Cultura
Rolezinho Imune Salvador promove encontro nesta quinta-feira (25)

Rolezinho Imune Salvador promove encontro nesta quinta-feira (25). Diretamente do estado de Minas Gerais, o Rolezinho Imune chega à Salvador, na próxima quinta-feira, 25 de abril e promove encontro entre as duas culturas. O projeto circula diferentes capitais brasileiras mapeando artistas da cena para o conjunto de atividades do Festival Imune, que acontece ao longo 2024
O Rolezinho Imune edição Salvador acontecerá na Casa do HipHop (Pelourinho), a partir das 19h e a entrada é gratuita. A noite será marcada pelos shows pockets das artistas mineiras Iza Sabino, Bia Nogueira e Cleópatra. Além disto, “Rolezinho Imune edição Salvador” também apresenta três artistas locais: EHLY, Fashion Piva e Oderiê. Todas os três foram selecionados a partir do chamamento realizado pelo projeto.
EHLY é uma cantora LGBTQI+ negra, residente no Nordeste de Amaralina e conhecida pela sua voz potente e suave. Ela se destaca ao explorar temas de afetos e desafetos, refletindo sobre a complexidade dos sentimentos da vida e do entorno. Já Oderiê é indígena Cha-yúa, cantore, produtore musical y visual, dj, artista multimídia, não-binárie e atua ativando sua cultura e ancestralidade para além do imaginário sobre o que é ser uma pessoa indígena e em contexto urbano.
Outro nome confirmado é Fashion Piva, cantor baiano, precursor da vertente Trap dentro da capital baiana, além de ser conhecido pelo single “Mete Dança. “Minha expectativa é muito grande, estou ansioso e organizado da espera deste evento, e muito feliz de ter sido selecionado. Quero muito que chegue logo o dia 25”, comenta o baiano sobre a sua expectativa. Fashion ainda ressalta “vou fazer um show de lançamento, que se chama trap pagodão hit. Ele tem é tudo a ver com projeto, pois é um EP que potencializa a música periférica e casa perfeitamente com contexto do evento”.
– “Rolezinho Imune” é realizado pelo Coletivo Imune, grupo de artistas responsável por uma das principais plataformas de fomento da música negra em Minas Gerais, o “Festival Imune”. A edição Salvador conta com a parceria da FavelaCult – produtora de experiências criativas e de comunicação que potencializa profissionais periféricos, contando com a produção de Tulani Nascimento.
O projeto também visa compartilhar a experiência do Coletivo Imune, a partir do workshop “A força do Coletivo para desenvolver carreiras individuais”. A formação terá duração de quatro horas e é destinada aos jovens, a partir de uma imersão que proporciona a reflexão sobre os desafios de estabelecer uma carreira independente.
SOBRE ROLEZINHO IMUNE O Coletivo Imune possui um repertório autoral inspirado nas culturas negras brasileiras, tendo como ponto de partida afetos, ancestralidade e empoderamento, dialogando com o pop, o rap, a canção brasileira e o afrofuturismo.
O “Rolezinho” dá início à curadoria de artistas, em diferentes capitais, para o “Festival Imune” e para a “SEMPRE – Semana da Música”, sua feira voltada para negócios do mercado, este ano agendada para os meses de agosto e novembro. As atividades de 2024 contam com o patrocínio da Buser, do Fundo Bora Cultura Preta da Ambev e da Funarte.
“’Rolezinho’ é uma forma do Coletivo Imune se aproximar e conhecer os artistas que estão em diferentes cantos do Brasil e só é possível por conta do patrocínio que conseguimos da Ambev e da Funarte e, em especial, da Buser que se estabeleceu desde 2023 como importante parceira na vontade de conectar a música brasileira de diversos territórios, contribuindo assim com uma enorme dor do mercado, a logística”, ressalta Bia Nogueira.
SERVIÇO:
Rolezinho Imune edição Salvador
Quinta-feira, 25 de abril
Na Casa do Hip Hop (Pelourinho) / Salvador-Bahia
Com Iza Sabino, Bia Nogueira e Cleópatra
Cultura
Expo Axé promove roda de conversa na Caixa Cultural sexta (14)

O quê: Última Roda de Conversa da Expo Axé
Tema: “Agradecer o ontem, viver o hoje e plantar o amanhã!”
Quando: Dia 14 de março de 2025 (sexta-feira)
Horário: Às 17h
Onde: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, nº 57, Centro
Quanto: Entrada gratuita (sujeita à lotação do espaço)
Ação solidária: Doação de 1kg de alimento não perecível
Cultura
3º Round BR chega a Salvador trazendo circuito freestyle

Considerado o maior circuito de freestyle do Brasil, 3º Round BR chega a Salvador nos dias 21 e 22 de março (sexta e sábado), tornando a capital baiana como o centro do Hip-Hop nacional, com batalhas entre os melhores MC’s do Brasil. Três campeões nacionais e nove campeões estaduais estão confirmados para esse encontro inédito, que fortalece a cena do freestyle no Norte-Nordeste.
A grande final acontece na Praça das Artes, no Pelourinho, com apresentações de Ravi Lobo, Suiky (999) e Afrocidade, além dos DJ’s Iano e Jarrão garantindo o som. Mais informações no insta @3roundoficial | Pyedra Barbosa – (71) 98526-3088 e Cosca – (71) 99196-4061.
Programação:
21/03 (sexta) – Califórnia Studios (DOCA1)
Coletiva de Imprensa + Vish Flow – Esquenta (Evento fechado)
22/03 (sábado) – Praça das Artes, Pelourinho
Grande Final | Entrada gratuita | 15h
Cultura
Agbelas entrega Oferenda Musical para Iemanjá no Rio Vermelho


Foto: Estúdio Casa de Mainha | André Frutuoso
O destaque especial ficou por conta da parceria com a Escola Aguidavi do Jêje, localizada no Terreiro do Bogum, no Engenho Velho da Federação, no qual crianças tiveram um momento de apresentação solo e depois se juntaram à Orquestra. O projeto, subsidiado pela Lei Paulo Gustavo, envolve aulas de percussão, confecção de xequerês e criação de figurinos. No repertório, ritmos de matriz africana (Opanijé, Ijexá e Ilú) e referências populares como ciranda, maracatu e samba.
“Reunimos um número recorde de mulheres e a diversidade está em cada detalhe. Da idade, com crianças de dois a senhoras de 70 anos, ao nível de experiência com o instrumento. Tem aluna que nunca havia tocado antes e veio a Salvador, sobretudo, para reverenciar mãe Iemanjá”, ressalta Gio Paglia, líder e fundadora da Orquestra e da iniciativa Agbelas.

Foto: Estúdio Casa de Mainha | André Frutuoso