Connect with us

AfroEmpreendedorismo

‘Fala, Preta!’ amplifica vozes de mulheres negras em videocast

Amanda Moreno

Publicado

on

'Fala, Preta!' amplifica vozes de mulheres negras em videocast

‘Fala, Preta!’ amplifica vozes de mulheres negras em videocast. A estreia do aguardado videocast “Fala, Preta!” marca o mês de março, como uma das novidades anunciadas pela Arte Sintonia Companhia de Teatro. O programa apresentará seis talentosas mulheres soteropolitanas que levarão ao público questões pertinentes ao universo feminino negro, sempre às sextas-feiras, às 20h, em seu canal no YouTube. O projeto conta com apoio do Sebrae, através do projeto Economia Criativa Nordeste.

Após o sucesso da primeira edição em 2021, ainda durante a pandemia, o “Fala, Preta!” retorna com ainda mais força, com entrevistas reveladoras e debates sobre temas relevantes para a mulher negra. Entre as convidadas, estão artistas notáveis como Denise Correia, Natalyne Santos, Clara Paixão, Lívia França, Madah Gomes e Aline Nepomuceno.

A programação está repleta de temas impactantes, como os muitos que giram em torno da saúde da mulher preta com a ginecologista Dra. Jaqueline Neves, no dia 8; o empoderamento feminino com a influencer Tay Lai, no dia 15; a relevância do papel da mulher preta para a comunidade com a assessora parlamentar Paulett Furacão, no dia 22, e a sua visibilidade na tela, no dia 29, com a cineasta Camila de Moraes. ‘Fala, Preta!’ amplifica vozes de mulheres negras em videocast.

Com direção artística primorosa de Antônio Marques, o projeto mistura entretenimento e reflexão e reflete os esforços que a Arte Sintonia Companhia de Teatro investe no compromisso em dar voz e visibilidade às questões relevantes da sociedade, especialmente àquelas relacionadas à experiência da mulher negra.

AfroEmpreendedorismo

De Camaçari, AIALLA apresenta suas biojóias e show musical na Lapa

Jamile Menezes

Publicado

on

AIALLA

Direto de Camaçari, o empreendedor AIALLA, que também é artista de audiovisual, se une ao artista conterrâneo, Denilson Evangelista pra apresentar sua marca de biojoias D.M.R Antoniê Demar no Passarela Urbana, evento realizado pela Raízes Mucunã, de moda, que pretende exaltar a beleza de pessoas reais e suas diversidades. O evento gratuito acontecerá nesta sexta (6), às 15h30 na Estação da Lapa, que também contará com mais de 20 marcas baianas e um casting de mais de 40 modelos negros.

AIALLA também estreará com o lançamento de seu segundo projeto musical independente chamado Roots Mixtape, que tem o gênero musical voltado para o reggae, neo soul, indie alternativo e Trap/Rap. O material conta com sample da cantora de ópera carioca, Maria D’Apparecida, e participação do artista camaçariense Ogura, da banda Mixture.

O projeto Raízes Mucunã avaliou mais de 100 modelos negros, aprovando os 50 mais aptos com experiência, que irão brilhar na Estação da Lapa. Além do casting totalmente negro, o evento contará com mais de 20 empreendedores negros, dentre eles 14 estilistas como: Rrss Designer Artesanal, Tom Salvatori, Coroa para Todas, Negrif, Jeová Rafa, Tons da Terra, Wagner Lacerda, Silvia Artesã, Ubuntu Moda Afro, Denevan e Afrochego, Antoniê Demar, Dandalunda Moda Praia e R&A Moda Infantil.

Continue Reading

AfroEmpreendedorismo

Projeto Encontros Negros retorna com debates sobre identidade negra

Ana Paula Nobre

Publicado

on

Foto: Divulgação

A nova edição do Encontros Negros, projeto que visa fortalecer a identidade e a conscientização racial da população negra, destacando narrativas positivas e emancipadoras, acontece nesta quinta-feira (28) na Casa do Benin, no Pelourinho. Com o tema “Por que lutamos?”, o evento aborda o compromisso e as lutas da comunidade negra em diversas áreas como política, educação, comunicação, ciência e tecnologia, promovendo diálogos enriquecedores sobre o protagonismo e o empoderamento afro-brasileiro. As inscrições serão feitas no Sympla pelo link.

Com o tema “Comunicação e Representatividade: A Voz da Comunidade Negra na Mídia”, participam Nina Santos e Igor DSN, às 14h30. Para encerrar a programação, às 16h30, será realizada a mesa “Literatura Negra: Vozes, Narrativas e Resistência”, com a participação de Elisa Lucinda e Quito Ribeiro. O evento surgiu de uma inquietação: promover o resgate da memória e da cultura afro-brasileira como caminho para a emancipação identitária.

“Queremos mostrar a nossa diversidade e o nosso olhar plural, porque ainda somos uma presença rara em muitos espaços importantes. Este tema questiona, por que lutamos, quando as estatísticas mostram que ainda estamos sub-representados nos espaços de poder e visibilidade,” afirma Mirtes Santa Rosa, uma das diretoras do projeto.

Segundo levantamento da ONG República.org, apenas 14,58% dos cargos mais elevados na administração pública são ocupados por pretos e pardos. Esses números se repetem nas estatísticas das lideranças em empresas e nas instituições acadêmicas: apenas 10,3% das lideranças em agências de publicidade e menos de 3% das mulheres negras têm acesso a cargos de ensino e pesquisa.

“A cultura é uma ferramenta poderosa de transformação, e este projeto cria um espaço onde a inovação e a tradição se encontram, dando força às novas gerações e incentivando a ocupação desses espaços que historicamente nos foram negados”, afirma Camilla França, diretora do Encontros Negros.

O Projeto Encontros Negros é realizado pela Umbu Comunicação & Cultura, com o apoio da Casa do Benin através da Fundação Gregório de Matos e Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, apoio de mídia da Imagem Digital OOH, Rádio Nova Brasil e patrocínio do Governo do Estado da Bahia por meio da Embasa.

Serviço

O quê: Encontros Negros

Quando: Dia 28 de novembro (quinta-feira)

Onde: Casa do Benin, no Pelourinho

Mesa: Comunicação e Representatividade: A Voz da Comunidade Negra na Mídia

Horário: 14h30

Convidados: Nina Santos e Igor DSN

Mediação: Luciana Neves

Mesa: Literatura Negra: Vozes, Narrativas e Resistência

Horário: 16h30

Convidados: Elisa Lucinda e Quito Ribeiro

Mediação: Tom Correia

Continue Reading

AfroEmpreendedorismo

Feira de Agroecologia e Artesanato acontece neste sábado (9)

Ana Paula Nobre

Publicado

on

Foto: Divulgação

A terceira edição da Feira de Agroecologia e Artesanato será realizada no dia 9 de novembro (sábado), das 9h às 17h, na Praça da Sé, ao lado do Memorial das Baianas de Acarajé, no Centro Histórico de Salvador (CHS). Serão expostas riquezas das comunidades tradicionais pesqueiras e quilombolas produzidas por artesãs, agentes culturais e artistas da Bahia e Sergipe.

A feira tem como objetivo criar um espaço de trocas, saberes, e resgate da identidade alimentar tradicional, baseada em práticas produtivas agroecológicas e geracionais, com foco na sustentabilidade econômica, social, cultural e ambiental. Além de hortaliças, legumes, azeite de dendê, mel, farinha, raízes e outros alimentos saudáveis derivados das hortas agroecológicas e do beneficiamento de pescados, estarão à venda artesanatos em madeira e barro, biojoias, cestas de palhas, entre outros produtos desenvolvidos pelas mulheres quilombolas e pescadoras.

As comunidades tradicionais pesqueiras e quilombolas irão realizar apresentações artísticas e culturais – como Capoeira, Samba de São Gonçalo, entre outros. A Feira surgiu em 2021, durante a pandemia, com o objetivo de valorizar e dar visibilidade à economia criativa e solidária das comunidades tradicionais pesqueiras e quilombolas, que nos últimos anos têm sido pressionadas e invadidas por grandes empresários, sob o argumento de serem “improdutivas”.

Ao todo, participam da Feira cerca de 20 comunidades tradicionais. Da Bahia: Cachoeira (Santiago do Iguape e São Francisco do Paraguaçu), Camamu (Pratigi Matapera), Maragogipe (Pijuru, Porto da Pedra, Zumbi, Giral Grande e Sinunga), Maraú (Ilha do Tanque), Pilão Arcado (Pedreira), Salvador (Ilha de Maré), Santo Amaro (Acupe, Cambuta e São Braz), São Francisco do Conde (Cascavel), Sento Sé (Andorinhas), Simões Filho (Aratu). De Sergipe: Estância (Porto do Mato), Indiaroba (Pontal), Poço Redondo (Bonsucesso) e Santana do São Francisco.

A Feira é uma realização do Conselho Pastoral de Pescadores e Pescadoras e conta com o apoio institucional e financeiro da Misereor, Die Sternsinger – Kindermissionswerk, ActionAid, do Programa de Retomada do Setor Cultural da Prefeitura de Salvador (PROCULTURA, através da Secretaria da Fazenda), conta também com apoio na infraestrutura, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes do Estado da Bahia (Setre). Outra instituição apoiadora é o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS/CNBB), responsável pelo financiamento dos Quintais Produtivos, que incluem as hortas agroecológicas participantes do evento.

Serviço:

O quê: 3ª Feira de Agroecologia e Artesanato
Quando: 9 de novembro (sábado), das 9h às 17h
Onde: Praça da Sé – Centro Histórico de Salvador (ao lado do Memorial das Baianas de Acarajé)
Mais informações: CPP Bahia/Sergipe

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA