Cultura
Tonho Matéria é o vencedor do Oscar da Capoeira 2024

O cantor e compositor baiano Tonho Matéria foi o grande vencedor do Oscar da Capoeira 2024. Com votação pelas redes sociais, o artista ganhou com uma diferença considerável dos demais indicados.
Com 49 anos praticando capoeira e levando para os lugares de fala a importância da prática como ferramenta de inclusão, o artista, através da Mangangá, desenvolve projetos que oportunizam jovens de comunidades carentes de Salvador e da região metropolitana da capital baiana.
“Em maio próximo completo 60 anos de idade. Esse prêmio é meu presente. Minhas composições sobre a capoeira são tocadas em diversas rodas pelo mundo. Escrevi “Vieram Três Pra Bater No Negro”, que relata a luta diária do povo negro em busca por políticas públicas e ações afirmativas, reflete minha própria jornada”, disse Tonho.
Organizada pelo Mestre Valdir Baiano, no Rio de Janeiro, o projeto tem como objetivo homenagear grandes nomes ligados ao patrimônio cultural que é, ao mesmo tempo, esporte e arte.
SOBRE ELE – Antonio Carlos Gomes Conceição (Salvador, 12/05/1964), Tonho Matéria teve a descoberta que seu caminho era a música, desde os 15 anos , quando se ouvia nas rádios alguns artistas da época. Em um Carnaval, Tonho foi convidado a participar de um arrastão de rua, que logo após o convite ele já estaria no palco montado em um dos cartão postais de Salvador e fazendo experimentações de uma música que estaria no seu caderno de escola.
Cultura
Expo Axé promove roda de conversa na Caixa Cultural sexta (14)

O quê: Última Roda de Conversa da Expo Axé
Tema: “Agradecer o ontem, viver o hoje e plantar o amanhã!”
Quando: Dia 14 de março de 2025 (sexta-feira)
Horário: Às 17h
Onde: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, nº 57, Centro
Quanto: Entrada gratuita (sujeita à lotação do espaço)
Ação solidária: Doação de 1kg de alimento não perecível
Cultura
3º Round BR chega a Salvador trazendo circuito freestyle

Considerado o maior circuito de freestyle do Brasil, 3º Round BR chega a Salvador nos dias 21 e 22 de março (sexta e sábado), tornando a capital baiana como o centro do Hip-Hop nacional, com batalhas entre os melhores MC’s do Brasil. Três campeões nacionais e nove campeões estaduais estão confirmados para esse encontro inédito, que fortalece a cena do freestyle no Norte-Nordeste.
A grande final acontece na Praça das Artes, no Pelourinho, com apresentações de Ravi Lobo, Suiky (999) e Afrocidade, além dos DJ’s Iano e Jarrão garantindo o som. Mais informações no insta @3roundoficial | Pyedra Barbosa – (71) 98526-3088 e Cosca – (71) 99196-4061.
Programação:
21/03 (sexta) – Califórnia Studios (DOCA1)
Coletiva de Imprensa + Vish Flow – Esquenta (Evento fechado)
22/03 (sábado) – Praça das Artes, Pelourinho
Grande Final | Entrada gratuita | 15h
Cultura
Agbelas entrega Oferenda Musical para Iemanjá no Rio Vermelho


Foto: Estúdio Casa de Mainha | André Frutuoso
O destaque especial ficou por conta da parceria com a Escola Aguidavi do Jêje, localizada no Terreiro do Bogum, no Engenho Velho da Federação, no qual crianças tiveram um momento de apresentação solo e depois se juntaram à Orquestra. O projeto, subsidiado pela Lei Paulo Gustavo, envolve aulas de percussão, confecção de xequerês e criação de figurinos. No repertório, ritmos de matriz africana (Opanijé, Ijexá e Ilú) e referências populares como ciranda, maracatu e samba.
“Reunimos um número recorde de mulheres e a diversidade está em cada detalhe. Da idade, com crianças de dois a senhoras de 70 anos, ao nível de experiência com o instrumento. Tem aluna que nunca havia tocado antes e veio a Salvador, sobretudo, para reverenciar mãe Iemanjá”, ressalta Gio Paglia, líder e fundadora da Orquestra e da iniciativa Agbelas.

Foto: Estúdio Casa de Mainha | André Frutuoso