

O evento é gratuito e mediante inscrição.

Foto: Ednalva Moura, Gerente de Relações Institucionais da Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial, mediadora do webinar.

Continue Reading

AfroEmpreendedorismo

“Elas Prosperam”- inscrições abertas para empreendedoras negras

Jamile Menezes

Publicado

on

Elas prosperam

A Visa, em parceria com a Rede Mulher Empreendedora (RME), anunciou o lançamento da quarta edição do programa “Elas Prosperam”, iniciativa que tem como foco apoiar micro e pequenas empreendedoras negras de todo o Brasil e promover a diversidade, incluindo mulheres negras cis, trans, moradoras de comunidades e PCD. As inscrições vão até o dia 16 de junho, sendo esta a última semana para efetuá-las. As capacitações iniciam em julho de 2024, e a premiação será em outubro deste ano.

O programa “Elas Prosperam” acontecerá de forma inteiramente remota para abranger mulheres de todo o país e facilitar a criação de redes locais de empreendedoras através de lições de empreendedorismo e educação financeira, além de mentorias temáticas. Essa edição irá selecionar 100 empreendedoras para o curso online de capacitação, das quais 10 passarão por um processo de aceleração de negócios, e ao final, cinco receberão um capital semente de 10 mil reais cada.

Os temas desta edição incluirão autoconhecimento e liderança, gestão financeira, formalização, acesso a capital, redes de contatos e colaboração, e preparação para apresentações de negócios (pitch).

Poderão participar do programa Elas Prosperam mulheres de todo Brasil autodeclaradas negras, com negócio formalizado ou não, e de qualquer área de atuação. As inscrições acontecem a partir de 06/05 até o dia 16/06 por meio do site do Elas Prosperam: link

Continue Reading

AfroEmpreendedorismo

Acelera Iaô prorroga inscrições para empreendedores de alimentação

Amanda Moreno

Publicado

on

Acelera Iaô prorroga inscrições para empreendedores de alimentação
Acelera Iaô prorroga inscrições para empreendedores de alimentação | Foto: Victor Fernandez

Acelera Iaô prorroga inscrições para empreendedores de alimentação. As inscrições para participar do 2º ciclo do Programa Acelera Iaô, projeto de qualificação para empreendedoras e empreendedores negros, pardos e indígenas, foram prorrogadas até o dia 28 de maio, às 23h59. A prorrogação vai permitir que os interessados em concorrer às 180 vagas, no segmento de alimentação, tenham mais tempo de se inscrever para esta segunda etapa do Iaô Labs. As inscrições podem ser feitas através do site: https://fabricacultural.org.br/fabrica-cultural/. Realizado pela Fábrica Cultural, o programa Acelera Iaô conta com o patrocínio do Grupo Carrefour Brasil.

Os candidatos devem residir em Salvador, região metropolitana e cidades da Bahia, com empreendimento no ramo de alimentação em atividade há, no mínimo, 6 meses. Os contemplados terão seus negócios estimulados através das qualificações do Programa Acelera Iaô, que tem como grande diferencial o atendimento gratuito das marcas selecionadas para os Labs nas áreas oferecidas nos dois ciclos.

Durante as etapas de qualificação, as empreendedoras e empreendedores terão a possibilidade de serem premiados com investimento semente, no valor de R$10.000,00. A premiação é direcionada para os empreendimentos que mais se destacaram ao longo dos ciclos I e II do programa. Com a primeira turma já em processo de formação, os selecionados para o segundo ciclo irão frequentar aulas em formato híbrido, com aulas online e encontros presenciais.

A qualificação tem como proposta fomentar o trabalho de empreendimentos por meio do apoio e da aceleração dos negócios criativos. Não podem participar os empreendedores que foram contemplados com premiações dos programas da Associação Fábrica Cultural.

O programa oferece uma infraestrutura, com coworking, estúdio de fotografia e salas multiuso para potencializar de forma efetiva os produtos e as estratégias de comunicação das marcas. Dentro da proposta de promover e impulsionar a educação empreendedora, os participantes serão estimulados a ter autonomia e gerar renda em seus negócios, através do conhecimento técnico/estético/criativo e o uso das ferramentas digitais.

O acelera visa a promoção da igualdade de gênero ao oportunizar a inclusão socioprodutiva, criativa e econômica de mulheres, sobretudo da Bahia. Em dois anos foram mais de 400 empreendedores qualificados através do Iaô Labs, R$ 220 mil reais em investimento semente, cerca de 3.000 pessoas impactadas diretamente em eventos promovidos pelo programa e uma média de R$ 400 mil reais em comercialização de produtos em diferentes ações.

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA