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Música

Artistas independentes se reúnem para UBAQUE Musical

Amanda Moreno

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Artistas independentes se reúnem
Artistas independentes se reúnem (Foto: Tácio Moreira)

Artistas independentes se reúnem para UBAQUE Musical – plataforma que lança conteúdos audiovisuais de artistas da cena independente da música de Salvador. Artistas do casting do projeto puxaram um trio sem cordas na segunda-feira de Carnaval, no circuito Dodô (Barra/Ondina), apresentando o repertório autoral e que integra a série de lançamentos do projeto. Pedro Pondé, Tiri, Leticia, Carla Victória, Dja Luz, Rafa Chagas, Diggo e Felipe Barros estiveram à frente do trio que desfilou no dia, acompanhados pelos músicos que formam a banda de Carlinhos Brown.

Passado o Carnaval, a agenda do projeto segue. Yan Cloud, Pedro Pondé, Dja Luz, Tiri e Letícia protagonizam, nesta semana, mais dois lançamentos pelo hub. O terceiro volume da coletânea produzida pelo Ubaque já está disponível e, nele, Pedro Pondé apresenta uma versão de “Pausa”; Dja Luz traz “Malês x Varsóvia”; Tiri coloca “Me Leva” no EP e Letícia com “Sempre Mais” – ouça em https://virginmusicbr.lnk.to/ConteudoMusicalVol3, assista em https://www.youtube.com/@ubaque. Nesta sexta-feira (16), Yan Cloud apresenta um EP com três faixas pelo projeto: “Apelação”, “Ruanda” e “Talento” – ouça em https://virginmusicbr.lnk.to/ConteudoMusicalYanCloud.

Pedro Pondé é um nome consolidado quando o assunto é a cena independente de Salvador, com uma legião de fãs em diversas partes do país que lhe dão, entre os lançamentos populares no Spotify, mais de 6 milhões de execuções e mais de 223 ouvintes mensais. Foi no teatro que ele se descobriu cantor, quando participou do musical “Os Saltimbancos”. A arte cênica nunca lhe abandonou — ele é reconhecido por sua performance visceral no palco.

Dja Luz é baiano, cantor, compositor, multi-instrumentista e faz parte de uma geração de músicos que busca se apropriar de sua cultura e estabelecer a ligação com a música contemporânea mundial em suas letras e fusões rítmicas. Utilizando a percussão em suas composições e apresentações, ele reforça sua origem e inspirações na música africana. Teve suas canções gravadas por grandes artistas baianos e nacionais, a exemplo de Natiruts, Lazzo Matumbi, Adão Negro, Filhos de Jorge e Margareth Menezes.

Letícia cresceu ouvindo músicos como Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia. Hoje também se inspira em sons como o da Baiana System e Gilsons. Mergulhando em obras de diferentes gerações, ela traz essa linguagem em sua musicalidade e espera que suas composições conquistem tanto a sua geração, quanto a geração que a inspirou. Sendo uma artista que nasceu em terras baianas, tem em suas músicas uma forte presença da percussão. Tiri canta e compõe coisas que saem do coração. Traz consigo influências diversas e por isso não se define em estilo e ritmo. Ele se vê como um retalho de sentimentos, experiências, pausas e movimentos, resumidas em música.

Yan Cloud surgiu na cena em 2015 e, desde então, vem acumulando números expressivos com lançamentos nas plataformas. Hoje ele tem mais de 198 mil ouvintes mensais no Spotify, somando quase 10 milhões de execuções na sua lista de músicas mais populares no serviço, entre canções solo e colaborações.

UBAQUE Conteúdo Musical

O projeto joga luz sobre a produção de uma safra de novos artistas que tem movimentado a agenda musical de Salvador, através da gravação de audiovisuais em pontos estratégicos da cidade, que são disponibilizados, depois, nas plataformas digitais. A iniciativa reúne a Join Entretenimento (dos empresários idealizadores do projeto, Camila Rebouças e Fábio Almeida), a Macaco Gordo (famosa pelo filme premiado “Axé: Canto do Povo de um Lugar” e pelo “Macaco Sessions”) e a Virgin Music – braço da Universal Music no lançamento de artistas da nova geração da música brasileira.

Ubaque nasce com foco nos novos conteúdos de matriz rítmica baiana, a partir da música percussiva, e buscando as diversas possibilidades que a percussão oferece para criação artística. O projeto está investindo na identificação de talentos originais e na pesquisa de novos ritmos, assim como a disponibilização aos mais diversos públicos em conteúdos audiovisuais, podcasts, instalações, eventos-conceito, publicações, conteúdos de pesquisa e outros formatos.

Em parceria com a Bahia Eventos, da Rede Bahia, Diggo, Pedro Pondé, Letícia e Tiri, do casting gravado no UBAQUE, se apresentarão no Festival de Verão, integrando a programação do palco Rua. A ação é mais uma articulação do projeto para impulsionar a música produzida na Bahia com destaque para os novos talentos da cena local – objetivo principal do Ubaque.

Música

Mário Soares e Lan Lanh apresentam um axé pra lua quinta (06)

Ana Paula Nobre

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Foto: Nanda Costa

O violino de Mário Soares e a percussão de Lan Lanh vão desbravar os mares da música afro-brasileira numa criativa apresentação, dia 6 de fevereiro (quinta-feira), às 20h, no Teatro do Sesc – Casa do Comércio. A dupla tem como sintonia fina a multiplicidade de sons desse universo diaspórico e levará ao palco uma canção inédita de cordas, num improviso de violino e berimbau, formação pouco explorada profissionalmente, além de uma homenagem a Luiz Caldas, Gonzagão e Osmar Macêdo, criador do trio elétrico, ao lado de Dodô. Os ingressos estão à venda no site do Sympla e na bilheteria do teatro.

O cantor e compositor Luiz Caldas gravou Axé pra Lua para o disco do trio elétrico Tapajós em 1981, quando ninguém imaginava que ele seria considerado o pai da cena chamada, coincidentemente ou não, de axé music, que este ano completa 40 anos. A homenagem, então, se estende à música baiana e à diversidade do autor de Fricote. “Comungamos com ele essa admiração por vários ritmos”, diz Lan. “E Luiz é um exímio instrumentista. Já toquei com ele nuns três, quatro shows e num programa de TV”, conta Mário.

Para completar, a música é dedicada a Luiz Gonzaga, presente de muitas formas no encontro de Lan Lanh e Mário Soares. Ela toca um medley com músicas do Velho Lua e ritmos afins, como baião, frevo, ijexá, xote, coco. “Todo show eu faço isso”, diz. Mário também toca Gonzaga, mas expande o conceito: “Luiz Gonzaga é o rei da estrutura levada pro país inteiro, que fez com que o Brasil respeite, entenda e leia de forma mais ampla o Nordeste”, contextualiza.

Dentro do universo de Luiz Gonzaga, Lan Lanh e Mário recebem a cantora Mãeana, para uma participação especial com canções de João Gomes, que tem como uma das referências à obra do “Rei do Baião”. O trabalho da cantora como o repertório do jovem artista pernambucano conecta diretamente com a ponte que os músicos baianos fazem de Luiz Gonzaga com Luiz Caldas, que fundamenta o título Num Axé Pra Lua.

Foto: Nanda Costa

Lan Lanh define seu encontro com o violinista tomando emprestada a expressão “forroxé”, dessa música de Luiz Caldas, ou seja, Nordeste com axé. Mário descreve essa relação no show: “À medida que o violino se revela, também, como uma rabeca, esteticamente, no toque, nos acompanhamentos, na maneira de interpretar, Lan Lanh traz o pandeiro, uma percussão que vai para esse lugar do barro do chão, do sertão, e esse lugar celebra a região Nordeste”.

Com mais de 30 anos de carreira, Lan Lanh brilhou, nos últimos tempos, como percussionista da banda de Maria Bethânia, que a apresentava, todo santo show, como seu “auxílio luxuoso”. Mestre em performance pela Ufba, Mário Soares atua na Osba e na Sinfônica da Ufba e gosta da ideia de deslocar um instrumento da erudição europeia de seu contexto original para criar texturas sonoras com a rítmica de matriz africana.

“Nosso encontro e o repertório ratificam essa abertura para vários espectros da música, tirando o violino do lugar exclusivamente erudito e trazendo a percussão para um diálogo paradoxalmente harmônico. Ritmo no violino e harmonia no batuque”, descreve Lan. “O encontro do violino com o universo percussivo de Lan Lanh nos traz um mundo de possibilidades e cores. A sonoridade rica e diversa que orquestramos é desafiadora e surpreendente!”, anima-se Mário.

Em mais de 20 anos de carreira, Mário já dividiu palco com artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Moraes Moreira e Armando Macedo. Por sua vez, Lan Lanh já trabalhou com Cássia Eller, Cyndi Lauper, Tim Maia, Nando Reis, Marisa Monte, Jussara Silveira e outros. Ambos os artistas são compositores e têm trabalhos solos lançados no mercado, mas uma das curiosidades deste encontro é que Mário morou na Espanha, onde se encantou pelo flamenco, e Lan Lanh é a percussionista brasileira pioneira em cajón, instrumento usado no flamenco.

“Abriremos o show pedindo licença a Iemanjá, trazendo um pouco de referência ao Dois de Fevereiro, com Batuque nas Águas (Naná Vasconcelos), Sereiar (Lan Lanh e Robson Nonato) e Sexy Yemanjá (Pepeu Gomes). A noite vai ter lua cheia”, explica Mário.

O Canto de Xangô fará a ponte, a transição, do nordeste, do baião, da lua do sertão, do barro do chão de Luiz Gonzaga para a alegria e o frenesi dos frevos e suas misturas que tanto alegram o nosso carnaval. “Nessa seção frevo homenageamos Dodô e Osmar, os grandes inventores do trio elétrico e Moraes Moreira, o primeiro cantor de trio elétrico”, explica Lan Lanh.

Serviço

O quê: Mário Soares e Lan Lanh Num Axé Pra Lua

Quando: 6 de fevereiro (quinta-feira)

Horário: Às 20h

Onde: Teatro Sesc – Casa do Comércio – Avenida Tancredo Neves, 1109 – Caminho das Árvores

Ingressos: R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia) – 1º lote

Onde comprar: site da Sympla

 

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Música

Show “Eu Mulher” une vozes de Irma Ferreira e Ifátókí na Casa da Mãe

Ana Paula Nobre

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Irma Ferreira | Foto: Divulgação

No dia 3 de fevereiro de 2025 (segunda-feira), às 21h, a Casa da Mãe, no Rio Vermelho, será palco da apresentação “Eu Mulher”, um encontro emocionante entre as cantoras com carreira internacional Ifátókí e Irma Ferreira. Duas potentes vozes da música brasileira que se reencontram para um show inédito em Salvador.

Irma Ferreira, cantora baiana, transita entre a musicalidade ancestral dos orixás e a erudição do canto lírico orquestral. Com uma trajetória marcada pela vivência no repertório afro-religioso e experiência em óperas, orquestras e big bands, sua voz carrega a força e a ancestralidade da cultura afro-brasileira.

Ifátókí | Foto: Divulgação

Já Ifátókí, anteriormente conhecida como Maíra Freitas, é cantora, pianista, compositora e produtora musical. Com uma sólida carreira, sua música transita entre o piano clássico, o jazz e as influências do samba, sempre conectada à ancestralidade.

“Eu Mulher” é uma celebração dessas trajetórias e influências, um espetáculo que exalta a energia feminina e a espiritualidade afro-brasileira. Inspirado na grande mãe Iemanjá e em outras Iabás e entidades femininas, o show propõe uma experiência sensorial de força, beleza e conexão com a ancestralidade.

O público poderá apreciar um repertório cuidadosamente selecionado para expressar essa fusão de estilos e vivências, criando um ambiente de profunda imersão musical e espiritual.

Serviço

O quê: Show “Eu Mulher” – Irma Ferreira e Ifátókí
Onde: Casa da Mãe – Rua Guedes Cabral, 81, Rio Vermelho
Quando: 3 de fevereiro (segunda-feira)
Horário: 21h
Ingressos: Antecipado: R$ 50 / na porta: R$ 60
Reservas e informações: (71) 99168-3879
Produção: Beira da Praia Produções

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Música

Juliana Ribeiro faz show no Barracão Cultural Odoyá domingo (2)

Ana Paula Nobre

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Foto: Divulgação

A artista Juliana Ribeiro faz show na quarta edição do Barracão Cultural Odoyá, no próximo domingo, 2 de fevereiro, em celebração à Rainha do Mar. Em seu repertório, Juliana promete um canto de agradecimento a Iemanjá. O evento será realizado na Rua Fonte do Boi e os ingressos já estão sendo vendidos na plataforma Sympla.

Ícones como Dorival Caymmi, Matheus Aleluia, Elza Soares, Gerônimo Santana, Carlinhos Brown, Clementina de Jesus, Ivone Lara, dentre outras fontes da música popular, estarão no show, em um misto de coro, tambor e cordas com arranjos para celebrar a entidade sagrada.

Em uma reverência a todos os Orixás, Juliana também trará ao palco composições do Tincoãs, com canções que evocam a festa a partir da musicalidade. Como os Ijexás, frevos e afro-sambas, além do samba de umbigada que é marca de suas apresentações, a artista vai trazer seu samba feminino, das matriarcas, a partir de Iemanjá e das águas, que tem um lugar especial no repertório.

Em seu show, com figurino especial feito pela marca Nega Negona, Juliana convida a Rainha e dançarina Vania Oliveira e a cantora Ana Paula Albuquerque, que lança, este mês, álbum em tributo aos Tincoãs. Atração principal do evento, Juliana Ribeiro prepara músicas que estão nesse universo de Iemanjá, da festividade, da rua, que trazem o mar em suas letras, como suas composições “Eu Vim das Águas”, “Lição de Vida”, “Eu vim das águas”. Também estarão no repertório clássicos como “É d’Oxum”, “Abracei o Mar” e “Muito obrigado, Axé”, dentre outros.

Neste ano, o Barracão promete levar ao público momentos festivos, de celebração da capoeira baiana e valorização da cultura afro-brasileira com samba de roda, capoeira e feijoada que, mais uma vez, é o carro-chefe da gastronomia do evento. Terá ainda, o grupo Menos Um no Quartetto e Banda Cajá.

O show conta com patrocínio da Bahiagás, Companhia de Gás da Bahia.

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