Connect with us

AfroEmpreendedorismo

AfroEstima: curso gratuito para afroempreendedores abre vagas

Avatar

Published

on

Foto: Divulgação/Instituto IRIS

O segundo ciclo do AfroEstima, programa que capacita e dá mentorias para afroempreendedores de Salvador, estão com as inscrições abertas. São mais de 1.000 novas vagas gratuitas e agora com três matérias inéditas. Com duração de dois meses, o programa é voltado para negócios que atuam nas áreas de turismo e economia criativa. As aulas iniciam no dia 2 de setembro. Inscrições aqui

Os alunos podem escolher entre nove disciplinas, podendo cursar apenas as que mais atenderem às suas necessidades de crescimento. O programa é voltado para empreendedores que querem impulsionar seus negócios nas áreas de artesanato, beleza, moda, cultura, gastronomia, comunicação e outras.

As aulas online são ao vivo via Google Meet, com início sempre às 19h, facilitando assim a participação do afroempreendedor que trabalha durante o dia. Também há aulas gravadas no canal do Youtube do projeto e ao menos dois encontros presenciais. Nesta edição, a Ilha de Bom Jesus dos Passos também volta a receber as capacitações presenciais.

Foto: Divulgação/Instituto IRIS

Entre os conteúdos estão as matérias inéditas: Estratégias de Precificação, Sustentabilidade Financeira, Desenvolvimento Pessoal e Social; e as disciplinas tradicionais: Gestão de Negócios, Marketing de Conteúdo e Engajamento, Liderança Feminina, Cultura Yorubá e Afroempreendedorismo, além de Práticas Culinárias com Baianas de Acarajé e Consultoria em Acessibilidade.

“Sabemos dos desafios para empreender e escalar os negócios quando os empreendedores são pretos e pardos. Pensando nisso é que ampliamos o ciclo de formações do AfroEstima, inclusive com novas trilhas de aprendizagem. Teremos um ambiente de negócios fortalecido ao apoiarmos os afroempreendedores para oferta dos diversos serviços e produtos ligados à cadeia produtiva do turismo de nossa cidade”, afirma Walter Pinto Jr., subsecretário da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e coordenador do Movimento Salvador Capital Afro.

O AfroEstima é realizado pela Prefeitura Municipal de Salvador, com apoio do British Council, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e execução do Instituto de Responsabilidade e Investimento Social (Iris). O programa foca em aprimorar habilidades e fortalecer a rede de contatos entre os afroempreendedores participantes. O conteúdo atende tanto o empreendedor que está começando quanto aqueles que já possuem faturamento e negócios mais avançados.

O AfroEstima possui ainda uma central de atendimento pelo WhatsApp para auxiliar os participantes através do número (71) 99371-6826. Ao fim do curso, é concedido um certificado de conclusão emitido pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).

Beti, a Crespa

Aluna do último ciclo do AfroEstima, a empresária Jamille Rocha, dona da marca “Beti, a Crespa”, especializada em cosméticos capilares para fios afrodescendentes, tem como missão levar autoestima, bem estar e empoderamento capilar como ato identitário. Engenheira química formada pela Ufba, ela cursou módulos de Gestão de Negócios, História e Cultura Soteropolitana e Marketing Digital.

“Todos os assuntos abordados são ferramentas que a minha empresa utiliza em sua rotina. O contato com profissionais mais experientes é ponte para se profissionalizar mais ainda. É entender e amadurecer durante o processo de aprendizagem, pois o sucesso vem quando você está pronto para ele”, pondera Jamille.

Sobre o AfroEstima

O AfroEstima é um projeto gratuito, realizado pela Prefeitura Municipal de Salvador, ao lado dos parceiros British Council e Banco Interamericano de Desenvolvimento, e executado pelo Instituto de Responsabilidade e Investimento Social (IRIS). A iniciativa se dedica à qualificação profissional de afroempreendedores na capital baiana, reconhecendo o afroempreendedorismo enquanto uma poderosa força de transformação social e econômica

Os participantes do curso são prioritariamente atuantes na chamada economia criativa ou no turismo, nas áreas de gastronomia, artesanato, beleza, moda, cultura, comunicação e outras. Desde que foi iniciado, em 2021, mais de 1.000 afroempreendedores já foram certificados pelo programa que tem o propósito de impulsionar o afroturismo na cidade. Para mais informações, acompanhe o Instagram oficial do AfroEstima: @afroestima.afrobiz

Serviço

AfroEstima – Programa de capacitação para afroempreendedores
Início das aulas: 02/09/2024
Link para inscrições:
Whatsapp do programa para inscrições ou dúvidas: (71) 99371-6826
Gratuito

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

AfroEmpreendedorismo

AJE Bahia realiza VI Vozes do Afroempreendedorismo

Jamile Menezes

Published

on

AJE Bahia Vidal

O Vozes do Afroempreendedorismo, realizado pela AJE Bahia, chega a sua 6ª edição no dia 12 de novembro, propondo diálogo, formação e conexão entre empreendedores negros, lideranças sociais, criadores e agentes de inovação da Bahia e do Brasil. Com o tema “Afroempreender para Transformar: Potências Negras, Futuros Possíveis”, o evento acontece no auditório do Sebrae Bahia, localizado no bairro Costa Azul, em Salvador.

O Vozes 2025 propõe uma reflexão sobre o afroempreendedorismo como força criadora de novas realidades. A proposta é destacar o papel de empreendedores e empreendedoras negras na transformação de mercados, na geração de impacto social e no fortalecimento de uma economia mais inclusiva e representativa.

“O Vozes nasceu como um espaço de visibilidade e fortalecimento do protagonismo negro nos negócios. Em 2025, queremos reafirmar que afroempreender é criar caminhos próprios e coletivos, transformando ideias em impacto real”, destaca Jaqueline Oliveira, presidente da AJE Bahia e fundadora do Vozes.

Entre os palestrantes confirmados está Douglas Vidal, fundador da conferência nacional Future in Black, referência no debate sobre inovação, tecnologia e diversidade.

A programação acontece das 17h às 21h30 e contará com palestra magna, painéis, talks, estandes da Feira Preta e o tradicional Prêmio Mário Nelson de Carvalho, que homenageia quatro personalidades negras — duas mulheres e dois homens — por suas contribuições pela transformação social, cultural e econômica do país.

Também haverá sorteios de brindes, oferecidos por marcas parceiras.

Eixos

Entre os eixos que nortearão os debates estão: inovação e tecnologia afrocentrada, finanças e sustentabilidade econômica, economia criativa e narrativas negras, liderança e impacto social, e políticas públicas e ecossistema de apoio ao afroempreendedorismo.

O evento é gratuito, e as inscrições podem ser realizadas pela plataforma Sympla.

Serviço:

Vozes do Afroempreendedorismo 2025
Data: 12 de novembro de 2025
Horário: 17h às 21h30
Local: Auditório do Sebrae Bahia – Costa Azul, Salvador
Ingressos: Gratuitos (disponíveis pelo Sympla)
Redes oficiais: @ajebahia

Continue Reading

AfroEmpreendedorismo

Projeto Banjo Novo promove ‘Dia D do Empreendorismo Negro’

Ana Paula Nobre

Published

on

Foto: Divulgação

O Banjo Novo abre suas redes sociais nesta quinta (27), até às 17h, transformando-as em um palco virtual para empreendedores negros. A ação intitulada “Empreendedores Ocupem o Banjo” é um convite aberto para que esses profissionais compartilhem seus produtos e serviços, fortalecendo não apenas suas marcas individuais, mas também a teia de conexões dentro da comunidade negra.

Para participar da ação, os empreendedores devem publicar seus produtos nas redes sociais e marcar o perfil do projeto, @banjo_novo. Esta estratégia, além de ampliar o alcance de seus negócios, busca também promover o conceito de Black Money – um movimento que incentiva o consumo dentro da própria comunidade negra, gerando riqueza e oportunidades de maneira autossustentável.

O Projeto Banjo Novo surge não apenas como um evento musical, mas como um impulsionador cultural que reflete na valorização da cultura negra e no empoderamento do empreendedorismo afro-brasileiro. Em uma sociedade onde a representatividade e a inclusão são mais necessárias do que nunca, este projeto destaca-se por sua inovação e impacto social.

Continue Reading

AfroEmpreendedorismo

Nell Araújo, gestor cultural do Teatroescola, participa de painel no Rio de Janeiro

Ana Paula Nobre

Published

on

Foto: Divulgação

A convite da Fundação Roberto Marinho, o gestor cultural Nell Araújo, do Teatroescola, vai participar da 2ª edição do Co.liga Fest, evento que promove reflexões sobre economia criativa, dia 19 de dezembro, no Museu de Arte do Rio (MAR).

Ao lado de Cláudia Leitão, secretária nacional de Economia Criativa do Governo Federal e do também palestrante Junior Perim, Nell integrará a mesa de discussão sobre os desafios e oportunidades no campo da economia criativa. O coordenador de projetos do Teatroescola, Mateus Estrela, também acompanhará o evento.

O Co.liga Fest reúne, nos dias 18 e 19 de dezembro de 2024, 50 entidades da rede co.ligada para oficinas, painéis de discussão e planejamento estratégico de atividades para o próximo ano.

Promovido pela Co.liga, escola livre de Tecnologia, Cultura e Economia Criativa de abrangência nacional, o encontro visa fortalecer o diálogo entre atores do setor e ampliar a inclusão produtiva das juventudes brasileiras.

A iniciativa é da Fundação Roberto Marinho e da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), com apoio do Museu de Arte do Rio e da Gol Linhas Aéreas.

Com uma programação diversa, o evento é uma oportunidade de convergência de ideias e práticas voltadas para o fomento da economia criativa no Brasil.

Durante o painel de discussão, que acontece na manhã do dia 19 de dezembro, os convidados abordarão temas fundamentais para o desenvolvimento do setor, incluindo a valorização de saberes, o papel da juventude e as possibilidades de inclusão social e produtiva através da cultura e da tecnologia.

Continue Reading

EM ALTA