Connect with us

AfroEmpreendedorismo

Edital Impacto Black prorroga inscrições até dia 19 de agosto

Avatar

Publicado

on

Foto: Divulgação

O Edital Impacto Black prorroga as inscrições até o dia 19 de agosto. Lançado pelo Instituto Feira Preta, realizador do maior festival de cultura e empreendedorismo negro da América Latina, em parceria com a PepsiCo, a Fundação PepsiCo e a DORITOS®, o edital visa impulsionar a atuação de instituições, coletivos e projetos sociais sem fins lucrativos liderados por pessoas negras. A iniciativa receberá um investimento de R$ 1 milhão de reais e coloca a serviço das organizações sua expertise com ações sociais negras por meio de metodologia própria do Instituto, o Afrolab, um ciclo formativo com foco no fortalecimento institucional de diferentes projetos liderados por pessoas negras.

O projeto selecionará 10 propostas que atuam em território brasileiro e desempenham papel crucial na promoção de pessoas pretas e/ou comunidades em situação de vulnerabilidade. Os selecionados receberão aporte financeiro, treinamentos e capacitação. Além disso, as respectivas lideranças participarão de uma trilha de desenvolvimento institucional e pessoal por meio de um programa de mentoria, com duração de um ano, que será ministrado por especialistas.

O Instituto Feira Preta contribuiu na mentoria e na aplicação metodológica para orientar os cursos de capacitação que serão ministrados para os projetos selecionados. “Ainda não é todo o mercado que atua como poderia, mas, algumas marcas, sim. As construções que têm sido feitas com PepsiCo e DORITOS®, seja no Festival Feira Preta, que converge várias iniciativas de fomento ao empreendedorismo negro, ou no edital Impacto Black, evidenciam que a co-existência, e, consequentemente, a co-criação e a co-realização são o caminho para entregar impacto concreto. Celebro muito essa parceria”, afirma Adriana Barbosa, diretora executiva do Instituto Feira Preta.

“A iniciativa Impacto Black identifica e celebra organizações e lideranças negras sem fins lucrativos que estão transformando suas comunidades, promovendo inclusão e gerando efeito social local e duradouro. O Impacto Black vem para amplificar vozes e aumentar a presença de pautas propositivas na periferia e nos centros urbanos”, afirma C.D Glin, presidente da Fundação PepsiCo.

Ao realizar a inscrição, a organização deve apresentar um plano resumido de como o recurso vai impulsionar a sua atuação, considerando estratégia, principais objetivos e desafios do contexto e território em que está inserida. Os participantes serão avaliados pela equipe do Instituto Feira Preta e o resultado será divulgado ao longo do mês de agosto.

Os critérios de participação são os seguintes: ser uma organização da sociedade civil (ONGs, associações, movimentos, coletivos); estar ativa e formalizada (registrado como pessoa jurídica sem fins lucrativos) há pelo menos um ano; ser, necessariamente, fundada ou liderada por pessoas pretas; a diretoria deve ter, pelo menos, 50% de pessoas pretas conforme a autodeclaração étnico-racial, segundo a classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As inscrições para o programa são gratuitas e válidas para todo o Brasil e poderão ser realizadas até às 17h59, horário de Brasília do dia 19/08, pela plataforma Prosas através do link.

Sobre o Instituto Feira Preta

Acelerador do empreendedorismo negro no Brasil. É a evolução da experiência de 22 anos do Festival Feira Preta, que em 2024 realizou sua maior edição no Parque Ibirapuera para 60 mil pessoas, com circulação monetária direta nas mãos de empreendedores negros de R$ 1,3 milhão. Fundado por Adriana Barbosa, considerada uma das negras com menos de 40 anos mais influentes do mundo, primeira mulher negra entre os Inovadores Sociais do Mundo no Ano pelo Fórum Econômico Mundial e única brasileira em lista da revista americana TIME sobre pessoas negras que impactam positivamente questões raciais.

 

AfroEmpreendedorismo

Nell Araújo, gestor cultural do Teatroescola, participa de painel no Rio de Janeiro

Ana Paula Nobre

Publicado

on

Foto: Divulgação

A convite da Fundação Roberto Marinho, o gestor cultural Nell Araújo, do Teatroescola, vai participar da 2ª edição do Co.liga Fest, evento que promove reflexões sobre economia criativa, dia 19 de dezembro, no Museu de Arte do Rio (MAR).

Ao lado de Cláudia Leitão, secretária nacional de Economia Criativa do Governo Federal e do também palestrante Junior Perim, Nell integrará a mesa de discussão sobre os desafios e oportunidades no campo da economia criativa. O coordenador de projetos do Teatroescola, Mateus Estrela, também acompanhará o evento.

O Co.liga Fest reúne, nos dias 18 e 19 de dezembro de 2024, 50 entidades da rede co.ligada para oficinas, painéis de discussão e planejamento estratégico de atividades para o próximo ano.

Promovido pela Co.liga, escola livre de Tecnologia, Cultura e Economia Criativa de abrangência nacional, o encontro visa fortalecer o diálogo entre atores do setor e ampliar a inclusão produtiva das juventudes brasileiras.

A iniciativa é da Fundação Roberto Marinho e da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), com apoio do Museu de Arte do Rio e da Gol Linhas Aéreas.

Com uma programação diversa, o evento é uma oportunidade de convergência de ideias e práticas voltadas para o fomento da economia criativa no Brasil.

Durante o painel de discussão, que acontece na manhã do dia 19 de dezembro, os convidados abordarão temas fundamentais para o desenvolvimento do setor, incluindo a valorização de saberes, o papel da juventude e as possibilidades de inclusão social e produtiva através da cultura e da tecnologia.

Continue Reading

AfroEmpreendedorismo

3ª edição do Empreender Ayala acontece na Sede do Ilê Aiyê

Ana Paula Nobre

Publicado

on

Letícia Sotero | Foto: Everton Carvalho

A 3ª edição do Empreender Ayala, evento realizado pelo Instituto da Mulher Negra Mãe Hilda Jitolu, acontece na Sede do Ilê Aiyê, na Senzala do Barro Preto, Curuzu, entre os dias 13 e 15 de dezembro (sexta-feira a domingo), para fomentar o empreendedorismo negro através de oficinas e atividades com profissionais de diversas áreas. Entre eles está Letícia Sotero, sócia-diretora da agência Asminas Conteúdo Digital, que vai conduzir uma oficina no dia 13 (sexta-feira), às 15h, com o tema “Impacto e Desafios na Era Digital: O Papel dos Criadores de Conteúdo nas Estratégias das Marcas”. A imersão é gratuita e para participar é preciso fazer a inscrição através do formulário aqui.

Letícia, que é comunicadora e estrategista, discutirá com os participantes de que forma o trabalho dos criadores de conteúdo impactam nas estratégias das marcas, assim como apresentar os principais desafios presentes atualmente no ambiente digital e os impactos gerados. “Conhecimento bom é aquele que se compartilha. Para mim, é extremamente gratificante dividir o que venho realizando com Asminas, sobretudo com pessoas negras e nesse projeto que atuamos como parceiros ajudando a fazer acontecer junto. Levar informação para os nossos é algo que a agência tem como prioridade”, destaca Letícia.

Valéria Lima | Foto: Maiara Cerqueira

Nomes como Dete Lima, estilista do Ilê Aiyê, a economista Karina Dórea e a administradora Luciana Buck compõem a programação do projeto que conta com o apoio da BrazilFoundation, através do Fundo de Empreendedorismo Negro, que fundamenta OSCs aceleradoras de empreendimentos de pessoas negras; da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), do Governo do Estado da Bahia; da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), da Prefeitura de Salvador e da agência Asminas Conteúdo Digital.

Programação completa 

13/12/2024 – 14h30

Abertura Empreender Ayala – Valéria Lima

Valéria Lima é Jornalista e Mestre em Estudos Étnicos e Africanos. Nasceu no bairro do Curuzu, um dos bairros mais negros da capital baiana. É idealizadora e Diretora-executiva do Instituto da Mulher Negra Mãe Hilda Jitolu, editora-chefe do Portal Correio Nagô e Diretora de Comunicação do Instituto Mídia Étnica.

15h

Oficina Impacto e Desafios na Era Digital: O Papel dos Criadores de Conteúdo nas Estratégias das Marcas, com Letícia Sotero

Letícia Sotero

16h30

Oficina de Turbante, Dete Lima

Dete Lima, nascida no Curuzu, no Terreiro Kwê Acé Jitolu, filha biológica de Mãe Hilda Jitolu, começou sua arte no terreiro da sua mãe, e ganhou destaque no Ilê Aiyê, onde atua até os dias atuais, e é responsável por toda estética do Bloco. Além disso, Dete trabalha com painéis e bonecas de orixás, com amarrações, turbantes e tranças. Tem seu ateliê situado no Curuzu, onde desenvolve sua arte.

14/12/2024 – 9h

A importância do Planejamento Financeiro para o Empreendedorismo Feminino, com Karina Dórea

Economista, Planejadora Financeira e Especialista em Investimentos. Membro do Coletivo Caixa Preta – Caixa Econômica.

10h40

Quero empreender, e agora?, com Luciana Buck

Luciana Buck é administradora (UFBA), mestre em estratégia empresarial (Unifacs), mérito acadêmico no Business Strategy and Marketing Management na CUOA Business School (Itália), Master Player formação Prospecta e multiplicadora do Instituto Libertas. Professora universitária a 16 anos, empreendedora desde os 21 anos, acumula também experiência como executiva de grupos nacionais.

14h

Oficina de Realezas, Alice Rodrigues

“Multiartista”, formada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (UCSAL), Licenciatura em Dança – (UFBA) e Técnica em Dança  (Funceb). Fotógrafa e artista da dança, hoje abraça a Direção de Fotografia como motivação para se aprofundar no cinema. Atuou como Diretora de Fotografia da série “”OWÈ- Um papo entre gerações de Suellen Massena (2022); Diretora de Fotografia, Roteirista e Montadora do filme de dança “Coração” da Reforma Cia de Dança (2022); Diretora de Fotografia do filme “TUMARACÁ” do diretor Icaro Ramos (2021); Selecionada para compor o Laboratório Afrofuturista de Narrativas Cinematográficas do Gato Mídia;

15h30

Oficina de Dança Afro, com Daiana Ribeiro

Mulher negra, soteropolitana, empreendedora, persistente e sempre corre atrás  dos seus sonhos.

Começou a dançar profissionalmente aos 18 anos, passando por alguns  Escolas de Dança como: Ballet Cultural de Origens Africanas (2000 a 2010);

Fundação Balé Folclórico  da Bahia- Curso de formação em dança  do Balé Folclórico  da Bahia (2009-2010).

Tornando-se Deusa do Ébano do Ilê Aiyê em 2013 (passando a fazer parte do quadro de educadores da instituição no ano de 2017 e vem atuando com arte educadora  em vários  projetos sociais como Blocos Afros na Comunidade, Ilê Aiyê  In Maricá, Band’Erê e Convivendo & Aprendendo (atuando no período de 2022 a 2023).

16h30

Apresentação cultural – Band’Erê

A Band’Erê é uma tecnologia social do Ilê Aiyê que, desde 1992, forma crianças e jovens de 8 a 17 anos para a vida, com educação antirracista e valorização da cultura negra. O programa vai além da arte e música, promovendo cidadania e inclusão política, econômica e social.

15/12/2024 – 13h

Vivência: Aromaterapia para o Empoderamento de Mulheres Negras, Tamires Kamini

Mãe de 2 e baiana, Kamini é especialista em aromaterapia e herbalismo natural, com 14 anos de experiência. Seu propósito é proporcionar conexão profunda entre mulheres e plantas através de óleos essenciais, resgatando práticas ancestrais de cura. Como alquimista natural, cria produtos aromaterapêuticos e incensos naturais para promover equilíbrio, saúde e bem estar.

15h

Apresentação Cultural – Samba de Pretas

Samba de Pretas é um grupo musical que leva no seu nome a ancestralidade e força das mulheres pretas. Formada em julho de 2022 através de um samba de mesa convocado pelo antigo Bar das Pretas, reúne jovens mulheres pretas com a música como caminho. Desde sua primeira formação a banda conta com um repertório que mescla o samba de roda, o pagode, o samba raiz e releituras de músicas da MPB trazendo uma roupagem original que passa pelo samba e outros gêneros musicais ancestrais, como o ijexá.

Em seu um ano de formação, a banda conta com participações em programas de televisão e rádio, como o Mosaico baiano e a Band Mulher, em eventos artísticos, como o Casa mulher com a palavras, além de apresentações semanais em bares, praças e eventos da cidade de Salvador.

Na sua atual formação conta com as percussionistas Dara Aragão, Juli Oliveira, Theo Morena,  e Jaque Cruz, com a violonista Mel Sacramento, a cavaquinista e bandolinista Zhaylla Gois e com a cantora Maria Fernanda Cardoso.

Serviço

O quê:“3ª edição do Empreender Ayala

Quando: De 13 a 15 de dezembro (sexta-feira a domingo)

Onde: Senzala do Barro Preto – Rua Curuzu, 228, Curuzu (Sede do Ilê Aiyê)

Inscrições no link

Continue Reading

AfroEmpreendedorismo

Mercado Iaô celebra 10 anos de valorização da economia criativa

Jamile Menezes

Publicado

on

Foto: Victor Fernandez

O Festival Mercado Iaô – 10 anos acontece de 13 a 15 de dezembro (sexta-feira a domingo), na Fábrica Cultural, na Ribeira. São dez anos movimentando a economia criativa e valorizando o trabalho de empreendedores baianos. É comemorando uma década de transformações sociais na economia criativa que o Mercado Iaô realiza seu evento celebrativo essa semana. A programação gratuita inclui encontros, painéis, feira e apresentações artísticas.

No domingo (15) o dia será inteiro de programação, começando às 10h com mais de 100 empreendedores criativos que irão expor e comercializar produtos de moda, beleza e autocuidado, artesanato, decoração, acessórios e gastronomia. Durante todo o dia, o Festival receberá diversas manifestações culturais. Fechando as atividades, o público poderá contar com show do maestro Luciano Calazans, convidando Carlinhos Brown, Daniela Mercury e a Banda Mel.

Foto: Victor Fernandez

Organizações Sociais
O evento começa nesta sexta-feira (13) convocando organizações sociais, associações, grupos e coletivos socioculturais para o evento “Organizações sociais e os impactos em seu território”, que contará com uma fala motivadora de Rachel Gadelha, Diretora Presidenta do Instituto Dragão do Mar, de Fortaleza (CE).

Neste encontro inicial, reservado para convidados, a expectativa é reunir cerca de 50 entidades da para um grande encontro de reconhecimento, com diálogo, troca de experiências e compartilhamento de ideias. O momento contará com um jantar comemorativo e um pocket show de Mateus Aleluia.

Empreendedores 

No sábado (14), o painel “Empreendimentos criativos: ampliando oportunidades para 2025” será um espaço aberto ao público e dedicado aos empreendimentos criativos. A atividade acontece das 10h às 12h e contará com fala inspiradora do empreendedor criativo Júnior Rocha, da marca de moda Meninos Rei, e com painel formado por Geovana Andrade, especialista em marketing e branding e membro da comunidade Forbes Black; Fábio Almeida, Consultor, supervisor comercial e CEO da Stylo Acessórios e Dandara Lopes, comunicóloga, agente de Inovação no Sebrae e membro da Rede Emunde de Empreendimentos Étnicos.

Mercado Iaô
Iniciativa da Associação Fábrica Cultural, o Mercado Iaô surgiu em 2014 com o propósito de impulsionar o empreendedorismo criativo em Salvador, sobretudo no território da Península de Itapagipe. Seu objetivo principal é contribuir para o fomento da Economia Criativa, criando vitrines e oportunidades de comercialização para os segmentos do artesanato, ideias criativas, marcas baianas, gastronomia e artístico.

Em dez anos, o projeto se consolidou não só alavancando empreendimentos criativos, como também reposicionando a Cidade Baixa no roteiro cultural e turístico de Salvador, atraindo, anualmente em suas edições, milhares de pessoas entre baianos e turistas. O Mercado Iaô é um Centro de Arte, Educação, Cultura e Negócios Criativos, localizado na Península de Itapagipe, em Salvador. O projeto abriga o Mercado Iaô Verão, Iaô Junino e Mercado Iaô Itinerante.

“O Mercado Iaô é uma construção potente que protagoniza os empreendimentos criativos de Salvador e da Península de Itapagipe, oportunizando e incentivando esses negócios. Temos muitas histórias de sucesso que foram fortalecidas por essa iniciativa ao longo desses dez anos. Estamos muito felizes em poder celebrar esse marco com esse chamamento à toda comunidade”, destaca Jaqueline Azevedo, diretora geral da Fábrica Cultural, associação que realiza o projeto.

O Festival Mercado Iaô – 10 Anos é uma realização da Fábrica Cultural e Rede Iaô com o patrocínio da BahiaGás. O evento é dedicado à promoção de pequenos e médios negócios, em que empreendedores têm a oportunidade de mostrar suas criações, fazer networking e conquistar novos clientes. O Mercado Iaô é um Centro de Arte, Educação, Cultura e Negócios Criativos, localizado na Península de Itapagipe, em Salvador. O projeto abriga o Mercado Iaô Verão, Iaô Junino e Mercado Iaô Itinerante.

Serviço

Festival Mercado Iaô – 10 anos
Data: 13 a 15 de dezembro (sexta-feira a domingo)
Programação
13/12 (sexta-feira)_16h – para convidados | Encontro “Organizações sociais e os impactos em seu território”, jantar comemorativo e pocket show de Mateus Aleluia;
14/12 (sábado)_10h às 12h – aberto ao público e gratuito | Painel “Empreendimentos criativos: ampliando oportunidades para 2025”, com Junior Rocha/Meninos Rei, Geovana Andrade, Fábio Almeida e Dandara Lopes;
15/12 (domingo)_10h às 22h – aberto ao público e gratuito | 10h – Feira Criativa; 14h – Cortejo Iaô, com Yayá Muxima; 16h – Cortejo Iaô, com Jorge Fogueirão; 17h – Show Cortejo Afro; 18h30 – Luciano Calazans convida: Carlinhos Brown, Daniela Mercury e Banda Mel.

 

 

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA