Connect with us

AfroEmpreendedorismo

AfroEstima: curso gratuito para afroempreendedores abre vagas

Avatar

Publicado

on

Foto: Divulgação/Instituto IRIS

O segundo ciclo do AfroEstima, programa que capacita e dá mentorias para afroempreendedores de Salvador, estão com as inscrições abertas. São mais de 1.000 novas vagas gratuitas e agora com três matérias inéditas. Com duração de dois meses, o programa é voltado para negócios que atuam nas áreas de turismo e economia criativa. As aulas iniciam no dia 2 de setembro. Inscrições aqui

Os alunos podem escolher entre nove disciplinas, podendo cursar apenas as que mais atenderem às suas necessidades de crescimento. O programa é voltado para empreendedores que querem impulsionar seus negócios nas áreas de artesanato, beleza, moda, cultura, gastronomia, comunicação e outras.

As aulas online são ao vivo via Google Meet, com início sempre às 19h, facilitando assim a participação do afroempreendedor que trabalha durante o dia. Também há aulas gravadas no canal do Youtube do projeto e ao menos dois encontros presenciais. Nesta edição, a Ilha de Bom Jesus dos Passos também volta a receber as capacitações presenciais.

Foto: Divulgação/Instituto IRIS

Entre os conteúdos estão as matérias inéditas: Estratégias de Precificação, Sustentabilidade Financeira, Desenvolvimento Pessoal e Social; e as disciplinas tradicionais: Gestão de Negócios, Marketing de Conteúdo e Engajamento, Liderança Feminina, Cultura Yorubá e Afroempreendedorismo, além de Práticas Culinárias com Baianas de Acarajé e Consultoria em Acessibilidade.

“Sabemos dos desafios para empreender e escalar os negócios quando os empreendedores são pretos e pardos. Pensando nisso é que ampliamos o ciclo de formações do AfroEstima, inclusive com novas trilhas de aprendizagem. Teremos um ambiente de negócios fortalecido ao apoiarmos os afroempreendedores para oferta dos diversos serviços e produtos ligados à cadeia produtiva do turismo de nossa cidade”, afirma Walter Pinto Jr., subsecretário da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e coordenador do Movimento Salvador Capital Afro.

O AfroEstima é realizado pela Prefeitura Municipal de Salvador, com apoio do British Council, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e execução do Instituto de Responsabilidade e Investimento Social (Iris). O programa foca em aprimorar habilidades e fortalecer a rede de contatos entre os afroempreendedores participantes. O conteúdo atende tanto o empreendedor que está começando quanto aqueles que já possuem faturamento e negócios mais avançados.

O AfroEstima possui ainda uma central de atendimento pelo WhatsApp para auxiliar os participantes através do número (71) 99371-6826. Ao fim do curso, é concedido um certificado de conclusão emitido pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).

Beti, a Crespa

Aluna do último ciclo do AfroEstima, a empresária Jamille Rocha, dona da marca “Beti, a Crespa”, especializada em cosméticos capilares para fios afrodescendentes, tem como missão levar autoestima, bem estar e empoderamento capilar como ato identitário. Engenheira química formada pela Ufba, ela cursou módulos de Gestão de Negócios, História e Cultura Soteropolitana e Marketing Digital.

“Todos os assuntos abordados são ferramentas que a minha empresa utiliza em sua rotina. O contato com profissionais mais experientes é ponte para se profissionalizar mais ainda. É entender e amadurecer durante o processo de aprendizagem, pois o sucesso vem quando você está pronto para ele”, pondera Jamille.

Sobre o AfroEstima

O AfroEstima é um projeto gratuito, realizado pela Prefeitura Municipal de Salvador, ao lado dos parceiros British Council e Banco Interamericano de Desenvolvimento, e executado pelo Instituto de Responsabilidade e Investimento Social (IRIS). A iniciativa se dedica à qualificação profissional de afroempreendedores na capital baiana, reconhecendo o afroempreendedorismo enquanto uma poderosa força de transformação social e econômica

Os participantes do curso são prioritariamente atuantes na chamada economia criativa ou no turismo, nas áreas de gastronomia, artesanato, beleza, moda, cultura, comunicação e outras. Desde que foi iniciado, em 2021, mais de 1.000 afroempreendedores já foram certificados pelo programa que tem o propósito de impulsionar o afroturismo na cidade. Para mais informações, acompanhe o Instagram oficial do AfroEstima: @afroestima.afrobiz

Serviço

AfroEstima – Programa de capacitação para afroempreendedores
Início das aulas: 02/09/2024
Link para inscrições:
Whatsapp do programa para inscrições ou dúvidas: (71) 99371-6826
Gratuito

AfroEmpreendedorismo

Empreendedora Cynthia Paixão integra ‘A Feira TALKS’

Ana Paula Nobre

Publicado

on

Cynthia Paixão
Foto: Aria Santana

A CEO da Afrocentrados, Cynthia Paixão, faz uma participação especial no “A Feira TALKS”, evento de networking e desenvolvimento profissional que reúne mulheres de sucesso do cenário baiano, no próximo dia 8 de setembro. O encontro que tem como objetivo compartilhar experiências que inspirem o protagonismo feminino em diversos setores, acontece na Cafeteria Botânica, Ruas das Hortências, 478, Pituba.

No domingo, Cynthia debaterá o tema “O sonho de sucesso coletivo x os desafios do gerir uma comunidade feminina”, a convite da Estrategista de Imagem Cecília Cadile. A conversa explora assuntos como liderança, desafios para manter empreendimentos colaborativos, os preconceitos enfrentados pela comunidade feminina afroempreendedora, o conceito de sucesso coletivo dentro de comunidades empreendedoras, dentre outros.

Junto à empreendedora estará Renata Silva, terapeuta e psicóloga das mulheres de negócios, com o tema “Entre as Realizações e Frustrações: Construindo um Lugar de Equilíbrio para as Mulheres”. O objetivo da conversa é oferecer insights e estratégias para as mulheres lidarem com as frustrações e desafios do empreendedorismo, especialmente ao gerirem ou participarem de comunidades empreendedoras femininas.

“No ‘A Feira TALKS’, teremos a oportunidade de trocar experiências e estimular o empreendedorismo e protagonismo feminino em diversos setores. Assim, poder falar sobre a Afrocentrados e minhas vivências enquanto empreendedora é muito positivo, principalmente por ser um lugar destinado a criar novas conexões. Minha expectativa é de um evento que contribua para o desenvolvimento pessoal dessas mulheres, fornecendo os direcionamentos necessários”, destaca Cynthia Paixão.

O evento conta ainda com outras duas convidadas. No sábado, dia 07, a mentora de negócios Rebeca Rosa conversa sobre “Produtividade Para Todas – Um olhar para além da sobrevivência”, e Camila Reis, CEO da Óleos da Mi e mentora de vendas, fala sobre “Quanto Vale o seu Propósito? – Superando obstáculos e explorando novos horizontes”.

Com entrada a R$80,00, o encontro é voltado para mulheres empreendedoras e profissionais de Salvador que expõem seus produtos em feiras, como a Feira da Cidade, além de lojas colaborativas. O “A Feira TALKS” é assinado pela Feira da Cidade, com produção da Agência Agosto, e coprodução da Cadile Curadoria e Consultoria de Imagem e Cafeteria Botânica.

Continue Reading

AfroEmpreendedorismo

Mercado Iaô Primavera encerra inscrições nesta quinta-feira (22)

Ana Paula Nobre

Publicado

on

Mercado Iaô Primavera
Foto: Divulgação

As inscrições para empreendedores de moda, artesanato, alimentação e serviços criativos, interessados em expor seus produtos no Mercado Iaô Primavera, encerram nesta quinta-feira (22). A terceira edição do evento acontece no dia 29 de setembro, das 10h às 20h, na sede da Fábrica Cultural, na Ribeira. As inscrições podem ser efetuadas através do preenchimento do formulário, disponível no site da Fábrica Cultural: fabricacultural.org.br

A seleção levará em conta os produtos que refletem as tradições culturais baianas, trazendo elementos que celebrem essa herança rica e diversificada, além da originalidade e a criatividade, que também serão fatores determinantes. Após o período de inscrições, será iniciado o processo de seleção em duas etapas. Na primeira, os empreendimentos pré-selecionados deverão apresentar seus produtos, em data e hora marcada, na Fábrica Cultural. No final deste processo, será publicada a lista final dos expositores selecionados.

Os escolhidos terão a oportunidade de exporem e comercializarem seus produtos. Durante o evento, os empreendedores devem apresentar produtos que serão comercializados na forma original apresentada na inscrição. O Mercado Iaô Primavera é uma proposta para empreendedores conectar-se com novos clientes e fazer parte de um evento vibrante que celebra a economia criativa e o empreendedorismo local.

Mercado Iaô é um Centro de Arte, de Educação, de Cultura e de Negócios Criativos. Localizado na Península de Itapagipe, em Salvador, Bahia, surge com a desafiadora meta de se constituir como um espaço de referência para o Artesanato e para a Cultura da Bahia, na busca por maior inclusão social, desenvolvimento sustentável e responsabilidade social. O objetivo é contribuir para o fomento da Economia Criativa, criando vitrines e oportunidades de comercialização para os segmentos do artesanato, ideias criativas, marcas baianas, gastronomia e artístico.

Continue Reading

AfroEmpreendedorismo

Agosto da Igualdade celebra legado da Revolta dos Búzios

Ana Paula Nobre

Publicado

on

Agosto da Igualdade
Foto: Divulgação
A programação do Agosto da Igualdade, mês repleto de atividades em Salvador e no interior do Estado, é lançada pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia (Sepromi). A iniciativa, que celebra o legado da Revolta dos Búzios e já faz parte do calendário do Governo do Estado, busca ampliar o conhecimento sobre a história de luta do povo negro, fortalecer o letramento racial, impulsionar o afroempreendedorismo, além de combater o racismo e a intolerância religiosa.
“A Revolta dos Búzios é um símbolo da luta do povo negro pela liberdade e igualdade, e a programação deste mês vem para honrar essa história de resistência, reforçando nosso compromisso com a promoção da igualdade de direitos e o respeito à diversidade”, destaca a titular da Sepromi, Ângela Guimarães.
O projeto Agosto da Igualdade inclui oficinas de orientação do CrediAfro, uma linha de crédito com condições especiais para negócios liderados por pessoas negras. A programação também abrange a Caravana da Educação, com a exibição do filme “1798 – Revolta dos Búzios”, dirigido por Antônio Olavo, debates e exposição “A Iconografia da Revolta dos Búzios” em escolas estaduais de Salvador, além de workshops e palestras sobre letramento racial.
Revolta dos Búzios
Foi um importante movimento revolucionário popular que ocorreu em Salvador, em 1798. Com forte participação do povo negro, o movimento clamava por mudanças significativas, como a proclamação da República, o fim da escravidão e um governo mais igualitário. No dia 12 de agosto daquele ano, a cidade amanheceu com manuscritos espalhados em prédios públicos, convocando a população para a revolta com a emblemática mensagem: “Animai-vos, povo bahiense, que está para chegar o tempo feliz da liberdade. O tempo em que todos seremos irmãos. O tempo em que todos seremos iguais.” Este episódio é um marco na história da Bahia e do Brasil, simbolizando a luta por liberdade e justiça social.
Mais informações no site www.sepromi.ba.gov.br.
Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA