Audiovisual
Projeto Cultural Vai Chegar lança EP e Videoclipes

Projeto Cultural Vai Chegar realiza evento com lançamento de EP e Videoclipes. Chegou a hora de colher os frutos dos variados projetos criativos pelos quais participaram os alunos do Centro Cultural Vai Chegar desde abril de 2023, no Engenho Velho da Federação. Na manhã do próximo dia 17 de março, às 10h, acontece o último Domingo Artístico, para concretizar o encerramento de um ciclo a partir do lançamento do EP e de quatro videoclipes produzidos e protagonizados junto com os jovens do bairro, além de dinâmicas divertidas para a criançada.
Os produtos artísticos contaram com a participação de diversos profissionais do campo audiovisual e musical da Bahia e também de outros estados. Destaca-se as participações especiais dos artistas Márcia Short, Zé Manoel e Roberto Mendes, que marcaram presença na faixa do videoclipe de “Cantando a Vida”.
Neste Domingo Artístico, serão projetados em primeira mão os videoclipes das músicas “Cantando a Vida”, “Onde Andará”, “Vai Chegar – Remix” e “Verba da Merenda”.
O Vai Chegar vem contribuindo desde 2018 para a formação cidadã de centenas de crianças do bairro do Engenho Velho da Federação e, ao longo de 2023, promoveu encontros culturais semanais, com oficinas de diversas linguagens artísticas e ainda o Cineclube, composto por sessões de filmes acompanhadas de rodas de discussão. Oficinas como Prática Rítmica, Investigação Musical, Dança, Prática Vocal, Teatro, Música Eletroacústica e Criação de Vídeos marcaram a programação para os alunos, que foram contemplados pela troca de conhecimentos e interação com artistas, pesquisadores e diversos profissionais da cultura.
O projeto Vai Chegar é uma realização da Associação Oficina das Artes em parceria com a Multi Planejamento Cultural. Em 2023, recebeu patrocínio da Neoenergia Coelba e do Instituto Neoenergia e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.
SERVIÇO
Domingo Artístico – Projeto Vai Chegar
Lançamento do EP e Videoclipes
Data: 17 de março de 2024
Local: Centro Cultural Vai Chegar
Horário: 10h
LANÇAMENTOS DIGITAIS
20/03 – Lançamento do videoclipe Cantando a Vida no Youtube
22/03 – Lançamento do videoclipe Verba da Merenda no Youtube
27/03 – Lançamento do videoclipe Vai Chegar Remix no Youtube
29/03 – Lançamento do videoclipe Onde Andará no Youtube
29/03 – Lançamento do EP nas plataformas digitais
Audiovisual
SÃO JOÃO BAHIA 2025
Audiovisual
SÃO JOÃO BAHIA 2025
Audiovisual
“Filme Marginal” abre inscrições para produções audiovisuais independentes de todo o Brasil

Estão abertas até o dia 18 de maio as inscrições para a 5ª edição da Mostra do Filme Marginal: Cinema de Luta, Arte de Libertação. O evento, que acontece em setembro no Rio de Janeiro, busca valorizar o cinema independente brasileiro com obras que abordem temas sociais, políticos e culturais marginalizados. Podem se inscrever realizadores de curtas, médias e longas-metragens de qualquer parte do país — inclusive Salvador — com filmes finalizados a partir de 2022. A participação é gratuita.
Voltada para a difusão de um cinema autoral, popular e crítico, a Mostra se define como um espaço de reflexão, estímulo e autoformação. A proposta é ampliar a visibilidade de produções que provoquem debates sobre injustiças e desigualdades, com temas como racismo, gênero, sexualidade, direitos das mulheres, meio ambiente, luta por moradia e questões indígenas.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente online, por meio do formulário disponível no site do festival: mostradofilmemarginal.com. A curadoria da mostra avaliará os filmes inscritos e a lista de selecionados será divulgada na primeira semana de agosto. A exibição dos filmes ocorrerá entre os dias 12 e 21 de setembro de 2025, no Rio de Janeiro.
Criada em 2017, a Mostra do Filme Marginal é organizada pela Corpo Fechado Produtora e conta, nesta edição, com apoio do Pró-Carioca Audiovisual 2024 – Edital de Apoio à Produção de Mostras e Festivais de Audiovisual, via Lei Paulo Gustavo e Rio Filme. O evento cresceu significativamente nos últimos anos: da primeira edição com 36 filmes inscritos, saltou para mais de 400 em 2024.
“Estamos abertos à multiplicidade de vozes e experiências do cinema independente contemporâneo brasileiro”, afirma o idealizador da mostra, Uilton Oliveira.
SERVIÇO
📽️ 5ª Mostra do Filme Marginal: Cinema de Luta, Arte de Libertação
📅 Inscrições gratuitas: de 1º a 18 de maio de 2025
📍 A mostra acontece em setembro, no Rio de Janeiro
🔗 Formulário de inscrição: clique aqui
🌐 Site: mostradofilmemarginal.com
📱 Instagram: @mostradofilmemarginal
-
Opinião9 anos atrás
“O incansável e sempre ativo pau grande e afetividade do homem negro” – Por Kauê Vieira
-
Literatura9 anos atrás
Davi Nunes e Bucala: uma literatura negra infantil feita para sentir e refletir
-
Literatura8 anos atrás
A lírica amorosa da poetisa Lívia Natália em “Dia bonito pra chover”! – Por Davi Nunes
-
Audiovisual2 anos atrás
Filme “Egúngún: a sabedoria ancestral da família Agboola” estreia no Cine Glauber Rocha
-
Formação6 anos atrás
Conheça cinco pensadores africanos contemporâneos que valem a pena
-
Cultura1 ano atrás
Orquestra Agbelas estreia em Salvador na festa de Iemanjá
-
Carnaval3 anos atrás
Bloco Olodum libera venda do primeiro lote de abadás com kit promocional
-
Música2 anos atrás
Olodum realiza Femadum 2023 no Pelourinho