Connect with us

Teatro

Literama Infantil compartilha Circuitos de Contação de Histórias Negras no YouTube

Amanda Moreno

Publicado

on

Literama Infantil compartilha Circuitos de Contação de Histórias Negras no YouTube
Literama Infantil compartilha Circuitos de Contação de Histórias Negras no YouTube (Foto: Agência Dudes)

Literama Infantil compartilha Circuitos de Contação de Histórias Negras no YouTube. O projeto literário dedicado a promover o interesse pela leitura e fortalecer a literatura afro-brasileira infantojuvenil na Bahia, concluiu a segunda edição em cinco instituições públicas de ensino pertencentes à Prefeitura-Bairro IV de Salvador. As atividades dos Circuitos de Contação de Histórias Negras – realizadas neste mês do livro – serão disponibilizadas no canal do YouTube do projeto, de forma gratuita, entre os dias 25 e 30 de abril.

Contando com recursos de acessibilidade, como interprete de libras e audiodescrição, os cinco episódios filmados durante a nova edição do projeto vão ao ar seguindo o objetivo principal do projeto em tornar as obras literárias mais acessíveis, em especial as narrativas negras infantojuvenis produzidas em território baiano.

Cristiane Santana, coordenadora geral do Literama Infantil, ressaltou a importância da ação:

“Penso que promover a democratização do livro e a circulação da literatura negra infantojuvenil baiana é uma ferramenta de promoção da igualdade de oportunidades, além de contribuir para a transformação de vidas por meio da leitura”.

Literama Infantil compartilha Circuitos de Contação de Histórias Negras no YouTube. Foram contemplados com realização das dinâmicas presenciais envolvendo autores e contadores de história do segmento literário negro infantojuvenil a comunidade escolar da Escola Municipal Bosque das Bromélias, Escola Municipal Jardim das Margaridas, Escola Municipal 25 de Julho, Escola Municipal Lagoa do Abaeté e o Colégio Estadual Satélite. Para acompanhar o conteúdo gratuitamente acesse Literama Infantil, na plataforma YouTube, e @literamainfantiloficial no Instagram.

O projeto Literama Infantil foi contemplado pelo edital Territórios Criativos, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.

 

Canal no Youtube do Literama

Teatro

Ingressos pra Cabaré da Rrrrraça começam a ser vendidos nesta segunda (6)

Jamile Menezes

Publicado

on

Cabaré da Rrrrraça

A partir do dia 06 de maio, os ingressos para um dos maiores sucessos de público e crítica do teatro baiano, o espetáculo Cabaré da Rrrrraça, do Bando de Teatro Olodum, começam a ser vendidos na plataforma digital Sympla. A peça volta a cartaz no dia 17 de maio, no Centro Cultural da Barroquinha, sempre às sextas, sábados e domingos, até o dia 9 de junho. A nova temporada contará com números musicais de convidados especiais como o ator e cantor Érico Brás, que iniciou sua carreira no Bando de Teatro Olodum.

Cabaré é uma revista musical, divertida, interativa e política, que antecipou muitos dos debates sobre racismo que hoje movimentam as discussões nas redes sociais e em toda sociedade. Temas como colorismo, preconceito reverso, racismo recreativo e termos e linguagens racistas que precisam ser abolidas estão em cena em Cabaré.

Mais de 40 mil pessoas já viram Cabaré da Rrrrraça

O espetáculo foi criado por Márcio Meirelles e Bando de Teatro Olodum em 1997 e nesses quase 30 anos já foi visto por mais de 40 mil expectadores em mais de 300 apresentações, em palcos pelo Brasil, além de Portugal e Angola. Para essa nova remontagem, a peça terá a direção teatral de Cássia Valle, Leno Sacramento e Valdinéia Soriano, artistas de longa trajetória no grupo, e supervisão artística de Márcio Meirelles.

De acordo com Cássia, a edição 2024 do espetáculo trará novos arranjos musicais, além de coreografias.

“A temporada contará com a convidados especiais como Érico Brás, que faz parte da história do Bando de Teatro Olodum. Será, então, um momento de reviver memórias e criar novas”, diz Cássia.

A diretora também destaca que o espetáculo volta para atualizar os debates sobre preconceito no Brasil. Segundo ela, “a gente entra em cena para mostrar que, apesar dos avanços, há muito ainda para o Brasil e o mundo evoluírem quando o assunto é racismo e preconceito. Fora esse forte caráter político, o Cabaré volta aos palcos a pedido do público, tanto daqueles que já assistiram o espetáculo quanto dos jovens que buscam essa imersão pela primeira vez”, ressalta a diretora, que também é atriz e escritora premiada e integra o Bando de Teatro Olodum há três décadas.

O projeto conta com o patrocínio da Wilson Sons, via Programa de Isenção Fiscal Viva Cultura, da Prefeitura de Salvador, Secretaria Municipal da Fazenda – SEFAZ, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SECULT e Fundação Gregório de Mattos – FGM.

 

SERVIÇOS

O quê? Cabaré da Rrrrraça, do Bando de Teatro Olodum

Quando? 17 de maio a 9 de junho / sextas e sábados, 19h e domingos, 18h

Onde? Centro Cultural Barroquinha, na Praça Castro Alves

Quanto? Inteira R$30 (trinta reais) e meia R$15 (quinze reais).

Vendas Online no Sympla www.sympla.com.br/eventos/salvador-ba

Realização: Bando de Teatro Olodum

Patrocínio: Wilson Sons via Programa de Isenção Fiscal Viva Cultura, da Prefeitura de Salvador

Foto: Diney Araújo

Continue Reading

Teatro

Cia de Teatro da UFBA faz audição para “O Pregador – Teatro-Fórum Antirracista”

Jamile Menezes

Publicado

on

A Cia de Teatro da UFBA

A Cia de Teatro da UFBA apresenta O PREGADOR – Teatro-Fórum Antirracista, com direção de Licko Turle. Para montagem da peça, a Cia abre chamada pública para seleção de 06 artistas que irão compor o elenco, a ocorrer em três etapas: participação no seminário “Meu Caro Amigo … Augusto Boal”, envio de vídeo apresentação e audição presencial com equipe de criação.

As inscrições para as duas primeiras fases – seminário e envio de vídeo apresentação – são separadas e ocorrerão até 14 de maio de 2024. As ações integram o projeto “Estudos em Teatro do Oprimido: práticas político-pedagógicas”, do edital Pró-Humanidades do CNPQ (2023).

Como participar:

Para se inscrever, os interessados devem acessar o site do GESTO – GRUPO DE ESTUDOS EM TEATRO DO OPRIMIDO (https://gestoteatrodooprimido.com/) ou diretamente através do link https://forms.gle/i5GhCt5n59pcZg7j9, preencher formulário e enviar um vídeo curto de até 02 minutos descrevendo a trajetória/experiência artística e as expectativas/interesses para participar do projeto. Nesta primeira etapa da audição, serão selecionados até 30 artistas, com o resultado a ser divulgado no site do GESTO.

A última e terceira etapa é a participação de um circuito de oficinas presenciais, que ocorre de 21 a 23 de maio, de dança e música (afro-brasileiras), leitura/interpretação de textos e jogos improvisacionais, tudo orientado pela equipe de criação do espetáculo (coreógrafa, diretor musical, encenador, preparadora vocal). No final, serão selecionados até 6 artistas, entre atores e atrizes, profissionais e estudantes de Artes Cênicas e Bacharelado Interdisciplinar em Artes da UFBA. O resultado será divulgado no site do GESTO.

O PREGADOR – Teatro-Fórum Antirracista é o terceiro espetáculo da Cia de Teatro da UFBA com tema, direção, elenco e equipe de criação de pessoas negras. Antes, foram encenadas Gusmão- o Anjo e sua Legião (2017) e Pele Negra, Máscaras Brancas (2019). O texto narra a trajetória de Clara, mulher e estudante preta, que tenta fugir do destino trágico, impingido aos corpos negros pela sociedade racista.

Seminário

As pessoas interessadas no seminário “Meu Caro Amigo … Augusto Boal”, para além daqueles que desejam participar da audição O PREGADOR – Teatro-Fórum Antirracista, também devem se inscrever no site do GESTO ou através do link a seguir – https://forms.gle/7vBudTxgNRYpxSy68.

Serviço

O quê – audição O PREGADOR – Teatro-Fórum Antirracista da Cia de Teatro da UFBA

Quando – 21 a 23 de maio de 2024

Onde – Sala 104, do PAF V – UFBA (Campus Ondina)

Inscrição – até 14 de maio de 2024 https://forms.gle/i5GhCt5n59pcZg7j9

Serviço

O quê – Seminário “Meu Caro Amigo… Augusto Boal”

Quando – 13 e 14 de maio

Onde – Auditório da Faculdade de Comunicação FACOM), em Ondina

Inscrição – até 13 de maio de 2024 https://forms.gle/7vBudTxgNRYpxSy68

Programação – Seminário “Meu Caro Amigo… Augusto Boal”

13 de maio

9h – mesa de abertura com Cláudio Cajaíba(ETUFBA), Rita Aquino (PROEXT), Joice Aglae (PPGAC).

9:15h – Exibição do filme Augusto Boal e o Teatro do Oprimido, de Zelito Vianna

10:00h – Teatro do Oprimido na UFBA com Cilene Canda (Faculdade de Educação), Priscila (Biologia), Virgínia Machado (Biologia) , Lenira Rengel (Escola de Dança), Katemari Rosa (Instituto de Fisica), Taiana Lemos (Escola de Teatro)

12h – Intervalo Almoço

13:30h – “Augusto Boal: o Arena e Oficina” com Ítala Nandi

15h – “Augusto Boal e a formação do Teatro do Oprimido” com Geo Britto (USP Escola de Teatro Político

16:30h – Lançamento do livro homônimo com Geo Britto.

14 de maio

9h – Pós-Graduação lato sensu Estudos em Teatro do Oprimido- Práticas Político Pedagógicas com Dra. Simone Picolino (UFBA) e o Dr. Leonardo Moreira (UFRJ)

10h – Teatro do Oprimido e   Negritude com Licko  Turle

12h – Intervalo Almoço

14h – “Pele Negra nas Artes Cênicas” com Edileuza Santos

15h – Lideranças Femininas negras nas universidades com Cássia Maciel

16h – A montagem de O Pregador – Teatro-forum Antirracista com a coordenação de produção e equipe de criação

17h – Encerramento

Continue Reading

Teatro

‘Dandara na Terra dos Palmares’ estende temporada até 5 de maio

Amanda Moreno

Publicado

on

‘Dandara na Terra dos Palmares’ estende temporada até 5 de maio
‘Dandara na Terra dos Palmares’ estende temporada até 5 de maio | Foto: Vaner Casaes

‘Dandara na Terra dos Palmares’ estende temporada até 5 de maio. A temporada tão aguardada do infantojuvenil “Dandara na Terra dos Palmares” tem encantado o público baiano com uma história comovente sobre uma criança negra que enfrenta o racismo. O espetáculo segue em cartaz com apresentações em maio, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, no dia 3, às 15h, e nos dias 4 e 5, às 16h. Os ingressos, que custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia), têm sido disputados devido à grande procura pelo espetáculo.

 

Produzida pela Arte Sintonia Companhia de Teatro, a trama narra a jornada de uma menina em busca de suas raízes após enfrentar o preconceito e emociona a plateia com uma linguagem lúdica e poética. Com um texto cativante de Antônio Marques e uma direção primorosa de Agamenon de Abreu, a peça se destaca no cenário teatral baiano pela sua abordagem sensível e profunda sobre o racismo estrutural e a valorização das raízes culturais. 

 

O elenco estrelado, que conta com talentosas atrizes mirins Maria Alice Xavier e Yandra Góes, além de experientes artistas da Arte Sintonia Companhia de Teatro como Denise Correia, Gilson Garcia e Leonardo Freitas, tem recebido elogios pela sua performance emocionante e envolvente. Além disso, convidados especiais como Diogo Lopes Filho e Natalyne Santos têm enriquecido ainda mais a experiência teatral.

 

As canções originais de Emillie Lapa e Natalyne Santos têm sido outro ponto alto do espetáculo, contribuindo para a imersão do público na história de Dandara. 

 

A Arte Sintonia Companhia de Teatro, reconhecida por suas produções inovadoras e sensíveis, tem uma trajetória de mais de duas décadas, destacando-se sempre pela sua dedicação à arte e à diversidade. Com “Dandara na Terra dos Palmares”, a companhia reafirma seu compromisso em abordar temas relevantes de forma profunda e impactante, conquistando não apenas a crítica, mas também o coração do público baiano.

 

Serviço

Espetáculo “Dandara na Terra dos Palmares”

Data: 3, 4 e 5 de maio (sexta a domingo)

Horário: 15h (sexta) e 16h (sábado e domingo)

Local: Sala do Coro do Teatro Castro Alves

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) 

Vendas: Sympla ou bilheteria do Teatro Castro Alves

Classificação: Livre

Informações: (71) 99269-8274

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA