Dança
“Ancestralidade em Movimento” faz temporada na Sala do Coro
“Ancestralidade em Movimento”, espetáculo do Grupo de Dança Contemporânea da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com direção e concepção da professora e coreógrafa, Edileuza Santos, entra em cartaz nos dias 20, 21, 22 e 23 de agosto, às 20h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador. Tendo como ponto de partida a pesquisa “Corpo Tambor: Um Novo Olhar da Dança de Expressão Negra”, metodologia em dança fruto de vivências e experiências ao longo dos anos da diretora, seus referenciais são as culturas de matrizes estéticas negro-africanas na Bahia e a religião do Candomblé. Os ingressos podem ser adquiridos na plataforma Sympla ou na bilheteria.
Em cena, uma coreografia espiralar, composta por fragmentos de memórias amálgamas como pedras ancestrais de um amanhã. Sete intérpretes colocam em encruzilhada/palco as sonoridades expressivas de seus corpos, vindas em Diáspora. “Ancestralidade em Movimento” conjuga o passado com o presente e a reflexão sobre o futuro, em um diálogo entre a tradição e a contemporaneidade com a dança, música, história, imagem e poesia.

Foto: Ted Ferreira
Brenda Falcão, Cauã Borges, Isla Haiala, Joseh Jara, Maiane Mendes, Monalisa Azevedo e Uiliane Monteiro nos levam a caminhar no tempo, a mergulhar nas águas yabás das memórias, para nos reconhecer e resistir. A trilha sonora, que tem direção e produção de Gilberto Santiago, foi especialmente composta pelas mãos potentes de músicos-performers percussionistas – Lucas de Gal, Caroline Mota, ngelo Santiago e convidado Léo Jesus.
“É um espetáculo ritualístico dentro do universo holístico em que tudo gira em torno do cosmo que é o sentido do àse, onde o movimento do círculo representa a criação e a recriação de vida. São representações imagéticas onde se concentra o àse da nossa existência”, descreve a coreógrafa.
“Dançar é performar, inscrever. (…) Nas culturas predominantemente orais e vivenciais, como as africanas e as indígenas, o corpo é, por excelência, local e ambiente da memória”, concebe a dramaturga, poeta e ensaísta carioca – residente em Belo Horizonte, Leda Maria Martins. Edileuza Santos comenta que a obra é consequência de um processo criativo colaborativo, em que cada intérprete se conecta com o corpo ancestral e suas poéticas que formam as suas identidades.
Uma musicalidade espiralar, que traz os sons dos couros em soma com sintetizadores e cordas eletrônicas da contemporaneidade, a partir dos corpos em movimento dos intérpretes. O diretor musical Gilberto Santiago, também músico da obra, diz que todo o processo criativo se deu através de uma imersão sensorial, onde sempre havia uma carga emocional importante, acompanhando com o olhar, aos movimentos da dança.
“O deixar- se levar pelos gestos e expressões dos dançarinos, pela condução falada da coreógrafa, pelos pontos enfatizados por ela, bem como pela constante presença de um cantar ritmado, com o qual ela conduzia as aulas e muitas vezes, gestos da cena. O uso por parte dela, de expressões vibrantes e metáforas em representação aos movimentos e cenas, também alimentou a criatividade e imaginação musical”, conta o músico.
SOBRE O GRUPO
O GDC – Grupo de Dança Contemporânea da UFBA é um programa permanente da Escola de Dança, que surgiu em 1965, pelas mãos de professores e alunos, dentre eles Rolf Geleweski e Clyde Morgan. O referido grupo funciona como um espaço pedagógico complementar na formação dos alunos de graduação e conta com o apoio institucional da Pró Reitoria de Extensão. Vale pontuar que, atualmente, a Escola de Dança da UFBA é dirigida pelo coreógrafo e professor Antrifo Sanches e Gilsamara Moura.
Antrifo Sanches comenta que o espetáculo do Grupo de Dança Contemporânea (GDC) “fala de Áfricas e ancestralidades para reconhecermos nossa Bahia preta, impelindo à Dança Contemporânea um espaço onde artistas interpretam e reinterpretam a noção de passado, presente e futuro, promovendo uma compreensão dinâmica de identidades culturais. Falar de ancestralidade africana no GDC é repensar estereótipos da Dança Contemporânea e também celebrar a diversidade e a riqueza das histórias humanas”.
Serviço
O quê: “Ancestralidade em Movimento”, espetáculo do Grupo de Dança Contemporânea da UFBA
Quando: 20, 21, 22 e 23 de agosto (terça a sexta-feira), às 20h
Onde: Sala do Coro do Teatro Castro Alves (Campo Grande)
Ingressos – R$20 (inteira) e R$ 10 (meia), disponíveis com compra na plataforma Sympla e na bilheteria do teatro
Mais informações – perfil Instagram @ancestralidade_emmovimento
Dança
Focus Cia de Dança celebra 25 anos em Salvador
A Focus Cia de Dança celebra 25 anos de trajetória com apresentações em Salvador, integrando a Circulação Petrobras Focus 25 anos. Nos dias 27 e 28 de novembro, às 20h, o Teatro Sesc Casa do Comércio recebe o espetáculo “Entre a Pele e a Alma”, dirigido e coreografado por Alex Neoral. Inspirada em O Jardim das Delícias Terrenas, de Bosch, a obra traz a voz de Ney Matogrosso como elemento central da trilha sonora.
Já nos dias 19 e 29 de novembro, às 16h, a companhia leva às ruas do Centro Histórico a performance gratuita “Trupe”, um cortejo dançado que homenageia artistas mambembes e transforma o espaço urbano em cena viva e compartilhada.
“Chegamos às bodas de prata! São 25 anos de muito trabalho e contribuição à dança contemporânea. Nada disso teria sentido sem o público e o patrocínio exclusivo da Petrobras”, afirma Alex Neoral.
Com cenografia monumental e figurinos de João Pimenta, “Entre a Pele e a Alma” propõe uma imersão sensorial marcada por dilemas humanos e celebra o corpo como expressão de liberdade. “É lindo admirar o corpo íntegro e pleno dos bailarinos. É parte da natureza do que nós somos”, comenta Ney Matogrosso.
A gestora e cofundadora Tati Garcias destaca que o patrocínio da Petrobras é fundamental para manter o alto nível técnico e artístico da companhia.
“A dança precisa de energia, fôlego e resistência e é isso que a Focus mantém há 25 anos.”
Com 26 obras e apresentações em mais de 100 cidades do Brasil e do exterior, a companhia se consagrou como uma das mais importantes da dança contemporânea nacional.
SERVIÇO:
Trupe – Terreiro de Jesus
Dias 19 e 29 de novembro, às 16h
Gratuito| Duração: 35 minutos
Entre a Pele e a Alma – Teatro Sesc Casa do Comércio
Dias 27 e 28 de novembro, às 20h
R$ 20 (inteira) | R$ 10 (meia)
Av. Tancredo Neves, 1109 – Pituba, Salvador
Ingressos: Sympla
Colaboradores da Petrobras têm 50% de desconto com crachá.
Dança
Jornada de Dança da Bahia celebra 15 anos em Salvador
A 15ª Jornada de Dança da Bahia acontece de 19 a 23 de novembro, em Salvador, com o lema “Danço o Que Sou”. A programação inclui oito espetáculos, 12 cenas coreográficas, residência artística e workshop internacionais e o 11º Fórum de Educadores de Dança, em locais como o Espaço Xisto Bahia, a Escola de Dança da UFBA e o Largo de Santo Antônio Além do Carmo. Todas as atividades têm acessibilidade e ingressos gratuitos ou a preços populares.
Produzido pelo Mantra Centro de Dança e realizado pela Escola Contemporânea de Dança e o Ministério da Cultura, o evento é dirigido pela bailarina Fatima Suarez. Inspirada nos ideais de Isadora Duncan, considerada a mãe da dança moderna, a Jornada celebra a liberdade e a expressão do corpo como arte sagrada e popular.
“Dançaremos todos tudo o que somos, num grande encontro de dança, amor e alegria”, convida Fatima Suarez.
Além da mostra artística, o festival apresenta o 11º Fórum de Educadores de Dança, voltado para professores e estudantes, e o Workshop Internacional na Técnica de Isadora Duncan, com Lori Belilove (EUA) e Fatima Suarez (BA). A programação ainda inclui o Movimento Lúcido, residência internacional conduzida pelo coreógrafo Lucio A. Baglivo (Argentina/Espanha), com culminância no Largo do Santo Antônio, em uma grande intervenção urbana gratuita.
Comprometida com a formação continuada, a Jornada mantém ações durante todo o ano, como a Formação Itinerante de Professores de Dança, que já passou por mais de 30 cidades brasileiras.
“A Jornada é um espaço de aprendizado e troca. Celebramos a dança em sua pluralidade, unindo gerações e estilos”, afirma Fatima Suarez.
O evento conta com apoio da Brasil PCH Santa Fé, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, Governo do Estado da Bahia, Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura da Bahia, Programa Ibercena, Funarte e Isadora Duncan Dance Foundation.
SERVIÇO:
15ª Jornada de Dança da Bahia – “Danço o Que Sou”
Espaço Xisto Bahia, Escola de Dança da UFBA e Largo do Santo Antônio Além do Carmo – Salvador (BA)
19 a 23 de novembro de 2025
Ingressos gratuitos ou a preços populares (R$ 40 / R$ 20)
Programação completa: www.jornadadedancadabahia.com
Vendas: www.sympla.com.br/jornada
Dança
Bailarina Gabriella Assis leva a Bahia pra Victoria Academy of Ballet
Nascida em Salvador, a bailarina Gabriella Assis, 19 anos, se prepara para desembarcar na Victoria Academy of Ballet, Canadá. Aprovada em maio, ela conquistou uma bolsa de estudos na instituição e ainda espera a liberação do visto para iniciar o programa de três anos, voltado à formação de jovens bailarinos para companhias profissionais.
Para ela, essa é uma das maiores experiências de sua carreira.
“Quero que meninas e meninos negros saibam que também há lugar para eles nos palcos.”
Uma mulher negra, ela foge dos padrões e com isso transforma em potência aquilo que muitos enxergavam como obstáculo.

“Meu sonho é representar a Bahia pelo mundo e abrir portas para quem vem depois de mim”, diz.
O balé entrou em sua vida aos três anos de idade e rapidamente deixou de ser apenas uma atividade infantil para se tornar vocação. Já participou de festivais nacionais e internacionais, além de formação em diferentes estilos. Gabriella também concluiu todos os exames da Royal Academy of Dance, método inglês reconhecido mundialmente.
A mãe, Mariane Assis, é testemunha dessa trajetória.
“Estou ao lado de Gabriella em cada ensaio, cada prova e cada lágrima. Essa conquista não é só dela, é de todas as meninas que acreditam que podem estar em qualquer palco do mundo”, afirma.
Mas o caminho foi árduo. A bailarina enfrentou dúvidas alheias, cobranças mais duras e até negativas de visto nos Estados Unidos, mesmo após aprovações em audições.

Para a professora Juliana De Vecchi, da Ebateca Pituba, o esforço da aluna sempre foi notável: “Ela precisou se dedicar três vezes mais. Hoje inspira por ser uma bailarina preta que desafia padrões e mostra que há espaço para diferentes corpos na dança.”
O bailarino profissional Emerson Nascimento, um dos seus maiores incentivadores, reforça: “Quando conheci Gabi, vi aquela dedicação no olhar. Muitas meninas pretas podem trilhar esse caminho também. Quando uma consegue, todas conseguem.”
A bailarina Gabriella Assis já conta com patrocínio da Secretaria de Cultura da Bahia, mas os recursos ainda não cobrem os três anos no Canadá, e ela faz apelo por novos parceiros.
Mais que uma realização pessoal, Gabriella encara a conquista como responsabilidade coletiva. Após concluir a formação, pretende voltar à Bahia para compartilhar o aprendiizado com meninas e meninos negros da comunidade, honrando o compromisso firmado com a Secult.
“Ser diferente não é limite, é potência. Cada conquista minha é também de quem vem depois”, resume.
Conheça Gabiella Assis: @assis.gabriella06
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