Connect with us

Literatura

Bienal do Livro Bahia terá convidados baianos em todos os espaços

Amanda Moreno

Published

on

Bienal do Livro Bahia terá convidados baianos em todos os espaços
Bienal do Livro Bahia terá convidados baianos em todos os espaços (Foto: Joedson Miguez)

Bienal do Livro Bahia terá convidados baianos em todos os espaços. Na edição 2024 da Bienal do Livro Bahia, que celebra a contribuição que a Bahia dá para o Brasil e para o mundo, a própria literatura baiana estará muito bem representada, de 26 de abril e 1º de maio, no Centro de Convenções Salvador. Todos os painéis da programação cultural contarão com a presença de pelo menos um participante baiano, seja um autor, uma personalidade ou um mediador. E mais do que isso: 80% dos convidados de todos os espaços – Café Literário, Arena Jovem e Espaço Infantil – serão naturais da Bahia. Daí o tema da edição 2024: As Histórias que a Bahia Conta.

Por exemplo, entre os autores baianos já confirmados no maior evento de cultura e literatura do Nordeste estão Aldri Anunciação, Ian Fraser, Deko Lipe e Lorena Ribeiro. O best-seller Itamar Vieira Júnior, autor do premiado romance “Torto Arado”, já havia sido um dos primeiros a garantir sua presença. Conheça um pouco, abaixo, sobre as trajetórias de cada um deles.

Aldri Anunciação, ator, dramaturgo, roteirista e apresentador é o autor do sucesso “Namíbia, Não!”, peça teatral que originou o longa-metragem “Medida Provisória”, dirigido por Lázaro Ramos. Ele também é o apresentador dos programas “Conexão Bahia” e “Conversa Preta”, ambos exibidos pela TV Bahia, afiliada da TV Globo.

Ian Fraser, finalista do Prêmio Jabuti e vencedor dos prêmios João Ubaldo Ribeiro, ABERST e, por duas vezes, o Braskem de Teatro, consagrou-se como uma das vozes mais criativas da literatura contemporânea, misturando narrativas de entretenimento, personagens cativantes e um estilo poético próprio. Ele iniciou sua carreira de escritor com três campanhas de sucesso na plataforma Catarse.

Lorena Ribeiro é mestra em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia e idealizadora do projeto Passos entre Linhas, cujo foco é a divulgação de autores baianos, principalmente autoras negras. Ela também é idealizadora do projeto Lendo a Bahia e publicou os livros “O divertido glossário da Jana” e “Amuleto”, além de poesias e contos em antologias.

Deko Lipe é escritor, ator e criador de conteúdo no portal Primeira Orelha, onde ele fala sobre literatura infantil, infantojuvenil e com representatividade LGBTQIAP+. Ele é autor do livro “Meus pais e eu” e “O brincoder de Pepe”, além de ter contos publicados na Amazon e participações nas coletâneas “Vozes Nordestinas” e “Gordes”.

Além deles e de Itamar Vieira Júnior, as autoras baianas Vanessa Reis, Tanira Fontuora, Nega Fyah e Amanda Julieta recentemente também confirmaram suas presenças na Bienal do Livro Bahia 2024, que é organizada pela GL events Exhibitions, empresa que também é responsável pela administração do Centro de Convenções Salvador.

Literatura

Ernesto Mané lança “Antes do Início” em Salvador

Kelly Bouéres

Published

on

antesdoinicio
Acervo Pessoal do Autor

O diplomata e físico Ernesto Mané desembarca em Salvador para lançar o livro Antes do Início (Tinta-da-China Brasil), neste sábado (15), às 18h, na Livraria do Gláuber, em um bate-papo mediado pela escritora Calila das Mercês. O evento integra a programação do Novembro Negro e encerra a passagem do autor pela Bahia, marcada por encontros que unem literatura, ciência e ancestralidade.

Antes da capital baiana, Mané realiza duas atividades acadêmicas no estado: na quinta (13), às 14h, participa de uma conversa com estudantes brasileiros e africanos na Unilab – Campus dos Malês, em São Francisco do Conde; e na sexta (14), às 10h30, profere palestra no X Ciclo Internacional de Palestras e III Seminário de Egressos da UFRB, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas, em Cachoeira.

Atualmente primeiro-secretário da Embaixada do Brasil em Buenos Aires, Ernesto Mané tem percorrido universidades e feiras literárias no Brasil e no exterior com seu livro de estreia, lançado inicialmente na Argentina e já apresentado em cidades como Brasília, Rio de Janeiro e João Pessoa.

Em Antes do Início, o autor entrelaça ciência, ancestralidade e literatura para narrar a jornada de um homem que, ao revisitar a terra do pai na Guiné-Bissau, confronta os limites da identidade racial e nacional. “Sempre me vi como menino negro. Mas na Guiné-Bissau, as crianças me viam como branco e colonizador”, conta Mané, que se define como birracial e binacional, reconhecendo-se nas margens de dois mundos.

Doutor em Física pela Universidade de Manchester, com pós-doutorado no Canadá e nos Estados Unidos, Mané foi admitido no Ministério das Relações Exteriores em 2014 pelo programa de ações afirmativas do Instituto Rio Branco. Em 2019, foi nomeado pelo MIPAD (Most Influential People of African Descent) entre as cem personalidades afrodescendentes mais influentes do mundo, na categoria Política e Governança.

O livro revisita a viagem que o autor fez em 2010 à Guiné-Bissau, transformando suas anotações em um retrato sensível da diáspora africana e da reconstrução de uma identidade fragmentada. O conceito físico do “t = 0” — o tempo zero — serve como metáfora para o instante em que tudo pode ser recriado: origem, pertencimento e memória.

A curadoria do lançamento em Salvador é assinada por Suzane Sena, da Osupa Productions, produtora internacional sediada em Nova York.

“Trazer Mané à Bahia é reatar as pontes entre África e Nordeste, entre diplomacia e ancestralidade”, destaca Suzane.

SERVIÇO:

Lançamento do livro Antes do Início, de Ernesto Mané (Editora Tinta-da-China Brasil)
Bate-papo mediado por Calila das Mercês
Sábado, 15 de novembro de 2025, às 18h
Livraria do Gláuber – Praça Castro Alves, 5, Centro, Salvador (Cine Gláuber Rocha)
Valor do livro: R$ 74
Instagram: @osupaproductions

Continue Reading

Destaque

Jornalista Luana Souza fortalece presença preta na FLICA

Jamile Menezes

Published

on

Jornalista Luana Souza integra presença preta na FLICA

A jornalista, apresentadora de TV e digital influencer cachoeirana Luana Souza é uma das presenças pretas que vão marcar a tradicional Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que chega a sua 13ª edição entre os dias 23 e 26 de outubro, em Cachoeira. Natural do município, Luana mediará uma mesa no sábado (25), às 15h, na Tenda Paraguaçu.

A mesa “Nossas vozes como a noite estrelada” contará com as presenças da apresentadora da TV Globo Aline Midlej, da escritora e jornalista Yeyé Kintê e da psicopedagoga Sueli Kintê. São 4 vozes negras que perpassam pelo jornalismo, literatura e ancestralidade.

Para Luana, esse momento vai além de fazer parte de uma roda de conversa.

“Mediar essa mesa com mulheres tão potentes, que representam diferentes vozes de nossa ancestralidade e do nosso tempo é um reencontro com minha própria história. Estar mais uma vez na Flica, na minha terra, não é apenas participar de um evento literário. É honrar minhas raízes e celebrar o lugar de onde venho. Conduzir essa conversa é, para mim, como olhar para um céu de estrelas que me formaram e continuam guiando o caminho”, declarou a comunicadora.

Luana Souza

Luana é mestra, doutoranda, com livros publicados e, além disso, coleciona diversos prêmios conquistados nos últimos anos, como o Prêmio Maria Felipa – concedido a mulheres negras engajadas na luta por direitos e contra o racismo -, em 2021 e o Troféu Mulher Imprensa, no ano passado, na categoria “Jornalista Revelação”. O mais recente foi o Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira, por ter sido a mais votada da região Nordeste. É autora autora do livro-reportagem “Na contramão do afeto” e co-autora da obra “Negras crônicas: escurecendo os fatos”.

Durante os quatro dias de evento, a Flica contará com uma programação diversa trazendo escritores, comunicadores, artistas e personalidades renomadas como, Tia Má, Rita Batista, Ricardo Ishmael, Anderson Shon, Lazzo Matumbi, Márcia Short e Adão Negro, atraindo o público do Recôncavo Baiano, de Salvador e também de outras localidades.

Confira aqui mais presenças pretas na programação. 

Foto: Pedro Gabriel

Continue Reading

Literatura

Escritor Djavan Benin lança último livro da saga “Ordem Macabra”

Jamile Menezes

Published

on

Djavan Benin

No dia 1º de novembro, o escritor, designer e ilustrador Djavan Benin lança Ordem Macabra – Dimensão Vermelha, terceiro e último volume da saga Ordem Macabra iniciada em 2021.

A obra encerra uma narrativa que mescla folk horror, distopia ritualística, crítica social e new weird, explorando temas como intolerância, manipulação pela fé e regimes autoritários. O autor propõe um diálogo com questões sociais e políticas contemporâneas.

O evento de lançamento será na Biblioteca Pública do Estado (Barris), a partir das 17h, será aberto ao público e contará com experiências imersivas, sorteios e sessão de autógrafos.

A trilogia Ordem Macabra é composta pelos títulos: O tempo da Morte (2021), Sacerdote Oculto (2023) e Dimensão Vermelha (2025). A narrativa acompanha Cassiano Santos, um espiritualista, e seu melhor amigo Eduardo Torres, advogado e cético, que são enviados por um portal secreto na misteriosa cidade de Patre Omnia, em outra dimensão. Lá, são confrontados com rituais fatais, perseguições militares e a opressão da organização religiosa mais poderosa daquele mundo, conhecida como A Ordem.

Ao longo dos três livros, a obra revela uma teocracia autoritária com rígidas castas sacerdotais, mulheres misteriosas, conhecidas como as Escolhidas e os enigmáticos ascéticos — híbridos humanos que funcionam como soldados e executores. Entre guerras, conspirações e manipulações psicológicas, a saga conduz o leitor ao clímax repleto de revelações e desfechos impactantes.

“Escrevi este livro para demonstrar como a manipulação coletiva é perigosa para a destruição da liberdade, da vida em sociedade e da justiça social. A obra é uma reflexão do que o mundo pode se tornar se reinar a intolerância, o preconceito e o ódio”, diz Djavan Benin.

SOBRE O AUTOR

Djavan Benin é designer, professor, quadrinista e ilustrador. Natural de Salvador (BA), seu trabalho é marcado pela criação de universos narrativos originais que aliam imaginação visual e profundidade temática. Tem como missão difundir a leitura por meio do entretenimento, acreditando na arte como ferramenta de desenvolvimento intelectual e social.

SERVIÇO

Evento: Lançamento Ordem Macabra – Dimensão Vermelha
Data: 1º de novembro de 2025
Local: Biblioteca Pública do Estado (R. Gen. Labatut, 27 – Barris)

Horário: 17h
Entrada: Gratuita

Continue Reading

EM ALTA