Música
Álbum de chulas do mestre João do Boi será lançado nesta sexta-feira
Álbum de chulas do mestre João do Boi será lançado nesta sexta-feira. Registro do primeiro álbum independente do mestre João do Boi e de seu grupo, o Samba Chula João do Boi, gravado em setembro de 2022, tem lançamento agendado para a próxima sexta-feira, 05 de abril de 2024, em todas as plataformas de streaming de música (Spotify, Aple Music, Deezer, Tidal e YouTube Music).
Com grande expectativa o álbum intitulado “A Chula de São Braz”, estava previsto para lançamento em abril de 2023, mas teve de ser adiado por conta do seu falecimento do mestre João do Boi em 08 de janeiro de 2023. Em 13 de junho deste ano, o mestre completaria 80 anos. Link para acesso ao álbum – https://bfan.link/a-chula-de-sao-braz
Atendendo ao desejo do mestre, o álbum foi prensado em CD, apenas mil cópias. O projeto gráfico é assinado pela designer Fernanda PC e traz, além das letras em seu encarte, desenhos assinados pelo artista e ilustrador Davi Comodo, como também algumas fotos do dia da gravação do álbum em São Braz. A capa, contracapa e a estampa da bolacha do CD têm as fotos cedidas e assinadas pela fotógrafa Maria Buzanovisky, além de homenagens póstumas ao mestre Alumínio (foto de Vinícius Xavier) e Maria Eunice (foto de Fidelis Melo), irmão e esposa do mestre João do Boi.
O álbum “A Chula de São Braz” do grupo Samba Chula João do Boi é uma realização da Zazueira Produções e conta com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Centro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI e Secretaria de Cultura da Bahia.
SOBRE JOÃO DO BOI E SEU GRUPO SAMBA CHULA JOÃO DO BOI
O Samba Chula João do Boi foi criado em 2015 pelo líder João Saturno, mais conhecido como João do Boi, ex-integrante do Samba Chula de São Braz. João do Boi é um dos maiores representantes da tradição oral do Samba de Roda do Recôncavo, que é reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Imaterial da Humanidade, desde 2005. Com seu pandeiro em punho João do Boi e seu grupo entoam um repertório ímpar de chulas que cantam o samba, a viola e a mulher. E também retratam a vida do trabalho da roça e do mar.
São chulas lúdicas, piadas e conselhos irônicos, em pequenas parábolas ironizando situações sensuais e tragicômicas da vida cotidiana de São Braz, uma vila da cidade de Santo Amaro-Bahia, terra de Caetano Veloso, Maria Bethânia, Roberto Mendes e outros artistas. Portanto, muitas chulas retratam a vida do trabalho na roça, no canavial, no mar e no mangue, às vezes com uma conotação do sofrimento, do “penar” que remete aos tempos da escravidão.
Música
Princess La Tremenda faz show “Diáspora” na Casa Cor Bahia
A cantora e compositora norte-americana, Princess La Tremenda, faz uma fusão musical chamada por ela de Afro-Latin Soul, um verdadeiro encontro entre a música negra da América do Norte, Cuba, Jamaica, Colômbia, Brasil e outras localidades. Nascida em Nova York, hoje ela reside na Bahia e é em seu mais novo show, “Diáspora”, que vai apresentar todas as facetas desta imensa riqueza musical nascida da presença negra no Novo Continente, fruto da diáspora africana. A apresentação acontece na Casa Cor Bahia, no Othon Palace, neste sábado (5), às 17h.
Ex-participante do The Voice Brasil, Princess La Tremenda, “batizada” assim por causa de sua presença ousada e carismática dentro e fora dos palcos, no show “Diáspora” canta “Crazy in Love”, de Beyonce, I Shot the Sheriff, de Bob Marley, Oye Como Va, de Tito Puente, Billie Jean, de Michael Jackson, mas também Pedindo pra Voltar, de Carlinhos Brown, Circulou, de Magary Lord e Árvore, de Edson Gomes. Todas a músicas envoltas na sua forma especial de interpretação. Como compositora, ela apresenta cinco autorais: Bendiciones, Heal the Love, Me Voy, Tremenda Vida e Yemaya Olodo.
Bendiciones (Bênçãos) – Com influências afro-cubanas e afro- brasileiras a música fala sobre estar aberto e preparado para receber as bênçãos que estão destinadas a você.
Heal The Love (Cure O Amor) – Um reggae que fala sobre a cura do coração após uma separação amorosa.
Me Voy (Vou embora) – Música que começa com um berimbau e termina com felicidade. Com influências de violão espanhol e percussão baiana.
Yemaya Olodo – Homenagem a Iemanjá, mãe de todos. Uma mistura da reverência afro-cubana do Lukumi e da reverência brasileira do Candomblé que fala do respeito e da devoção à Iemanjá.
Tremenda Vida – Música com fortes influências do black american soul e do funk que fala sobre viver cada momento da vida e do amor com convicção e presença
Sobre a artista
Princess La Tremenda começou sua carreira profissional em Atlanta, na Geórgia, nos EUA, compondo e gravando backing vocals para vários artistas de diferentes gêneros, entre R&B, hip hop e jazz latino. Criada em uma família militar, os ambientes em constante mudança em sua juventude lhe deram um profundo apreço por diferentes culturas, diversificando e definindo seu paladar musical. Embora seja extremamente proficiente em estilos de música negra americana, como soul, jazz, rock e R&B, La Tremenda adora a fusão com ritmos do mundo e cunhou seu estilo como Afro-Latin-Soul.
Ela se considera uma entusiasta da diáspora africana, viajando tanto nas raízes da África Ocidental do povo Lukumi de Cuba, quanto no Candomblé do Brasil. Tanto que em 2009 ela foi convidada pessoalmente pelo criador do Samba Reggae, Neguinho do Samba, para cantar no Carnaval com a Didá. Em 2013, ela lançou seu CD “Odara” nos Estados Unidos. “Odara” mesclava ritmos afro-brasileiros, como o samba, com reggae e soul music.
Princess La Tremenda já se apresentou em palcos internacionais entre as Américas do Sul e do Norte e também na Europa, com artistas internacionais respeitados, como Carlinhos Brown, Derek Trucks, Víctor Manuelle, Margareth Menezes e Gerônimo Santana. Em 2014, a artista emprestou seu talento ao Time Brown no programa internacional The Voice Brasil. Em 2015 ela foi convidada pessoalmente por Carlinhos Brown para cantar com ele no Carnaval de Salvador.
Neste momento Princess La Tremenda tem se concentrado na composição de músicas, pois os toques finais estão sendo adicionados ao seu próximo projeto “Tremenda Vida”, que trará uma mistura coesa dos estilos soul/funk e afro-latino, com ênfase especial na percussão. Ela apresentará algumas dessas músicas em seu novo show “Diáspora”.
Todas as músicas do projeto Tremenda Vida são compostas por Princess La Tremenda e co-produzidas por dois feras do cenário musical baiano, Jackson “Jack” Almeida (Filhos de Jorge, GravNave) e Carlos “Bokah” Silva (Netinho, Autorais).
Música
Cirilo Teclas lança videoclipe da música “É o Naipe”
O videoclipe da música “É o Naipe”, mais novo hit de trabalho do cantor e compositor, Cirilo Teclas, já está disponível na plataforma YouTube. Considerado um dos novos destaques da música baiana, o artista se reuniu com os compositores Eric Santos e Danilo Cawboy, mostrando ao público a faixa que chega acompanhada de uma produção audiovisual vibrante, capturando a essência da dança e da energia que marca essa fase da sua carreira.
O clipe, gravado no Centro Histórico de Salvador, entre a Cruz Caída e a Praça da Sé, foi dirigido por Eric Santos, e a produção ficou a cargo da Varão Produções. A dança desempenha um papel central no vídeo, representando “o naipe”, com participações especiais de Daniel, que se destacou dançando ao lado de Ivete Sangalo na música “Macetando”, e Cássio, que viralizou com Cirilo ao alcançar mais de 1 milhão de visualizações em suas redes sociais.
Com “É o Naipe”, Cirilo Teclas consolida sua trajetória ascendente na música baiana, trazendo um ritmo envolvente e uma coreografia que promete conquistar o público. O lançamento do videoclipe marca o início de uma nova era musical, reafirmando o talento e o carisma de Cirilo como uma das grandes apostas do cenário atual.
Sobre o artista
Criado no bairro de Santa Mônica, em Salvador, Cirilo Teclas teve contato com o mundo da música desde criança. Ele ganhou um teclado do pai, que era cantor, para acompanhá-lo em pequenos shows pela cidade. Quando cresceu, se tornou produtor musical e esteve nos bastidores de grandes sucessos do pagode baiano, como ‘MK Gostoso’ e ‘120 BPM’. Atualmente, segue sua carreira com músicas que já caíram no gosto do público.
Música
Bruna Rocha celebra o Choro e o Samba em seu novo single
A cantora, compositora e jornalista, Bruna Rocha, lançou seu segundo single ‘Meu amor por você’ em todas as plataformas musicais. O novo trabalho traz a musicalidade tradicional do Choro e do Samba, ao contar a história de uma travessia de luto e renascimento. ‘Meu amor por você’ é um choro escrito com lágrimas de verdade.
“O single é uma aposta radical no ato criativo como forma de sobreviver aos reveses da vida, a transformação da dor em beleza, a transmutação do sofrimento em arte, ato que faz surgir a alegria pelo caminho de dar dignidade à tristeza. É uma música da qual ninguém sai ileso, afinal, não há nessa terra esse alguém que já não teve ao menos uma vez o coração partido. ‘Meu amor por você’ é uma música sobre toda uma vida que é possível de ser construída a partir daí”, afirma a cantora.
A canção materializa o saber-fazer novos inícios a partir de um amor que findou. Com produção de Israel Lima (Barão) e Bruna Rocha (composição e voz), arranjos e violões de Marília Sodré, bandolim de Gabriel Rosário, flauta de Berta Pitanga, percussão de Everton Dingo e Israel Lima, que também assina a mixagem e masterização.
Sobre a artista
Bruna Rocha é uma cantora, compositora e comunicadora soteropolitana, cria do Centro Histórico de Salvador, que sempre usou a voz para subverter as regras dos sistemas de opressão e silenciamento. Iniciada na música pela escuta de rádio dentro de casa, com forte influência do Samba, do Jazz, do Rap e da MPB, Bruna iniciou sua carreira musical com o show ‘Intimidade’, realizado na Casa Preta, em julho de 2022. Em 2023, lançou seu primeiro single — ‘Match’, uma canção de R&B, com influência da Nova MPB e sotaques de World Music.
Também em 2023, idealizou o projeto Djavanear, um show através do qual a artista explorou sua pesquisa na obra de Djavan, como um modo de apresentar ao público músicas do “lado B” do artista que a cantora gostaria de escutar em um show. A construção do repertório passou por um trabalho de curadoria e seleção de canções de mais de dez discos do cantor. O projeto fez apresentações em 2023 e 2024, passando por espaços como o Terroir Bar de Vinhos e a Casa Preta.
Mais informações no link ou pelo telefone (71) 99266-2975 (Bruna Rocha)