AfroEmpreendedorismo
Edital Impacto Black prorroga inscrições até dia 19 de agosto
O Edital Impacto Black prorroga as inscrições até o dia 19 de agosto. Lançado pelo Instituto Feira Preta, realizador do maior festival de cultura e empreendedorismo negro da América Latina, em parceria com a PepsiCo, a Fundação PepsiCo e a DORITOS®, o edital visa impulsionar a atuação de instituições, coletivos e projetos sociais sem fins lucrativos liderados por pessoas negras. A iniciativa receberá um investimento de R$ 1 milhão de reais e coloca a serviço das organizações sua expertise com ações sociais negras por meio de metodologia própria do Instituto, o Afrolab, um ciclo formativo com foco no fortalecimento institucional de diferentes projetos liderados por pessoas negras.
O projeto selecionará 10 propostas que atuam em território brasileiro e desempenham papel crucial na promoção de pessoas pretas e/ou comunidades em situação de vulnerabilidade. Os selecionados receberão aporte financeiro, treinamentos e capacitação. Além disso, as respectivas lideranças participarão de uma trilha de desenvolvimento institucional e pessoal por meio de um programa de mentoria, com duração de um ano, que será ministrado por especialistas.
O Instituto Feira Preta contribuiu na mentoria e na aplicação metodológica para orientar os cursos de capacitação que serão ministrados para os projetos selecionados. “Ainda não é todo o mercado que atua como poderia, mas, algumas marcas, sim. As construções que têm sido feitas com PepsiCo e DORITOS®, seja no Festival Feira Preta, que converge várias iniciativas de fomento ao empreendedorismo negro, ou no edital Impacto Black, evidenciam que a co-existência, e, consequentemente, a co-criação e a co-realização são o caminho para entregar impacto concreto. Celebro muito essa parceria”, afirma Adriana Barbosa, diretora executiva do Instituto Feira Preta.
“A iniciativa Impacto Black identifica e celebra organizações e lideranças negras sem fins lucrativos que estão transformando suas comunidades, promovendo inclusão e gerando efeito social local e duradouro. O Impacto Black vem para amplificar vozes e aumentar a presença de pautas propositivas na periferia e nos centros urbanos”, afirma C.D Glin, presidente da Fundação PepsiCo.
Ao realizar a inscrição, a organização deve apresentar um plano resumido de como o recurso vai impulsionar a sua atuação, considerando estratégia, principais objetivos e desafios do contexto e território em que está inserida. Os participantes serão avaliados pela equipe do Instituto Feira Preta e o resultado será divulgado ao longo do mês de agosto.
Os critérios de participação são os seguintes: ser uma organização da sociedade civil (ONGs, associações, movimentos, coletivos); estar ativa e formalizada (registrado como pessoa jurídica sem fins lucrativos) há pelo menos um ano; ser, necessariamente, fundada ou liderada por pessoas pretas; a diretoria deve ter, pelo menos, 50% de pessoas pretas conforme a autodeclaração étnico-racial, segundo a classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As inscrições para o programa são gratuitas e válidas para todo o Brasil e poderão ser realizadas até às 17h59, horário de Brasília do dia 19/08, pela plataforma Prosas através do link.
Sobre o Instituto Feira Preta
Acelerador do empreendedorismo negro no Brasil. É a evolução da experiência de 22 anos do Festival Feira Preta, que em 2024 realizou sua maior edição no Parque Ibirapuera para 60 mil pessoas, com circulação monetária direta nas mãos de empreendedores negros de R$ 1,3 milhão. Fundado por Adriana Barbosa, considerada uma das negras com menos de 40 anos mais influentes do mundo, primeira mulher negra entre os Inovadores Sociais do Mundo no Ano pelo Fórum Econômico Mundial e única brasileira em lista da revista americana TIME sobre pessoas negras que impactam positivamente questões raciais.
AfroEmpreendedorismo
Empreendedora Cynthia Paixão integra ‘A Feira TALKS’
A CEO da Afrocentrados, Cynthia Paixão, faz uma participação especial no “A Feira TALKS”, evento de networking e desenvolvimento profissional que reúne mulheres de sucesso do cenário baiano, no próximo dia 8 de setembro. O encontro que tem como objetivo compartilhar experiências que inspirem o protagonismo feminino em diversos setores, acontece na Cafeteria Botânica, Ruas das Hortências, 478, Pituba.
No domingo, Cynthia debaterá o tema “O sonho de sucesso coletivo x os desafios do gerir uma comunidade feminina”, a convite da Estrategista de Imagem Cecília Cadile. A conversa explora assuntos como liderança, desafios para manter empreendimentos colaborativos, os preconceitos enfrentados pela comunidade feminina afroempreendedora, o conceito de sucesso coletivo dentro de comunidades empreendedoras, dentre outros.
Junto à empreendedora estará Renata Silva, terapeuta e psicóloga das mulheres de negócios, com o tema “Entre as Realizações e Frustrações: Construindo um Lugar de Equilíbrio para as Mulheres”. O objetivo da conversa é oferecer insights e estratégias para as mulheres lidarem com as frustrações e desafios do empreendedorismo, especialmente ao gerirem ou participarem de comunidades empreendedoras femininas.
“No ‘A Feira TALKS’, teremos a oportunidade de trocar experiências e estimular o empreendedorismo e protagonismo feminino em diversos setores. Assim, poder falar sobre a Afrocentrados e minhas vivências enquanto empreendedora é muito positivo, principalmente por ser um lugar destinado a criar novas conexões. Minha expectativa é de um evento que contribua para o desenvolvimento pessoal dessas mulheres, fornecendo os direcionamentos necessários”, destaca Cynthia Paixão.
O evento conta ainda com outras duas convidadas. No sábado, dia 07, a mentora de negócios Rebeca Rosa conversa sobre “Produtividade Para Todas – Um olhar para além da sobrevivência”, e Camila Reis, CEO da Óleos da Mi e mentora de vendas, fala sobre “Quanto Vale o seu Propósito? – Superando obstáculos e explorando novos horizontes”.
Com entrada a R$80,00, o encontro é voltado para mulheres empreendedoras e profissionais de Salvador que expõem seus produtos em feiras, como a Feira da Cidade, além de lojas colaborativas. O “A Feira TALKS” é assinado pela Feira da Cidade, com produção da Agência Agosto, e coprodução da Cadile Curadoria e Consultoria de Imagem e Cafeteria Botânica.
AfroEmpreendedorismo
Mercado Iaô Primavera encerra inscrições nesta quinta-feira (22)
As inscrições para empreendedores de moda, artesanato, alimentação e serviços criativos, interessados em expor seus produtos no Mercado Iaô Primavera, encerram nesta quinta-feira (22). A terceira edição do evento acontece no dia 29 de setembro, das 10h às 20h, na sede da Fábrica Cultural, na Ribeira. As inscrições podem ser efetuadas através do preenchimento do formulário, disponível no site da Fábrica Cultural: fabricacultural.org.br
A seleção levará em conta os produtos que refletem as tradições culturais baianas, trazendo elementos que celebrem essa herança rica e diversificada, além da originalidade e a criatividade, que também serão fatores determinantes. Após o período de inscrições, será iniciado o processo de seleção em duas etapas. Na primeira, os empreendimentos pré-selecionados deverão apresentar seus produtos, em data e hora marcada, na Fábrica Cultural. No final deste processo, será publicada a lista final dos expositores selecionados.
Os escolhidos terão a oportunidade de exporem e comercializarem seus produtos. Durante o evento, os empreendedores devem apresentar produtos que serão comercializados na forma original apresentada na inscrição. O Mercado Iaô Primavera é uma proposta para empreendedores conectar-se com novos clientes e fazer parte de um evento vibrante que celebra a economia criativa e o empreendedorismo local.
Mercado Iaô é um Centro de Arte, de Educação, de Cultura e de Negócios Criativos. Localizado na Península de Itapagipe, em Salvador, Bahia, surge com a desafiadora meta de se constituir como um espaço de referência para o Artesanato e para a Cultura da Bahia, na busca por maior inclusão social, desenvolvimento sustentável e responsabilidade social. O objetivo é contribuir para o fomento da Economia Criativa, criando vitrines e oportunidades de comercialização para os segmentos do artesanato, ideias criativas, marcas baianas, gastronomia e artístico.
AfroEmpreendedorismo
Agosto da Igualdade celebra legado da Revolta dos Búzios
“A Revolta dos Búzios é um símbolo da luta do povo negro pela liberdade e igualdade, e a programação deste mês vem para honrar essa história de resistência, reforçando nosso compromisso com a promoção da igualdade de direitos e o respeito à diversidade”, destaca a titular da Sepromi, Ângela Guimarães.