AfroEmpreendedorismo
Futuros da Filantropia Negra acontece em Salvador
O Espaço Cultural da Barroquinha, em Salvador, será palco da quarta edição do evento ‘Futuros da Filantropia Negra – uma homenagem a Martin Luther King e Nêgo Bispo’, dia 8 de agosto (quinta-feira), com inscrições gratuitas e limitadas. A edição deste ano está inspirada no afrofuturismo contemporâneo para estimular a co-criação de um futuro mais capacitado para as comunidades e organizações negras.
O Mês da Filantropia Negra tem se destacado por propor reflexões profundas sobre o papel das organizações negras e o potencial das práticas de doação e finanças comunitárias. Ao unir passado e presente com uma abordagem inspiradora, não apenas reconhece a filantropia negra como uma prática ancestral, mas também a vislumbra como caminho para um futuro mais equitativo e justo. O afrofuturismo, enquanto movimento interdisciplinar, desempenha um papel significativo no impulsionamento dessa visão.
Este enfoque ajuda a ampliar as possibilidades das doações negras e das finanças comunitárias em escala global. A iniciativa propõe uma reflexão sobre três questões fundamentais: qual é o futuro da doação negra e das finanças sociais; quais fatores estão impulsionando esse futuro para promover o bem-estar, a equidade e a justiça; e que ações concretas estão sendo tomadas e podem ser tomadas para impulsionar o futuro da doação negra nos próximos anos.
O quê: Futuros da Filantropia Negra
Quando: Dia 8 de agosto (quinta-feira)
Horário: Das 9h às 18h
Onde: Espaço Cultural da Barroquinha
Mais informações e inscrições no link: Mês da Filantropia Negra 2024 Ingressos, Qui, 08/08/2024 às 09:00 | Eventbrite
AfroEmpreendedorismo
Empreendedora Cynthia Paixão integra ‘A Feira TALKS’
A CEO da Afrocentrados, Cynthia Paixão, faz uma participação especial no “A Feira TALKS”, evento de networking e desenvolvimento profissional que reúne mulheres de sucesso do cenário baiano, no próximo dia 8 de setembro. O encontro que tem como objetivo compartilhar experiências que inspirem o protagonismo feminino em diversos setores, acontece na Cafeteria Botânica, Ruas das Hortências, 478, Pituba.
No domingo, Cynthia debaterá o tema “O sonho de sucesso coletivo x os desafios do gerir uma comunidade feminina”, a convite da Estrategista de Imagem Cecília Cadile. A conversa explora assuntos como liderança, desafios para manter empreendimentos colaborativos, os preconceitos enfrentados pela comunidade feminina afroempreendedora, o conceito de sucesso coletivo dentro de comunidades empreendedoras, dentre outros.
Junto à empreendedora estará Renata Silva, terapeuta e psicóloga das mulheres de negócios, com o tema “Entre as Realizações e Frustrações: Construindo um Lugar de Equilíbrio para as Mulheres”. O objetivo da conversa é oferecer insights e estratégias para as mulheres lidarem com as frustrações e desafios do empreendedorismo, especialmente ao gerirem ou participarem de comunidades empreendedoras femininas.
“No ‘A Feira TALKS’, teremos a oportunidade de trocar experiências e estimular o empreendedorismo e protagonismo feminino em diversos setores. Assim, poder falar sobre a Afrocentrados e minhas vivências enquanto empreendedora é muito positivo, principalmente por ser um lugar destinado a criar novas conexões. Minha expectativa é de um evento que contribua para o desenvolvimento pessoal dessas mulheres, fornecendo os direcionamentos necessários”, destaca Cynthia Paixão.
O evento conta ainda com outras duas convidadas. No sábado, dia 07, a mentora de negócios Rebeca Rosa conversa sobre “Produtividade Para Todas – Um olhar para além da sobrevivência”, e Camila Reis, CEO da Óleos da Mi e mentora de vendas, fala sobre “Quanto Vale o seu Propósito? – Superando obstáculos e explorando novos horizontes”.
Com entrada a R$80,00, o encontro é voltado para mulheres empreendedoras e profissionais de Salvador que expõem seus produtos em feiras, como a Feira da Cidade, além de lojas colaborativas. O “A Feira TALKS” é assinado pela Feira da Cidade, com produção da Agência Agosto, e coprodução da Cadile Curadoria e Consultoria de Imagem e Cafeteria Botânica.
AfroEmpreendedorismo
Mercado Iaô Primavera encerra inscrições nesta quinta-feira (22)
As inscrições para empreendedores de moda, artesanato, alimentação e serviços criativos, interessados em expor seus produtos no Mercado Iaô Primavera, encerram nesta quinta-feira (22). A terceira edição do evento acontece no dia 29 de setembro, das 10h às 20h, na sede da Fábrica Cultural, na Ribeira. As inscrições podem ser efetuadas através do preenchimento do formulário, disponível no site da Fábrica Cultural: fabricacultural.org.br
A seleção levará em conta os produtos que refletem as tradições culturais baianas, trazendo elementos que celebrem essa herança rica e diversificada, além da originalidade e a criatividade, que também serão fatores determinantes. Após o período de inscrições, será iniciado o processo de seleção em duas etapas. Na primeira, os empreendimentos pré-selecionados deverão apresentar seus produtos, em data e hora marcada, na Fábrica Cultural. No final deste processo, será publicada a lista final dos expositores selecionados.
Os escolhidos terão a oportunidade de exporem e comercializarem seus produtos. Durante o evento, os empreendedores devem apresentar produtos que serão comercializados na forma original apresentada na inscrição. O Mercado Iaô Primavera é uma proposta para empreendedores conectar-se com novos clientes e fazer parte de um evento vibrante que celebra a economia criativa e o empreendedorismo local.
Mercado Iaô é um Centro de Arte, de Educação, de Cultura e de Negócios Criativos. Localizado na Península de Itapagipe, em Salvador, Bahia, surge com a desafiadora meta de se constituir como um espaço de referência para o Artesanato e para a Cultura da Bahia, na busca por maior inclusão social, desenvolvimento sustentável e responsabilidade social. O objetivo é contribuir para o fomento da Economia Criativa, criando vitrines e oportunidades de comercialização para os segmentos do artesanato, ideias criativas, marcas baianas, gastronomia e artístico.
AfroEmpreendedorismo
Agosto da Igualdade celebra legado da Revolta dos Búzios
“A Revolta dos Búzios é um símbolo da luta do povo negro pela liberdade e igualdade, e a programação deste mês vem para honrar essa história de resistência, reforçando nosso compromisso com a promoção da igualdade de direitos e o respeito à diversidade”, destaca a titular da Sepromi, Ângela Guimarães.