Connect with us

Audiovisual

Natura Musical apresenta documentário sobre Gabi Guedes

Amanda Moreno

Published

on

Natura Musical apresenta documentário sobre Gabi Guedes
Natura Musical apresenta documentário sobre Gabi Guedes (Foto: Vanessa Aragão)

Natura Musical apresenta documentário sobre Gabi Guedes. A vida e obra do percussionista Gabi Guedes será apresentada em um curta documentário, que também registra os bastidores de gravação  e lançamento do seu primeiro álbum, “Matriarcas”, com o grupo Pradarrum. Dirigido por Vanessa Aragão e produzido pela Alfazema Filmes, o curta conta com o patrocínio de Natura Musical e será lançado no dia 27 de abril (sábado), às 16:30, na Saladearte do MAM Bahia, em exibição única.  Os ingressos custam R$ 10. Após a exibição do filme haverá um bate-papo entre a diretora Vanessa Aragão e Gabi Guedes, seguida de uma participação do Pradarrum no Jazz no MAM.

No filme, intitulado “Gabi Guedes: Música e ancestralidade”, o público poderá acompanhar a trajetória do mestre percussionista a partir de suas memórias. Da infância no Alto do Gantois, onde cresceu ao lado da Iyalorixá Mãe Menininha e, aos 10 anos, iniciou os seus estudos de percussão guiado pelos Alabês Vadinho, Hélio, Dudu e Edinho, até o momento atual em que realiza o sonho de homenagear as mães pretas que o guiaram até aqui, através da música.

O curta também apresenta uma passagem pela carreira artística do músico, que tocou com diversos artistas em palcos do mundo inteiro, sua atuação como integrante do naipe de percussão da Orkestra Rumpilezz, a criação do grupo Pradarrum que tem como objetivo preservar e difundir a musicalidade dos terreiros e a conexão com o sagrado e a ancestralidade que sempre permearam a sua identidade musical.

Artistas como Márcia Short, Ellen Oléria e integrantes da Banda Pantera Negras, que participaram da gravação do álbum e do show de lançamento, também deixaram suas mensagens no documentário. A riqueza de imagens, as falas potentes e a força da música percussiva revelam toda a atmosfera de emoção e celebração que envolve o álbum “Matriarcas”.

O filme conta com imagens de Vanessa Aragão e Ana Júlia Ribas, sócias da Alfazema filmes, além de outras colaboradoras audiovisuais. Vanessa conta que dirigir esse documentário é uma grande realização pessoal e profissional. “É o primeiro curta que assinamos na produtora. É uma imensa alegria e honra transmitir em filme o legado desse filho de santo e músico que traz a riqueza cultural do terreiro para a música popular. Gabi e Letieres representam para mim entidades materializadas que levaram e levam a música afro-brasileira para seu devido lugar de magnitude e valorização”.

O documentário também será lançado e ficará disponível no canal do youtube (/@edmiliabaros) da produtora Edmilia Barros – Produção & Gestão em Cultura, responsável pela coordenação e execução do projeto, no dia 29 de abril (segunda).

Serviço

Lançamento do documentário “Gabi Guedes: Música e Ancestralidade”

27 de abril (sábado), às 16:30

Saladearte MAM Bahia

Programação: 

Exibição do filme

Bate-Papo com a diretora Vanessa Aragão e Gabi Guedes

Participação do Pradarrum no Jazz no MAM

Ingresso: R$10 (preço único)

Venda de ingressos por whatsapp: (71) 9936-5760

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Audiovisual

Mostra de Cinemas Africanos acontece em Salvador

Kelly Bouéres

Published

on

Divulgação
Divulgação

De 17 a 23 de setembro, Salvador recebe a Mostra de Cinemas Africanos (@mostradecinemasafricanos), com uma programação que reúne 22 filmes de 11 países e busca afastar visões estereotipadas sobre a produção audiovisual africana. Além das exibições de filmes, que acontecem na Sala Walter da Silveira e no Cine Lankiana, o festival realiza encontros com cineastas, críticos e pesquisadores em atividades como debate pós-sessão, masterclass, minicurso e seminário. Toda a programação é gratuita e está disponível no site: www.mostradecinemasafricanos.com

A curadoria assinada pela pesquisadora e produtora Ana Camila Esteves destaca a pluralidade estética do continente a partir do cinema de gênero. O público poderá conferir uma seleção de produções recentes e inéditas no Brasil que transitam pela ficção científica, comédia, musical, romance, aventura e thriller psicológico. Temas como o uso da inteligência artificial no cinema e narrativas urbanas nas grandes cidades africanas também estarão presentes na programação.

Ao todo serão exibidos 12 longas-metragens e 10 curtas, entre ficções e documentários, provenientes de 11 países: Quênia, Senegal, Gana, Chade, Marrocos, Burkina Faso, Nigéria, Sudão, Tunísia, Benin e República Democrática do Congo. 

Segundo a curadora, o foco desta edição surgiu do próprio processo de pesquisa, ao observar que filmes realizados em diferentes países e condições de produção se aproximavam pela maneira como elaboravam referências, linguagens e estéticas.

“A proposta é colocar em questão aquilo que aprendemos a reconhecer como cinema de gênero a partir de um repertório formado sobretudo pelas cinematografias estadunidense e europeia”, destaca Ana Camila Esteves.

Destaques da programação e presença de cineastas africanos

A abertura oficial da Mostra de Cinemas Africanos acontece no dia 17 de setembro (quinta-feira), às 19h, na Sala Walter da Silveira, com a exibição do filme  Memória da Princesa Mumbi e a presença do cineasta, escritor e diretor suíço-queniano Damien Hauser, que também participará de debates sobre seu filme ao longo da programação. O longa é uma aventura romântica futurista, realizada com suporte da inteligência artificial.

Chloé Aïcha Boro, cineasta burkinabé conhecida por sua obra no documentário, também é uma das convidadas desta edição. A realizadora apresentará seu primeiro longa de ficção, As Desvirtuosas. O filme acompanha quatro mulheres expulsas de sua aldeia que formam uma comunidade às margens da sociedade, combinando humor, música e diferentes gêneros cinematográficos. 

Boro também realizará uma masterclass gratuita na capital baiana, na qual compartilhará sua trajetória do documentário à ficção, analisando como uma narrativa familiar pode se transformar em cinema sem perder sua dimensão íntima, ética e política. 

Outro destaque é o documentário “Crocodilo”, um suspense centrado em conflitos familiares, produzido pelo coletivo nigeriano The Critics, formado por jovens que começaram a produzir seus próprios filmes de gênero para a internet.

A programação inclui ainda títulos como “O Pescador”, comédia fantástica de Gana; “O Despertar de Anam”, produção queniana que aborda o luto por meio de elementos sobrenaturais; o thriller psicológico de “Por Detrás das Palmeiras” e o suspense policial de “Diya”; além de curtas de ação, comédia, ficção científica e sobrenatural.

SERVIÇO

Mostra de Cinemas Africanos 2026

Salvador – 17 a 23 de setembro

Abertura: 17/09 (quinta), às 19h, Sala Walter da Silveira

Sala Walter da Silveira (Rua General Labatut, 27 – Barris) e Cine Lankiana (Avenida Aliomar Baleeiro (Estrada Velha do Aeroporto), Km 10,5, 15, Cajazeiras)

Entrada gratuita.

Acompanhe em:

@mostradecinemasafricanos

www.mostradecinemasafricanos.com

Continue Reading

Audiovisual

Mostra de Cinemas Africanos anuncia 9ª edição em Salvador

Kelly Bouéres

Published

on

Memória da Princesa Mumbi (2025)
Memória da Princesa Mumbi (2025)

A Mostra de Cinemas Africanos (@mostradecinemasafricanos) chega à sua 9ª edição em 2026 destacando a pluralidade estética do continente a partir de um recorte temático inédito: o cinema de gênero. Em Salvador, a Mostra acontece entre os dias 17 a 23 de setembro, na Sala Walter da Silveira e no Cine Lankiana, com programação gratuita.

Com curadoria da pesquisadora e produtora Ana Camila Esteves, a programação busca afastar visões estereotipadas sobre as telas africanas e reunirá 12 longas-metragens e 10 curtas, entre ficções e documentários, provenientes de 11 países: Quênia, Senegal, Gana, Chade, Marrocos, Burkina Faso, Nigéria, Sudão, Tunísia, Benin e República Democrática do Congo. 

O público poderá conferir uma seleção de produções recentes e inéditas no Brasil que transitam pela ficção científica, comédia, musical, romance, aventura e thriller psicológico. Temas como o uso da Inteligência Artificial no cinema e narrativas urbanas nas grandes cidades africanas também estarão presentes na programação.

A mostra contará ainda com a presença de dois convidados internacionais. O cineasta, escritor e diretor suíço-queniano Damien Hauser e a  cineasta burkinabé Chloé Aïcha Boro. As atividades formativas complementam a programação com minicurso, seminário e laboratório crítico.

Programação expandida pelo interior Bahia

Além da programação nas salas de cinema, a mostra alcança novos espaços este ano, atingindo diferentes regiões de Salvador e cidades do interior da Bahia. 

Antes mesmo do início da programação oficial, no dia 6 de setembro os filmes africanos chegarão à Ilha de Boipeba, em sessões especiais em parceria com o Cineclube Patachoca na programação da Flipeba – Feira Literária de Boipeba. 

No dia 15 de setembro, a mostra chega ao Campus dos Malês, da Unilab – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, em São Francisco do Conde, como parte do Festival das Culturas da instituição.

As cidades de Antônio Cardoso e Feira de Santana também receberão sessões especiais, através da parceria com a Secretaria Estadual de Educação e o Cineclube Kalunga Bahia. Alunos do Colégio Estadual do Campo de Tempo Integral Genivaldo de Almeida Brandão e do Colégio Estadual Quilombola de Tempo Integral da Matinha assistirão aos filmes e poderão trocar com os cineastas Damien Hauser e Chloé Aïcha Boro.

Já em Salvador, o dia 17 de setembro terá uma abertura expandida, acontecendo em três espaços ao mesmo tempo: além da Sala Walter da Silveira, haverá sessões gratuitas no Sesc Casa Branca, na Ribeira, e no Espaço Cultural Alagados.

A Mostra de Cinemas Africanos tem realização de Ana Camila Comunicação e Cultura, apoio da Embaixada da França no Brasil e do Instituto Francês e, em Salvador, conta com o apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura. 

Sobre a Mostra de Cinemas Africanos

Criada em 2018 pela produtora e pesquisadora baiana Ana Camila Esteves ao lado da curadora espanhola Beatriz Leal-Riesco, a Mostra de Cinemas Africanos nasceu para preencher o gargalo de distribuição de filmes africanos contemporâneos nas salas brasileiras. Em nove anos de trajetória, o projeto soma 22 edições promovidas em sete cidades (incluindo São Paulo, Porto Alegre, Aracaju, Poços de Caldas e Curitiba), com alcance superior a 350 mil pessoas. O evento já exibiu mais de 400 filmes, trouxe mais de 65 convidados ao país e realizou 45 atividades de formação.

SERVIÇO

Mostra de Cinemas Africanos 2026

Salvador – 17 a 23 de setembro

Sala Walter da Silveira (Rua General Labatut, 27 – Barris) e Cine Lankiana (Avenida Aliomar Baleeiro (Estrada Velha do Aeroporto), Km 10,5, 15, Cajazeiras)

Entrada gratuita.

Acompanhe em: @mostradecinemasafricanos

Continue Reading

Audiovisual

Websérie Heróis e Heroínas Populares está disponível no YouTube

Jamile Menezes

Published

on

Depois de homenagear 15 mestres e mestras que dedicam suas vidas à preservação de saberes e tradições da Bahia, a websérie Heróis e Heroínas Populares – A cultura de um povo está agora disponível gratuitamente para o público no canal do Projeto Mandinga no YouTube.

A produção reúne histórias registradas em Salvador, na Ilha de Itaparica e em municípios do Recôncavo Baiano, dando visibilidade a personagens considerados verdadeiras bibliotecas vivas da cultura popular. São mestres e mestras ligados à capoeira, ao samba de roda, ao artesanato, à renda de bilro, à construção de instrumentos e a outras expressões que atravessam gerações e ajudam a revisitar o processo de construção da identidade cultural da Baía de Todos-os-Santos.

Um acervo de memórias e saberes – Além de ampliar o acesso às histórias dos homenageados, os episódios criam um acervo audiovisual sobre conhecimentos e práticas que, em muitos casos, ainda permanecem fortemente ligados à transmissão oral entre gerações. A websérie conta com recursos de inclusão e acessibilidade, como legendas, janela de Libras e audiodescrição textual.

 “Esse projeto nasceu do sonho de reconhecer, homenagear e registrar em vida aqueles que mantêm viva a nossa cultura. Mais do que contar histórias, a série preserva memórias, valoriza saberes ancestrais e fortalece novas narrativas, colocando os verdadeiros protagonistas da cultura popular no lugar de reconhecimento e dignidade que sempre lhes pertenceu. É um legado para as futuras gerações e um convite para que o Brasil conheça e celebre seus patrimônios vivos”, destaca mestre Sabiá.

Homenageados – Entre os homenageados, a websérie reúne mestres e mestras que se tornaram referências na preservação e difusão de diferentes manifestações da cultura popular baiana. Na capoeira, os personagens são Mestre Bigo (Itaparica), Mestre Felipe (Santo Amaro), Mestre Fernando (Saubara), Mestre Carcará (Santo Amaro) e Mestre Nô (Itaparica).

No samba de roda, a produção homenageia Dona Dalva (Cachoeira), Dona Maninha (Acupe), Mestre Aurino (Maracangalha), Mestre Domingos Preto (Santiago do Iguape), Mestre Ecinho (Acupe) e Dona Rita da Barquinha (Bom Jesus dos Pobres, distrito de Saubara). Já a cultura popular é representada por Dona Lindaura (Juíza Perpétua da Irmandade da Boa Morte, Cachoeira) e Terêsa, das Ganhadeiras de Itapuã (Salvador). No artesanato, a homenagem é dedicada à Maria Rendeira (Saubara), reconhecida pela preservação da tradicional renda de bilro  e Mestre Olavo (Salvador), reconhecido como mestre na fabricação artesanal de berimbaus.

Mestres e Mestras homenageados

Capoeira

●     Mestre Bigo

●     Mestre Felipe

●     Mestre Fernando de Saubara

●     Mestre Carcará

●     Mestre Nô

Samba de Roda

●     Dona Dalva

●     Dona Maninha

●     Mestre Aurino

●     Mestre Domingos Preto

●     Mestre Ecinho

● Dona Rita da Barquinha

Cultura Popular

●     Dona Lindaura (Irmandade da Boa Morte)

● Terêsa (Ganhadeiras de Itapuã)

Artesanato

● Maria Rendeira de Saubara

Mestre Olavo (construtor de berimbaus)

 

SERVIÇO

Websérie Heróis e Heroínas Populares – A cultura de um povo

Onde assistir: Canal do YouTube do Projeto Mandinga

Link: https://www.youtube.com/@ProjetoMandinga

Continue Reading

EM ALTA