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Teatro

12º edição do Festival A Cena Tá Preta destaca Bando de Teatro Olodum

Ana Paula Nobre

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Festival A Cena Tá Preta
A Casa Encantada, direção de Cássia Valle - Foto: Divulgação

Entre os dias 05 e 08 de setembro, acontece em Salvador a 12ª edição do Festival de Arte Negra A Cena Tá Preta, reunindo talentos das artes negras do Brasil, no teatro, na dança, no audiovisual e demais linguagens da performance. Em destaque, produções dos artistas do Bando de Teatro Olodum, que além de manterem a mais longeva companhia de teatro negro do país, ainda atuam em outros trabalhos artísticos que integram a programação do Festival. Com exceção dos espetáculos teatrais que terão preços populares a R$30,00 e R$15,00 (meia entrada), toda a programação é gratuita.

O público poderá conferir o desempenho do elenco do Bando, nacionalmente conhecidos por sucessos como Ó Paí, Ó, em outras funções como a direção, a dramaturgia, a produção poética e até na gastronomia. Além do Bando, artistas negros em destaque no cenário nacional estarão presentes no Festival, ocupando todo o Quarteirão das Artes, que é formado pelo Pátio Iyá Nassô, o Teatro Gregório de Mattos, o Espaço Boca de Brasa Centro, o Café-Teatro Nilda Spencer e o Espaço Cultural da Barroquinha.

Ilê Aiyê – Foto: Divulgação

Abertura com participação do Olodum

A abertura será no dia 05 de setembro, às 20h, com a revista musical Cabaré da Rrrrraça, um dos maiores sucessos do Bando de Teatro Olodum nesses 34 anos de trajetória da companhia, tendo como convidados especiais o Grupo Olodum. O espetáculo, criado em 1997 pelo Bando e pelo diretor Márcio Meirelles, antecipou os debates sobre a questão racial no Brasil, com humor, música e uma linguagem cênica própria do Bando. A montagem atual conta com direção de Cássia Valle, Valdinéia Soriano e Leno Sacramento, trio vencedor do Prêmio Braskem de Direção 2023, pelo espetáculo ‘Resistência Cabocla’.

Lázaro Ramos e Lucas Leto também participam do Festival

Com trabalhos de destaque no teatro, no cinema e na televisão, Lázaro irá compartilhar sua experiência de 30 anos de carreira, iniciada aos 15 anos no Bando de Teatro Olodum. A oficina é voltada para artistas em formação nas artes cênicas. Além disso, serão exibidos dois filmes dirigidos por Lázaro: ‘Medida Provisória’ (2022) e ‘Um ano inesquecível – Outono’ (2023), , além do documentário ‘Bando, um filme de’ (2018) sobre a trajetória da companhia.
Também egresso do Bando de Teatro Olodum, o ator Lucas Leto, destaque na telenovela Pantanal (Rede Globo), participa de uma mesa sobre os desafios compartilhados por artistas negros no teatro e no audiovisual.

Ayrá Soares – Foto: Divulgação

Show gratuito de encerramento com Ilê Aiyê e Ayrá

A cantora e compositora Ayrá Soares e os tambores do Ilê Aiyê, o mais antigo bloco afro do Carnaval da Bahia, vão encerrar a programação da 12º edição do Festival de Arte Negra A Cena Tá Preta, realizado pelo Bando de Teatro Olodum, entre os dias 05 e 08 de setembro, no Quarteirão das Artes, na Praça Castro Alves, Centro de Salvador.

O Festival de Arte Negra – A Cena Tá Preta XII, idealizado pelo Bando de Teatro Olodum e realizado pela Mil Produções Artísticas, tem patrocínio do Guaraná Antarctica e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda. Confira abaixo toda a programa gratuita, com exceção dos espetáculos que terão preços populares.

PROGRAMAÇÃO

05/09 (quinta-feira)
18h Videomapping no Pátio Iyá Nassô
20h Cabaré da Rrrraça do Bando de Teatro Olodum (Teatro), com participação do Grupo musical Olodum, no Espaço Cultural Barroquinha

06/09 (sexta-feira)
9h às 17h Oficina de Dramaturgia, com a roteirista Dione Carlos, no Espaço Boca de Brasa
17h Afrobapho (Performance) no Pátio Iyá Nassô
18h Fyah do Ódio e do Amor (Teatro), no Teatro Gregório de Mattos
18h Bando, um filme de, direção de Lázaro Ramos (Filme) no Pátio Iyá Nassô
20h O Grande Dia (Teatro), no Espaço Cultural Barroquinha
20h Santana (Teatro), no Teatro Gregório de Mattos

07/09 (sábado)
9h às 17h Oficina de Interpretação, com o ator, diretor e escritor Lázaro Ramos, no Espaço Boca de Brasa
17h Mesa: Teatro de Grupo e Audiovisual: Desafios Compartilhados, com Dione Carlos, Mabel Freitas e Lucas Leto. Mediação: Cassia Valle, no Espaço Cultural Barroquinha
18h Escarro Início (Teatro), no Teatro Gregório de Mattos
18h Sarau de Se7e + 1 (Performance) no Pátio Iyá Nassô
18h20 Um ano inesquecível – Outono, direção de Lázaro Ramos (Filme) no Pátio Iyá Nassô
20h Em busca de Judith (Teatro), no Teatro Gregório de Mattos
20h Balé Folclórico da Bahia (Dança), no Espaço Cultural Barroquinha

08/09 (domingo)
9h às 17h Oficina de Krump com o coreógrafo Bruno Duarte, no Espaço Boca de Brasa
12h Culinária Musical com o Afrochef Jorge Washington, no Café-Teatro Nilda Spencer
15h Casa Encantada (Teatro infantil), no Teatro Gregório de Mattos
17h Leitura Dramática: Por Elise, uma obra de Grace Passô, com direção de Dione Carlos no Espaço Cultural Barroquinha
18h Videomapping no Pátio Iyá Nassô
18h30 Ijó Dudu – Memórias da Dança Negra na Bahia, direção de José Carlos Arandiba, Zebrinha (Filme) no Pátio Iyá Nassô
19h Corpo em Cena: Solo Formigueiro, por Bruno Duarte e De Dentro, da Jorge Silva Cia de Dança (Dança), no Teatro Gregório de Mattos
20h: Show do Ilê Aiyê e Ayrá (Música), no Espaço Cultural Barroquinha

SERVIÇO

12ª Festival de Arte Negra – A Cena Tá Preta
Dias 05, 06, 07 e 08 de setembro
Quarteirão das Artes, na Praça Castro Alves, Centro de Salvador
Programação gratuita, com exceção dos espetáculos que terão preços populares.
Idealização: Bando de Teatro Olodum
Realização: Mil Produções Artísticas
Patrocínio: Guaraná Antarctica e Governo do Estado da Bahia

Teatro

Espetáculo ṢE entra em cartaz no Teatro Molière dia 15 de março

Ana Paula Nobre

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Foto: Laís da Conceição

ṢE – Uma Performance Jogo de Improviso é um espetáculo de improvisação cênica que mistura teatro, dança, música e performance para explorar as múltiplas dimensões da presença. Criado e interpretado por Diego Alcantara, com trilha original ao vivo de Tiago Farias, a obra é uma leitura do processo criativo e uma crítica incisiva à cultura do entretenimento instantâneo, o consumo de narrativas rápidas e a representatividade nas mídias tradicionais. A peça fica em cartaz nos dias 15, 16, 22 e 23 de março, às 19h, no Teatro Molière – Av. Sete de Setembro, 401, Salvador.

Transitando entre afrografias, mandinga, malícia e deboche, ṢE convida o público a uma experiência sensorial e intelectual, questionando convenções, racismo estrutural e apropriação cultural. Entre a comicidade dos folguedos brasileiros e o futurismo digital, o espetáculo provoca com uma estética vibrante e subversiva – uma eletricidade, “coisa de negro”. Como um streaming vivo, traduz desejos e pulsões do público, tornando cada apresentação única e irrepetível. Uma experiência efêmera que instiga cada um a acessar sua Inteligência Ancestral (IA) e refletir sobre seu próprio lugar no mundo.

Foto: Laís da Conceição

O espetáculo ṢE estreou em uma temporada curta no Espaço Cultural da Barroquinha, em abril de 2024, e é uma expansão do exercício artístico-científico que dialoga com a pesquisa de mestrado em Artes Cênicas (PPGAC) de Diego Alcantara, estruturando metodologias da negrura.

Provoque, desafie, deseje, compre, negocie, traga uma história, cante, dance, toque, faça! Esses são os dispositivos que rompem a barreira entre palco e plateia, transformando espectadores em agentes de um jogo cênico pulsante e instantâneo. Inspirado na estética dos jogos eletrônicos de simulação e na magia dos rituais, ṢE é uma máquina do tempo vestida de teatro, impulsionando o público a uma jornada de autoconhecimento e reflexão.

 

 

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Teatro

Espetáculo “Nasceu” estreia no Teatro Martim Gonçalves

Ana Paula Nobre

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Foto: Roama

Com texto lírico, assinado por Clara Romariz, a peça “Nasceu” parte da imagem de uma serpente sendo assassinada a duras pauladas por uma mulher prenha. Com a proposta de um teatro visual, físico e extremamente poético, o espetáculo marca sua formatura no bacharelado em direção teatral da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e fica em cartaz gratuitamente nos dias 14, 15, 16 e 21, 22, 23 de março, sempre às 19h, no Teatro Martim Gonçalves – Av. Araújo Pinho, 292, em Salvador.

“Nasceu” aborda o princípio da vida: gênese de uma ideia, de uma obra de arte, de uma diretora, de um ser-humano, de uma leoa. E aqui não se trata de “gênese” em oposição a “morte”, já que fim e início estão conectados de forma espiralar. Fim de um ciclo, início de outro. Fim de uma fruta, início de uma semente. Fim de um bicho, alimento para a terra que dará início a mais vida. Descascar da pele da cobra, uma nova configuração de serpente.

Foto: Roama

“Nasceu” trata do feminino, tema da pesquisa de Clara Romariz há alguns anos, saindo de um lugar único de compreensão deste ser-mulher, estereotipado, sempre em oposição. Santa ou puta, Eva ou Maria, a do instinto materno puro e imaculado ou a mãe que é sempre culpabilizada por tudo. Com um elenco formado pelas atrizes Amanda Cervilho, Daiane Martins e Nina Andrade e equipe majoritariamente feminina, “Nasceu” busca outras formas de mulheridade, muito mais vinculada à ancestralidade, ao lado animalesco desse dito instinto materno, um lado menos controlado por milênios de culpa cristã. Através de um texto poético e de uma encenação contemporânea, “Nasceu” questiona a representação do feminino propondo um novo olhar sobre as mulheres.

Sobre a diretora

Clara Romariz é diretora, atriz e dramaturga, formada pela universidade livre do teatro vila velha, trabalhou no Vila por cinco anos tendo participado de diversos espetáculos, ora como atriz, ora como assistente de direção. Depois de sair do Vila, Clara entra em direção teatral na UFBA, tendo se aprofundado mais na dramaturgia e na direção. Escreveu diversos espetáculos como Gatunas, Do fundo ao fôlego – ecos de mulheres, Abismo, Rominho e Marieta, passeando por gêneros diversos, sem perder sua linguagem lírica e seu tema de pesquisa, o universo do feminino. Dirigiu Ifigênia Agamemnon Electra, Sonata, Varal (seu solo) e Do fundo ao fôlego – ecos de mulheres (sua pré-formatura em direção).

Serviço

O quê: Espetáculo “Nasceu”

Estreia: Dia 14 de março (sexta)

Temporada: Dias 15, 16, 21, 22 e 23 de março de 2025 (sexta a domingo)

Horário: Às 19h

Onde: Teatro Martim Gonçalves – Av. Araújo Pinho, 292, Salvador-BA

Entrada gratuita (retirada 1h antes de cada sessão na bilheteria do Teatro)

 

 

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Teatro

CTO da Bahia será lançado nesta sexta-feira (14) em Salvador

Ana Paula Nobre

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Foto: Diney Araújo

O Centro de Formação e Produção em/de Teatro do Oprimido da Bahia (CTO da Bahia) será lançado nesta sexta-feira (14), às 18h, no Espaço da Resistência Marielle Marighella – Rua João Gomes, 43 – Rio Vermelho, em Salvador. Na ocasião, será apresentada a sessão da peça ‘O Pregador – Teatro Fórum Antirracista’ da Cia de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), GESTO e PELE NEGRA – Escola de Teatros Pretos.

O mote deste lançamento são os 50 anos de publicação da obra “Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas”, em 1975, no Brasil, um dos livros mais importantes do dramaturgo brasileiro Augusto Boal e um marco na história do teatro mundial. A obra apresenta uma reflexão profunda sobre o papel político do teatro na sociedade ocidental, propondo uma nova poética – fortemente influenciada pela Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire -, em que o público deixa de ser apenas espectador e passa a ser espect-ator, participando como produtor na re-construção da cena.

Foto: Diney Araújo

Ao longo dos dias 14,15 e 16; 21 e 22, ocorrerão oficinas de Teatro do Oprimido e sessões do ‘O Pregador’. Dia 16 de março é o Dia Municipal e Nacional do Teatro do Oprimido, data em que Augusto Boal nasceu. Em todo o Brasil e em vários países do mundo ocorrem eventos que celebram este fato. A coordenação do CTO da Bahia é formada por Taiana Lemos (coordenação de formação); Carlos Matias (articulador institucional); Fabíola Simmel (coordenação de produção); Luana Csermak (coordenação pedagógica) e Licko Turle (coordenação artística). Mais informações no e-mail: ctodabahia@gmail.com | (71) 98695-3003 | @ctodabahia.

 

 

 

 

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