Connect with us

Música

Thon Nascimêmtos inscreve para vivências em músicas de M’bira

Jamile Menezes

Publicado

on

Thon Nascimêmtos

O músico baiano Thon Nascimêmtos pretende resgatar um importante legado musical africano, com as oficinas “Vivências em Músicas de M’bira”, primeiro instrumento da família dos lamelofones criado na África, na região do Zimbábue, segundo registros históricos.

As oficinas são abertas a pessoas a partir de 16 anos, mesmo sem experiência musical, com vagas limitadas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir do perfil @mbira.brasil ou direto pelo link. O projeto contará com três turmas, que viverão uma imersão intensiva no universo da m’bira, sempre de sexta a domingo, das 15h às 17h, em locais simbólicos da conexão entre Brasil e África.

De 10 a 12/05, o cenário será o Muncab (Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira); de 17 a 19/05, o projeto vai a São Francisco do Conde e se divide entre a Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira) e o Mercado Cultural da cidade; a última turma, de 24 a 26/05, será na Casa do Carnaval e inclui uma homenagem ao Dia Internacional da África, celebrado em 25 de maio.

Ao final da imersão, uma pessoa de cada turma será presenteada com uma m’bira de Moçambique – os instrumentos foram importados especialmente para o projeto, devido à dificuldade de encontrar o item no Brasil.

Vivências em Músicas de M’bira é uma iniciativa do músico baiano Thon Nascimêmtos, que acolheu o instrumento como tema de sua pesquisa de doutorado em Música, Cultura e Sociedade, em andamento na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A ancestralidade africana também foi sua inspiração em dois cursos de mestrado: Etnomusicologia, pela Ufba (Universidade Federal da Bahia) e Ensino em Relações Étnico-Raciais pela Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia).

“Meu interesse nasceu do incômodo sobre os estereótipos que ainda existem sobre a música africana. O senso comum associa a musicalidade de um continente inteiro apenas à percussão, mas o povo africano é diverso e sofisticado e desenvolveu uma infinidade de instrumentos melódicos. Além da tradição, há muitos artistas que produzem música contemporânea, alinhada ao que há de mais atual no mundo”, defende Thon Nascimêmtos, que atua também como compositor e professor de violão, guitarra elétrica, flauta doce e canto-coral e integra o Musa Mama, que reúne pessoas dedicadas à pesquisa, ensino e construção de instrumentos musicais africanos.

A tradição da fabricação e uso da m’bira é uma marca do povo shona, que vive no Zimbábue, Zâmbia e Moçambique e tem o instrumento como um meio de comunicação com o plano espiritual. A partir de pesquisas e experiências vividas em Moçambique, o músico baiano escolheu se dedicar à prática com a m’bira do tipo Nyunga Nyunga.

“É um instrumento intuitivo, que se toca dedilhando as lâminas com os polegares. É de fácil adaptação para compor, criar, improvisar. Por isso é possível aprender o básico mesmo sem conhecimento prévio sobre música”, garante. 

SERVIÇO

O quê: Projeto Vivências em Músicas de M’bira, com Thon Nascimêmtos

Datas e locais: 10 a 12/05 (Muncab); 17 a 19/05 (Unilab – São Francisco do Conde; 24 a 26/05 (Casa do Carnaval)

Horário: das 15h às 17h

Acesso: Gratuito

Informações e inscrições: @mbira.brasil / mbira.brasil@gmail.com / (71) 99288-3995

Música

Festival Beneficente Hip Hop pelo Sul arrecada doações neste domingo

Amanda Moreno

Publicado

on

Festival Beneficente Hip Hop pelo Sul arrecada doações neste domingo | Foto: Divulgação

Festival Beneficente Hip Hop pelo Sul arrecada doações neste domingo. No dia 26 de Maio (domingo), o Largo Quincas Berro D’Água (Pelourinho), será palco do Festival Beneficente Hip Hop pelo Sul. O evento, que visa agregar os 5 elementos da cultura Hip Hop (MC, DJ, Breaking, Grafite e Conhecimento), tem por objetivo a arrecadação de doações para o estado do Rio Grande do Sul (que sofre nesse momento com as enchentes e a crise climática).

O estado, que enfrenta a pior tragédia político-climática de sua história, conta com uma importante rede de solidariedade nacional e internacional auxiliando no seu reerguimento em meio a catástrofe. No Brasil, artistas de diversos estados, como por exemplo São Paulo, Minas Gerais, dentre outros, estão realizando igualmente ações beneficentes para, através de sua arte e visibilidade, contribuírem na reconstrução das milhares de famílias afetadas.

Na Bahia, o Festival Beneficente Hip Hop pelo Sul destinará para o estado do Rio Grande do Sul todas as doações arrecadadas (sejam quantias em dinheiro, roupas, alimentos, materiais de higiene, etc) utilizando como meios o “Espaço Cultural Marlon e Marcelinho” (Porto Alegre) e a “Casa de Cultura Hip Hop em Esteio” (região metropolitana) que receberão as doações encaminhando-as a quem mais precisa.

A programação do evento contará com diversas atrações do movimento Hip Hop de Salvador, e de todo estado da Bahia, como Mr Armeng, Ravi Lobo, Léo Soulza, Wall Cardozo, DJ Kbça, Áurea Semiseria, Tas MC, Sista Katia, Makonnen Tafari, DJ Akani, Rafael Porrada, Oderie, Preta Chave, Brianny, Suiky, Biel Gomez, 888Rec, Dossiê Rap, DJ DMT, Leonino, Batalha de mcs, Certoh Peloh Certoh, dentre outros.

SERVIÇO:

O quê: Festival Beneficente Hip Hop pelo Sul

Quando: 26 de maio (domingo), das 14h até as 19h

Onde: Largo Quincas Berro D’água (Pelourinho)

Ingressos: O ingresso pode ser adquirido doando qualquer valor acima de 15 reais para a Associação Cultural de Hip Hop Esteio (pix: achesteio@gmail.com) ou levando algum dos kits listados abaixo: Kit Limpeza (A partir de 3 itens de limpeza) / Kit Higiene Pessoal (A partir de 4 itens de higiene pessoal) / Kit Pets (Ração pacote a partir de 3kg) / Kit Agua (mínimo 12 garrafas de 500ml) / Kit Bebê (1 pacote fralda descartável com no minimo 30 unidades)

Continue Reading

Música

Ju Santos e Vitêra animam o Farol da Barra neste domingo

Amanda Moreno

Publicado

on

Ju Santos e Vitêra animam o Farol da Barra neste domingo
Ju Santos e Vitêra animam o Farol da Barra neste domingo | Foto: Reprodução / Instagram Ju Santos

Ju Santos e Vitêra animam o Farol da Barra neste domingo. A edição do Fora de Rota, que acontece no dia 26 de maio, das 10h às 20h, no Farol da Barra, traz uma programação diversificada que vão desde shows até brincadeiras entre as famílias. Entre as atrações estão os shows de Ju Santos e Vitêra.

A programação do evento inclui uma variedade de atividades para toda a família. As crianças poderão participar de oficinas de pipa às 10h, seguidas de uma sessão de pinturinha às 11h. Às 12h, o Trio Fuxiqueiras sobe ao palco para animar o público, seguido por uma oficina criativa às 13h. O Grupo Stripulia se apresenta às 14h30, e às 15h30, os personagens animados farão um encontro especial com as crianças. Às 16h, o Tio Van conduzirá uma sessão de recreação.

Às 16h30 o público vai poder acompanhar o show de Ju Santos, seguido por uma apresentação do Mágico Loran às 17h30. O encerramento da programação musical fica por conta do show de Vitêra às 18h30, prometendo fechar o evento com muita energia.

Outro destaque do Fora de Rota é a acessibilidade. Quem visitar o evento no Farol da Barra vai contar com espaço exclusivo para PCD, libras nas atividades infantis, e disponibilização de protetores auriculares.

O evento é realizado em parceria com a Prefeitura de Salvador, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (SEMDEC), a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), além do apoio da Empreenda Salvador e do Grupo Metrópole.

Serviço

Evento: Ju Santos e Vitêra animam o Farol da Barra neste domingo

Data: 26 de maio

Local: Farol da Barra

Horário: Das 10h às 20h

Continue Reading

Música

Márcia Short homenageia de Ângela Maria com show no Pelourinho

Amanda Moreno

Publicado

on

Márcia Short homenageia de Ângela Maria com show no Pelourinho
Márcia Short homenageia de Ângela Maria com show no Pelourinho | Foto: Divulgação

Márcia Short homenageia de Ângela Maria com show no Pelourinho. Em celebração ao mês das mães, a cantora Márcia Short transformará o Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, em palco de um emocionante espetáculo em homenagem à eterna voz de Ângela Maria, no dia 31 de maio, às 19h. O acesso é gratuito.

Márcia levará ao público o projeto “Sapoti”, repleto de releituras de clássicos que marcaram a carreira da saudosa artista. O repertório da apresentação contará com grandes hits que ficaram eternizados na voz de Ângela, como “A noite do meu bem”, “Vá, mas volte” e “Um tango para Teresa”.

O tributo é uma ode à memória e ao legado de Ângela Maria, figura ímpar da Era do Rádio e Rainha do Rádio em 1954. Dirigido artisticamente por Andrezão Simões, o espetáculo já recebeu a bênção da própria Ângela Maria e contou com participações ilustres, como Ivete Sangalo e Margareth Menezes. O show terá a direção musical de Gerson Silva.

Com mais de 30 anos de trajetória musical, Márcia Short é conhecida por sua voz versátil que transita entre o samba-reggae, a MPB e o axé. Para a cantora, “Sapoti” é uma forma de homenagear não apenas Ângela Maria, mas também sua mãe, inspiração e companheira de vida. A artista promete levar conforto, alegria e muita emoção em uma apresentação especial voltada para o público acima de 60 anos.

Desde 2013, quando teve estreia no Teatro Sesc Casa do Comércio, o show já foi visto por mais de 3 mil pessoas. Sucesso de público e crítica, o projeto conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) e site Dois Terços, com patrocínio da Bahiagás, tornam possível a realização desse evento.

Serviço

Show “Sapoti” com Márcia Short

Data: 31 de maio (sexta-feira)

Horário: 19h

Local: Largo Quincas Berro D’Água – Pelourinho

Gratuito

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA