Cultura
Jogo baiano Odoyá está disponível na plataforma Steam

Jogo baiano Odoyá está disponível na plataforma Steam, plataforma online de jogos. Neste jogo, os jogadores assumem o papel de Jana, uma menina de 10 anos que foi acolhida por Iemanjá, quando a ação dos homens provocou uma grande inundação e o fim da primeira humanidade. Quando a humanidade ressurgiu e voltou a crescer, os homens esqueceram novamente da importância de respeitar as forças da natureza e Jana precisa cuidar do meio ambiente, salvar os animais e os próprios humanos dos desastres ambientais que provocam.
Este jogo levará o participante a uma viagem por um mundo rico e vibrante inspirado na mitologia afro-brasileira. O game pode ser adquirido neste link.
Victor Cayres, roteirista do projeto, explica como surgiu a obra. “A ideia de Odoyá surgiu de Cristhyane Ribeiro, da Sinergia Games que tem uma linha de jogos relacionados à cultura de matriz africana, com uma perspectiva de possibilitar uma maior representatividade e fomentar a educação. Ela, Joe Santos e eu nos juntamos para desenvolver esse universo ficcional e reunimos nossas três empresas na coprodução do projeto”, conta.
Além do game, o projeto conta ainda com um curta-metragem homônimo, que já participou de alguns festivais. A obra, juntamente com o trailer do game, será exibida na oficina Narrativas Transmídia: Como Construir um Universo Ficcional, ministrada por Victor na programação do World Criativity Day 2024, no Cinema do Parque Shopping, em Lauro de Freitas. Inscrições neste link. Jogo baiano Odoyá está disponível na plataforma Steam.
Cultura
Expo Axé promove roda de conversa na Caixa Cultural sexta (14)

O quê: Última Roda de Conversa da Expo Axé
Tema: “Agradecer o ontem, viver o hoje e plantar o amanhã!”
Quando: Dia 14 de março de 2025 (sexta-feira)
Horário: Às 17h
Onde: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, nº 57, Centro
Quanto: Entrada gratuita (sujeita à lotação do espaço)
Ação solidária: Doação de 1kg de alimento não perecível
Cultura
3º Round BR chega a Salvador trazendo circuito freestyle

Considerado o maior circuito de freestyle do Brasil, 3º Round BR chega a Salvador nos dias 21 e 22 de março (sexta e sábado), tornando a capital baiana como o centro do Hip-Hop nacional, com batalhas entre os melhores MC’s do Brasil. Três campeões nacionais e nove campeões estaduais estão confirmados para esse encontro inédito, que fortalece a cena do freestyle no Norte-Nordeste.
A grande final acontece na Praça das Artes, no Pelourinho, com apresentações de Ravi Lobo, Suiky (999) e Afrocidade, além dos DJ’s Iano e Jarrão garantindo o som. Mais informações no insta @3roundoficial | Pyedra Barbosa – (71) 98526-3088 e Cosca – (71) 99196-4061.
Programação:
21/03 (sexta) – Califórnia Studios (DOCA1)
Coletiva de Imprensa + Vish Flow – Esquenta (Evento fechado)
22/03 (sábado) – Praça das Artes, Pelourinho
Grande Final | Entrada gratuita | 15h
Cultura
Agbelas entrega Oferenda Musical para Iemanjá no Rio Vermelho


Foto: Estúdio Casa de Mainha | André Frutuoso
O destaque especial ficou por conta da parceria com a Escola Aguidavi do Jêje, localizada no Terreiro do Bogum, no Engenho Velho da Federação, no qual crianças tiveram um momento de apresentação solo e depois se juntaram à Orquestra. O projeto, subsidiado pela Lei Paulo Gustavo, envolve aulas de percussão, confecção de xequerês e criação de figurinos. No repertório, ritmos de matriz africana (Opanijé, Ijexá e Ilú) e referências populares como ciranda, maracatu e samba.
“Reunimos um número recorde de mulheres e a diversidade está em cada detalhe. Da idade, com crianças de dois a senhoras de 70 anos, ao nível de experiência com o instrumento. Tem aluna que nunca havia tocado antes e veio a Salvador, sobretudo, para reverenciar mãe Iemanjá”, ressalta Gio Paglia, líder e fundadora da Orquestra e da iniciativa Agbelas.

Foto: Estúdio Casa de Mainha | André Frutuoso