Connect with us

Moda

Brota Arte no Engenho: expo mostra coleção de Cid Brito

Jamile Menezes

Publicado

on

Brota Arte no Engenho
Foto Caio Lírio

As manifestações culturais e religiosas do Engenho Velho de Brotas inspiraram a nova coleção assinada pelo estilista Cid Brito — nascido e criado na região. As peças ficarão em cartaz na Galeria da Cidade (Teatro Gregório de Mattos), com visitação gratuita entre os dias 20 de julho e 10 de agosto, das 14h às 18h (de quarta a sábado), e curadoria de Alberto Pitta.

Ao todo, 32 peças integram a coleção, bem como acessórios produzidos durante uma oficina de confecção promovida pelo projeto com moradores do bairro em maio.

“O Engenho Velho sempre me inspirou enquanto artista, por toda potência cultural que existe aqui. É o bairro onde nasceram e moraram grandes artistas da cena baiana com destaque nacional. As pessoas do Engenho Velho reconhecem essa potência do bairro e é isso que inspira a coleção”, explica Cid Brito.

O projeto Brota Arte no Engenho foi contemplado pelo edital Territórios Criativos, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Moda

SESI Casa Branca recebe exposição e workshop gratuito com Jonas Bueno

Jamile Menezes

Publicado

on

Sesi Casa Branca

Workshops serão gratuitos e inscrições online já estão abertas no Sympla

Em julho, o Serviço Social da Indústria (SESI) na Bahia, em parceria com o Departamento Nacional do SESI, dará continuidade ao Ciclo de Workshops Moda e Figurino, com atividades formativas abertas ao público em suas unidades parceiras, como a Fábrica Cultural, SINDVEST, Condomínio Bahia Têxtil, SENAI Dendezeiros e SESI Casa Branca, na Cidade Baixa.

No dia 7 de julho, às 19h, no SESI Casa Branca, será a vez do multiartista Jonas Bueno trazer sua exposição  “Corpo-Tecido-Território: obras têxteis por meio da técnica do patchwork”, na qual transforma fardamentos descartados de empresas e instituições militares em obras têxteis por meio da técnica do patchwork. A mostra traz em seus detalhes marcas de controle, trabalho e disciplina, questionando poder, identidade e pertencimento.

O artista também fará Workshop homônimo, no dia 07/07 às 19h, na Sala Letieres Leite, SESI Casa Branca, propondo um diálogo crítico sobre os corpos que habitam territórios marcados pela vigilância e pela exclusão.

Jonas Bueno é modelo, fundador e diretor da Escola de Artes Integradas Focus, localizada no Pelourinho, que tem como objetivo capacitar e promover a inclusão, trazendo visibilidade para pessoas negras através de diversos cursos e atividades artísticas.

Todas as atividades serão gratuitas, mediante inscrição online.

A 2ª Etapa do Ciclo de Workshops Moda e Figurino é uma realização do SESI Cultura Bahia – Centro Cultural SESI Casa Branca, produção da Mil Produções Artísticas e parceria com a Fábrica Cultural, Condomínio Bahia Têxtil, Sindvest, SENAI CIMATEC e SENAI Dendezeiros.

PROGRAMAÇÃO

JULHO

07/07/2025 Segunda – Feira

Local: Centro Cultural SESI Casa Branca (Caminho de Areia)

19h – Exposição e Workshop

“Corpo-Tecido-Território –  obras têxteis por meio da técnica do patchwork”, com Jonas Bueno

Inscrições: 

https://www.sympla.com.br/evento/lancamento-da-exposicao-e-workshop-corpo-tecido-territorio-com-jonas-bueno/2983315

Continuar lendo

Moda

“Periferia do Futuro” capacita jovens negros de Salvador para atuar no mercado da moda

Iasmim Moreira

Publicado

on

Periferia do Futuro

Formar e inserir jovens negros do subúrbio e periferias de Salvador no mercado da moda é o objetivo do Periferia do Futuro, projeto social e educacional idealizado pelo modelo e empresário Carlos Cruz. A iniciativa reúne hoje 247 participantes, com cerca de 120 modelos ativos em formação contínua, muitos deles já atuando profissionalmente em desfiles, campanhas publicitárias e editoriais.

Aos 16 anos, Letícia Kethelen, moradora do Cabula, é uma das jovens que já colhe frutos da experiência. Ela estreou como modelo fotográfica na campanha de divulgação do bloco de Carnaval Proibido Proibir. “Foi uma surpresa e uma alegria enorme conseguir esse trabalho tão rápido. Aqui a gente aprende de verdade como é o mercado”, conta.

Outro exemplo é Taimara dos Santos, 33, de Brotas, que encontrou no projeto a chance de realizar um sonho antigo. “O que me motivou foi perceber que aqui não se trata apenas de desfilar. É um espaço de acolhimento, respeito e oportunidade real.”

Criado há um ano e meio, o Periferia do Futuro oferece formação gratuita com oficinas de passarela, fotografia, produção de moda e imagem pessoal. Os encontros ocorrem semanalmente, com apoio da Fundação Gregório de Mattos, que cede os espaços do Café-Teatro Nilda Spencer e da Sala Multiuso Nelson Maleiro para ensaios e atividades formativas.

Mais que revelar novos rostos, o projeto movimenta uma cadeia produtiva que inclui maquiadores, cabeleireiros, produtores, fotógrafos e técnicos. Só em 2024, o coletivo esteve presente em eventos como o Movimento Boca de Brasa, o Parque Shopping Fashion Week e o Quintal dos Pretos, este último com mais de 70 modelos desfilando para um público de mil pessoas. Todos os profissionais envolvidos recebem cachê e ajuda de custo.

“Nosso objetivo é profissionalizar e gerar renda. A arte precisa ser caminho de sustento e dignidade para a juventude das periferias”, afirma Carlos Cruz, que também comanda a agência P&M Marketing e Assessoria.

Contratações e parcerias
Empresas, marcas, eventos e produtores interessados em contratar modelos, profissionais de beleza ou ações do Periferia do Futuro podem entrar em contato pelos perfis no Instagram:
📍 @marketingeassessoriaa
📍 @carloscruzmodel

 

 

Foto: Bruno Varoto

Continuar lendo

Moda

SESI inicia nova etapa de Workshops de Moda e Figurino na Cidade Baixa

Jamile Menezes

Publicado

on

SESI

O Serviço Social da Indústria (SESI) na Bahia lança, neste final de semana (24 das 13h às 19h e 25 das 13h às 18h), em parceria com o Departamento Nacional do SESI, a segunda etapa do Ciclo de Workshops Moda e Figurino, no Centro Cultural SESI Casa Branca, na Cidade Baixa. A abertura da iniciativa será marcada pela realização da Feira de Moda CBX – Conexões Criativas do Vestuário, em homenagem ao Dia da Indústria e o Dia da Costureira, além de celebrar a criatividade, diversidade e o potencial produtivo do setor vestuário na capital baiana.

A programação da Feira contará com desfile da Periferia do Futuro, roda de conversa sobre moda e economia criativa, feira de expositores e atrações musicais, como DJ Ferah, trio de forró “Forró Violado” e roda de samba com Roberval Santos.

SESI

As Marias Atelier

O destaque do primeiro dia, 24/05, é a roda de conversa “Moda e Economia Criativa: Caminhos Sustentáveis”, às 17h, com participação de representantes do Sindicato do Vestuário (Sindvest), Fábrica Cultural, SENAI Dendezeiros, Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec) e especialistas em economia criativa. O objetivo é promover diálogo, troca de experiências e fortalecer conexões entre moda, sustentabilidade e inovação. Nestes dias, a Estação Ciências estará com entrada gratuita.

E o do segundo dia é a programação Infantojuvenil, com o espetáculo Espetáculo Vila ABCD e a roda de conversa “Moda e Economia Criativa: Caminhos Sustentáveis”, dentre outras ações.

SESI

Carlos Cruz

Formação
O ciclo segue com uma programação formativa de junho a setembro, com oficinas, workshops e exposições realizadas em diversos espaços parceiros, como a Fábrica Cultural, SENAI Dendezeiros e SESI Casa Branca.

Já estão previstas atividades como: Exposição e Workshop “Detalhes do Feito à Mão, a Poesia do fazer”, com Luciana Galeão. A atividade é uma exposição de “upcycling” – reaproveitamento criativo de resíduos, em alusão ao Mês do Meio Ambiente (Centro Cultural SESI Casa Branca); Moda e Passarela, com Carlos Cruz (Fábrica Cultural); Inovação e Criatividade: Como construir uma marca forte e atrair clientes (SENAI Dendezeiros); Como criar a identidade visual para valorização do seu produto (SENAI Dendezeiros); Decodificando símbolos culturais em produtos de moda, com Phaedra Moraes Brasil (SENAI CIMATEC), além de atividade com a estilista Goya Lopes.

Vila ABCD – Foto Tetê Marques

Os workshops ocorrerão sempre nas primeiras segundas-feiras dos meses de junho a setembro, no SESI Casa Branca, conduzidos por renomados estilistas baianos, como Luciana Galeão e Jonas Bueno. Além das formações, cada artista apresentará uma exposição com suas criações.

O projeto tem como propósito valorizar o potencial criativo dos territórios, estimular o empreendedorismo no setor do vestuário e impulsionar a economia criativa local. As inscrições serão abertas em maio, de forma gratuita, online e com vagas limitadas.

A 2ª Etapa do Ciclo de Workshops Moda e Figurino é uma realização do Centro Cultural SESI Casa Branca e SESI, e tem produção da Mil Produções Artísticas e parceria com a Fábrica Cultural, Bahia Têxtil, SENAI CIMATEC e SENAI.

SESI

Jonas Bueno

 

PROGRAMAÇÃO

24 DE MAIO SÁBADO

13h – Feira de Moda CBX e DJ Ferah
14h – Desfile de Moda com a Periferia do Futuro
16h – Espetáculo Infantil Vila ABCD (Sala Letieres Leite) ingressos no Sympla
17h – Roda de Conversa | Moda e Economia Criativa: Caminhos Sustentáveis
18h – Show “Forró Violado” com Os Andrades

25 DE MAIO DOMINGO

13h – Feira de Moda CBX e DJ Ferah
14h – Roda de Samba com Roberval Santos
16h – Espetáculo Infantil Vila ABCD (Sala Letieres Leite) ingressos no Sympla
17h – DJ Ferah

 

SERVIÇO
Evento: Feira de Moda CBX – Conexões Criativas do Vestuário
O quê: Abertura da 2ª etapa do Ciclo de Workshops Moda e Figurino
Quando: 24 e 25 de maio de 2025, a partir das 13h
Onde: Centro Cultural SESI Casa Branca – Av. Caminho de Areia, 1454, Cidade Baixa
Atrações: Feira de expositores, desfile com a Periferia do Futuro, roda de conversa com especialistas em moda e economia criativa, atrações musicais (DJ, trio de forró e samba)
Participação gratuita | Inscrições para workshops a partir de junho serão realizadas online, com vagas limitadas

Continuar lendo

EM ALTA