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Teatro

CORRE Coletivo Cênico ocupa ruas de Salvador em novembro

Jamile Menezes

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CORRE Coletivo Cênico, vai ocupar as ruas de Salvador.

O projeto de performance em multidão e urbana LEVANTE!, do CORRE Coletivo Cênico, vai ocupar as ruas de Salvador. Envolvendo jovens estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional Formação e Eventos Isaías Alves (CEEPIA), o projeto ocorrerá entre os dias 13 e 17 de novembro e contará com a provocação artístico-educativa “Vivência Chão que Somos”, conduzida pelos artistas Caboclo de Cobre e Queisy.

A vivência ocorre no Galpão das Artes, no Forte do Barbalho. Quatro artistas locais podem se inscrever para participar através deste link.

No dia 17 de novembro, em horário a ser divulgado no Instagram, ocorrem os levantes performáticos e ritualísticos. LEVANTE! foi contemplado pelo edital Diálogos Artísticos –Bicentenário da Independência na Bahia e tem apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura (Funceb/SecultBa).

“No caso de nosso povo, não há independência sem o mergulho na raiz da formação identitária. Sem esse mergulho e entendimento os sonhos sobrepostos nos corpos serão sempre os sonhos do colonizador replicado por corpos colonizados”. Esta é uma breve antecipação ao que se propõe a Vivência Chão que Somos. A mesma é conduzida pelos indígenas baianos Caboclo de Cobre e Queisy.

LEVANTE faz parte de uma pesquisa artística do CORRE sobre as normatividades sociais e os impactos da colonização que há séculos atravessam as existências dissidentes, a exemplo de pessoas LGBTQIAP+, mulheres e corpos negros. O projeto já passou por Alagoinhas e Cachoeira e contou com a participação de 40 estudantes nas performances em multidão.

Contou ainda com artistas contemporâneos – o artista plástico e grafiteiro Pinho Blures, em Aagoinhas, e a performer e artista plástica Tina Melo, em Cachoeira.

O CORRE Coletivo Cênico dedica-se a pesquisa artística sobre as masculinidades e
normatividades sociais, tendo como base as narrativas de seus integrantes: homens gays, autodeclarados pretos, oriundos ou com passagens pelo interior da Bahia, alguns vivendo com HIV, alguns drag queens. Criado em 2019, ao longo de sua trajetória, o grupo realizou criações cênicas, performances virtuais, debates online e encontros de acolhimento para homens gays.

 

Música

FEMADUM homenageia primeira palhaça negra do Brasil

Jamile Menezes

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FEMADUM

O Festival de Música e Artes do Olodum (FEMADUM) 2024 incluirá em sua programação uma homenagem ao legado do Circo Guarany e à trajetória de Xamego, a primeira palhaça negra do Brasil. O evento, intitulado “Rrrrrespeitável Circo Preto: Um Xamego de Palhaça”, acontecerá no Museu Eugênio Teixeira Leal, das 18h às 20h.

A programação inicia com a exibição do documentário “Minha Avó Era Palhaço”, dirigido por Mariana Gabriel, neta de Xamego. O filme conta a história de luta e pioneirismo da palhaça que brilhou no Circo Guarany entre as décadas de 1940 e 1960.

Em seguida, será realizada uma roda de conversa com Mariana Gabriel, a diretora Ana Minehira e Daise Gabriel, filha de Xamego. O bate-papo abordará os desafios enfrentados pela palhaça em um período em que a palavra “palhaça” ainda não existia e as mulheres não eram reconhecidas nesse papel. Além de destacar o impacto cultural de Xamego, o debate reforça a relevância da representatividade negra nas artes circenses.

A iniciativa é um convite para celebrar o legado de Xamego e refletir sobre o papel histórico das mulheres negras nas artes populares brasileiras, alinhando-se ao tema de inclusão e diversidade do FEMADUM.

Agenda Cultural
Tema: “Rrrrrespeitável Circo Preto” celebra pioneirismo da primeira palhaça negra do Brasil
O que: Festival de Música e Artes do Olodum (FEMADUM) 2024
Quando: De 5 de dezembro
Horário: das 18h às 20h
Onde: Museu Eugênio Teixeira Leal

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Teatro

Multiartista Liz Novais faz performance “Estudos pra Cangasereia”

Ana Paula Nobre

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Foto: Nti Uirá

A multiartista, Liz Novais, apresenta a performance cênico musical “Estudos para Cangasereia”, nesta segunda-feira (2), às 18h, na sede do Malê Debalê, em Itapuã, aberta ao público. O trabalho é um dos dez contemplados com a Bolsa Estímulo Boca de Brasa e foi construído como uma intervenção de rua, movido através de uma figura mítica e sua própria história, buscando entender as relações entre as mulheres da sua família materna a partir de reflexões sobre afeto, raça, voz e ancestralidade negra. A performance contará com a preparação corporal de Samara Martins, Joarlei Sants como DJ e técnico de som e gravação de áudios de Felipe Bittencourt.

“A ideia é de convocar, a partir da minha autobiografia e da relação com o território, memórias de resistência, de acolhimento e de convocação da ancestralidade negra a partir da voz”, explica a artista.

O trabalho é fruto de um conjunto de investigações cênicas e musicais gestados desde 2019, a partir de experimentações de autorretrato na pandemia e com apresentações em 2022 e 2023 junto a outras artistas negras no projeto ‘Vozes Mulheres’, realizado na Casa da Música, em Itapuã. Na ocasião, o projeto contemplou trabalhos experimentais em processo de artistas negras da dança, música e teatro do território, com participações de artistas locais e bate papo com o público sobre esses processos criativos.

Foto: Nti Uirá

Para além do projeto, a artista reúne diversos trabalhos no teatro e música da cena baiana, participando de grupos como banda Motumbá (2012–2023), direção musical do espetáculo teatral Mulheres Malês (2018-2024) e mais recentemente, a direção musical do espetáculo Mukunã – Do Fio à Raiz (2024), solo de Vika Mennezes. “Estudos para Cangasereia” é resultado do trabalho de mentoria e apoio para iniciativas culturais, como parte das Escolas Criativas Boca de Brasa, por meio do termo firmado entre a Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda, Prefeitura Municipal de Salvador e o ICEAFRO, através dos recursos do Edital Polos Criativos Boca de Brasa. Mais informações no Instagram:@novaisliz/@moirasprodutora.

 

Serviço

O quê: Performance “Estudos Para Cangasereia” com Liz Novais

Quando: Dia 2 de dezembro (segunda-feira)

Horário: Às 18h

Onde: Boca de Brasa Apresenta – Malê Debalê, em Itapuã

Quanto: Gratuito

 

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Teatro

Vika Mennezes leva espetáculo “Mukunã: do fio à raiz” ao Teatro Gamboa

Ana Paula Nobre

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Foto: Diney Araújo

O Teatro Gamboa, em Salvador, recebe pela primeira vez o espetáculo “Mukunã: do fio à raiz”, idealizado e encenado pela atriz, arte-educadora, pesquisadora, diretora e gestora cultural, Vika Mennezes, nos dias 15, 16 e 17 de novembro (sexta, sábado e domingo), às 19h. Com ingressos a preços populares (R$10/5), o trabalho é uma jornada artística que une passado, presente e futuro, utilizando a narrativa pessoal da artista, que se passa quando uma mulher se confronta com a ancestralidade a partir do seu cabelo e vai do fio à raiz.

“O intuito de Mukunã é promover uma mudança significativa no cenário cultural da Bahia e na percepção das questões raciais e de gênero”, diz a atriz.

Vika Mennezes já atuou em 13 espetáculos teatrais e 11 obras audiovisuais. Todos os elementos dialogam com sua vivência com o racismo desde a infância, cuja violência estrutural transformou em arte empoderadora para ajudar outras pessoas a superar situações semelhantes. Existe também uma forte presença dos orixás e elementos da cultura afro-brasileira.

Foto: Diney Araújo

 

Serviço:

O quê: Espetáculo “Mukunã: do fio à raiz”

Onde: Teatro Gamboa – Rua Gamboa de Cima, Salvador-BA

Quando: Dias 15, 16 e 17 de novembro (sexta, sábado e domingo)

Horário: Às 19h

Ingressos: R$10/5, vendas no local e no Sympla 

 

 

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