Connect with us

Moda

Inscrições abertas para o Ayomide Odara

Amanda Moreno

Publicado

on

Inscrições abertas para o Ayomide Odara
Inscrições abertas para o Ayomide Odara (Foto: Divulgação)

Inscrições abertas para o Ayomide Odara. Estão abertas as inscrições para mais um ciclo do projeto Ayomide Odara, do Odara – Instituto da Mulher Negra. São 50 vagas destinadas para meninas, adolescentes e jovens negras, de 8 a 13 anos, residentes no estado da Bahia.

Em 2024, as formações terão como como foco os Eixos de Educação e Relações Étnico-Raciais, visando a aplicabilidade da Lei 10.639/03, Incidência Política no Plano Nacional de Educação – PNE (2024-2034), Comunicação, Educomunicação e Saúde, Justiça Reprodutiva, Direitos Sexuais e Reprodutivos para meninas e adolescentes negras.

Neste ano, os encontros acontecerão em formato híbrido, sendo um encontro presencial mensal.

As inscrições podem ser realizadas entre os dias 15 a 19 de março de 2024, de forma virtual através do site do Instituto Odara institutoodara.org.br e anexar o documento de identificação da candidata e de um adulto responsável.

Inscreva-se ou mande esse conteúdo para uma menina, adolescente ou jovem negra!

Saiba mais em: https://institutoodara.org.br/projeto-ayomide-odara-abre-inscricoes-para-nova-turma/

Sobre o Instituto da Mulher Negra

O Odara – Instituto da Mulher Negra é uma organização negra feminista, centrada no legado africano, sediada em Salvador, na Bahia. O Instituto surgiu em 2010 com o compromisso de atuar pelo fortalecimento da autonomia e garantia de direitos das mulheres negras, e pelo enfrentamento às violências raciais e de gênero.

A partir desta visão, desenvolvemos e apoiamos programas, projetos e agendas que têm por objetivo combater e atenuar os efeitos do racismo, sexismo, LBTfobia e formas correlatas de opressões, que provocam um conjunto de desvantagens para a população negra, e em especial para as mulheres negras.

Literatura

Carol Barreto lança livro ‘Modativismo’ no Espaço Cultural Barroquinha

Amanda Moreno

Publicado

on

Carol Barreto lança livro ‘Modativismo’ no Espaço Cultural Barroquinha
Foto: Ana Reis

Carol Barreto lança livro ‘Modativismo’ no Espaço Cultural Barroquinha. Nesta quarta-feira, 10 de abril, acaba a espera de quem estava contando os dias para o lançamento presencial do livro Modativismo: quando a moda encontra a luta, da designer, professora e pesquisadora baiana Carol Barreto. O evento terá como cenário o Espaço Cultural da Barroquinha, onde a autora recebe a curadora Ana Paula Xongani para um bate-papo, com mediação de Adriele Regine, co-fundadora do projeto Lendo Mulheres Negras.

O encontro está marcado para as 18h30, com entrada franca. As pessoas interessadas em adquirir seu exemplar podem efetuar a compra no local e já garantir o autógrafo da autora. Depois de Salvador, Carol Barreto segue agenda de lançamentos também em Recife, São Paulo e Santo Amaro – sua cidade natal – entre os dias 17 de abril e 23 de maio.

O lançamento celebra a estreia de Carol Barreto como escritora, um mês após a chegada do livro às plataformas digitais, onde já figura entre os mais vendidos no segmento de design de moda. Editada pela Paralela, do grupo Companhia das Letras, a obra se debruça sobre a trajetória do movimento homônimo, criado pela autora há 10 anos a partir do propósito de refletir sobre os aspectos sociais que orbitam em torno da moda.

Ao longo de quatro capítulos, o livro questiona práticas de mercado que situam a moda como catalisadora de desigualdades e traça um paralelo com o Modativismo, que atua no enfrentamento aos preconceitos de raça e gênero por meio da criação artística. Antes mesmo da criação do movimento, o diálogo com esses propósitos já marcava o trabalho de Carol Barreto, que tem 20 anos de atuação profissional, incluindo experiências como artista visual, designer de moda autoral – já tendo circulado por mais de 10 cidades do mundo – e professora doutora do departamento de Estudos de Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia.

SERVIÇO

Carol Barreto lança livro ‘Modativismo’ no Espaço Cultural Barroquinha

Quando: 10 de abril (quarta-feira), às 18h30

Onde: Espaço Cultural da Barroquinha (Rua do Couro, s/n – Barroquinha)

Quanto: R$ 49,90

Vendas: O livro estará disponível para aquisição no local

Continue Reading

AfroEmpreendedorismo

BaZá RoZê traz desfile de moda fora dos padrões e baile LGBTQIAPN+ ao MAC

Amanda Moreno

Publicado

on

BaZá RoZê traz desfile de moda fora dos padrões e baile LGBTQIAPN+ ao MAC
BaZá RoZê traz desfile de moda fora dos padrões e baile LGBTQIAPN+ ao MAC (Foto: Flora Torres)

BaZá RoZê traz desfile de moda fora dos padrões e baile LGBTQIAPN+ ao MAC. Na programação de sábado (16/3), a feira celebra a diversidade de gênero com moda e batalhas performáticas no Balixstranha Transficção, e oferece recreação com jogos lúdicos da Infância Currupião. No domingo (17), as atrações são aula de circo e discotecagem com a DJ Jupter 91.

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Feira Artística Feminista BaZá RoZê ocupa os jardins do MAC-BA neste fim de semana (16 e 17/3) com performances artísticas para enaltecer pessoas trans e travestis, além de exposições de vários segmentos da moda, arte, decoração, design e gastronomia, atrações musicais e recreação infantil.

A partir das 17h30, o desfile da coleção “Eles não conhecem a ira”, do estilista e multiartista soteropolitano Akaras, vai desobedecer a lógica da indústria da moda em relação aos padrões estéticos e ao formato de um desfile. Os corpos escolhidos para desfilar fogem dos padrões que usualmente são vistos em destaque, e as clássicas movimentações de caminhada na passarela dão lugar a atos performáticos que se fundem ao conceito e beleza única das peças em upcycling. Às 18h30, começa o baile “Bailixtranha Transficção”, que o público poderá prestigiar como espectador e também competir pelos prêmios em performances dançadas e não dançadas, divididas em 18 categorias de batalhas.

Programação – BaZá RoZê traz desfile de moda fora dos padrões e baile LGBTQIAPN+ ao MAC: 

SÁBADO, 16/3

RoZê: 15h – 21h

16h: Infância Currupião

Recreação aberta a crianças de várias idades, para despertar a imaginação através de brincadeiras criativas.

Performance artística Bailixtranha Transficção:

Baile de Voguing promovido pela cultura ballroom, movimento de acolhimento que enaltece e desenvolve, esteticamente, socialmente ou economicamente, pessoas trans, travestis e toda comunidade LGBTQIAPN+.

17h30: Desfile “Eles não conhecem a ira”, do estilista e multiartista soteropolitano Akaras, com a parceria dos artistas visuais @b.errna e @skatbird, diretores de arte @aishaajiyobiojo  e @___hanneybaby___, além das criações sonoras de Odériê, musicista indígine do povo ChaYúa.

18h30: Baile voguing Bailixtranha Transficção, com 18 categorias de batalhas e premiações que variam entre valor em dinheiro, looks e vouchers de tatuagem. Para se inscrever, é necessário conferir as regras de cada categoria e preencher um formulário no Instagram do projeto, @casixtranha.

DOMINGO, 17/3

RoZê: 15h – 20h

16h: Oficina de circo para crianças

Oficina de atividades lúdicas relacionadas ao universo mágico do circo sob a supervisão de Voar com Gio. As crianças vão se aventurar com aulas de acrobacias, equilíbrio, tecido e lira acrobática.

17h – 20h: DJ Jupter 91

Jupiter9 é Nadine Nascimento, artista sonora e visual que pesquisa, recorta e cola sons e imagens desde 2014. Co-fundadora do @coletivoaroda, transita entre brasilidades, synth’s 80s, ritmos latinos e psicodelia tropical.

ENTRADA GRATUITA!

SERVIÇO:

FEIRA ARTÍSTICA FEMINISTA BAZÁ ROZÊ – Edição Março Mulher

QUANDO: 8 a 10, 16 e 17, e 23 e 24/3

ONDE: MAC Bahia (Museu de Arte Contemporânea da Bahia)

Continue Reading

Literatura

‘Modativismo’ marca estreia de Carol Barreto como escritora

Amanda Moreno

Publicado

on

‘Modativismo’ marca estreia de Carol Barreto como escritora
‘Modativismo’ marca estreia de Carol Barreto como escritora (Foto: Ana Reis)

‘Modativismo’ marca estreia de Carol Barreto como escritora. Esta semana marca o pré-lançamento de Modativismo: quando a moda encontra a luta, que celebra a estreia de Carol Barreto no mundo literário. A obra passa em revista a trajetória do movimento inaugurado há 10 anos pela designer, professora e pesquisadora baiana com o propósito de provocar o debate sobre a conexão entre moda e justiça social. Já disponível em pré-venda on-line em todas as livrarias, o livro chega às lojas físicas a partir do dia 26. A autora também cumprirá uma agenda de lançamentos presenciais entre abril e maio, incluindo no roteiro as cidades de Salvador, Recife, Santo Amaro – sua terra natal – e São Paulo.

Chancelado pela editora Paralela, do grupo Companhia das Letras, o título conta com curadoria da criadora, apresentadora e empresária Ana Paula Xongani. Em quatro capítulos enxutos, escritos em tom confessional, o livro aborda questões que giram em torno de conceitos como cultura e moda afro-brasileira, jogando luz sobre práticas do mercado nacional e apontando como a moda se impõe historicamente como instrumento de exclusão e produção de estereótipos. Ao longo de toda a obra está presente a trajetória do movimento Modativismo e seu papel no enfrentamento ao racismo estrutural por meio da criação artística.

“O que quero provocar é a construção de uma moda que não seja valorada apenas pela sua materialidade – na produção de vestuário e seu comércio -, mas pelo legado imaterial e, como consequência, pelo seu potencial de transformação social”, anota Carol Barreto, que reserva o protagonismo para mulheres negras envolvidas no processos criativos da moda, sejam estilistas ou profissionais de costura, posicionando as intelectualidades mental e manual no mesmo patamar de relevância.

Os vieses feminista e antirracista que a autora traz para as páginas de Modativismo são marcas registradas de seus 20 anos de atuação profissional, que incluem experiências como artista visual, designer de moda autoral – que já circulou por mais de 10 cidade do mundo – e como professora doutora do departamento de Estudos de Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia.

SERVIÇO

O quê: Livro Modativismo: quando a moda encontra a luta (Carol Barreto)

Quanto: R$ 49,90 / E-book: R$ 29,90

Vendas: Já disponível em todas as livrarias on-line; venda em lojas físicas a partir de 26 de março

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA