Dança
Brisa Òkun é o nome dela e sua dança vai representar Salvador
O nome dela é Brisa Òkun, e ela é campeã da classificatória regional do torneio Red Bull Dance Your Style, seletiva que aconteceu em Salvador no último dia 13 de abril. Profissional de dança, ela também é intérprete, modelo, artista visual e empreendedora, com muitos ritmos e movimentos em sua trajetória. Na roda, lá no Centro Histórico, a final foi marcante, pelos vídeos que circulam na rede social. Energia lá em cima, muita torcida e muita comemoração, afinal, a jovem deu o nome.
Reprodução Instagram (@africanizeoficial)
Agora ela segue pra final nacional, em São Paulo dia 11 de maio, junto ao também soteropolitano, Creu, com quem divide o pódio regional. A expressividade corporal de Brisa contagiou o público, algo que vem desde a infância, rodeada de muita música e, claro, muita dança…em estilos diversos.
“Quem me conhece desde pequena sabe que eu sempre usei a dança para vibrar minha energia, essa também é a cultura do meu território, o que abre caminhos para me identificar genuinamente com o movimento. Dentro do meu lar também tinha a cultura do reggae e da capoeira bem latente, sem esquecer da música disco, do arrocha e do pagode que embalavam o cotidiano da minha família”, diz.
Brisa acredita no “potencial da consciência no corpo criativo em dança como veículo político-transformador”, como ela mesmo declara. E esse potencial se manifesta em muitos estilos que ela abraça. “Eu sou realmente muito eclética, mas geralmente a musicalidade que acompanha os estilos de dança que eu estudo são os que eu mais me identifico. Pagode Baiano, Reggae, Disco ou soul, Afrobeats, Dancehall”.
Os caminhos trilhados até aqui já dão o rumo de seu futuro na área. Formada no Curso Preparatório da Escola de Dança da Funceb e estudante da Escola de Dança da UFBA, a pesquisa de Brisa Òkun já está definida: Waacking e Danças Afro-Diaspóricas e Africanas, com o foco na cintura pélvica. Para ela, “não dançar nunca foi uma opção de caminho”.
“Não consigo me lembrar do momento exato de encantamento pela dança, porém sinto que sempre tive essa inclinação para sentir magia com a música e com o movimento. Se eu fosse profissional de outra área, ainda sim continuaria dançando, é onde mora a manutenção da minha saúde. Contudo, fui entendendo que poderia me profissionalizar com isso após entrar na Funceb, após ser solicitada para ministrar uma oficina por Katy Kim Farafina, e quando precisei decidir qual curso iria seguir na Universidade”, afirma a campeã.
Em quem ela se inspira? Quando perguntada quais suas referências, a lista é enorme. Primeiro a família, depois Michael Jacskon, Calypso…mas há alguns nomes especiais para seu movimento.
“Minha avó Jucineide Moura, que me incentivava a rebolar. Katy Kim Farafina, quem me apresentou o Coupé decalè e o Ndombolo. Mestra Volta grande (Bárbara Socorro), que me acompanha desde criança. Ágata Matos e Preta Kiran, quando dançavam juntas com Magary Lord e me inspiravam muito na infância. Mestra Vera passos, uma referência de movimento consciente. Dricca Bispo, a única pessoa que atualmente ministra aula de Dancehall em Salvador. A crew Afrovibes, grupo de danças afro urbanas de Salvador idealizado por Jessica Santana. Jess Nascimento, minha professora de waacking. Maiane Mendes, professora de flexibilidade e condicionamento. Gostaria de apenas citar mulheres, mas seria impossível não citar Filipe Moreira, pioneiro de waacking em Salvador, a pessoa que orientou meus caminhos com essa dança”, lista Brisa Òkun.
Conquistas e Futuro
São muitas, mas as últimas ela faz questão de ressaltar. “Minha maior conquista é o meu projeto de aulas Mexendo Pelve, pesquisa que tem me levado a lugares que eu nunca imaginei. Como pessoa que batalha, ganhei a primeira batalha de waacking em Salvador, como intérprete gravei o DVD de Léo Santana em BH (Léo e Elas) e como professora, uma das maiores conquistas foi ter ministrado aula no projeto de professora Angela: “encarceiradas sim, prisioneiras nunca” (2023)”.
Essa última conquista, na classificatória regional do torneio Red Bull Dance Your Style, foi difícil, exigiu muito, mas ela deu a receita. “Para essa competição eu me preocupei bastante em estar o menos ansiosa possível, óbvio que é muito difícil, mas minha vontade era mostrar minha criatividade e minha identidade degustando o momento. Eu vivo de dança em Salvador, e sobreviver nesse contexto é bem difícil. Trabalho, estudo e vivo de dança então para mim foi bem complicado reservar tempo exclusivo para treino, porém entre uma atividade e outra e durante o meu cotidiano eu fui me investigando, lapidando e estudando o que eu acreditava que poderia funcionar para mim. Além de boa alimentação, muita água, muita música e qualidade de sono”, elenca a jovem estudante e pesquisadora.
Sobre o futuro, Brisa Òkun pensa em transformar, estar mais consciente com a dança e promover reflexões com seus movimentos. E, claro, mandar bem na final nacional em São Paulo, no próximo mês. E olha só, quem vencer irá representar o país na final mundial em Mumbai, na Índia.
“Minha expectativa é a de honrar quem vem acreditando em mim, honrar o que eu acredito, quero enxergar Salvador no meu corpo fora do estereótipo, fora do olhar violento. Com muito drama, pelve, braçadas e musicalidade”. Alguém duvida que vai ser mais um momento explosivo por lá?
Dança e voa, Brisa Òkun!
Crédito: Fabio Piva / Red Bull Content Pool
Fotos de Brisa: acervo pessoal
Dança
Espetáculo “Cavalas” se apresenta na Sala do Coro do TCA
O espetáculo de dança “Cavalas”, de Alana Falcão e Ana Brandão, acontece nos dias 23 e 24 de outubro (quarta e quinta), às 20h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA). Celebrando um ano de sua estreia, a obra se alimenta de paradoxos: animal e humano, terror e beleza, mítico e físico, dominação e cuidado, leveza e tensão, com intenso vigor em dois corpos em que convivem o desejo de liberdade e a disciplina da equitação. A coreografia é uma brincadeira de meninas furiosas, que querem inventar-se a si mesmas, e cujo resultado pode ser um assombroso espelhamento. Ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) e podem ser adquiridos na plataforma Sympla ou na bilheteria do TCA.
“Cavalas” investiga a borda tênue entre semelhança e diferença a partir de práticas de improvisação e autoficção. As duas dançarinas se conheceram há uma década, quando Ana, que é de São Paulo, chegou a Salvador, encontrando a parceira soteropolitana, e vieram se cruzando em criações artísticas pelo caminho. O processo que culminou nesta peça foi desenvolvido por dois anos, até a estreia, ocorrida em outubro de 2023 no JUNTA Festival, no Piauí. O espetáculo já passou por contextos artísticos em São Paulo, Pernambuco, Ceará e Paraná. Em Salvador, apenas uma apresentação foi feita, dentro do festival IC Encontro de Artes, no último mês de agosto, com ingressos esgotados no Teatro Gregório de Mattos.
“Ambas temos um grande tesão em pesquisa de movimento. Estávamos saindo da pandemia e nos encontrávamos para estudar a partir de uma técnica chamada Fighting Monkeys”, lembra Ana Brandão, que, durante o período de isolamento, havia participado com Alana de um curso online com a artista grega Linda Kapetanea, que desenvolveu esta pesquisa de movimento que utiliza tarefas e jogos. “Nesses estudos, acabamos percebendo que havia algo sendo criado ali. E fomos adentrando em histórias de um feminismo que flerta com o gênero do terror, em encontros entre macabros e encantadores”, completa ela.
Houve outros três importantes disparadores. Um deles é o conto “As coisas que perdemos no fogo”, da argentina Mariana Enríquez, que fala de mulheres vítimas de tentativa de feminicídio e que, sobreviventes, se unem para fundar uma nova beleza que fosse insuportável no mundo patriarcal que conhecemos. “É uma beleza que precisa ser aturada”, descreve Alana Falcão. Outro é o cabelo, simbólico na crina de cavalos, em filmes de terror japoneses e na obra “As xifópagas capilares”, do artista visual Tunga, que retrata mulheres unidas por suas cabeleiras. Daí, por fim, surge a imagem da gemelaridade e suas questões de espelhamento, identificação, singularidade. “Todas essas ideias de horror e mulheridade nos acompanham desde o início do processo. O cabelo e o cavalo se encontraram e ficamos mexendo nessas interseções até o nascimento de ‘Cavalas’”, conclui Alana.
Sobre as artistas
Alana Falcão é natural de Salvador, mãe e mestra em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Também atua como professora de dança da rede pública e crítica da área. Seus interesses circulam entre coreografia, coreografia social, crítica, ficção, dramaturgia, animalidades e terror. Codirige o Nii colaboratório desde 2018. É diretora editorial da Revista Barril de crítica em artes e mantém parceria criativa com o multiartista Leonardo França no projeto “Envultações” desde 2020.
Ana Brandão é paulistana que vive na Bahia há 10 anos. Artista etcétera, trabalha em diferentes campos da cena cultural, sobretudo como dançarina, educadora e iluminadora. Professora de artes da rede pública, é também mestranda em dança na Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde desenvolve a pesquisa “Dobras: procedimentos poéticos para danças político-afetivas”. Além de “Cavalas”, está em circulação com o espetáculo “Lá vem ela”, em homenagem a Rita Lee, no qual é dançarina dirigida por Ana Paula Bouzas e Jussara Setenta. Enquanto artista, acredita em um fazer afetivo, que aproxima a arte como algo do comum, um extraordinário comum. Se interessa por origamis, pela complexidade da simplicidade, pelas monstruosidades da beleza e pela artesania. É recém-palhaça, arisca, entre outras coisas.
Serviço
Quando: 23 e 24 de outubro de 2024 (quarta e quinta), 20h
É proibida a entrada após o início do espetáculo
Onde: Sala do Coro do Teatro Castro Alves
Quanto: R$ 30 (inteira) | R$ 15 (meia)
Vendas: Sympla e bilheteria do TCA
Classificação indicativa: 10 anos
Artes
Lunna Montty é confirmada no Festival Frequências Preciosas
Lunna Montty, DJ convidada por Beyoncé a fazer o DJ set do Club Renaissance Salvador, é mais uma atração confirmada do Festival Frequências Preciosas. Em sua primeira edição, no dia 28 de setembro, o evento traz a DJ para animar o público na Praça dos Coqueiros, Piatã, a partir das 16h. O projeto tem patrocínio da Natura Musical e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.
Coreógrafa e dançarina, Lunna Montty performou em festivais como o The Town e já trabalhou com artistas de grande porte como Iza, Gloria Groove e Psirico. Mas não só das artes ela é conhecida: também é modelo. Em sua carreira, desfilou nas passarelas do São Paulo Fashion Week, Afro Fashion Week e foi a primeira travesti a estampar uma campanha de moda em Salvador.
Lunna alcançou os holofotes mundiais em dezembro de 2023 com sua participação no Club Renaissance Salvador, evento de estreia do documentário homônimo da mega-star Beyoncé. A artista, que era a diretora artística e criativa do evento, foi elogiada e convocada pela Queen B para fazer o DJ set mais importante da noite, sua maior realização enquanto DJ.
“Bom, eu sempre falo que o meu set é sempre elevar um outro local de musicalidade, né? Sempre tento o máximo elevar questões e musicalidades de pessoas pretas, como Afrobeat, Afrohaga, Dancehall. Além disso também performo, então eu atribuo set a um processo do que eu faço também, que é a minha arte, minha dança. Vou levar um pouquinho disso para esse evento tão incrível, tão importante. Eu acho que tudo é um lugar de caminhos, e sempre tentei levar esses caminhos pretos para o meu set, um pilar de todo o processo”, diz Lunna.
Além de Lunna Montty, quem marca presença no Frequências Preciosas é Miss Tacacá, DJ de Belém do Pará conhecida por seus sets de Tecnobrega e Funk. Ela traz em seu set sonoridades nortistas a travestilidade amazônica, transfigurando o estilo brega com características típicas da cultura periférica paraense.
SERVIÇO:
[Música] Festival Frequências Preciosas terá Lunna Montty(1ª edição)
Data: 28/09/2024
Horário: a partir das 16h
Entrada: gratuita
Local: Praça dos Coqueiros de Piatã – Av. Octávio Mangabeira – Piatã, Salvador – BA
Endereço: Av. Octávio Mangabeira, 11988 – Piatã, Salvador – BA, 41610-160
Dança
Bailarina Maju Passos apresenta solo “Dona de Si” na Alemanha
A performer e bailarina baiana, Maju Passos, apresentou o espetáculo de dança “Dona de Si”, nos dias 31 de agosto e 01 de setembro, em Berlim, na Alemanha, dentro da programação do festival internacional de arte site-specific ONSITE, no Museum Kesselhaus Herzberge. A obra é um solo para se reconhecer e se permitir ser inteira.
As apresentações integram a Residência Artística Interdisciplinar do Festival, em que 20 artistas de diferentes nacionalidades, entre eles Maju Passos, desenvolvem trabalhos interativos em colaborações transdisciplinares. Vale pontuar que, o Museum Kesselhaus Herzberge já abrigou um dos mais importantes complexos hospitalares e psiquiátricos alemão, inaugurado no final do século XIX. Hoje, reformado, se tornou um complexo para exposições e outras apresentações artísticas.
“Uma das coisas mais interessantes dessa residência no ONSITE é que ela nos provoca reverberar esse intercâmbio em nossas pesquisas e obras. As trocas têm sido bem potentes e tenho sentido os atravessamentos no meu corpo de mulher negra, mãe solo e brasileira, nesse solo estrangeiro e isso, com certeza, irá reverberar no estágio corporal da minha performance. Mas, Dona de Si é também sobre esse estágio de metamorfose, é sobre me questionar dentro desse complexo”, ressalta Maju Passos.
“Dona de Si” faz parte da pesquisa de mestrado da artista, no Programa de Pós-Graduação em Dança da UFBA (PRODAN), que aponta a maternidade como dispositivo de criação e identifica a dança quanto uma tecnologia ancestral de conexão com o próprio corpo, com a própria história.
Bufalá
Com direção artística de Edileuza Santos e assistência de Sueli Ramos, “Dona de Si” tem como inspiração o itan “Oyá transforma-se em Búfalo” do livro “Mitologia dos Orixás”, do autor Reginaldo Prandi, e o livro “Tornar-se negra”, de Neusa Santos Souza, e dança o caminho de poderamento percorrido por Maju Passos após a maternidade para reconhecer-se.
No itan citado acima, Iansã deixa a sua pele de búfalo escondida para passear como mulher, ao voltar não a encontra e se sente perdida. Neste momento, encontra Ogum, que jura amor e promete cuidado. Eles casaram. Mas, o que Matamba não sabia era que Nkosi tinha a pele dela na mão. Vale lembrar que, a pele é o nosso maior órgão, nele toda a nossa vivência é registrada.
Maju complementa que socialmente a “nossa pele de búfala geralmente está sob a custódia de quem deveria nos proteger, de quem nos promete amor. Se eu pego de volta o que é meu, não compactuo mais ao que está estabelecido para a manutenção de uma ‘ordem social’ que não tem espaço para a mulher que sou”.
Trajetória
Importante pontuar que, as primeiras células performativas de “Dona de Si” foram criadas e apresentadas dentro do próprio festival “ONSITE”, através de residência artística ocorrida em 2023. Na ocasião, a performance apresentada foi intitulada “Owner of Herself” e ocorreu dentro do Brucke-Museum. Agora, as células já ganharam corpo em estado constante de metamorfose.
A obra é também um espetáculo continuidade de uma série de montagens produzidas desde em 2019, como “Donna”, um solo que coloca o corpo no limite a fim de responder de onde vem sua dor; “À Vista”, performance solo para eternizar o amor no corpo; “Funda” (2020/2021), um experimento de olhar e buscar, voltar para pegar o esquecido, abandonado ou roubado; o filme “Evocar” (2021), um convite para evocarmos nossos desejos de dentro; e “Passos” (2022), vídeo performance sobre uma mulher que busca na natureza um lugar de conexão para se libertar.