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Artes

Jeisiekê de Lundu expõe sua arte na Galeria Goethe-Institut

Jamile Menezes

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Jeisiekê de Lundu abre exposição em Salvador

“Derramei minhas fábulas em seiva de terra com meus olhos d’água”, exposição da artista visual, escritora e performer Jeisiekê de Lundu, transvestigenere nascida da divisa de Minas com a Bahia que estará disponível para visitação de 31 de janeiro a 28 de março, na Galeria Goethe-Institut, no Corredor da Vitória.

Composta por esculturas, pinturas, vídeos-performances e instalações, a exposição traz a força da terra, do barro ao adobe, como disparadoras para contar histórias do corpo-memória da artista visual.

“Esse trabalho se relaciona com o lugar mais íntimo de minha história, parte da tentativa de recriar memórias, da potência de recontar através de imagens nossas histórias”.

O núcleo expositivo – que conta com o diálogo curatorial de Ani Ganzala e Augusto Leal – é composto por trabalhos em que a terra aparece como a matéria ligadora entre a retomada de memórias e experimentação de técnicas como a geotinta, a aguada, o adobe e até mesmo a dança na extração de pigmentos.

Uma exposição em que o gesto – do colher o barro para a escultura ou pintura – é mais importante. Lundu faz questão de enfatizar que o substantivo composto “diálogo curatorial” é exposto nos cartazes de divulgação pois ele ultrapassa o entendimento museológico de curadoria e se aproxima da ideia ancestral de zeladoria.

Em sua maioria, as obras a serem expostas foram criadas durante a residência artística Ocupação Casamendoeira, em que JeisiEkê de Lundu integrou o grupo de artistas da exposição “antes da casa, a árvore”, entre julho e setembro de 2023, situada no Povoado do Cruzeiro, na cidade de Conceição de Feira.

A artista

Nascida na beirada entre Minas e Bahia, Jeisiekê de Lundu cria processos artísticos que envolvem cura, memória, ancestralidade, biopolítica em uma encruzilhada diaspórica sertaneja no litoral. Artista interdisciplinar, navega nas artes visuais em suportes como a performance e a escultura, cria microfilmes, escreve crônicas, costura e esculpe figurinos, cerâmicas, modifica faces utilizando maquiagem com elementos orgânicos e sintéticos.

Com suas esculturas e performances integrou exposições coletivas, como a Bienal do Sertão (2023), Casa Amendoeira (2023), Galeria Canizares (2022), Museu de Arte da Bahia (2019), Museu de Arqueologia e Etnologia (2018). Recentemente assinou a expografia da exposição Lapso Temporal (2023), em comemoração aos 35 anos da Casa do Benin no Brasil, ainda aberta para visitação. Fez parte também da equipe de montagem de “Histórias invisíveis”, exposição em comemoração aos 14 anos do espaço de memórias artísticas Acervo da Laje, na Casa das Histórias de Salvador (CHS), no bairro do Comercio. Atualmente vive e trabalha na cidade de Salvador-Ba.

Serviço

O quê – capítulo expositivo “Derramei minhas fábulas em seiva de terra com meus olhos d’água“, de Jeisiekê de Lundu 

Onde – Galeria Goethe-Institut Salvador-Bahia (Corredor da Vitória)

Quando – 31 de janeiro (abertura, 19h) a 28 de março

Horário de visitação – segunda a sábado, das 09h às 18h

Artes

Seletiva para poetas do interior que queiram integrar o Slam das Minas é prorrogada

Iasmim Moreira

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Slam das Minas

Celebrando oito anos de existência, o Slam das Minas Bahia anunciou a prorrogação do prazo de inscrições para a seletiva que apoia a participação de poetas do interior do estado. Agora, mulheres cis, trans e pessoas não binárias que moram há pelo menos dois anos na Bahia têm até segunda-feira, 14 de julho, para se inscrever e concorrer a uma das quatro vagas disponíveis.

As selecionadas terão passagens, hospedagem e ajuda de custo custeadas pela organização para participar das batalhas em Salvador. A proposta é descentralizar o acesso às batalhas de poesia falada e garantir a presença de vozes diversas na nova temporada do coletivo.

“Trazer poetas do interior para Salvador é uma maneira de fortalecer a diversidade da palavra falada na Bahia. A gente sabe o quanto existem vozes potentes espalhadas pelos territórios e, muitas vezes, elas não têm acesso a espaços como esse. Garantir passagem, hospedagem e ajuda de custo é também dizer: sua poesia importa, sua vivência tem valor”, destaca Ludmila Singa, uma das Slammasters da edição baiana.

Com curadoria de Ludmila Singa e Negafyah, a seletiva busca revelar novos nomes da cena poética da Bahia. Para participar, é necessário preencher um formulário online, enviar um vídeo com poema autoral de até 3 minutos, sem edições, efeitos, trilhas sonoras ou adereços.

O resultado da seleção será divulgado no dia 16 de julho, com a programação de participação de cada poeta definida em seguida. Segundo Ludmila, a seletiva é também uma possibilidade de projeção nacional:

“Quem sabe não é justamente uma dessas poetas que vai representar a Bahia no circuito nacional? É sobre abrir caminhos e fazer ecoar outros sotaques, outras narrativas, outros mundos”.

Organizado por Negafyah, Ludmila Singa, Má Reputação e Sofia Senne, o Slam das Minas Bahia se consolida como um espaço de protagonismo para mulheres periféricas através do Poetry Slam, movimento de poesia performática que surgiu nos Estados Unidos na década de 1980 e hoje está presente em mais de 80 países.

SERVIÇO

Seletiva do Slam das Minas Bahia – Interior 2025
Inscrições prorrogadas até segunda-feira, 14 de julho de 2025
Público-alvo: Mulheres cis, trans e pessoas não binárias que residem na Bahia há pelo menos dois anos
 Selecionadas terão todas as despesas pagas para participação em Salvador
Inscrições pelo formulário: https://bit.ly/seletivainteriorslamdasminas
Resultado: 16 de julho
Regulamento disponível no link de inscrição
Vídeo de inscrição: poema autoral de até 3 minutos, sem edição, trilha ou adereços
Acompanhe no Instagram: @slamdasminasbahia

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Artes

CAIXA Cultural Salvador recebe a 1ª edição da Mostra Futuro Queer

Iasmim Moreira

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FUTURO QUEER

A CAIXA Cultural Salvador será palco da primeira edição da Mostra Futuro Queer, evento que reúne artistas, intelectuais e ativistas da comunidade LGBTQIAPN+ em uma programação inteiramente gratuita. Com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal, a mostra acontece de 17 a 20 de julho, no espaço cultural localizado na Rua Carlos Gomes, no Centro da capital baiana.

A proposta do evento é celebrar a diversidade e criar espaços de formação, diálogo e experimentação artística. A programação inclui oficinas, painéis temáticos, performances e espetáculos com nomes relevantes da cena queer brasileira.

A abertura, na quinta-feira (17), às 18h, será marcada por uma noite Ballroom, com apresentações de Vogue Dance da coreógrafa Lunna Montty e da Houseof Montenegro, pioneira no movimento ballroom baiano. A noite também contará com um desfile do estilista George Azevedo, defensor da moda consciente.

Na sexta (18), a programação começa às 15h com a Oficina de Vogue, ministrada por Lunna Montty. Às 17h30, a drag queen, professora e comunicadora Rita Von Hunty participa do painel “Narrativas e grupos minorizados”. A noite encerra com o espetáculo Café com Absinto, da artista Karoline Absinto, às 20h.

O sábado (19) começa às 10h com a oficina de maquiagem artística “Quem tem a cara de quem”, conduzida por Teodoro, do coletivo Afrobapho. Às 15h, o multiartista Leo Szel ministra a oficina “Oráculo e Criatividade”, uma proposta experimental de criação artística com foco na vivência LGBTQIAPN+. No mesmo dia, às 17h30, acontece o painel “Bahia de Todas as Cores”, reunindo nomes como Harley Henriques, Luiz Mott, Paulett Furacão, Keila Simpson e Yacunã Tuxá, com mediação do jornalista Alexandre Putti. A segunda sessão do espetáculo Café com Absinto acontece às 20h.

Encerrando a programação, no domingo (20), às 14h, Bruno Santana ministra a oficina “Composição de Subjetividades LGBTQIAPN+”. Às 16h30, o painel “Ser mulher LGBT no Brasil – Potências e perspectivas” reúne Alexandra Gurgel, Beta Boechat, Assucena e Elaine Borges Sousa. Às 19h, o espetáculo Traved 360º, da artista Dodi Leal, mistura teatro, cinema, instalação e realidade virtual em uma performance que encerra o evento.

Idealizada por Thiago Ramires, diretor de projetos do Instituto Burburinho Cultural, a mostra busca imaginar futuros possíveis a partir das vivências e potências LGBTQIAPN+. “Realizar esse projeto em Salvador, uma das cidades mais pluriculturais do planeta, é um passo importante para a construção de um futuro mais inclusivo”, afirma.

Com curadoria de Vinicius Soares e Alexandre Putti, a Mostra Futuro Queer propõe uma experiência plural e sensível, fortalecendo espaços de visibilidade e transformação social para a comunidade queer.

SERVIÇO:

Mostra Futuro Queer
Quando: De 17 a 20 de julho de 2025
Onde: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro
Entrada gratuita


Ingressos disponíveis via Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/mostra-futuro-queer/2532460
Oficinas: inscrições gratuitas no site da CAIXA Cultural
Informações: (71) 3421-4200 | Instagram: @caixaculturalsalvador

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Artes

Espetáculo “Dembwa” ocupa Salvador e RMS em nova temporada gratuita

Iasmim Moreira

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Dembwa

Entre os dias 18 e 27 de julho, Salvador e Região Metropolitana recebem a nova temporada do espetáculo “Dembwa”, criação dos artistas da dança Marcos Ferreira e Ruan Wills. As apresentações gratuitas integram o projeto “Dembwa – Mapear o Movimento: tempo, memória e ancestralidade”, que também promove uma partilha pública no dia 14 de julho, resultado de uma residência artística com artistas pretos e LGBTQIAPN+ da Bahia.

A circulação contempla três territórios distintos: centro da cidade, cidade baixa e região metropolitana, com sessões nos seguintes espaços:
📍 Espaço Xisto Bahia – 18 e 19 de julho, às 20h; 20 de julho, às 18h
📍 Centro Cultural Lauro de Freitas – 26 de julho, às 19h
📍 Centro Cultural Alagados – 27 de julho, às 18h

Cada local contará com sessões acompanhadas de bate-papo com os artistas, criando espaços de escuta e troca com o público.

Entre memórias, danças e encruzilhadas

“Dembwa” teve sua estreia em Salvador no final de 2023 e desde então vem construindo uma trajetória potente: passou por cidades do interior da Bahia como Feira de Santana e Paulo Afonso e participou de importantes plataformas nacionais, a exemplo do Festival Internacional de Dança do Recife e da Plataforma Nacional de Artes Negras. A obra ganha força a cada temporada, intensificando o diálogo com públicos diversos e aprofundando sua dramaturgia, que mistura dança, rito e memória viva.

O espetáculo é descrito como um ritual-coreográfico que conecta os corpos ao chão – símbolo de tempo, origem e retorno. Embalado por sonoridades como sambas de caboclo, funk, pagode baiano, silêncio e reza, o trabalho investiga as memórias de seus criadores: homens pretos, periféricos, bixas, dançarinos e filhos de terreiro.

“Dançar Dembwa é lembrar quem nos sonhou. É acessar o tempo como espiral, como chão. É perguntar: qual o seu chão?”, provocam os artistas.

Com dramaturgia construída a partir de memórias como arquivos vivos, o espetáculo se ancora em elementos simbólicos, como o figurino em patchwork, feito com retalhos de roupas, e a presença de pregadores, que ganham novos sentidos em cena. Dançam-se também os quintais, as lavadeiras, os terreiros, os silêncios e os gestos que formam as corporalidades dissidentes do Brasil.

Dança como afrofuturismo ancestral

As coreografias evocam as danças das religiões de matriz africana, tratadas como tecnologias do tempo. Estão presentes em cena a caça de Oxóssi, a espada de Ogum, o fogo de Xangô, o silêncio de Obaluaê e as águas de Oxumarê e das yabás – orixás femininas que governam os nascimentos, a cura e o tempo. Com isso, Dembwa propõe um afrofuturismo da cena, em que rituais, danças de rua e saberes de terreiro constroem uma estética contemporânea e insurgente.

“Ancestralidade, referências, memória e retorno são palavras que deram ignição ao processo criativo da obra”, explica Marcos Ferreira, que além de dançarino e coreógrafo, é diretor do Grupo Jeitus de Dança e do Balé Jovem de Cajazeiras.

Formação e criação com artistas emergentes

Dentro do projeto, acontece também uma residência artística com partilha pública no dia 14 de julho (domingo), das 10h às 12h, no Espaço Xisto Bahia. A ação envolve artistas pretos/as e LGBTQIAPN+ da Bahia, selecionados por chamada pública, como Matheus Nazaré, Sauane Costa, Lara Carvalho, Maximu Maxima, Larissa Lima, Odara Ferreira, Ícaro Ramos, Adam Akuma, Oa Assumpção e Quilomba Zu.

Guiades por Ferreira e Wills, os encontros da residência resultam em criações autorais que valorizam os saberes de rua, de casa e de terreiro, reconhecendo cada corpo como arquivo e encruzilhada.

Marcos Ferreira é dançarino, coreógrafo, arte-educador e diretor artístico. Atua como assistente da Jorge Silva Cia de Dança, lidera grupos de dança em Cajazeiras e é estudante da Licenciatura em Dança pela UFBA.


Ruan Wills é bailarino, coreógrafo e performer com formação múltipla: do axé music ao balé clássico, do teatro negro ao audiovisual. Atualmente, integra o Balé do Teatro Castro Alves (BTCA) e a Biblioteca de Dança.

SERVIÇO

Espetáculo Dembwa – Temporada gratuita
📍 Espaço Xisto Bahia
🗓 18 e 19 de julho (quinta e sexta) – 20h
🗓 20 de julho (sábado) – 18h

📍 Centro Cultural Lauro de Freitas
🗓 26 de julho (sexta) – 19h

📍 Centro Cultural Alagados
🗓 27 de julho (sábado) – 18h

Partilha da residência artística
📍 Espaço Xisto Bahia
🗓 14 de julho (domingo), das 10h às 12h

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