Connect with us

Cultura

Casa Preta 15×15 terá leitura dramática, performance e inauguração de biblioteca

Amanda Moreno

Publicado

on

Casa Preta 15x15 terá leitura dramática, performance e inauguração de biblioteca

Casa Preta 15×15 terá leitura dramática, performance e inauguração de biblioteca. O projeto “CASA PRETA QUINZE POR QUINZE” tem promovido o encontro de artistas do Distrito Cultural do Centro Histórico e Comércio para realização de 15 ações culturais desde janeiro, em comemoração aos seus 15 anos da Casa Preta, espaço cultural localizado no bairro Dois de Julho. Leituras dramáticas, performance e a inauguração de uma mini biblioteca com temas ligados à história da “cidade da Bahia” estão entre os destaques da programação de fevereiro e março.

O projeto tem apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Salvador e Fundação Gregório de Mattos através do Edital Territórios Culturais.

Com direção de Caio Rodrigo, a leitura dramática do texto “Os Cachorros”, de Elena Garro, acontecerá 27/02 (terça), às 19h. Já no dia 29/02 (quinta), às 19h. o público confere a Leitura dramática do texto “Foro 4 Tiradentes”, de Mário Lago, com direção de Gordo Neto. No dia 01/03, o projeto realiza a Inauguração do acervo especial “História da Bahia, história do bairro Dois de Julho”, às 16h. No mesmo dia, será apresentada a “poeformance”, com Alex Simões, às 19h. Todos os eventos têm entrada gratuita. Casa Preta 15×15 terá leitura dramática, performance e inauguração de biblioteca.

“Há um caráter comunitário no projeto, por isso também a escolha de uma oficina de jardinagem, para juntar gente em torno do cuidado com as plantas, muito presentes nas casas e mesmo nas ruas e fachadas”, conta o co-gestor da Casa Preta, Gordo Neto.

Leitura dramática “Os Cachorros”, de Elena Garro 

com elenco convidado
27 de Fevereiro (terça), às 19h
Direção: Caio Rodrigo
Gratuito

Leitura dramática “Foro 4 Tiradentes”, de Mário Lago 

com elenco convidado

29 de Fevereiro (quinta), às 19h
Direção: Gordo Neto
Gratuito

Inauguração do acervo especial “História da Bahia, história do bairro Dois de Julho” Dia 01 de Março (sexta), às 16h.

Gratuito

poeformance, com Alex Simões

01 de Março (sexta), às 19h

Gratuito

Café da Manhã, palco aberto e mesa redonda

Dia  03 de Março (domingo) das 09:00 às 12:00.

Gratuito

Ingressos (linktr.ee/Casapreta)

Toda a programação do projeto Casa Preta 15 por 15 está incluída na ação promocional “A Casa Preta em Boa Vizinhança”. 

Moradores dos bairros do Distrito Cultural do Centro Histórico e Comércio pagam meia entrada em quaisquer eventos deste projeto!

+ Informações: https://casapreta.art.br

Audiovisual

Concurso premia filmes de jovens negros, indígenas, quilombolas e periféricos

Amanda Moreno

Publicado

on

Concurso premia filmes de jovens negros, indígenas, quilombolas e periféricos
Concurso premia filmes de jovens negros, indígenas, quilombolas e periféricos

Impulso Cultural WAWA ABA recebe inscrições até 24 de abril. Melhores projetos serão premiados com valores em dinheiro e visitas aos Estúdios Globo, no Rio

Concurso premia filmes de jovens negros, indígenas, quilombolas e periféricos. Jovens negros, indígenas e quilombolas, de 14 a 30 anos, podem se inscrever para o Impulso Cultural WAWA ABA, até a quarta-feira, 24 de abril. O Concurso, – que integra a programação da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba (MIMB) -, irá selecionar filmes de 1 minuto totalmente realizados com aparelhos celulares.

Os critérios de avaliação consideram criatividade, originalidade, roteiro, entre outros, e os melhores projetos audiovisuais serão premiados através de uma votação aberta ao público. A comissão de curadoria da MIMB irá escolher ainda, entre os 10 vencedores, três jovens destaques que serão contemplados com uma visita aos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, para uma experiência imersiva.

Concurso premia filmes de jovens negros, indígenas, quilombolas e periféricos. Destinado a jovens talentos residentes em periferias e/ou comunidades tradicionais de diversas regiões do Brasil, o concurso estimula a criatividade e a inovação. Segundo Fabíola Silva, que integra a comissão de curadoria do concurso, a competição visa dar acesso a uma arte que ‘por muito tempo foi exclusiva de uma determinada classe social’. “O Impulso Cultural WAWA ABA torna-se um caminho possível para a juventude Negra e Indígina que busca visibilizar seus talentos”, afirma.

 Entre as produções que podem ser enviadas, o concurso aceita filmes de tema livre, híbridos e experimentais, a exemplo de documentário, ficção, videoclipe, vídeo-poesia, entre outros gêneros, como o humor. Após análise do comitê de curadoria, 20 produções serão hospedadas no Instagram do Festival (@oficialmimb), onde a votação acontece, através das curtidas nas publicações. Regras do concurso podem ser consultadas e as inscrições podem ser realizadas através do link https://encurtador.com.br/fjvP5 . O resultado do concurso será divulgado no dia 09 de maio.

Continue Reading

Cultura

Jogo baiano Odoyá está disponível na plataforma Steam

Amanda Moreno

Publicado

on

Jogo baiano Odoyá está disponível na plataforma Steam
Jogo baiano Odoyá está disponível na plataforma Steam

Jogo baiano Odoyá está disponível na plataforma Steam, plataforma online de jogos. Neste jogo, os jogadores assumem o papel de Jana, uma menina de 10 anos que foi acolhida por Iemanjá, quando a ação dos homens provocou uma grande inundação e o fim da primeira humanidade. Quando a humanidade ressurgiu e voltou a crescer, os homens esqueceram novamente da importância de respeitar as forças da natureza e Jana precisa cuidar do meio ambiente, salvar os animais e os próprios humanos dos desastres ambientais que provocam.

Este jogo levará o participante a uma viagem por um mundo rico e vibrante inspirado na mitologia afro-brasileira. O game pode ser adquirido neste link.

Victor Cayres, roteirista do projeto, explica como surgiu a obra. “A ideia de Odoyá surgiu de Cristhyane Ribeiro, da Sinergia Games que tem uma linha de jogos relacionados à cultura de matriz africana, com uma perspectiva de possibilitar uma maior representatividade e fomentar a educação. Ela, Joe Santos e eu nos juntamos para desenvolver esse universo ficcional e reunimos nossas três empresas na coprodução do projeto”, conta.

Além do game, o projeto conta ainda com um curta-metragem homônimo, que já participou de alguns festivais. A obra, juntamente com o trailer do game, será exibida na oficina Narrativas Transmídia: Como Construir um Universo Ficcional, ministrada por Victor na programação do World Criativity Day 2024, no Cinema do Parque Shopping, em Lauro de Freitas. Inscrições neste link. Jogo baiano Odoyá está disponível na plataforma Steam.

Continue Reading

Audiovisual

Salvador recebe sessões gratuitas de Ó Paí, Ó 2 

Amanda Moreno

Publicado

on

Salvador recebe sessões gratuitas de Ó Paí, Ó 2 
Salvador recebe sessões gratuitas de Ó Paí, Ó 2 (Foto: Distribuição H2O Filmes / Divulgação / CP)

Salvador recebe sessões gratuitas de Ó Paí, Ó 2. Sucesso de bilheteria em 2023, o filme ‘Ó Paí, Ó 2’ será exibido novamente na tela de cinema, em Salvador, como parte da programação oficial da 5ª edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba. A ‘Sessão Telecine’ na MIMB acontece no sábado (20), em duas exibições gratuitas – às 17h30 e às 19h30 -, no cinema Sala de Arte, localizado no Corredor Vitória. Quem desejar assistir à comédia na telona – sequência do longa-metragem que virou série e foi sucesso há 15 anos – pode retirar os ingressos através do link a seguir: https://linktr.ee/ingressosmimb. Antes do início de cada sessão, Daiane Rosário, idealizadora e produtora executiva do festival, irá mediar uma roda de conversa apresentando detalhes sobre a produção.

A MIMB também marcará presença no Telecine Touch, que irá exibir, na sexta (19), o especial ‘Aquecimento Festival MIMB’, trazendo cinco filmes estrelados e dirigidos por pessoas negras. Como parceiro o Telecine vem atuando na promoção e no fortalecimento do audiovisual negro, ampliando a exibição de produções dirigidas, produzidas e estreladas por pessoas negras. Medida Provisória, Marte Um e Mussum, o Filmis estão entre os filmes que fazem parte da programação no canal, que tem início às 16h30. A programação completa pode ser consultada no perfil do Instagram da mostra de cinema @oficialmimb.

Ó Paí, Ó 2
Pouco mais de 15 anos após o primeiro filme, ‘Ó Paí, ó 2’ foi lançado como sequência da icônica história de Roque (Lázaro Ramos) e seus vizinhos, que vivem situações polêmicas e cômicas no Centro Histórico de Salvador. Da busca pela fama à falência de bar, Dona Joana (Luciana Souza), Neuzão (Tania Toko), Edvana Carvalho (Lúcia), Erico Brás (Reginaldo), Psilene (Dira Paes) e outros atores estrelam comoções e confusões que se entrelaçam com os
animados preparativos para a tradicional festa de Iemanjá. O filme é dirigido por Viviane Ferreira, tem classificação de 14 anos e duração de 96 minutos.

Serviço:
O QUÊ: Sessão Telecine – Ó Paí, Ó 2
QUANDO: Sábado, 20 de abril
ONDE: Sala de Arte – Corredor da Vitória
QUANTO: gratuito
INGRESSOS: https://linktr.ee/ingressosmimb
SITE OFICIAL: www.mimb.com.br
INSTAGRAM: @oficialmimb

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA