Connect with us

Beleza

Mostra “Fios da Memória” celebra identidade negra em penteados

Jamile Menezes

Publicado

on

Mostra Fios da Memória Tranças como Resgate Identitário

O Coletivo Banto de Artes Integradas lança nos dias 6, 7 e 8 de junho a Mostra Fotográfica Fios da Memória: Tranças como Resgate Identitário, no Parque São Bartolomeu, Subúrbio Ferroviário de Salvador.

A exposição, que é aberta ao público, será o resultado de um editorial fotográfico de 12 fotos, onde serão reproduzidos os penteados de origem Fulani, Banto e Mbalantu, etnias africanas, em contraponto com seu uso contemporâneo, presente no cotidiano das populações negras e periféricas.

O cenário escolhido da Mostra Fios da Memória será na própria comunidade do Subúrbio, com modelos do território e em espaços que guardam essas memórias, como o próprio Parque São Bartolomeu e o Mercado de Paripe. A Mostra propões resgatar as origens africanas dos penteados que fazem parte do cotidiano das comunidades negras, fortalecer a autoestima e a identidade da população negra, sobretudo no território suburbano.

“Estamos trazendo o cotidiano do Subúrbio para essas narrativas, especialmente com os penteados atuais. A ideia é que as pessoas que usam tranças hoje, muitas vezes sem conhecimento, percebam a herança e a história que esses penteados carregam. Apesar do crescimento da aceitação dos penteados com tranças, muitos ainda não sabem qual a história por trás deles”, enfatiza Myriam Santana, empreendedora, artista de Orí e cofundadora do Banto Artes Integradas.

Roda de Conversa e Oficinas – Além da exposição, o evento vai contar com a Roda de Conversa “Sua Trança é Ancestral”, seguida de oficinas de tranças e penteados, que serão ministradas por Myriam Santana, que também é fundadora da Ade Orí Mi, um estúdio especializado em tranças e dreads.

“Vamos bater um papo e vou ensinar como fazer a trança nagô, mas, principalmente, queremos que as pessoas sintam a experiência do toque”, pontuou.

Esta atividade vai contar com um bate-papo e demonstrações práticas e técnicas de trança e outros penteados. As inscrições são gratuitas, mediante preenchimento de formulário. Todas as atividades terão um intérprete de Libras.

Após o encerramento da Mostra Fios da Memóriaopresencial, haverá o lançamento virtual, com uma live no perfil do instagram do projeto. Em seguida, as fotografias estarão disponíveis no perfil para que a mostra continue a reverberar além dos dias de exibição.

O Banto de Artes Integradas é um coletivo formado por artistas negras e negros, da periferia e trabalhadores da cultura de Salvador. Surgiu a partir da necessidade de apoiar artistas que enfrentam dificuldades na execução de seus trabalhos, oferecendo serviços de produção, direção artística e captação de recursos para projetos artísticos.

SERVIÇO
O que: Mostra Fios da Memória: Tranças como Resgate Identitário
Onde: Parque São Bartolomeu, Rua São Bartolomeu, Pirajá. Salvador – BA
Quando: 6, 7 e 8 de junho de 2024, das 10h às 17h
Quanto: Entrada Gratuita

PROGRAMAÇÃO 

06 DE JUNHO (QUINTA-FEIRA)
MOSTRA FOTOGRÁFICA: 10h às 17h
roda de conversa SUA TRANÇA É ANCESTRAL (14h às 14h50)
Oficina de tranças e penteados (15h05 às 16h15)

07 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA)
MOSTRA FOTOGRÁFICA: 10h às 17h
Roda de Conversa SUA TRANÇA É ANCESTRAL (14h às 14h50)
Oficina de Tranças e Penteados (15h05 às 16h15)

08 DE JUNHO (SÁBADO)
MOSTRA FOTOGRÁFICA: 10h às 16h

Beleza

Pretas Têm Dendê abre inscrições para o Miss Federação 2025

Iasmim Moreira

Publicado

on

Pretas Têm Dendê

Estão abertas as inscrições para o concurso Miss Federação 2025, que será realizado durante a próxima edição do evento Pretas Têm Dendê. A iniciativa, que celebra a beleza e a cultura das mulheres negras, é voltada para participantes a partir dos 14 anos de idade e tem inscrições abertas até o dia 8 de maio, por meio do formulário ou das redes sociais do perfil @pretastemdende. 

O Pretas Têm Dendê é um evento anual que reúne moda, cultura, arte e empoderamento, com foco na valorização da identidade negra e na promoção da diversidade. Este ano, o tema escolhido é o Afrofuturismo, conceito que une elementos da cultura africana e afro-diaspórica com inovação, tecnologia e projeções de futuros possíveis.

Para a produtora e idealizadora do evento, Daianne Silva, o Pretas Têm Dendê vai além das passarelas.

“É mais do que um evento de moda; é uma plataforma para a transformação social. Queremos que cada participante se sinta empoderada e orgulhosa de sua identidade”, afirma.

Daniel Silva, também na produção do evento, reforça a importância do tema desta edição:

“Este ano, com o tema Afrofuturismo, estamos incentivando todos a pensarem além do presente e a imaginarem um futuro onde a cultura negra é celebrada e integrada em todos os aspectos da vida.”

Atual detentora do título de Miss Federação, Carla Silva compartilhou o impacto da experiência em sua trajetória:

“Participar do Pretas Têm Dendê foi transformador. O evento me deu confiança e visibilidade para abraçar minha identidade e inspirar outras mulheres a fazerem o mesmo.”

Pretas Têm Dendê

Foto: Pixote

A programação do evento ainda conta com rodas de conversa sobre a importância da data, manifestações artísticas culturais e a escolha da miss que representará o território em um conjunto de beleza, simpatia e empoderamento. O concurso Miss Federação e o evento Pretas Têm Dendê consolidam-se como espaços fundamentais de expressão, pertencimento e protagonismo para mulheres negras da capital baiana.

Continuar lendo

Beleza

Ilê Aiyê divulga as 15 finalistas da Deusa do Ébano 2025

Ana Paula Nobre

Publicado

on

Foto: André Frutuoso

As 15 candidatas ao título de Deusa do Ébano 2025 foram anunciadas. No dia 15 de fevereiro, durante a 44ª edição da Noite da Beleza, Adriane, Camila, Caroline, Cecilia, Ivana, Isis, Lorena, Maria Victoria, Nayara, Rafaela, Stephanie, Tainã, Thuane, Wania e Yasmin irão disputar o posto de Rainha do Ilê Aiyê, carregando o nome do Mais Belo dos Belos. As finalistas selecionadas vão mostrar no palco sua beleza, gingado e carisma em busca da tão almejada coroa, que será entregue em mãos pela atual Rainha Larissa Valéria Sá Sacramento.

A grande vencedora fará sua estreia oficial no Carnaval de Salvador e vai ser a grande estrela do Carnaval que comemora 50 anos do primeiro desfile do bloco afro mais antigo do país. São 15 mulheres, entre 19 e 35 anos, algumas na primeira, outras já na quinta vez concorrendo, cada uma com sua história de resistência e motivação pessoal para lutar pelo sonho de ser a Deusa do Ébano.

O concurso demonstra o poder da ancestralidade e dos valores que são passados de geração em geração de pais para filhos, que crescem sob a influência do Ilê Aiyê em suas vidas desde cedo. Todas as candidatas têm em comum o desejo de empoderar outras mulheres pretas e mostrar que a competição vai muito além da valorização dos traços e da estética negra. O primeiro bloco afro do Brasil cumpre, desde a primeira edição da Noite da Beleza Negra, o papel de destaque na luta por igualdade racial e resgate da autoestima da mulher negra, com a implantação de uma política pioneira de Ação Afirmativa.

A Deusa do Ébano da 44ª edição vai liderar o Carnaval do Ilê Aiyê de 2025, quando o tema do bloco será “Kenya: Berço da Humanidade”. Ao subir no trio para arrastar a multidão, a Rainha abre os caminhos e guia o cortejo do Mais Belo dos Belos, pintando as ruas de Salvador de amarelo, branco, vermelho e preto, e celebrando a revolução que a cinquentenária existência do Ilê Aiyê representa.

 

Continuar lendo

Beleza

Seletiva da Beleza Negra do Ilê Aiyê acontece nesta quarta-feira (15)

Ana Paula Nobre

Publicado

on

Foto: André Frutuoso

A seleção das 15 finalistas que concorrem ao título de Deusa do Ébano 2025 do Ilê Aiyê, na Senzala do Barro Preto, no Curuzu, acontece nesta quarta-feira (15), a partir das 15h. Com cerca de 180 inscritas de diversos lugares do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Barreiras e Feira de Santana, a seletiva vai avaliar a performance de dança afro de cada candidata para, enfim, o júri anunciar quais delas voltarão para casa mais próximas de realizar o sonho de brilhar no posto de Rainha do Ilê.

A grande vencedora será revelada no dia 15 de fevereiro, durante a 44ª edição da Noite da Beleza Negra, uma das festas mais esperadas do verão de Salvador. A Rainha eleita de 2025 vai ser a grande estrela do Carnaval que comemora 50 anos do primeiro desfile do bloco afro mais antigo do país. Além de ocupar uma posição de destaque na luta por igualdade racial e tornar-se ícone do empoderamento da mulher negra e da sua atuação transformadora na sociedade, a Deusa do Ébano é uma exaltação à estética negra, sendo o concurso uma das ações afirmativas mais importantes do Ilê Aiyê.

Foto: André Frutuoso

A vencedora da 44ª edição fará sua estreia oficial no Carnaval de Salvador 2025, quando o tema do bloco será “Kenya: Berço da Humanidade”. Ao subir no trio para arrastar a multidão, a rainha abre os caminhos e guia o cortejo do Mais Belo dos Belos, pintando as ruas de Salvador de amarelo, branco, vermelho e preto, e celebrando a revolução que a cinquentenária existência do Ilê Aiyê representa. Atualmente, o cargo de Deusa do Ébano está muito bem representado pela empresária, professora e coreógrafa Larissa Valéria Sá Sacramento.

Serviço

Seletiva finalistas Deusa do Ébano 2025
Data: 15 de janeiro (quarta-feira)
Horário: A partir das 15h
Local: Senzala do Barro Preto – Curuzu

Continuar lendo

EM ALTA